Contrariando a crença geral, para desfrutar de um som de alta qualidade não basta ter apenas alguns alto-falantes poderosos. Você também precisa contar com um bom amplificador de som. Até pouco tempo atrás, o acesso a esse tipo de equipamento era mais restrito e só estava disponível para aqueles que pudessem arcar com seu alto custo.

Felizmente, hoje existem fabricantes que oferecem equipamentos de qualidade muito boa a preços muito razoáveis. Desta forma, a alta fidelidade sonora tornou-se muito mais acessível ao público em geral. De qualquer forma, escolher o amplificador certo nem sempre é fácil. Para facilitar sua tarefa, preparamos este Guia completo com dicas e informações que podem fazer a diferença na sua compra.

O mais importante

  • Os amplificadores têm duas funções fundamentais: amplificar e corrigir o sinal de áudio. Desta forma, com um bom amplificador, você pode ter um sinal de áudio mais potente e de uma qualidade de som muito melhor.
  • A diferença de desempenho entre os amplificadores depende de vários fatores, não apenas de suas especificações técnicas. Assim, essa diferença pode ser mínima com alguns aparelhos e muito grande com outros. Da mesma forma, o mesmo equipamento pode oferecer melhor desempenho com uma fonte de reprodução do que com outra.
  • Ao escolher um amplificador de som, você não deve se basear apenas na potência que ele pode fornecer. Existem muitas outras questões técnicas que você deve considerar. Além disso, é importante ter em mente que a potência em watts sempre será referente a um valor de carga ou resistência elétrica, medido em ohms.

Ranking: Os melhores amplificadores do mercado

A seguir, apresentamos a classificação que desenvolvemos com os cinco melhores amplificadores atualmente disponíveis no mercado. Nele incluímos produtos com uma excelente relação custo-benefício. E, claro, selecionamos equipamentos que oferecem excelente qualidade de som.

1º – Yamaha A-S201 Amplificador Integrado

Apesar do surgimento e engrandecimento de dezenas de marcas importantes no setor,  a Yamaha segue firme no meio dos equipamentos de áudio, trazendo no seu amplificador integrado A-S201 uma excelente qualidade sonora. Com uma potência de 100 watts acima de 8 ohms e 140 watts acima de 4 ohms, o equipamento garante som de qualidade e bastante pureza.

Com controle remoto, o equipamento tem design simples e sofisticado, ideal para harmonizar com os outros dispositivos da casa. Tem uma entrada específica para os aparelhos tocadores de vinil, o que agrada os amantes da música à monta antiga.

Conta ainda com função de gestão de energia, que além do baixo consumo dispõe de função de espera para quando o aparelho não estiver em uso por um certo período de tempo.

2º –  Amplificador de som Denon AVR-S740

Considerado um dos melhores equipamentos mundo afora, este modelo da Denon traz uma excelente mistura de tecnologia e recursos com som de altíssima qualidade. Surround, possui 7.2 canais com suporte para Dolby Atmos, DTS: X e DTS Virtual: X.

Além disso, conta com uma seção HDMI avançada (6 entradas / 1 saída) e as mais recentes tecnologias de vídeo, como Dolby Vision, HDR, HLG, além do consagrado vídeo 4K. Destaque para a conectividade e compatibilidade, podendo transmitir músicas do Spotify, Pandora e outros aplicativos. Também possui compatibilidade de voz Amazon Alexa.

3º – Amplificador de som Frahm Slim App 1000

Além de ser uma excelente opção para aqueles que querem investir um pouco menos, este amplificador da Frahm traz uma série de características interessantes. Com 40 Watts RMS  de potência, é ideal  para ambientes de até 100 m².

O Slim é bastante funcional e integrado e possibilita comando de funções por meio de aplicativo próprio, além das entradas USB, SD Card,  auxiliar (RCA), microfone, rádio FM e Bluetooth. Pode suportar até 12 caixas de som com 8 Ohms cada.  Além dos dois canais independentes, também traz equalizador em 2 vias (graves e agudos).

