Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

54Comentários coletados

O drone com câmera é uma das mais recentes adições ao mundo da tecnologia e da mecânica. Alguns anos atrás, eles chamaram a atenção pela estranheza que causavam ao surgirem nos céus, acima de todos, sendo controlados remotamente como se fossem brinquedos teleguiados.

Hoje em dia, sua presença é massiva e seus preços são mais acessíveis. Seus usos vão desde o lazer à assistência a forças militares e policiais. Também é empregado em emergências – como na prevenção e no combate a incêndios – já que podem rastrear áreas inacessíveis, ou mesmo na busca por criminosos por meio de câmeras de alta resolução incorporadas ao drone.

O mais importante

  • Os drones com câmera são usados em muitos âmbitos, além do lazer. Para cumprir a função específica exibida a cada um, a câmera deve ser adequada. Atualmente, as melhores oferecem uma qualidade de imagem 4K.
  • As câmeras dos drones não apenas tiram fotos e gravam vídeos, como também, por meio de conexões Wi-Fi, transmitem o que a câmera registra ao vivo para outros dispositivos. Isso multiplica os usos e funcionalidades de um drone com câmera.
  • Entre os critérios de compra a serem considerados, destacam-se o uso que você dará ao drone. Isso o ajudará a decidir qual câmera faz mais sentido para você, a autonomia ideal do drone, bem como o alcance da câmera e do controlo remoto.

Os melhores drones com câmera: Nossas sugestões

Abaixo, apresentaremos uma compilação dos melhores drones com câmera do mercado. Como você pode ver, existem vários modelos com características diferentes, dependendo das necessidades e das diferentes faixas de preço desse produto. Isso facilitará a escolha do drone com uma câmera ideal.

Drone com câmera com estabilizador e função autorretorno

A marca Multilaser é destaque no ramo da tecnologia e demonstra isso também por meio desse drone com uma câmera HD Wi-fI. Com uma autonomia de voo de 16 minutos, o dispositivo possui funções de Auto-Retorno e uma estabilizador, o que facilita muito a vida do usuário.

Excelente minidrone com câmera

Apesar de ser considerado um minodrone, esse modelo da Goolsky é dobrável e tem um interruptor rápido, que melhora sua experiência ao voar. Com tecla de retorno, fica mais fácil fazer com que o drone encontre o caminho de volta. O modo sem cabeça promete resolver os problemas de perda de orientação.

Drone com câmera para redes de Wi-Fi 5G

Com FPV compatível com Wi-Fi 5ghz, esse drone da Visuo tem câmera de 5MP e tempo de voo de aproximadamente 15 minutos. Pesa cerca de 300 gramas e mede 36 x 35 x 6,4cm quando está desdobrado.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o drone com câmera

Depois de vermos algumas das opções mais atraentes do mercado, é hora de falar um pouco mais sobre o drone com câmera. O objetivo é criar uma quadro geral onde você possa se informar sobre suas principais características, utilidades e curiosidades relacionadas a esse tipo de objeto. Assim, a escolha de um modelo será mais fácil e intuitiva.

Homem preparando drone.

Agora você já sabe quais são os drones com câmera mais interessantes e recomendados no mercado e as principais características do produto. (Fonte: Dmytro: 51617529 / 123rf.com)

O que é um drone com câmera?

O drone com câmera é um subtipo de drone, com o adicional de ser equipado com uma câmera de foto e vídeo. Portanto, podemos defini-lo como definiríamos qualquer outro drone: é um veículo aéreo não-tripulado, de pequenas dimensões, controlado ou dirigido de forma remota. Essa seria a definição técnica de um drone. Não te faz lembrar nos carros dirigidos de controle remoto para crianças?

No caso do drone com câmera, trata-se de incorporar a esses veículos uma câmera que capture imagens áreas por onde o drone viaja. Dessa forma, você pode ver em tempo real ou fotografar tudo o que drone vê, o que em muitos casos, são paisagens que não podemos acessar fisicamente devido às barreiras físicas do terreno.

Para que serve o drone com câmera?

Embora inicialmente a aparição dos drones tenha surpreendido quem o visse de longe e causado estranheza à maioria dos usuários menos experientes, hoje em dia seu uso é generalizado. Além de ser um elemento de lazer e entretenimento – permite tirar fotos de paisagens e locais bonitos e remotos, inacessíveis a pé –, é usado como uma ferramenta de suporte em muitas áreas profissionais.

As agências de segurança e emergência usam drones com câmera para rastrear florestas ou áreas de difícil acesso em busca de pessoas desaparecidas. Também são usados em grandes eventos públicos – esportes, musicais ou políticos, por exemplo – para monitorar comportamentos ou identificar possíveis ameaças. Como você pode ver, eles são multifuncionais.

