Para um idoso, pode ser difícil encontrar um celular com o qual se sinta mais confortável e tenha facilidade de usar. Por quê? Bom, ao contrário das gerações mais jovens, os idosos de hoje não nasceram em um mundo tão tecnológico. No tempo deles, não havia Wi-Fi, Bluetooth e telas sensíveis ao toque (touchscreen). Aprender tudo isso sem um celular para idosos pode ser mais complicado, não acha?

A tecnologia móvel é um dos grandes marcos deste século. Quem nasceu nas décadas de 1980 e 1990 viu a maior revolução da comunicação em toda a história da humanidade. E essa revolução atravessa todas as gerações e idades. Mas como encontrar um celular para idosos que não seja tão difícil de usar? Basta continuar lendo este Guia, e você vai descobrir.

O mais importante

  • O celular para idosos é um dispositivo que integra quase todas as tecnologias de comunicação existentes. Porém, ao mesmo tempo, seu design, interface, funções e navegação são muito mais intuitivos, permitindo que pessoas mais velhas consigam operá-lo sem muitas dificuldades.
  • A ideia por trás do celular para idosos é garantir que todos os membros da terceira idade possam se conectar ao mundo de hoje e se familiarizar com os avanços tecnológicos. Isso é muito importante para parentes de idosos e pessoas que trabalham como cuidadores.
  • As características mais procuradas em um celular para idosos estão relacionadas com a facilidade de uso: software simples e acessível, ícones grandes, som mais alto e teclas funcionais, além de outros aspectos que são critérios essenciais de compra.

Ranking: Os melhores modelos de celular para idosos no mercado

É claro que não se deve generalizar os idosos, já que muitos se adaptam com grande facilidade às mudanças tecnológicas, mas também é verdade que eles geralmente não se relacionam com o celular da mesma forma que os mais jovens. Por isso, escolher um modelo adequado pode simplificar muito a vida de uma pessoa na terceira idade. Confira esta seleção com as melhores opções do mercado.

1º – Smartphone para idosos ObaSmart 2, Obabox

O Obabox é o primeiro smartphone para terceira idade no Brasil, e foi criado em parceria com a Multilaser. De interface amigável e fácil de usar, tem números, ícones e letras grandes e ainda conta com um botão de S.O.S. para avisar aos familiares de qualquer emergência.

Com conexão 3G e Wi-Fi, vem com WhatsApp, Facebook, Uber, Youtube, Google Maps e Instagram pré-instalado. Vem com câmera frontal (5 MP) e traseira (8 MP), lanterna, rádio e capacidade para dois chips. Esta é a versão 2, que vem com mais espaço, bateria com maior duração e mais velocidade.

2º – Celular para idosos ObaPhone Flip, Obabox

O ObaPhone Flip é um celular do tipo abre-frecha especialmente desenvolvido para a terceira idade. Vem com teclas grandes e iluminadas para digitar até no escuro. O aparelho ainda avisa o número que foi apertado, e estes aparecem em bom tamanho na tela.

É dual chip, conta também com bateria de longa duração, uma câmera traseira (VGA) e lanterna. O botão S.O.S. envia uma mensagem de emergência para até 5 números cadastrados. É compatível com tecnologia 2G.

3º – Celular para idosos Flip Vita, Multilaser

O celular Flip Vita da Multilaser foi desenvolvido especialmente para a melhor idade. Com uma tela 2,4 polegadas, possui teclas com números grandes e fala os números ao digitar. Tem também um botão S.O.S que telefona e envia mensagens para os contatos pré-cadastrados.

Com lanterna, conectividade Bluetooth, câmera VGA, rádio, MP3 e vídeo, oferece também a função fotocontato, que armazena até 8 contatos com foto para tornar a discagem mais rápida e prática. Aceita cartão micros de até 32 GB.

Guia de Compras: Tudo que você precisa saber sobre o celular para idosos

Avós, e os idosos em geral, precisam se manter conectados para viverem com mais conforto e cuidarem de muitas das próprias necessidades. A maioria deles considera os celulares de última geração muito difíceis de usar. Por isso, é importante encontrar um celular para idosos que se adapte às necessidades dos mais velhos. Abaixo, você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Imagem de casal de idosos mexendo no celular.

Faz muito diferença para um idoso ter um aparelho de celular adaptado para ele. (Fonte: Dmitriy Shironosov: 34852159 / 123rf.com)

O que é exatamente um celular para idosos?

Trata-se de um celular desenvolvido especialmente para a terceira idade. O aparelho adapta todos ou quase todos os recursos disponíveis nos celulares mais modernos para garantir que os mais velhos possam utilizá-lo de forma simples e confortável.

O celular para idosos também enfatiza as funções mais centrais do aparelho, como chamadas, mensagens, áudio e a lista de contatos.

Por que o celular para idosos é tão necessário?