4º – Amplificador de som Sony STR-DN108

Este amplificador de som da Sony está no topo de muitas listas no Brasil e no mundo, apesar do investimento ser considerado um pouco acima da média (embora não esteja nem perto dos modelos mais caros). Trata-se de uma excelente qualidade sonora, sem falar da potência: 165 watts, o que é mais do que suficiente para alimentar qualquer alto-falante atualmente disponível no mercado.

Design moderno e interessante, conta com 7.2 canais e uma série de funcionalidades, trazendo além das tecnologias Dolby Atmos e DTS: X, também a funcionalidade DSD. Isso significa que pode reproduzir arquivos de áudio de alta resolução.

5º – Amplificador de som Integrado Pioneer Elite A20

A Pionner não poderia ficar de fora de nossa lista, e trouxemos o modelo A20, da linha elite, para fechar nosso Ranking. O modelo traz, além da qualidade sonora característica da marca, um design bastante sofisticado e está disponível nas cores preto ou prata, para harmonizar com os outros equipamentos da sua sala.

Quando à potência sonora, são 50W + 50W, com 4 ohms em cada. Tem entrada Phono MM, ideal para os aparelhos de vinil, além de painel frontal em alumínio escovado com controle de volume, baixos/agudos/equilíbrio e seleção da fonte de entrada. Também conta com gestão de energia e função de desligar automático.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o amplificador de som

Na hora de comprar um amplificador de som, é essencial que você considere várias questões importantes. Não se esqueça que existem diferentes modelos de amplificadores e que cada um é projetado para um uso específico. Portanto, nesta seção, nosso objetivo é responder às perguntas que os compradores costumam fazer.

Imagem de casal mexendo em amplificador de som.

Os sinais digitais enviados pelos reprodutores de música devem ser decodificados e transformados em sinais acústicos para que os auto-falantes possam interpretá-los. (Fonte: Kzenon: 116960765 / 123rf.com)

O que é exatamente um amplificador de som?

Um amplificador é um dispositivo eletrônico cuja função é centralizar todas as entradas e saídas, tanto de áudio quanto de vídeo, para oferecer um desempenho muito melhor do que as caixas de som ou sistemas de cinema em casa convencionais.

foco

Os amplificadores permitem que você desfrute de um som mais potente e de melhor qualidade.

Qual a função do amplificador de som?

Os amplificadores basicamente têm duas funções: amplificar e corrigir o sinal sonoro. Sua finalidade é atuar como intermediários entre o reprodutor de som e os alto-falantes. Desta forma, permitem que ambos desfrutem de um sinal mais potente e eliminem possíveis distorções. Além disso, com eles você também pode controlar o volume.

Quais são as vantagens e desvantagens dos amplificadores?

Além das que já mencionamos antes, ter um amplificador oferece outras vantagens importantes. Com eles, você pode aproveitar aqueles alto-falantes que há muito tempo foram esquecidos em um canto porque o equipamento de som antigo quebrou. Eles também permitem que você tenha entradas e saídas de áudio centralizadas em um único equipamento. 

Vantagens
  • Permitem que você desfrute de um som de qualidade muito melhor
  • Amplificam o sinal para que seus alto-falantes tenham um sinal muito mais potente
  • Você terá todas as entradas e saídas de áudio centralizadas em um único dispositivo
  • Você pode desfrutar de som surround, mais envolvente
  • Eles podem devolver a vida àqueles alto-falantes antigos que você esqueceu em um canto
Desvantagens
  • Os modelos mais avançados podem exigir um investimento significativo
  • Isso significa adicionar mais um dispositivo às casas já congestionadas com tantos equipamentos

Vale a pena comprar um amplificador de som?

A maioria dos equipamentos tem seu próprio amplificador interno. No entanto, estes são geralmente bastante básicos. Por isso, comprar um bom amplificador é uma boa opção para melhorar o som da sua casa ou de sua empresa ou estabelecimento.

Se você puder adquirir um amplificador de som, não hesite, a melhoria será realmente notável.

Imagem mostra amplificador cinza.

Você deve saber que a potência em watts sempre será referida a uma carga ou resistência elétrica. (Fonte: Viktor Gmyria: 13027160 / 123rf.com)

Para quem é recomendado comprar um amplificador de som?