Christopher Paulo GemuFundador da empresa G Drones

"Muito utilizado para a recreação, o uso do drone não é brincadeira. A pilotagem precisa de responsabilidade e (o usuário deve) seguir as normas para evitar acidentes e prezar pela segurança".

Como funciona o drone com câmera?

O drone com câmera, como dito anteriormente, é um veículo aéreo autônomo dirigido remotamente. Isso significa duas coisas: por um lado, ele é alimentado por baterias recarregáveis com autonomia limitada, que os mantêm no ar. Por outro lado, as instruções de voo são executadas por meio de um comando de controle remoto ou através de uma programação prévia.

A variabilidade das baterias que o alimentam determinará quanto tempo de autonomia esse dispositivo tem no ar. Os mais limitados duram cerca de 5 minutos, enquanto os mais sofisticados oferecem meia hora ou mais de voo. Quanto ao controle remoto, também haverá variações na faixa de cobertura para manuseio, dependendo do modelo.

Que tipos de câmeras são incorporadas ao drone com câmera?

Esse tópico tem a ver, especificamente, com a câmera incorporada ao drone e não ao drone em si. Se entendermos a câmera como um elemento autônomo ligado a outro objeto principal que a carrega, faz sentido observamos suas características técnicas, independentemente do drone.

A câmera acoplada ao drone, como qualquer outro câmera de vídeo ou foto, pode possuir diferentes resoluções, qualidade da imagem, velocidades de gravação, opções de edição, transmissão – com ou sem Wi-Fi integrado para a reprodução simultânea de vídeo – ou zoom óptico. Para cada uso, certas características serão priorizadas.

Imagem de drone voando.

Autonomia de vôo é o tempo que o drone pode permanecer no ar com carga suficiente da bateria. (Fonte: Tyler: 22618709 / 123rf.com)

É possível transmitir vídeos ao vivo a partir de um drone com câmera?

Com certeza. Essa é uma das principais características de um drone com câmera. A câmera grava a imagem que captura e, por meio de uma conexão Wi-Fi, a transmite automaticamente e em tempo real para um dispositivo eletrônico predeterminado – um telefone celular, um tablet ou um computador por exemplo –, que a recebe e a reproduz instantaneamente.

Em seguida, essa imagem pode ser armazenada – em cartões de memória do próprio drone ou nos dispositivos para os quais a transmite – ou transmitida externamente, por meio de aplicativos ou canais públicos, como o YouTube, ou para a projeção em circuitos internos ou privado, como os de segurança e vigilância por vídeo.

Quem pode comprar um drone com câmera?

Não existe, até o momento, limitações sobre quem pode adquirir esses produtos. Qualquer pessoa pode comprar um drone em lojas físicas ou online, embora seu uso só seja permitido para atividades recreativas e competições.

No Brasil, a utilização dos drones em operações experimentais e não-experimentais (como pesquisas e desenvolvimento, filmagens de eventos, serviços fotográficos, vigilância, inspeção e uso comercial em geral) é proibido, mas pode ser autorizado em casos pontuais.

Quem quiser usar o equipamento para filmagens ou mesmo estudos precisa de uma autorização dos órgãos responsáveis: a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Quais são as vantagens e desvantagens do drone com câmera?

Antes de decidir comprar ou não um drone com câmera, preste atenção à tabela a seguir e saiba as vantagens e desvantagens desses dispositivos. A comparação dos prós e contras o ajudará a resolver possíveis dúvidas sobre a sua compra.

Vantagens
  • Pode ser usado para uma série de atividades
  • Preços iniciais são muito acessíveis
  • Tecnologia em constante evolução
  • Grande variedade de modelos
Desvantagens
  • Pouca autonomia de voo
  • Necessidade de adaptação ao manuseio

Critérios de Compra

Agora você já sabe quais são os drones com câmera mais interessantes e recomendados do mercado e as principais características do produto. Portanto, é hora de prestar atenção às questões específicas que surgirão ao considerar a compra de um drone com câmera. Veja a seguir quais são esses critérios a serem considerados para uma boa escolha:

  • Uso pretendido
  • Autonomia de voo
  • Raio de cobertura e alcance de transmissão
  • Resolução da câmera
  • Dimensões

Uso pretendido

Esse aspecto condicionará outros critérios, por isso, considere-o o mais importante. Como visto anteriormente, o drone com câmera pode ser usado para diferentes propósitos. Um, é claro, é o lazer. Como amador, você pode usar a câmera para fotografar e filmar paisagens difíceis de acessar ou a partir de diferentes perspectivas.

