Hoje iremos falar de um dos dispositivos tecnológicos que você definitivamente deve considerar se estiver pensando em como manter sua casa mais segura: a câmera de segurança. Atualmente elas já não são usadas apenas para manter a segurança e a vigilância de sua casa, mas também para cuidar dos animais de estimação e dos bebês.

Infelizmente, a insegurança cresceu e, com isso, a necessidade de usar esse tipo de dispositivo para monitorar constantemente a nossa casa. Em nossa pesquisa, descobrimos os fatores mais importantes que você deverá considerar se está pensando em adquirir uma para o seu lar. Continue com a gente para aprender tudo sobre a câmera de segurança.

O mais importante

  • Uma câmera de segurança é um dispositivo projetado para registrar e monitorar uma área específica, com o objetivo de fornecer segurança para uma casa ou para um negócio. Também desencoraja, previne e ajuda a esclarecer atos criminosos.
  • Atualmente, há vários tipos de câmeras de segurança que podem ser categorizadas pelo sinal que transmitem ou pela tecnologia que possuem ou, ainda, pela maneira como armazenam e gravam vídeos. Além, é claro, de sua forma e design.
  • Esses dispositivos não são tão simples e, portanto, existem fatores que afetam o benefício que você pode obter de cada um deles. Alguns desses critérios são: qualidade de imagem, visão noturna, inclinação e ângulos de rotação.

Ranking: Os melhores modelos de câmera de segurança

Em um mundo onde fatores como velocidade e conforto têm assumido grande importância no comércio, a compra online é quase tão popular quanto ir diretamente à uma loja. As câmeras de segurança não foram deixadas de fora desse mercado. A seguir, apresentaremos uma lista dos modelos mais populares vendidos na Internet.

1º – Câmera de Segurança com WiFi HD, Intelbras, IC3

Esse modelo da Intel pode ser encontrado na cor branca e possui como característica principal áudio bidirecional, campo de visão de 111°e gravação até 128GB com qualidade HD em Cartão Micro SD.

Além disso, possui o modo de visão noturna, para sua segurança mesmo no escuro. Permite ainda que você monitore tudo mesmo quando está longe de sua casa ou empresa, com acesso diretamente em seu celular. Possui um excelente custo-benefício.

2º – Câmera de Seguranca Ip Wireless CA105

Essa câmera dispensa o uso de DVR e trabalha com a tecnologia WIFI ou através de cabo de rede. Além disso, possui um sistema de viva voz com áudio integrado com seu Smartfone, bastando apenas apertar um botão para ser visto e ouvido como em uma videoconferência.

É possível controlar e rotacionar a câmera em 355° horizontalmente e 90° verticalmente, de forma remota pelo celular ou computador. Esse modelo também conta com a função de luminosidade infravermelho, garantindo melhor visibilidade em total escuridão.

3º – Câmera de Segurança WiFi HD Externa, Intelbras, IC5

Também da marca Intelbras, esta câmera de segurança permite que você controle tudo o que é necessário a partir das palmas de suas mãos, de qualquer lugar através de seu Smartphone, desde a instalação e gravação até o recebimento de notificações por movimento.

A câmera de segurança Wi-Fi HD iC5 também tem imagem em alta definição HD, campo de visão de 114°, proteção contra chuva e poeira e visão noturna de até 30 metros. Tudo isso permite que o monitoramento, interno ou externo, seja ainda mais nítido e amplo. Possui bom custo-benefício.

4º – Câmera de Segurança Ip dome Full HD VIP 1220 D

Com a VIP 1220 D da Intelbras a segurança é em alta definição. Ela possui resolução de 2 MP e tecnologia de varredura progressiva que oferece mais nitidez e detalhes para as imagens. Com o iluminador de infravermelho que emite uma luz não visível ao olho humano, a câmera pode alcançar uma distância de até 20 metros no escuro.

Com conjunto de sensor 1/3” e lente fixa de 2.8 mm, essa câmera de segurança oferece mais segurança ao seu lar ou negócio. Possui um excelente custo-benefício e pode ser encontrada na cor branca.

