A tecnologia bluetooth foi desenvolvida originalmente em 1994 pela empresa sueca Ericsson. Seu nome é uma homenagem a um antigo rei da Dinamarca e da Noruega chamado Harald Blåtand, cujo sobrenome é traduzido para o inglês como Bluetooth. Devido ao grande número de vantagens que ofereceu ao permitir conectar dispositivos sem a necessidade de cabos, seu uso se popularizou rapidamente. Por isso, artigo de hoje trata do adaptador bluetooth.

Infelizmente, muitos dos computadores mais antigos não contam com este tipo de tecnologia. Para solucionar este inconveniente, você pode usar um adaptador que pode ser conectado ao computador por meio de uma entrada USB. Estes pequenos dispositivos são muito práticos e fáceis de usar. Além disso, trata-se de uma solução de baixo custo.

O mais importante

  • Graças ao adaptador bluetooth, você poderá conectar inúmeros aparelhos diferentes ao seu computador, como alto-falantes, fones de ouvido, controles de videogames, mouses, teclados e até dispositivos de realidade virtual, sem a necessidade de cabos e fios.
  • Em geral, a conexão por bluetooth tem um alcance de até 10 metros, e é possível transmitir informações entre dispositivos que estejam em ambientes diferentes.
  • As diferentes versões de bluetooth existentes são compatíveis entre si. Normalmente, recomenda-se que o computador emissor seja de uma versão superior, mas isso não é indispensável.

Ranking: Os melhores modelos de adaptador bluetooth do mercado

A seguir, apresentamos uma lista com os cinco melhores adaptadores bluetooth disponíveis no mercado atualmente. Tentamos incluir opções variadas, sempre escolhendo produtos que oferecem uma boa relação de custo-benefício. Qualquer uma das alternativas listadas é uma escolha da qual você não vai se arrepender.

1º – Adaptador Bluetooth Mini ORICO 4.0

Adaptador Bluetooth 4.0 compatível com versões anteriores. Conta com uma velocidade de transferência de 3Mbps e alcance máximo de 20 metros. Suporta todos os tipos de periféricos bluetooth, como teclados, mouses, headsets, fones de ouvido, etc.

Este modelo muito bem avaliado no mercado é compatível com Windows 10 em sistema plug and play, Windows 8, 7, Vista e XP. Fácil de usar, não requer a instalação de drivers adicionais e apresenta um baixo consumo de energia.

2º – Adaptador Bluetooth CSR Dongle 4.0

Mini adaptador bluetooth com transmissão dual-mode, alta velocidade de transferência e emparelhamento simples. Trata-se de uma solução eficaz para conectar o computador a smartphones, tablets e outros dispositivos.

Este modelo 4.0 com tecnologia plug and play é compatível com a maioria dos sistemas operacionais. Sua taxa de transferência é de até 3Mbps, e seu alcance máximo é de 20 metros (sem bloqueio).

3º – Adaptador Bluetooth Mini Edr Dongle 4.0

Mini adaptador bluetooth 4.0 compatível também com especificações mais antigas. Permite conectar computadores e notebooks a vários tipos de dispositivos bluetooth e conta com boas características anti-jamming.

Compatível com todas as versões de Windows (do 98 ao Windows 10), este adaptador possui sistema plug and play, oferece um alcance máximo de 20 metros e transferência em alta velocidade dual-mode.

4º – Adaptador Bluetooth Mini 4.0

Adaptador com alcance de 20 metros, velocidade de transferência de 3Mbps e sensibilidade de -86dBm. Este dispositivo 4.0 também é compatível com as versões 3.0 e 2.0.

Este modelo funciona com Windows XP, Vista, 7 e 8, tem pareamento simples e apresenta um baixo consumo de energia. Acompanha CD de instalação.

5º – Adaptador Bluetooth Compacto 2.0

Um dos menores adaptadores do mercado, tem design compacto e alcance de até 100 metros. Permite conectar computadores e notebooks a dispositivos bluetooth como mouses e teclados.

Este produto possui tecnologia bluetooth 2.0 com A2DP e conta com uma velocidade de transferência máxima de 3Mbps. Compatível com Windows 8 e anteriores, esta alternativa possui uma excelente relação custo-benefício.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o adaptador bluetooth

Na hora de comprar um adaptador bluetooth, é importante avaliar diferentes aspectos do produto. Por isso, nesta seção iremos responder às perguntas mais relevantes sobre este tipo de dispositivo. Com estas informações, você vai entender o que são os adaptadores bluetooth, como eles funcionam e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Jovem com adaptador bluetooth.

