A tecnologia de carregamento sem fio está invadindo a telefonia móvel prometendo se tornar a nova moda entre quem possui um smartphone. Se você não sabe do que estamos falando, então leia este Guia para aprender tudo o que precisa sobre o carregador sem fio Samsung. Sua experiência móvel pode ficar ainda melhor!

Um dos maiores medos entre os usuários de smartphones é ficar sem bateria. Pensando nisso, a Samsung e outros fabricantes de gadgets disponibilizaram no mercado opções inovadoras para carregar o celular de forma rápida, eficiente e, claro, sem tantos cabos. Se você não acredita, continue lendo. Quem sabe você não muda de ideia!

O mais importante

  • Hoje já é possível carregar a bateria do celular simplesmente colocando o dispositivo sobre um carregador sem fio Samsung, também chamado de estação de carregamento ou dock station. Como os telefones da marca Samsung utilizam o sistema operacional Android, você não precisa necessariamente comprar um carregador da marca. Se o carregador sem fio que você escolher oferecer suporte para smartphones com sistema operacional Android, ele também vai funcionar no seu Samsung.
  • A rigor, esse sistema de carregamento sem fio não elimina completamente os cabos. A diferença para os carregadores tradicionais é que, nesse caso, o cabo é conectado à base do carregador sem fio Samsung, não ao celular. Por este motivo, algumas pessoas referem-se a esse sistema como “carregamento por contato”.
  • Para que seu celular Samsung (ou outro com sistema Android) seja compatível com um carregador sem fio Samsung, você deve verificar se este utiliza o padrão Qi (transmissão de energia por indução). Essa é a tecnologia mais difundida no carregamento de smartphones através do contato.

Ranking: Os melhores modelos de carregador sem fio Samsung

O carregador sem fio Samsung é uma maneira muito prática de recarregar a bateria do seu celular. Mas, como de costume no mundo tecnológico, você deve escolher com cuidado aquele que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu smartphone . Entre o design, o preço e as diferentes funcionalidades, há muito no que pensar. Por isso, preparamos esta seleção para facilitar sua decisão.

1º – Carregador sem fio duo wireless, Samsung

Este carregador sem fio Samsung utiliza a mais recente tecnologia de carregamento sem fio. Compatível com o padrão Qi, o dispositivo permite velocidades de carregamento comparáveis ao carregamento por fio. Possui estação em duas posições: vertical ou horizontal.

Esta estação de carregamento tem um design atraente, com contorno suave. É fabricado em plástico resistente e usa baterias de lítio. Precisa estar conectado a uma fonte de energia para funcionar.

2º – Carregador sem fio 10W, Baseus

Este carregador atinge velocidades de carga de até 10W e possui múltiplas proteções para evitar qualquer tipo de dano ao seu aparelho, como, por exemplo, proteção contra aquecimento, contra curto-circuito, contra sobrecarga e contra instabilidades na rede elétrica.

Possui um design simples e minimalista, consistindo em um círculo preto sem qualquer detalhe além de um visor de LED para informar sobre o status da bateria. Compatível com diversos modelos de celular da maioria dos principais fabricantes, além de ser compatível com a tecnologia Fast Charge.

3º – Carregador sem fio 5W/10W, Multilaser

Carregador sem fio com excelente custo-benefício, uma vez que une alta velocidade de carregamento (10W), recursos como compatibilidade com a tecnologia Fast Charge em modelos de celular compatíveis a um preço acessível e a garantia de um dos principais fabricantes de dispositivos eletrônicos do mundo.

É possível utilizar o celular normalmente enquanto ele carrega, e a base em material antiderrapante de alta qualidade evita alguns acidentes relativamente comuns ao se utilizar carregadores sem fio sem este tipo de acabamento.

4º – Power Bank com Carregamento por Indução, Geonav

Este produto tem como grande diferencial funcionar como um power bank e carregador por indução em um único dispositivo, juntando o melhor dos dois mundos e eliminando completamente a necessidade de fios para carregar o seu celular (naturalmente, você ainda precisará de fios para recarregar o power bank, mas é possível carregar um celular comum cerca de 5 vezes com a energia acumulada).