5º – Câmera de segurança Netatmo Welcome

Esta é uma câmera inteligente com um design muito moderno e muito discreto que passará completamente desapercebido. A resolução Full HD 1080P e o ângulo de visualização de 130° com visão noturna por infravermelhos e um sensor de vídeo de 4.0MP invejável, garantem uma das melhores imagens do mercado.

O que a torna inteligente é o avançado sistema de reconhecimento facial e detecção de alarme que ela possui, o que significa que quando ela detecta um rosto desconhecido ou ouve um alarme de fumaça ou incêndio, é ativada automaticamente e envia uma notificação.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma câmera de segurança

Adquirir uma câmera de segurança não deve ser uma decisão feita às pressas, lembre-se que você está depositando grande expectativa nela e, acima de tudo, você está colocando em jogo a segurança de sua casa, de seus animais de estimação ou, ainda, seus filhos. Nesta seção, responderemos a algumas das perguntas mais frequentes sobre este dispositivo.

Imagem de homem instalando câmera de segurança.

Você pode ficar tranquilo ao ter sua casa ou empresa monitorada a qualquer hora e de qualquer lugar. (Fonte: Ian-Allenden: 46129053 / 123rf.com)

O que é uma câmera de segurança?

Uma câmera de segurança é um dispositivo de videovigilância que foi projetado para registrar as atividades de pessoas em um determinado local. Sua finalidade é detectar qualquer comportamento criminoso ou prejudicial e, portanto, impedir o crime ou, pelo menos, reconhecer os autores de atos criminosos, caso eles ocorram.

Devido à crescente falta de segurança em todos os lugares, uma câmera dessas se tornou indispensável para todos aqueles que necessitam de proteção em casa, na empresa ou de manter seus filhos pequenos seguros, através de constante monitoramento, mesmo quando não se está presente.

Rene LavandIlusionista argentino

“A vigilância implacável das câmeras não me deixa mentir”.

Como uma câmera de segurança funciona?

Existem alguns fatores que determinam como cada câmera funcionará. Dependendo do tipo, do momento da gravação (permanente ou apenas quando há detecção de movimento) e, acima de tudo, a maneira como selecionamos o armazenamento de vídeo, assim, será possível explicar de forma precisa o funcionamento desses dispositivos.

No entanto, podemos dizer simplesmente que as câmeras de segurança ou de vigilância funcionam gravando e enviando a imagem para um dispositivo de gravação e, em seguida, para um televisor, monitor, computador (câmeras analógicas ou câmeras digitais com gravador) ou diretamente para um dispositivo móvel ou tablet (câmeras IP).

Imagem de pessoa verificando câmeras de segurança em tablet.

Se você tem a possibilidade, recomendamos que invista em um desses dispositivos, para a tranquilidade de saber que seus filhos, sua casa e seus animais de estimação estão seguros. (Fonte: Kaspars-Grinvalds: 72779313 / 123rf.com)

Que tipos de câmera de segurança existem no mercado?

Quando falamos de câmera de segurança podemos afirmar que, basicamente, há 2 tipos. Alguns modelos são analógicos e outros câmeras IP. E antes que você se pergunte o que isso significa, nessa seção explicaremos do que se trata.

Câmeras analógicas

  • É a tecnologia mais antiga para esses dispositivos. Anteriormente, mediam a resolução em linhas, embora os novos modelos já sejam medidos em pixels.
  • Geralmente, seu preço é menor, mas sacrificam a qualidade da imagem.
  • A imagem é emitida analogicamente, isto é, como um sinal de corrente alternada.
  • O cabeamento do tipo coaxial é necessário para a instalação e operação delas; além de precisar de um sistema de armazenamento de vídeo.
  • Elas exigem cabos para cada função, ou seja, um cabo para áudio, outro para vídeo e, ainda, outro para energia, o que pode resultar em altos custos.
  • Geralmente usam um DVR, mas também pode usar sequenciadores ou multiplexadores.