Basicamente, o amplificador é recomendado para quem precisa ou quer desfrutar de mais potência e qualidade de som. As possíveis razões para isso são muitas. Desde para quem quer montar um sistema de cinema em casa na sua sala de estar até para amantes de boa música, passando por aqueles que precisam instalar um sistema de som potente em sua empresa.

Que tipos de amplificador de som existem?

Atualmente, existem dois tipos de amplificadores: os de válvulas e os de transistores. Em geral, a maioria dos que são vendidos hoje em grandes lojas são equipamentos com transistores.

De qualquer forma, alguns dispositivos de válvula ainda são comercializados, embora sejam direcionados principalmente para os mais audiófilos.

De transistores De válvulas
Preço São bem mais econômicos São mais caros, requerem um maior investimento econômico
Peso São mais leves e muito mais resistentes São mais pesados e ao mesmo tempo mais delicados e sensíveis
Rendimento Funcionam a plena capacidade desde o início Precisam de um aquecimento para operar em plena capacidade
Manutenção Quase não precisam de manutenção Exigem manutenção devido ao desgaste das válvulas
Qualidade de som Oferecem uma boa qualidade de som e não é necessário que o volume seja muito alto para aproveitar as vantagens que eles oferecem Para mostrar seu verdadeiro potencial, é necessário ouvir o som em um volume alto

Que cuidados exige um amplificador de som?

Como qualquer dispositivo eletrônico, os amplificadores exigem uma série de cuidados de manutenção. Assim, de todos os dispositivos do seu sistema de música, o amplificador deve ser o último a ser ligado e o último a ser desligado também.

Além disso, se você detectar qualquer sinal de distorção, você deve reduzir os níveis de ganho do amplificador.

Como tirar o máximo proveito de um amplificador de som?

Para começar, é importante que você leia atentamente o manual de instruções do fabricante. Além disso, tente conectar o amplificador diretamente à tomada, evitando conectá-lo a um filtro de linha.

Da mesma forma, quanto mais curtos forem os cabos que conectam os alto-falantes, melhor será o desempenho.

Não só isso, se possível, também é conveniente que os cabos de todos os alto-falantes sejam da mesma extensão, mesmo que alguns estejam mais próximo do amplificador.

foco

Naturalmente, também é essencial que você faça uma boa manutenção de todos os dispositivos do seu equipamento de som, incluindo o próprio amplificador.

Critérios de Compra

Na hora de comprar um amplificador, é importante que você analise e considere uma série de critérios. Para facilitar o seu processo de escolha, selecionamos os pontos que consideramos mais importantes.

Esperamos que estas dicas e informações sejam úteis em sua compra e que lhe ajude a “separar o joio do trigo”.

  • Para que você precisa do amplificador?
  • Potência
  • Número de canais do receptor A/V
  • Zonas de áudio
  • Processamento de som
  • Compatibilidade com padrões de som surround
  • Conectividade

Para que você precisa do amplificador de som?

Esta é, sem dúvida, a principal questão que você deve se perguntar ao comprar um amplificador. Você pode precisar dele para processar áudio ou para fazer streaming .

Ou talvez porque você quer aproveitar o som surround ou várias zonas de som. E o uso que você vai fazer do seu amplificador determinará que tipo de equipamento você precisa.

Imagem de cabos e caixa de som próxima a amplificadora de som.

É melhor conectar o amplificador a uma fonte de corrente contínua. (Fonte: Alefat: 73345697 / 123rf.com)

Potência

Obviamente, uma dos primeiros pontos que você avalia quando compra um amplificador de som é a potência. Neste aspecto, você deve saber que a potência em watts sempre será referida a uma carga ou resistência elétrica. Esta resistência elétrica é medida em ohms e é chamada de impedância.

Com frequência, muitos fabricantes indicam apenas a potência do amplificador em watts por canal, sem indicar a que impedância esse valor se refere. Isso pode ser um problema se o equipamento for conectado posteriormente a alto-falantes com maior impedância. Em qualquer caso, 100 watts por canal é suficiente para uma sala de tamanho médio.