Caso você pretenda usá-lo de forma profissional, como para exploração, rastreamento ou segurança, a coisa muda. Nesse caso, a câmera terá que oferecer uma resolução mais alta – por exemplo, para realizar reconhecimentos faciais – e a tecnologia de geolocalização precisará ser a mais precisa possível para obter as coordenadas exatas.

Drone com câmera durante voo.

A principal particularidade dos drones com câmera é precisamente a incorporação da câmera. (Fonte: Zych: 36312190 / 123rf.com)

Autonomia de voo

A autonomia de voo é o tempo que o drone pode permanecer no ar com carga suficiente de bateria. Entre os diferentes modelos no mercado, esse tempo pode variar bastante: de cinco minutos em modelos mais básicos e econômicos (para uso amador, principalmente) até meia hora ou mais no caso de drones de última geração.

Também é relevante, em relação à autonomia e duração da bateria, o tempo de carregamento da bateria. Varia consideravelmente, dependendo da amperagem, como ocorre com celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos que funcionam à base de uma bateria. Quanto maior o tempo de carregamento, mais tempo você terá de esperar para usar o drone.

Raio de cobertura e alcance de transmissão

São dois conceitos diferentes, embora muitas vezes sejam confundidos. O raio de alcance ou de cobertura é a distância a partir da qual podemos direcionar o drone usando o controle remoto. Por outro lado, o alcance da transmissão será a distância máxima entre o drone com câmera e o dispositivo que receberá as imagens e as transmitirá ao vivo.

Dessa forma, um raio de transmissão maior nos permitirá ver ao vivo a imagem capturada pela câmera do drone a uma distância maior de onde estamos. Isso se deve ao alcance da cobertura Wi-Fi que envia o sinal ao nosso receptor. O alcance, sempre maior no manuseio do que na transmissão, varia de cinquenta metros a um quilômetro ou mais.

Rafael CruzMundoDron

"Os drones com câmera nos permitem alcançar lugares impenetráveis e explorar o inexplorável".

Resolução da câmera

A principal particularidade do drone com câmera é precisamente a incorporação da câmera. Caso contrário, você teria um pouco mais que um brinquedo de controle remoto para fazer piruetas estéreis no ar. Portanto, as características da câmera são tão ou mais importantes que as do próprio drone no qual está integrada.

A resolução, em particular, é o que nos permite tirar fotografias ou gravar vídeos com maior ou menor clareza. Para fãs sem grandes pretensões, esse pode não ser o principal critério de compra, mas se o principal uso do drone estiver associado à câmera, isso é muito relevante. Hoje, existem drones com câmera de resolução 4K.

https://www.instagram.com/p/BtSBq6YH2oZ/

Dimensões

Ao avaliar as dimensões de um drone com câmera, é necessário levar em consideração algo aparentemente óbvio, mas que alguns podem ignorar: o peso da câmera! O peso de um drone sem câmera comparado ao de um com câmera é bem diferente. Afinal, trata-se de mais elemento a ser incorporado à estrutura do dispositivo, por mais minimalista e leve que seja.

Além disso, o tamanho da maioria dos drones disponíveis no mercado para usuários amadores é mais ou menos igual ou muito semelhante em tamanho. O peso pode variar um pouco mais dependendo do material de fabricação: plástico, fibra de carbono, alguns componentes ou ligas de metal, entre outros. A maioria tem cerca de um quilo.

Drone em voo.

A resolução, em particular, é o que nos permite tirar fotografias ou gravar vídeos com maior ou menor nitidez. (Fonte: Jasonbackeye: XYrjl3j7smo / unplash.com

Resumo

O drone com câmera é um item muito útil e cumpre várias funções. Você pode tanto usá-lo para tirar fotos ou gravar vídeos, como para integrá-lo como ferramenta para vários setores e profissões. Sua popularidade cresce a cada dia, ao mesmo passo em que seu preço vai se tornando mais acessível.

Se você planeja comprar um drone com câmera, é primordial conhecer bem os detalhes desse tipo de produto e os critérios a serem considerados para escolher adequadamente o melhor modelo para suas necessidades.

Se esse artigo lhe ajudou a tirar dúvidas ou facilitou seu processo de compra, compartilhe com amigos e familiares! Caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão a compartilhar, use a seção de comentários abaixo. Ficaremos felizes em interagir com você!

(Fonte da imagem destacada: Mipan: 34553685 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jornalista há mais de cinco anos, especializou-se em tecnologia. No tempo livre, se dedica a colecionar os últimos gadgets do mercado. Gosta de escrever e, no Mago da Tecnologia, escreve sobre o tema que mais gosta.