Câmeras digitais ou IP

  • Criadas para visualização através da Internet, seja por meio de uma rede local ou sem fio.
  • Eles podem operar sem fio, mas também através de um cabo coaxial ou um cabo de par trançado (UTP).
  • Oferecem mais possibilidades de visualização, como aproximação, o que facilita o reconhecimento facial e a detecção de movimento.
  • Normalmente, seu método de armazenamento é através de um cartão de memória SD ou de um serviço de nuvem, mas também pode armazenar via um NVR (Network Video Recorder).
  • Tem uma resolução de imagem muito maior, uma vez que geralmente oferecem alta definição (HD) e, em alguns modelos mais sofisticados, até mesmo 4K.
  • Possui fácil instalação por operar sem fio, mas no caso de usar cabos, apenas um único para alimentação, vídeo, áudio e controle é necessário.

As câmeras de segurança também podem ser classificadas por seu design ou formato:

Tipo Características
Domo Modelo mais popular para ser usado em lares ou pequenos negócios. Tem forma de “cúpula” com uma lente no centro, e as que possuem visão noturna, possuem LEDs infravermelhos incorporados ao redor da lente
Bala ou “Bullet” Possuem design alongado e também são muito populares para monitorar lares e pequenos negócios. Geralmente estão aptas para serem usadas em ambientes externos. Sua lente está situada no centro e também possui LEDs infravermelhos ao redor
Caixa Também são um pouco alongadas, mas em forma retangular, porque possui uma caixa e a lente fica na frente dela, separadamente. Normalmente são câmeras mais profissionais, destinadas a negócios ou comércios maiores. Em alguns casos, é possível escolher a lente que será utilizada nela
PTZ Suas siglas significam “Pan” (movimento panorâmico horizontal), “Tilt” (movimento vertical) e “Zoom” (aproximação), que é precisamente o que fazem. São controladas remotamente por meio de controles. São câmeras destinadas a usos estritamente profissionais e, principalmente, em grandes empresas, prisões e parques

Quais métodos de armazenamento e gravação de vídeo estão disponíveis em uma câmera de segurança?

Podemos dizer que existem 3 tipos ou métodos diferentes de armazenamento de vídeo que te permitem gravar de diferentes formas através de sua câmera de segurança. Como mencionamos anteriormente, isso também depende se a câmera é analógica ou digital, e isso afetará diretamente a operação dela.

Método de armazenamento Características
Gravador de Vídeo Digital (DVR – sigla em inglês) Utilizado para gravar imagens vindas de um sistema analógico de segurança. Necessita de um cabo coaxial para conectar a câmera até o armazenador de vídeo e para dele enviar até um monitor. Converte o sinal analógico para sinal digital. Em alguns casos é possível conectá-las a Internet e monitorar a câmera remotamente
Gravador de Vídeo em Rede (NVR – sigla em inglês) Se conecta a câmera digital ou IP por meio de um cablo de rede (UTP) ou de um par trançado. Método recomendado quando a câmera não possui um slot para cartão de memória SD. A conversão do sinal é desnecessária. Por estar conectada a rede, você poderá monitorá-la remotamente
Cartão de memória SD Usado unicamente para as câmeras digitais, já que a maioria delas possui um slot para esses cartões. Geralmente, as câmeras suportam entre 64GB e 120GB de memória. A gravação ocorre dentro da câmera, necessitando que a memória seja esvaziada quando chegar a sua capacidade limite. Muito prática por não necessitar de cabos ou de sistemas de armazenamento  de vídeo adicionais. É possível armazenar a gravação em um serviço de nuvem, seja próprio ou externo

Para quem se recomenda uma câmera de segurança?

Em primeiro lugar, as câmeras de segurança ainda são recomendadas como um dispositivo básico e indispensável para empresas e comércios, já que nem sempre você pode estar presente. Portanto, com esses dispositivos, você pode monitorar os clientes e identificar possíveis ladrões a qualquer momento.

Por outro lado, estes dispositivos não se limitam apenas ao monitoramento e a vigilância de seu negócio, eles também são muito úteis para serem usados de forma doméstica, já que nossas casas não estão isentas da qualquer invasão. É possível encontrar também câmeras simples a preços muito baixos, que já serão suficientes para isso.