Além disso, é altamente portátil, pesando menos de 250 g e medindo apenas 10 cm em sua maior dimensão. Ele cabe facilmente no bolso, de forma que você pode levá-lo para qualquer lugar e carregar seu celular mesmo que não tenha acesso a nenhum cabo. Possui a tecnologia Passtrough, que carrega o power bank e o dispositivo ao mesmo tempo; portanto você também poderá utilizá-lo como um carregador wireless convencional, se necessário.

5º – Carregador por indução 15W, Geonav

Este carregador sem fio é um dos únicos modelos com velocidade de 15W encontrados facilmente no mercado nacional. Com ele, é possível carregar qualquer aparelho compatível com o padrão Qi com velocidades comparáveis ao carregamento com fio.

Seu design inteligente permite que seja utilizado em duas posições (reta ou levemente inclinada), bastando girar sua base. Isso facilita a visualização da tela, caso você queira utilizar o celular enquanto ele carrega. Possui proteções contra curto-circuito e superaquecimento, e permite o uso da tecnologia Quick Charge em aparelhos compatíveis (Iphone 8/x/xs, Galaxy s7/8/9, entre outros).

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o carregador sem fio Samsung

Manter a bateria cheia não é tarefa fácil, mas com um carregador sem fio Samsung isso se torna muito mais prático. Hoje, com a quantidade de produtos oferecidos no mercado, há aspectos que não podemos ignorar se quisermos fazer uma boa escolha. Acima de tudo, devemos considerar a compatibilidade dos dispositivos. Este Guia foi especialmente desenvolvido para orientar você em tudo que precisa saber sobre o assunto.

Imagem de mulher carregando celular, com por do sol ao fundo.

Precisamos de um carregador que nos ofereça uma velocidade de carregamento de pelo menos 7,5 watts.(Fonte: Jakkapan Jabjainai: 36648388 / 123rf.com)

O que exatamente é o carregador sem fio Samsung?

O carregador sem fio Samsung, também chamado de estação de carregamento sem fio ou docks station, é um dispositivo que permite carregar a bateria de determinados smartphones . Ao contrário dos carregadores tradicionais, com esses dispositivos não é necessário conectar o celular ao carregador por meio de um cabo, bastando o simples contato entre os dois.

O carregador sem fio Samsung, em geral, tem um design simples (basicamente uma base plana) para que seja fácil posicionar o celular sobre ele. Em vez de depender de um cabo para conectar ambos os dispositivos, o contato entre o smartphone e o carregador sem fio permite que a bateria seja carregada.

O uso de um carregador sem fio Samsung elimina completamente os cabos?

Infelizmente, não. Embora os cabos não sejam mais necessários para conectar o celular ao carregador sem fio Samsung, essas estações de carregamento precisam de uma conexão com fio à corrente elétrica. Portanto, muitos preferem evitar os termos “carregamento sem fio”, usando, em vez disso, “carregamento por indução” ou “carregamento por contato”, que são mais condizentes com a realidade.

Emily PriceJornalista de Tecnologia

“Nem todos os smartphones são compatíveis com os sistemas de carregamento sem fio, então é importante verificar se o nosso é um deles antes de decidirmos comprar um carregador sem fio.”

Como exatamente funciona o carregador sem fio Samsung?

O processo é relativamente simples. A estação de carregamento sem fio possui uma bobina de indução que cria um campo eletromagnético. Nosso celular, que também possui uma bobina de indução, recebe essa energia do campo eletromagnético e a converte em corrente elétrica para carregar a bateria, em um processo de indução magnética.

Como explicamos anteriormente, a estação de carregamento deve estar fisicamente conectada à energia por meio de um cabo, de forma que o sistema não é completamente sem fio. A estação de carregamento precisa da corrente elétrica para transferir energia através da bobina de indução, que é então usada pelo celular que está em contato com o carregador.

Como descobrir se meu celular é compatível com o carregador sem fio Samsung?

Para saber se o nosso telefone é compatível com os carregadores sem fio, devemos verificar se ambos os dispositivos usam o padrão Qi (transmissão de energia por indução). O padrão Qi é um sistema de transmissão de eletricidade por indução eletromagnética que opera em distâncias de até 40 milímetros.

Carregador de celular sem fio e acessórios.

