Está em busca de um adaptador USB C, ou até mesmo aprender mais sobre ele? Chegou ao local certo. Você já deve saber que a informação é, sem dúvida, um dos bens mais preciosos na sociedade em que vivemos. Informação é dinheiro, poder, tempo e segurança. Portanto, ter um bom suporte à informação é fundamental, independentemente da nossa profissão.

Se nossas informações estiverem seguras, nós também estaremos. Assim, o adaptador USB se tornou muito importante hoje em dia. Eles são os elementos responsáveis pela transferência de informações entre nossos dispositivos. Além disso, o adaptador USB C, que vamos explicar ao longo desse Guia, possui uma relevância especial, já que vivemos um momento de transição entre tipos de conectores e padrões USB.

O mais importante

  • Dependendo das necessidades de cada um, existem adaptadores USB tipo C com os mais diversos números de entradas. Desde os menores, com apenas uma porta, até adaptadores com 10 portas e todo tipo de compatibilidade.
  • No caso de adaptadores de entrada única, o comprimento do cabo é um recurso importante ao escolher entre os produtos. Quanto mais longo, maior mobilidade.
  • O tamanho dos adaptadores USB também é uma característica importante. Afinal, a mobilidade e a portabilidade do adaptador em questão dependem muito do seu tamanho.

Ranking: Os melhores adaptadores USB tipo C no mercado

Abaixo, apresentamos uma lista com os melhores modelos de adaptador USB C que encontramos. Levamos em conta vários fatores: número de portas de entrada, comprimento do cabo, design, material e relação custo-benefício. Com base nestas informações, fizemos uma lista de acordo com suas capacidades.

1º – Adaptador USB C Universal Dell

Com uma variedade absurda de conectores, incluindo opções incomuns como Display Port, VGA e Ethernet, além de entradas HDMI, USB-C e USB 3.0, este adaptador atenderá as suas necessidades seja ela qual for. Tudo isso em um produto com materiais de qualidade e acabamento excepcional.

Seu cabo articulado faz com que, ao mesmo tempo, ele seja altamente portátil e possua excelente mobilidade, e seu design redondo e compacto quase não ocupa espaço quando o cabo está retraído. Certamente, a versatilidade é o principal diferencial aqui.

2º – Adaptador USB C Satechi ST-TCMA2S

Se você precisa de um adaptador USB C com vários tipos diferentes de entradas, acreditamos que este da Satechi é uma das melhores opções no mercado. Este produto tem entrada para HDMI 4K, SD e microSD, USB 3.0 e um cabo de carregamento USB tipo C.

Além disso, este produto é muito pequeno e leve, possui um design minimalista, que utilizando materiais de altíssima qualidade e ótimo acabamento, e não esquenta tanto quanto alguns outros produtos.

3º – Adaptador  USB C HUB Wavlink

Adaptador excelente, muito prático, que possui, além de duas portas USB 3.0 e USB-C, uma porta USB-C Thunderbolt (velocidade de transferência de arquivos e carregamento mais rápidos), uma porta HDMI, e slots para cartão SD e micro SD.

É compatível com a maior parte dos dispositivos sem a necessidade de instalação, incluindo computadores, smartfones e tablets da Apple. Além disso, o design é bastante elegante e compacto.

4º – Adaptador USB C 3-1 Geonav

Esta opção é bem mais simples que as anteriores, porém muito mais acessível. Este adaptador permitirá, basicamente, que você conecte um USB do tipo C em uma entrada USB convencional. De quebra, ele inclui também um conector Lightning (dispositivos Apple) e um micro USB, o que faz com que ele seja ideal para quem possui múltiplos dispositivos de diferentes fabricantes.

Ele possui um cabo relativamente longo, com 1,5 m de comprimento, de forma que apesar de ele não ser tão portátil quanto algumas outras opções, ele permite uma certa mobilidade com o dispositivo conectado. Definitivamente uma ótima opção para quem só precisa conectar diferentes dispositivos e não possui necessidades mais específicas.

5º – Adaptador USB C Philips

Esse adaptador USB C da Philips tem três portas USB 3.0, um slot para cartão SD e um cartão Micro SD. Porém, os cartões Micro e SD não podem ser usados ​​simultaneamente. É um modelo super fino e compacto. Como ele você consegue transferir rapidamente seus vídeos e demais arquivos.