Imagem de homem fazendo manutenção em câmera de segurança.

As câmeras de segurança continuam sendo recomendadas como um dispositivo básico e indispensável para empresas e comércios. (Fonte: Andriy Popov: 54598319 / 123rf.com)

Além da vigilância de sua casa, ela também é perfeita se você tem crianças muito pequenas ou animais de estimação, já que poderá monitorá-los a qualquer hora e local a partir de seu celular ou tablet. Em alguns modelos, você pode até mesmo falar através do dispositivo e se comunicar com seus filhos.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma câmera de segurança?

Você provavelmente acha que comprar uma câmera de segurança representará apenas vantagens para sua casa ou empresa, mas, infelizmente, esse nem sempre é o caso. Isso dependerá muito do uso que você dá a esses dispositivos e, também, das expectativas que você tem em relação a ele. Veja alguns pontos importantes na tabela a seguir.

Vantagens
  • Tranquilidade de ter sua casa ou empresa monitorada a qualquer hora e de qualquer local
  • Pode prevenir delitos e outros tipos de crimes, como vandalismo
  • Pode reduzir a impunidade ao permitir reconhecer os indivíduos que cometem crimes
  • É um poderoso sistema de dissuasão, já que a presença de câmeras pode intimidar intrusos
  • Facilidade de poder monitorar através de vários dispositivos
Desvantagens
  • Podem afetar os limites da privacidade dependendo de onde são colocadas
  • Não garantem total efetividade
  • Não são sistemas que evitam totalmente a ocorrência de crimes

Critérios de Compra

Certamente você pensou que a função de uma câmera de segurança é simplesmente a de detectar movimentos, gravar e enviar algum tipo de alerta, o que não deixa de estar correto. No entanto, o que muda é a forma e as características próprias com as quais esses dispositivos executam essas funções. Abaixo explicaremos alguns recursos:

  • Alertas e aplicativos
  • Reconhecimento facial
  • Resolução e visão noturna
  • Ângulos de visão, inclinação e rotação
  • Método de armazenamento
  • Sensores de movimento
  • Áudio bidirecional

Alertas e aplicativos

É muito importante que a câmera adquirida possa enviar alertas para seu telefone ou dispositivo móvel, incluindo mais de um, quando ela detectar qualquer movimento. Esta função facilita que você perceba se algo de errado está acontecendo, já que você não pode ficar permanentemente em vigilância.

Alguns modelos incluem um aplicativo para monitorar e controlar a partir da câmera do seu celular, tablet ou computador. A vantagem é que você pode ver ao vivo e de qualquer lugar, desde que haja internet, pelo seu dispositivo. Além disso, você pode executar algumas funções, como parar, ativar a gravação ou alterar a direção da lente da câmera.

Reconhecimento facial

Com o avanço tecnológico irrefreável, hoje em dia podemos encontrar no mercado algumas câmeras de maior sofisticação que vêm equipadas com esse recurso que é muito útil. Através de um software, a câmera analisa e agrupa segmentos de vídeo, identificando desta forma as características físicas ou faciais de uma pessoa.

O que essa função de reconhecimento normalmente faz é que depois de reconhecer as características faciais de uma pessoa, o alarme não será mais ativado ou irá enviar alertas se essa pessoa atravessar a área monitorada. Quando ela não for capaz de detectar alguém, você será alertado imediatamente.

foco

Você sabia que o primeiro sistema de CCTV foi projetado pelo engenheiro alemão Walter Bruch em 1942 e foi usado para o monitoramento de mísseis V2 durante a Segunda Guerra Mundial?

Resolução e visão noturna

Com os avanços da tecnologia em termos de resolução de imagem e gravação, você pode encontrar algumas câmeras que têm a capacidade de gravar em 4k e, também, em Full HD. Tenha em mente que quanto melhor a resolução de uma câmera, mais fácil será reconhecer os intrusos e ver exatamente o que a sua câmera está gravando.

Às vezes, pode acontecer que a resolução baixe para 720 pixels ao se fazer o upload do arquivo para a nuvem, ao contrário das câmeras com armazenamento local, que podem manter o máximo de pixels que sua capacidade permite.