É essencial que o adaptador de energia utilizado seja capaz de oferecer a potência de carga desejada. (Fonte: Vudhikul Ocharoen: 114579036 / 123rf.com)

Se você tem um celular de última geração, ele certamente terá a tecnologia Qi integrada para recarregar a bateria sem fio. Para verificar isso, basta procurar por “Qi integrado”, “Carregamento sem fio” ou algo do gênero nas especificações indicadas pelo fabricante.

Em suma, basta adquirir um carregador sem fio com padrão Qi para recarregar a bateria de qualquer celular compatível com essa tecnologia. Atualmente, o Qi é o padrão de carregamento sem fio mais usado no mundo, e também o mais desenvolvido e eficiente, sendo adotado por grandes marcas como a Apple e a Samsung. A tabela abaixo mostra alguns exemplos:

Marca Modelos com padrão Qi de carregamento
Apple iPhone 8, iPhone 8+, iPhone X, iPhone Xr, iPhone Xs, iPhone Xs Max
Samsung Galaxy S9, S9+, Note8, S8, S8+, S7 Edge, S6 Edge+, Note5, S6 e S6 Edge, Note9, Galaxy S10
Google Nexus 4, 5, 6, 7
LG LG Lucid 1 e 2, G6 e G6+
Motorola Droid Max, Droid Mini, Droid Turbo, G6, G6+ e a linha Moto Z
Xiaomi Mi Mix 2s

Preciso ter um celular Samsung para usar um carregador sem fio Samsung?

Como explicamos, o carregamento sem fio não é uma tecnologia patenteada de um único fabricante, um único carregador ou uma única marca de celular. Isso significa que, se você tem um smartphone Samsung, não precisa de um carregador sem fio especificamente dessa marca, e vice-versa. O mesmo vale para todas as outras marcas de celulares.

Como faço para carregar minha bateria com um carregador sem fio Samsung?

O procedimento é muito simples. Para carregar a bateria do seu celular, basta posicioná-lo sobre a estação de carregamento. Dependendo do modelo, ele deve ser apoiado verticalmente, horizontalmente ou encaixado num local indicado. Em geral, esses carregadores possuem indicadores de LED que informam se o celular está carregando corretamente e qual é o status da bateria.

Quais são as vantagens de se usar um carregador sem fio Samsung?

Embora não seja um sistema completamente sem fio, esse tipo de carregador tem uma série de vantagens para o uso diário do celular. Veja na tabela a seguir os principais benefícios dos carregadores sem fio em relação aos carregadores tradicionais.

Vantagens
  • O celular pode ser facilmente colocado e removido da base
  • Não há desgaste do cabo ou conectores do celular
  • A tecnologia Qi é amplamente difundida, de fácil compatibilidade
Desvantagens
  • A velocidade de carga nem sempre é a melhor
  • Tendem a ser mais caros do que os carregadores tradicionais
  • Alguns modelos não permitem que você utilize o celular enquanto o carrega

O que procurar em um bom carregador sem fio Samsung?

Embora o carregador sem fio Samsung tenha muitas vantagens, devemos levar em conta a velocidade de carregamento. Para fins de referência, o padrão Qi suporta velocidades de até 15 watts. Boa parte dos carregadores no mercado suportam velocidades de 5 ou 7, 5 watts, valores com os quais se leva um tempo considerável para carregar o celular.

Se estivermos à procura de um carregador sem fio que dure vários anos, o ideal é apostar em um que ofereça uma velocidade de carregamento de 10 a 15 watts. Os de menos de 7,5 watts normalmente não valem muito a pena. Além disso, é essencial que a fonte de energia que utilizada seja capaz de fornecer essa carga. Caso contrário, o carregador nunca vai atingir essa velocidade.

Corro risco de danificar a bateria do meu celular se usar um carregador sem fio Samsung?

De forma alguma. Especialistas já estudaram centenas de carregadores sem fio e comprovaram que eles não prejudicam os celulares, especialmente com os mais recentes avanços tecnológicos no padrão Qi, que garantem que não haja problema em continuar a carga mesmo que o smartphone já esteja com a bateria cheia.

Na verdade, muitos desses carregadores sem fio incorporaram sistemas avançados de proteção contra o superaquecimento das baterias, um problema bastante comum nos celulares modernos. Isso significa que o seu celular não atingirá temperaturas excessivas enquanto estiver sendo carregado nem ao final do período de carregamento.