Atualmente, a maioria dos dispositivos bluetooth disponíveis no mercado usam a versão 4.0 ou superiores. (Fonte: Maciej Krynica: 40573375 / 123rf.com)

O que é um adaptador bluetooth?

Os adaptadores bluetooth são pequenos dispositivos eletrônicos que podem ser plugados a uma entrada USB para permitir a conexão entre diferentes aparelhos por meio da tecnologia bluetooth. Este protocolo de comunicação permite a transmissão sem fio de informações entre dispositivos localizados a uma curta distância uns dos outros (normalmente, menos de dez metros).

Isaac AsimovEscritor e bioquímico russo

“Os aparelhos não terão cabos, e serão alimentados por baterias de radioisótopos de longa duração.”

Quais são as vantagens e desvantagens do adaptador bluetooth?

Sem dúvida, a principal vantagem do adaptador bluetooth reside na possibilidade de poder conectar diferentes dispositivos sem a necessidade de cabos. Além disso, eles são muito fáceis de instalar e são comercializados por um baixo preço.

Por outro lado, como são muito pequenos, podem ser perdidos com facilidade. Também é preciso destacar que as conexões por bluetooth podem sofrer interferências.

Vantagens
  • Permitem conectar dispositivos eletrônicos sem a necessidade de usar cabos
  • São muito fáceis de instalar
  • A maioria deles conta com tecnologia plug and play
  • São leves e pequenos, passando totalmente despercebidos
  • Permitem conectar mais de um aparelho ao mesmo tempo
  • É possível conectar dispositivos que estejam em ambientes diferentes
Desvantagens
  • Devido ao seu tamanho pequeno, são relativamente fáceis de perder
  • As conexões por bluetooth podem sofrer interferências

Vale a pena comprar um adaptador bluetooth?

Se o seu computador ou notebook não possui conexão por bluetooth, a compra de um adaptador vai oferecer uma nova opção de conexão sem fio, permitindo conectá-lo a outros dispositivos. Desta forma, é possível dar uma nova vida a aparelhos mais antigos. Além disso, os adaptadores são baratos e a sua instalação é muito simples.

Como acabamos de ver, a tecnologia bluetooth oferece muitas vantagens. Atualmente, a conexão de dispositivos por meio da mesma se tornou praticamente imprescindível. É evidente que os cabos irão desaparecer no futuro, e as novas versões de bluetooth nos aproximam cada vez mais deste novo cenário.

Imagem de homem usando computador.

Quanto mais recente a versão do Bluetooth, maior a velocidade de transferência que ela oferece. (Fonte: rido: 51077700 / 123rf.com)

Como funciona um adaptador bluetooth?

A comunicação entre dois ou mais dispositivos por meio da tecnologia bluetooth é realizada por radiofrequência. Em primeiro lugar, uma vez habilitado o bluetooth, o dispositivo detecta, dentro do seu alcance, outros aparelhos que também o tenham habilitado.

O passo seguinte consiste em emparelhar os dispositivos. Finalmente, uma vez conectados, ambos podem compartilhar dados e informações.

É possível emparelhar dispositivos com diferentes versões de bluetooth usando o adaptador?

Sim, não apenas é possível emparelhar dispositivos com diferentes versões de bluetooth, como isso também é muito comum. Em geral, o recomendável é que o aparelho emissor seja de classe superior e, portanto, mais potente, mas isso não é indispensável.

Na verdade, esta é uma das grandes vantagens desta tecnologia: sua total compatibilidade entre versões.

Critérios de Compra

Chegado o momento de adquirir um adaptador bluetooth, é necessário levar em conta uma série de Critérios de Compra. Para ajudá-lo no processo de seleção, destacamos os que consideramos imprescindíveis para fazer a sua escolha. Esperamos que eles sirvam como um Guia para decidir qual dispositivo atende perfeitamente as suas expectativas.

  • Forma como o adaptador será usado
  • Compatibilidade
  • Versão Bluetooth
  • Classe
  • Alcance
  • Velocidade de transferência

Forma como o adaptador será usado

O primeiro ponto a considerar antes de comprar um adaptador bluetooth é o uso que você pretende dar ao mesmo. A alternativa ideal para conectar fones de ouvido ao computador não será a melhor escolha se o seu objetivo é conectar diversos controles de videogame. Você também pode estar em busca de um adaptador para ouvir música no aparelho de som do seu carro, por exemplo.