Imagem de homem mexendo em câmera em canto de cômodo.

Câmeras de segurança são dispositivos projetados para gravar e monitorar uma área específica. (Fonte: Wattanaphob-Kappago: 84828418 / 123rf.com)

Quanto à visão noturna, sugerimos que qualquer câmera que você esteja pensando em adquirir tenha essa função, já que a maioria dos intrusos age à noite. Algumas câmeras mudam automaticamente para este modo quando deixam de captar a iluminação e, em outras, você pode definir uma hora específica para iniciar essa função usando um temporizador.

Ângulos de visão, inclinação e rotação

Esta característica deve ser considerada como indispensável, pois desta forma você terá muito mais benefícios com sua câmera, já que isso determina quanto e até onde você pode gravar. Certamente, é uma característica que varia de modelo para modelo, alguns podem ter um ângulo de visão muito mais amplo do que outros, por isso é importante que você observe esses atributos.

Se a sua câmera puder girar e rotar, você poderá monitorar uma área maior, controlar e direcionar a câmera especificamente na direção desejada. As câmeras que têm algum aplicativo em seu funcionamento são muito melhores, porque isso permitirá que você possa controlar esses movimentos de seus dispositivos tecnológicos.

Recomendamos que o ângulo de visão de sua câmera atinja pelo menos 130° e que também possa girar quase completamente (cerca de 355°) e rotar 80°. Desta forma e com essas amplitudes de movimento, você poderá ter uma visão de quase 360° e poderá observar o panorama completo.

Método de armazenamento

Uma vantagem de o armazenamento ser local, seja por meio de um cartão de memória ou de um dispositivo de armazenamento, é que a resolução das gravações não será reduzida. Por outro lado, há a desvantagem de que no caso de alguém roubar a câmera, você não poderá recuperar a gravação.

foco

Se o armazenamento for feito na nuvem, há a vantagem de não ser possível perder as gravações, não importando o que o intruso fizer com sua câmera, pois tudo já estará armazenado na nuvem.

Sensores de movimento

Outra característica que você deve considerar como essencial na aquisição de uma câmera de segurança, é que os sensores o alertem quando detectarem movimentos incomuns. Dessa forma, será possível saber instantaneamente que alguém invadiu sua casa ou cometeu qualquer outro ato criminoso.

Alguns modelos de câmeras mais sofisticados podem diferenciar pessoas, animais e carros, entre outros. Tudo dependerá do alcance, bem como da sofisticação da câmera e da sensibilidade do sensor. A vantagem é que desta forma você não receberá alertas desnecessários em seus dispositivos.

Áudio bidirecional

Por último, mas não menos importante, esse recurso é um adicional que sua câmera pode ter. Embora a função principal destes dispositivos seja a de gravar a imagem, é certamente melhor que eles também possam gravar sons. Desta forma, você será capaz de perceber absolutamente tudo o que pode estar acontecendo.

Além disso, as câmeras que têm a capacidade de gravar sons também poderão transmiti-los através de um pequeno alto-falante embutido, que pode ser útil para você se comunicar com alguém e deter ou intimidar um intruso.

Resumo

Pense que comprando uma câmera de segurança, você estará investindo na segurança de sua casa, empresa, filhos e animais de estimação quando você não estiver presente.

Devido às suas funcionalidades, uma câmera de segurança já não é exclusividade de grandes empresas ou de pessoas com muito dinheiro, porque graças à alta procura elas são vendidas a preços muito convenientes.

Se você tem a possibilidade, nós recomendamos que você invista em uma delas, já que a paz de saber que seus filhos, sua casa e seus animais de estimação estão seguros quando você não está, é definitivamente algo que não tem preço.Como comerciante, você não apenas poderá monitorar seu estabelecimento, mas também seus funcionários e clientes se sentirão mais seguros e protegidos.

Se este Guia foi útil para você, deixe um comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais ou com um conhecido que esteja pensando em adquirir uma câmera de segurança.

(Fonte da imagem destacada: Leenanuruksa: 27825618 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...