Uma bateria externa e um carregador sem fio Samsung são a mesma coisa?

Embora com objetivos semelhantes, esses dispositivos não são os mesmos. Uma bateria externa é um dispositivo portátil que se conecta por cabo ao seu celular e carrega a bateria sem a necessidade de uma fonte de corrente elétrica (desde que essa bateria externa esteja carregada). Ou seja, consiste em um carregador portátil, mas ele precisa de um cabo para funcionar.

Critérios de Compra

Se quisermos embarcar no mundo do carregamento sem fio, há aspectos fundamentais que não podemos ignorar, como a velocidade de carregamento e a compatibilidade com o padrão Qi. Para facilitar sua compra, destacamos alguns critérios básicos para que você possa escolher seu carregador sem fio Samsung sem esquecer nenhum detalhe importante.

  • Velocidade de carga
  • Compatibilidade com o padrão Qi
  • Indicador LED
  • Design antideslizante
  • Proteção contra superaquecimento

Velocidade de carregamento

Nos tempos de hoje, em que usamos o celular praticamente como um computador, não podemos utilizar dispositivos que demorem muito para carregar. Para não precisar esperar muito tempo, o ideal é comprar um carregador sem fio Samsung ou outro similar que nos garanta uma velocidade de carregamento de, no mínimo, 7,5 watts.

Carregando celular samsung com carregador sem fio.

A estação de carregamento deve estar fisicamente conectada à rede elétrica por meio de um cabo. (Fonte: Daniel Jedzura: 63663587 / 123rf.com)

Compatibilidade com o padrão Qi

Pode parecer óbvio, mas existem outros padrões de carregamento sem fio menos utilizados e não tão eficientes quanto o Qi. Como, no momento, ele não somente é o mais utilizado, mas também o mais eficiente, é bom se certificar de que o seu carregador sem fio utilize essa tecnologia. E, claro, nosso celular também.

Indicador LED

Assim como se quer ter uma alta velocidade de carregamento, também se deseja saber rapidamente qual é o estado da bateria para não perder tempo quando o carregamento estiver concluído. Uma luz LED que indica o percentual de carga do celular se faz muito útil. No entanto, é bom tomar cuidado para não escolher uma luz muito intensa para não o incomodar quando você estiver dormindo, por exemplo.

Design antideslizante

É normal deixar a estação de carregamento nos locais onde se passa mais tempo e, portanto, se acaba tendo contato com o dispositivo com uma certa frequência. Se o seu carregador sem fio Samsung tiver um design antideslizante, você evitará quedas e possíveis acidentes que possam causar danos, tanto na estação quanto no celular.

Enzo NjooGerente de hardware na Indegogo

“Embora a durabilidade e o preço sejam aspectos importantes em um carregador sem fio, nada é tão fundamental quanto a velocidade de carregamento e a eficiência energética”.

Proteção contra superaquecimento

Um problema típico nos smartphones é o superaquecimento da bateria devido ao uso contínuo. Isso, com o tempo, pode prejudicar o desempenho do dispositivos. Existem carregadores sem fio que possuem sistemas de proteção integrados contra esse problema, de forma que vale a pena considerar este fator antes de escolher o seu.

Resumo

Os carregadores sem fio são um grande avanço no mundo da tecnologia móvel, pois economizam tempo e oferecem comodidade para carregar o celular. Apesar de não serem completamente livres de cabos, eles têm algumas vantagens em relação aos carregadores tradicionais, como maior velocidade e facilidade de uso: basta apoiar o smartphone na estação de carregamento.

O mais importante é que esses carregadores utilizem o padrão Qi. Essa é a tecnologia de carregamento sem fio mais desenvolvida atualmente, e o celular também deve ser compatível com ela. Não é necessário que os carregadores sem fio sejam da mesma marca do smartphone, apenas que sejam compatíveis com o padrão mencionado.

Se você gostou deste Guia, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender tudo sobre o carregador sem fio Samsung. Você também pode deixar um comentário, que teremos prazer em responder!

(Fonte da imagem destacada: Daniel Jędzura: 63663587 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...