Os idosos de hoje não nasceram na revolução digital e muito menos cresceram usando aparelhos de celular. Essa tecnologia não era necessária no trabalho nem na vida familiar. Hoje em dia, toda a sociedade se comunica via celular. Porém, pode ser muito difícil para um idoso assimilar a ampla variedade de benefícios e funções dos aparelhos modernos.

É por isso que muitas marcas começaram a desenvolver um modelo de celular para idosos, com o objetivo de minimizar os recursos mais complexos e facilitar o aprendizado. Assim, os membros da terceira idade podem participar do mesmo mundo hiperconectado em que você vive, o que é especialmente útil na hora de atender a diversas necessidades.

María Luisa GarcíaRepresentante da Comissão de Idosos da Federação de Bairros de Zaragoza (FABZ)

“Pouco a pouco, os idosos vão se adaptando às novas tecnologias, embora ainda haja um abismo digital a ser cruzado pela terceira idade. Muitos deles já integraram a tecnologia a seus trabalhos e vidas diárias, agora que esses dispositivos estão mais populares. A dificuldade maior é entre pessoas acima dos 75 anos, que estão bem menos familiarizados.”

Qual a diferença entre um celular normal e um celular para idosos?

A ideia por trás do celular para idosos é que todas as funções básicas estejam disponíveis com facilidade, mas sem abrir mão da qualidade do aparelho. Os outros celulares, principalmente os de última geração, têm recursos muito mais sofisticados, considerados pela maioria dos idosos como difíceis demais ou simplesmente desnecessários.

Na tabela a seguir, veja um pouco mais sobre algumas diferenças.

Celular para idosos Celular tradicional
Design Compacto e resistente a quedas e choques. A maioria possui uma proteção externa Geralmente, seu design é mais sofisticado, com materiais menos resistentes e mais estéticos. Não possui proteção externa
Tela Pode ser pequena (até 3 polegadas). Normalmente, não possui a função de toque (touchscreen), já que conta com um teclado integrado A tela cobre quase toda a superfície frontal do celular. É sensível ao toque e conta com vários sensores, como leitor de impressão digital, para segurança
Bateria Tem uma enorme autonomia, podendo durar por vários dias. Além de um cabo USB, geralmente inclui uma base de carregamento A bateria, salvo pouquíssimas exceções, dura menos de um dia. Nenhum modelo possui base de carregamento, embora os carregadores sem fio estejam tomando o mercado
Aplicativos Praticamente nenhum pré-instalado, já que os modelos priorizam o serviço de mensagem e contatos. Muitos modelos vêm com rádio ou TV Dependendo do modelo e da marca, possui vários aplicativos como serviços de notícias, calendários, assistentes virtuais e carteiras eletrônicas

Por que a bateria de um celular para idosos dura tanto?

O processador desse aparelho não precisa de tanta energia para funcionar, já que ele precisa gerir um número reduzido de aplicativos. Além de não possuir muitos aplicativos pré-instalados, os idosos também não costumam instalar muitos apps.

Sem contar que esse perfil de usuário não costuma navegar demais na internet ou nas redes sociais, o que garante uma autonomia muito grande da bateria, que fica conservada apenas para funções mais básicas.

Imagem de grupo de idosos fazendo selfie.

Esse tipo de aparelho foi criado para ajudar pessoas mais velhas. (Fonte: Dmitriy Shironosov: 62299022 / 123rf.com)

O que priorizar na hora de comprar um celular para idosos?

A primeira exigência de todo idoso com relação a um celular é que ele seja simples de usar. Para isso, é necessário que a interface seja muito mais simples do que nos aparelhos normais e que os ícones sejam maiores e mais claros.

O mesmo vale para o teclado: os números devem ser grandes, fáceis de identificar e apertar.

O celular para idosos tem internet?

A verdade é que depende. Muitos modelos possuem conexão com a internet, podendo acessar aplicativos como o WhatsApp, mas outros não oferecem esse serviço. A sua escolha de modelo deve levar em conta o perfil e a capacidade do idoso em questão.

Quais os prós e contras do celular para idosos?

Esse tipo de aparelho foi feito para incluir as pessoas da terceira idade no mundo hiperconectado. Assim, netos podem se comunicar com avós e ter uma ferramenta valiosa para momentos de emergência. A tabela a seguir fala um pouco mais sobre os prós e contras do celular para idosos.

Vantagens
  • Alta resistência a quedas e choques
  • Uso e manuseio facilitados
  • Grande autonomia
  • Oferece aos idosos um meio de contato seguro imediato e acessível
Desvantagens
  • Alguns modelos não têm conexão com a internet
  • Câmeras muito básicas
  • Tornam-se obsoletos muito facilmente
  • Não contam com muitos mecanismos de segurança e privacidade

Por que o celular para idosos tem uma proteção externa?