Número de canais do receptor A / V

Dependendo do número de canais disponíveis no amplificador de som, você pode desfrutar de uma experiência mais ou menos imersiva. Desta forma, é importante que você tenha claro qual o tipo e quantos alto-falantes você irá conectar ao equipamento que você está comprando. Atualmente, você deveria optar por um amplificador compatível, no mínimo, com som 5.1.

Zonas de áudio

Uma possibilidade que você pode considerar é estabelecer diferentes zonas de áudio em casa. Logicamente, para isso, você precisará de um equipamento bastante avançado. Nestes sistemas, os canais do amplificador podem ser distribuídos para cobrir as diferentes necessidades de cada espaço da casa, escritório ou empresa.

Assim, você pode querer escolher um amplificador de som com tantos canais quanto possível. Desta forma, um receptor 9.1 oferecerá muito mais possibilidades e maior flexibilidade. E o equipamento mais moderno permite controlar a maneira como o som é reproduzido em cada sala.

Imagem de caixas amplificadoras em carro.

O uso que você vai fazer do amplificador determinará que tipo de equipamento você precisa. (Fonte: Recursos de Saúde: 100368964 / 123rf.com)

Processamento de som

Os sinais digitais enviados pelos reprodutores de música devem ser decodificados e transformados em sinais acústicos para que os auto-falantes possam interpretá-los. Portanto, é importante verificar qual conversor de sinal digital para acústico (DAC) integra o amplificador de som. Recomenda-se que este conversor trabalhe a 384 kHz / 32 bits.

Por outro lado, os equipamentos mais modernos possuem um sistema de correção acústica que é capaz de modificar o sinal de saída de som dependendo das características da sala. Desta forma, eles eliminam todas as distorções. Para isso, eles têm uma série de microfones que captam como o som é reproduzido naquele ambiente específico.

Aldous HuxleyEscritor e filósofo britânico

“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”.

Compatibilidade com padrões de som surround

Uma questão importante que você deve verificar antes de comprar um amplificador é sua compatibilidade com os principais padrões de som surround existentes no mercado. Hoje em dia, alguns dos mais populares são: Dolby True HD, DTS-Master, Ultra HD, Dolby Atmos e DTS: X.

Estes dois últimos permitem misturar canais 5.1, 7.1 ou 9.1, mesmo com objetos dinâmicos. Esses objetos dinâmicos podem ser colocados em qualquer lugar da sala e melhorar muito a sensação de imersão sonora. É claro que desfrutar desse serviço de alto nível exigirá um investimento econômico muito maior.

Conectividade

É essencial que você verifique quais opções de conexão o amplificador de som que você vai comprar oferece. Nesse sentido, a sua melhor opção pode ser a de ter conectividade sem fio, especialmente por Bluetooth e WiFi. Dessa forma, você pode reproduzir conteúdo de celulares ou tablets sem conectá-los à entrada de áudio.

Além disso, é interessante escolher um amplificador compatível com sinais 3D e imagens 4K. Para isso, você precisa de pelo menos uma entrada HDMI 1.4. Entretanto, será muito melhor se você tiver portas HDMI 2.0 ou superior, pois assim equipamento não ficará desatualizado em alguns anos e você poderá aproveitar muito mais.

Imagem de botões de volume em amplificador de som.

É importante que você leia atentamente o manual de instruções do fabricante. (Fonte: Jan Mikš: 12608446 / 123rf.com)

Resumo

Para desfrutar de um som de alta qualidade e alta fidelidade não é suficiente apenas bons alto-falantes. Também é necessário ter um amplificador de som que melhore o sinal e elimine possíveis distorções. Felizmente, hoje existem equipamentos que oferecem bons benefícios a um preço não muito alto.

Em geral, se você for comprar um sistema de som, a melhor coisa a fazer é tentar ver e testar pessoalmente. No entanto, isso nem sempre é possível e às vezes você terá que ser guiado por seus parâmetros técnicos. Além disso, as vendas online oferecem vantagens, como a capacidade de acessar uma ampla variedade de produtos com o clique de um mouse.

Por fim, se você considera que este Guia foi útil em seu processo de escolha de um bom amplificador de som, ficaríamos muito felizes em receber um comentário e se você o compartilhasse o artigo com amigos e familiares através das diferentes redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Chattrawutt Hanjukkam: 58036711/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...