Além disso, é preciso considerar se você vai usar o adaptador em um computador ou notebook com Windows, Linux ou Mac OS, e se o mesmo é compatível com a versão do sistema operacional que você utiliza. Outro aspecto a considerar é o fato de que as versões mais recentes contam com tecnologia plug and play, enquanto as mais antigas requerem a instalação de drivers.

Versão do Bluetooth

Existem diferentes versões de Bluetooth, e a mais atual delas é a 5.1, que surgiu em janeiro de 2019. No entanto, esta versão mais recente ainda não está muito difundida. Ainda assim, como os adaptadores são desenhados para serem retrocompatíves, não é preciso se preocupar se dois dos seus dispositivos têm versões diferentes.

Vale ressaltar que as versões mais recentes de bluetooth oferecem uma velocidade de transferência maior e um melhor desempenho. Entre as diferentes vantagens de uma versão mais atual, podemos citar um menor consumo de energia e uma maior confiabilidade ou proteção diante de possíveis interferências. Você pode consultar as velocidades máximas de transferência na tabela a seguir.

Versão do Bluetooth Velocidades máximas de transferência
Versão 1.2 Até 1 Mb/s
Versão 2.0 + EDR Até 2 ou 3 Mb/s
Versão 3.0 + HS Até 24 Mb/s
Versão 4.0 De 25 Mb/s a 32 Mb/s
Versão 5 50 Mb/s

Classe

Atualmente, existem quatro tipos (ou classes) de sinais de bluetooth. Cada classe se refere a uma velocidade e distância máximas de conexão. Dessa forma, dependendo da classe à qual um adaptador pertence, suas características técnicas serão diferentes. Você pode consultar alguns detalhes sobre cada classe na tabela a seguir.

Esta tabela mostra, para cada classe, a potência máxima em miliwatts (mW), em decibel miliwatts (dBm), e o alcance expressado em metros (m). A classe 4 era correspondente à versão Bluetooth 1.0, que praticamente desapareceu. Algo similar vem ocorrendo com a classe 3, que trabalha com as versões 2.0 e 2.1. Como era de se esperar, a melhor opção é a classe 1.

Classe Potência máxima (mW) Potência máxima (dBm) Alcance (aproximado)
Classe 1 100 mW 20 dBm 100 m
Classe 2 2.5 mW 4 dBm 5-10 m
Classe 3 1 mW 0 dBm 1 m
Classe 4 0.5 mW 0 dBm 0.5 m

Alcance

O alcance da conexão bluetooth do adaptador vai depender, fundamentalmente, da classe à qual o mesmo pertence. O mais comum é encontrar dispositivos com um alcance de 10 metros. Uma vantagem deste tipo de tecnologia é que ela permite conectar aparelhos localizados em diferentes ambientes, mesmo que os mesmos sejam separados por uma parede.

Velocidade de transferência

Atualmente, a maioria dos dispositivos bluetooth disponíveis no mercado usa a versão 4.0 ou superior. Essa versão garante velocidades de até 32 Mb/s (megabits por segundo), mais do que suficientes para tarefas como ouvir música ou conectar um mouse, entre outras.

Portanto, esta questão só precisa ser analisada com mais cuidado se você pretende transferir arquivos pesados usando o adaptador.

Resumo

As vantagens das conexões sem fio são incontestáveis. No caso específico do bluetooth, elas são especialmente úteis para conectar fones de ouvido, mouses, teclados ou controles de videogames. No entanto, alguns computadores antigos não possuem este tipo de tecnologia, por isso pode ser necessário recorrer ao adaptador bluetooth.

Estes dispositivos têm um tamanho pequeno e um preço baixo. Além disso, costumam ser muito fáceis de instalar e configurar. É daí que vem a sua grande popularidade. Ao escolher um adaptador, você deve considerar a forma como pretende utilizá-lo, a versão de bluetooth com a qual o dispositivo conta e classe à qual ele pertence. Estas últimas especificações serão as responsáveis por determinar o seu alcance e a sua velocidade de transferência.

Por último, se você considerar que este Guia foi útil no seu processo de escolha, deixe um comentário ou compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Pochara Kulnarunartvanich: 20138582 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...