Sua resolução é 4K e é compatível com diversos aparelhos: MacBook, iMac, iMac Pro, Thinkpad Lenovo, Yoga 900/910, Dell XPS 9250, Chromebook, ASUS ZenBook Pro, HP Spectre x360, Elite X2, Lumia 950/950 XL, Acer Asire Switch, o Microsoft Surface Pro, o IdeaPad, o Samsung Galaxy Tab Pro, o Razer Blade Stealth / Pro e outros.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o adaptador USB C

Caso ainda não esteja claro o que é um adaptador USB C ou quais são as razões por trás de uma possível compra, responderemos a algumas das perguntas frequentes sobre eles, desde o que são, até com que tipos de entrada eles são compatíveis e quais as diferenças em relação a outros modelos.

Homem sentado olhando o celular com cabo USB conectado

Os adaptadores USB tipo C surgiram como uma maneira de tornar o USB tradicional compatível com as entradas dos dispositivos mais recentes.
(Fonte: Drobot: 61693760/ 123rf.com)

O que exatamente é um adaptador USB C?

Os adaptadores USB Tipo C surgiram como uma forma de tornar compatível qualquer tipo de entrada – cartões SD ou microSD, Ethernet, HDMI e USB de padrões anteriores – com o novo padrão de entrada USB tipo C, presente em produtos como computadores Mac ou determinados telefones da Samsung, LG e Google.

foco

Sendo assim, alguns adaptadores USB do tipo C terão apenas uma entrada para outro tipo de USB anterior, enquanto outros terão entradas para os diversos tipos mencionados acima.

Quais são as diferenças do adaptador USB C?

A história da USB começou em 1996 como um projeto conjunto da Intel, Microsoft, IBM, Compaq, DEC, NEC e Nortel para padronizar conexões de hardware para computadores. Em seguida, listaremos as principais diferenças entre o USB tipo C, mais recente, e os modelos de USB anteriores.

  • O USB Tipo C tem uma entrada menor, com apenas 8,2 milímetros de largura por 2,6 de espessura, sendo pouco maior que um micro USB.
  • Ao contrário do USB clássico, o tipo C é totalmente reversível e pode ser conectado independentemente de ambos os lados, o que evita danos.
  • Se acompanhada pelo novo protocolo USB 3.1, a entrada USB tipo C oferece uma velocidade maior do que entradas antigas, além de maior potência.
  • Apesar de tudo, o USB Tipo C também é compatível com o padrão USB 2.0, sendo retro-compatível com versões anteriores, o que é uma vantagem crucial para os fabricantes de hardware.
Stefan ZweigFilósofo

“Informação é tudo, tanto na guerra quanto na paz, tanto na política quanto na economia.”

Que cuidados requer um adaptador USB C?

Basicamente, o adaptador e o USB tipo C requer os mesmos cuidados que um USB tradicional, ou menos. Afinal, o fato de o tipo C ser reversível evita a necessidade de prestar atenção em qual lado a entrada deve ser conectada, o que representa uma economia de tempo e problemas.

Cabo próximo a celular

Por ser totalmente reversível, o USB tipo C permite que você coloque o conector em ambos os lados.
(Fonte: Pripir: 105390018/ 123rf.com)

Por outro lado, é importante destacar que é necessário ficar atento para não conectar um USB tipo C na entrada de um USB de qualquer outro tipo, pois isto poderia implicar na ruptura deste dispositivo. Além disso, eles são mais rápidos acompanhados por USB 3.1.

Aqui está uma lista das vantagens e desvantagens dos adaptadores USB tipo C:

Vantagens
  • Pequeno
  • Reversível
  • Evita confusões
  • Retro-compatível com USB 2.0
Desvantagens
  • Menos vantagens se não compatíveis com USB 3.1

Que tipos de entradas um adaptador USB C suporta?

Como mencionado anteriormente, o adaptador USB C é precisamente o elemento que torna o USB Tipo C compatível com qualquer outro método de entrada. Assim, os adaptadores mais completos e com mais entradas tornam o USB Tipo C compatível com:

  • Entrada de vídeo HDMI em qualidade 4K;
  • USB de entrada clássica e micro USB;
  • Cartões SD e microSD;
  • Cabo de ethernet.