Normalmente, os idosos não têm muita coordenação para controlar um celular com precisão e acabam apertando botões desnecessários, principalmente quando guardam o aparelho no bolso. A proteção externa resolve esse problema com facilidade, protegendo totalmente o teclado e evitando danos e chamadas não intencionais.

Além disso, muitos desses aparelhos vêm com tampas configuradas para iniciar ou encerrar uma chamada quando ao abrir ou fechar. Isso facilita muito o processo de atender ou desligar uma ligação. Caso o idoso queira terminar uma chamada, por exemplo, basta que ele feche o celular. Os mais velhos, que preferem telefonar do que enviar mensagens, costumam adorar esse recurso.

Fundação Vodafone Espanha

“Aproximadamente 93% das pessoas entre 56 e 65 anos usam celular, porcentagem que cai para 90% na faixa etária de 66 e 70 anos.”

Para que serve o botão que vem na tampa de um celular para idosos?

Vários modelos de celular para idosos possuem uma tampa com um botão SOS, feito para emergências. Quando esse botão é pressionado por muito tempo, o celular faz uma chamada automática para contatos pré-selecionados no sistema. Se o primeiro contato não responder, o celular liga para o próximo.

Vô sentado e neta ao lado.

Muitos modelos de smartphone para idosos contam com um botão de SOS na tampa. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 42421002 / 123rf.com)

A função de viva voz é útil em um celular para idosos?

Extremamente útil. Muitas pessoas da terceira idade enxergam e escutam mal, o que dificulta o uso do teclado para ligar ou mandar mensagens. Essa função permite que a pessoa pressione um botão e o celular faça todo o trabalho para ela automaticamente. Porém, o sistema deve ser de qualidade, com um bom volume.

Critérios de Compra

Hoje em dia, é muito difícil para um idoso se conectar e se comunicar sem um celular. Além da necessidade de ficar mais próximo dos familiares e amigos, há também emergências que podem ser facilitadas por um contato rápido. Caso ainda não saiba qual modelo escolher, leve em conta os seguintes critérios de compra antes de bater o martelo.

  • Software
  • Tela
  • Teclas
  • Bateria
  • Emergências

Software

Um dos aspectos que mais faz diferença em um celular para idosos é o software. Ele precisa ser simples e muito intuitivo. Os idosos não querem recursos complexos ou uma navegação muito complicada. Para usuários com um perfil mais básico, o software também deve ser básico. Isso se manifesta nas configurações internas.

Tela

A tela é a primeira coisa que um idoso tenta compreender ao usar um celular. Embora o celular para idosos geralmente não tenha uma resolução Full HD, como é o caso dos aparelhos de última geração, a tela precisa ser de qualidade. Os ícones, menus de navegação e caracteres devem ser grandes, simples e fáceis de identificar.

Teclas

Geralmente, as teclas causam os maiores transtornos para os idosos que usam um celular. Muitas vezes, eles têm dificuldade para distinguir as teclas ou apertam mais de uma de uma vez. Por isso, é importante conferir se as teclas são bem espaçadas para facilitar seu uso. Também vale a pena procura aparelhos com tampa frontal, para evitar ligações acidentais.

Bateria

O celular de um idoso precisa estar sempre disponível, pois nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer. Felizmente, a maioria dos modelos possui uma bateria com autonomia incrível para os dias de hoje.

Apesar disso, vale a pena conferir se as baterias têm pelo menos 700 amperes e verificar se o celular para idosos não tem muitos aplicativos que consumam muita energia.

Emergências

Como já foi explicado, é muito importante que os idosos tenham um celular para poderem realizar chamadas de emergência. Nesse caso, ter um botão SOS no aparelho é de extrema utilidade. Se não for o caso, pelo menos o aparelho deve ter alguma configuração que ofereça uma função semelhante.

Resumo

O celular para idosos é um dispositivo móvel cujo funcionamento e design precisam ser simplificados para oferecerem maior facilidade de uso. As pessoas de idade, que não estão familiarizadas com a tecnologia móvel, só têm a ganhar com as vantagens oferecidas por esses aparelhos, especialmente com relação a chamadas e mensagens.

Esse tipo de celular deve ter uma interface clara, uma tela de qualidade e preferencialmente uma proteção externa ou tampa que seja fácil de usar. Sua bateria geralmente possui muita autonomia, mas nem todos os modelos oferecem conexão com a internet. Dadas possíveis emergências, muitos modelos de celular para idosos vêm com um botão de SOS na tampa, que realiza uma discagem rápida para vários números de emergência.

Caso tenha gostado deste Guia, compartilhe com seus contados para que mais pessoas conheçam as vantagens do celular para idosos. Essas informações, com certeza, serão muito úteis na hora de fazer uma compra. Além disso, deixe seus comentários abaixo que nós responderemos em breve. Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Rido: 56370537 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...