Critérios de compra

A compra de um adaptador USB C possui diferentes variáveis que devem ser levadas em conta, dependendo do uso que vai ser dado a ele. Desta forma, um fotógrafo não escolherá o mesmo tipo de adaptador – ele precisará de entrada para cartões SD ou microSD – do que alguém que só precisa adaptar a entrada de seu disco rígido de maneira simples.

Aqui deixamos os critérios que consideraríamos:

  • Tamanho
  • Número de entradas
  • Design
  • Tipo de entradas
  • Materiais

Tamanho

O tamanho do adaptador USB C é um conceito chave quando se pensa na portabilidade do produto. Assim, existem adaptadores que consistem de apenas um cabo com as entradas adaptadas, alguns muito pequenos.

Outros, especialmente aqueles com mais de cinco entradas diferentes, possuem um tamanho maior. Tudo depende do que você precisa.

Cabo USB

O tamanho do adaptador USB Tipo C é um ponto chave. Se você for precisar dele com frequência, é melhor escolher um de tamanho reduzido.
(Fonte: Kocuob: 117814552/ 123rf.com)

Número de entradas

Assim como o tamanho, o número de entradas é uma consideração necessária para o seu adaptador USB tipo C. Se você só precisa adaptar um dispositivo USB clássico para um laptop com entrada USB tipo C, ele pode possuir um único cabo de entrada. Por outro lado, se você lida com vários tipos de entrada, deverá procurar algo mais complexo.

Quatro cabos USB com diferentes entradas

Os adaptadores USB tipo C são muito práticos e versáteis.
(Fonte: Atkishkin: 72225449/ 123rf.com)

Tipos de entradas

Os adaptadores USB tipo C possuem uma ampla gama de entradas para servir como conversor: USB, cartões SD ou microSD, cabos ethernet, HDMI, etc. Embora possa parecer óbvio, antes de comprar, deve-se observar se o adaptador em questão oferece o adaptador que você precisa.

Tipo de entrada necessária Função
USB Clássico Para quem quer adaptar uma entrada USB clássico para USB tipo C
Cartões SD ou microSD Para quem deseja transferir dados diretamente destes cartões para um dispositivo com USB tipo C
Cabo Ethernet Caso queira conectar um cabo Ethernet a um dispositivo com apenas uma entrada USB tipo C
HDMI Para ver imagens em qualidade de até 4k em dispositivos com entrada HDMI tipo C

Design

Talvez, o design seja um dos conceitos mais subjetivos ao decidir entre produtos, o que não significa que seja menos importante. Tenha sempre em mente que o produto em questão te acompanhará por bastante tempo, e por este motivo deve estar adaptado às nossas exigências de espaço, estética, cor, entre outros.

Antoine de Saint-ExupéryEscritor

“Um designer sabe que ele alcançou a perfeição não quando não tem mais nada a acrescentar, mas quando não tem mais nada para remover.”

Materiais

O material do qual o adaptador é fabricado não é um detalhe trivial ou de pouca importância, pois isso afeta seu peso, a possibilidade de superaquecimento, sua resistência contra possíveis impactos, etc. O alumínio, por exemplo, é um dos materiais que oferecem uma das melhores combinações dessas três características.

foco

O material do qual o adaptador é feito pode ser um fator importante para que ele seja leve, bem como para evitar o superaquecimento – O alumínio, por exemplo, é robusto, leve e quase não esquenta.

Resumo

Os adaptadores USB Tipo C são um elemento que está ganhando importância ao longo do tempo, a medida em que novas empresas estão adotando esse novo padrão de entrada. Dentre os diferentes tipos de adaptadores, podemos estabelecer duas classes: aquelas que possuem apenas uma entrada ou aquelas que possuem entradas de vários tipos.

Para te ajuda a decidir entre um ou outro adaptador, tentamos mostrar aqui todos os aspectos que consideramos relevantes para tomar uma decisão: funcionalidade, aparência, tamanho, material e até mesmo o design. Então, depende apenas do usuário avaliar quais destas características são as mais importantes para ele.

Esperamos que este Guia sobre adaptadores USB tipo C tenha sido útil para você ter uma visão mais ampla sobre esse produto. Compartilhe o artigo nas redes sociais e deixe-nos um comentário com qualquer dúvida que você venha a ter. E se você acredita que esta informação seria útil para algum amigo, não deixe de compartilhar este Guia.

(Fonte da imagem em destaque: Bizoon: 113556958/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...