Praticar exercícios é um habito essencial para levar um estilo de vida saudável. Mas ter que literalmente suar a camisa para ser saudável nem sempre será uma atividade desgastante: você pode curtir seu som favorito enquanto se movimenta. Seja para se concentrar ao máximo ou para se distrair durante as atividades que pratica, o importante é que você conte com um bom fone de ouvido esportivo.

Já faz um tempo que os fones de ouvido acabaram se tornando um complemento essencial para os esportistas. Entretanto, se você quer fazer um bom uso deles durante o treino, é bom que você escolha um modelo esportivo, ou seja, que seja específico para usar enquanto faz exercícios. Para que não perca tempo na escolha, aqui você encontrará um Guia com os melhores modelos de fone de ouvido esportivo de 2019.

O mais importante

  • Veja primeiro se você prefere um fone de ouvido esportivo com fio ou bluetooth. Alguns consumidores costumam evitar os cabos para ter mais conforto e maior liberdade ao se movimentar. Outras pessoas acabam preferindo os tradicionais modelos com fio para não ter que carregar os fones ou para não correr o risco de ficar sem bateria no meio do treino.
  • A duração da bateria dos fones de ouvido é um fator importantíssimo se você acabar escolhendo um que seja bluetooth. Você também deve se atentar ao tempo de carga. Uma bateria com bastante autonomia de reprodução, que precisa de pouco tempo para ser recarregada, é a combinação ideia. Saiba que os modelos com bateria na haste podem incomodar mais.
  • Existem muitos modelos de fone de ouvido esportivo. A principal diferença é notada no design de cada um. É preciso escolher um que melhor atenda à sua demanda e que você se sinta mais confortável. Você também terá que optar entre um com ou sem gancho externo ou algum tipo de haste que una os fones.

Ranking: Os melhores modelos de fone de ouvido esportivo do mercado

Ainda que possa parecer simples escolher um fone de ouvido esportivo, pode ser que acabem surgindo algumas dúvidas devido à grande variedade de opções que existe no mercado. Da mesma forma que você presta atenção ao calçado ou à roupa que usa para praticar esportes, você também precisa escolher de forma correta os fones. Confira a seguir uma seleção com os melhores fones de ouvido esportivos de 2019.

1º – Fone de ouvido esportivo JBL Reflect Mini 2

Fone da gigante do som JBL à prova de suor, ideal para práticas esportivas. O JBL Reflect Mini 2 se ajusta às orelhas de qualquer formato e tamanho com ponteiras regulares ergonômicas de silicone e esportivas Freebit, disponíveis em três tamanhos para darem mais conforte e possibilidade de personalização.

Seu design leve de alumínio tem estilo e durabilidade, enquanto o controle remoto de três botões e o microfone deixam as músicas e as ligações fáceis de serem acessadas. A bateria dura até 10 horas.

2º – Fone de ouvido esportivo Philips SHQ1400CL

Os fones de ouvido esportivos Actionfit RunWild Philips ajudam você a superar seus limites ao praticar esportes. Leve e à prova d’água, ele conta encaixe personalizado.

Personalize o ajuste com os estilos: gancho para orelha, estabilizador ou intra auricular earbud. A acústica aberta permite a entrada de som para garantir a segurança: curta um som de qualidade que não bloqueia o mundo em sua volta.

3º – Fone de ouvido esportivo CIC suspenso no pescoço

Este modelo da CIC tem resistência à água com certificação IPX5 que garante que o suor e a chuva não atrapalhem a sua música. É perfeito para corrida, academia, exercícios, entre outros esportes.

Possui emparelhamento rápido, excelente estabilidade de conexão, baixa latência e menor consumo de energia com o Bluetooth 4.1. Curta de 6 a 8 horas de música sem parar.

4º – Fone de ouvido esportivo Multilaser Arco Sport

A Multilaser sempre está pensando em melhorar a vida tecnológica de seus consumidores com produtos de qualidade e preços acessíveis.

O fone de ouvido Arco Sport Multilaser Bluetooth torna muito melhor fazer aquela corrida no parque ou puxar um ferro na academia com mais foco e concentração. A bateria é carregada por mini USB e dura cerca de 3 horas.

5º – Fone de ouvido esportivo Philips rosa

Com um gancho para orelha ajustável, leve e à prova de suor, os fones de ouvido Actionfit permitem que você se concentre em seus exercícios sem perder a motivação. Treine com um som incrível e total conforto.

Além disso, o design exclusivo na cor rosa permite que as atletas adicionem estilo em seu look fitness. O produto é atrativo por seu preço e pela qualidade da marca Philips.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o fone de ouvido esportivo

A música já é parte trivial dos atividades físicas semanais de muita gente. Curtir seu som preferido pode te ajudar a se concentrar ou a seguir o ritmo. Para isso, você precisará de um bom fone de ouvido esportivo. Nesta seção, as dúvidas mais frequentes na hora de comprar o melhor produto de 2019 serão respondidas.

Homem fazendo exercícios com fone de ouvido.

O modelos com fio de fone de ouvido esportivo têm como vantagem não precisarem de bateria. (Fonte: Gstockstudio : 45810525 / 123rf.com)

Por que preciso de um fone de ouvido esportivo?

À primeira vista, pode parecer que não há diferença alguma entre um fone de ouvido tradicional e um esportivo. Só que não é bem assim. Da mesma forma que você não sai para caminhar com a roupa de trabalho, é preciso ter um fone de ouvido específico para atividades físicas. Embora haja muitas opções, é importante que cumpram certos requisitos.

Independentemente de ser um fone com fio ou bluetooth, um bom modelo esportivo precisa ser confortável. Nada pode distrair mais que um fone caindo de seu ouvido durante o exercício. Assim, é muito importante que ele tenha um bom encaixe. Resistência a gotas d’água e ao suor são alguns dos fatores que mostram como um fone de ouvido esportivo pode ser diferente de um tradicional.

O que é a tecnologia aptX de um fone de ouvido esportivo?

A aptX é uma tecnologia que tem estado presente em muitos dos modelos de fone de ouvido esportivo bluetooth. Ela é um recurso relativamente novo, criado pela Qualcomm, uma marca americana de processadores. Seu uso tem se popularizado rapidamente devido à sua evolução em relação a sistemas passados.

A aptX permite uma melhora na qualidade de áudio que é transmitido por bluetooth. Seu funcionamento se baseia em um algoritmo de compreensão que faz com que seja possível enviar e reproduzir áudio em sua qualidade original. Assim, o chamado efeito gargalo, desagradável aos ouvidos mais sensíveis, é praticamente eliminado.

Haruki MurakamiEscritor

“Se há um oponente que você deve vencer em uma corrida de longa distância, não há outro senão o você de ontem.”

Quais tipos de fone de ouvido esportivo existem?

Provavelmente este seja um dos maiores fatores de escolha pessoal na compra de um fone de ouvido esportivo. Há hoje em dia alguns produtos muito baratos seja com ou sem fio. Contudo, se você procura uma qualidade maior, os modelos bluetooth costumam ser mais caros que os sem esta tecnologia.

O conforto é outro aspecto importante, uma vez que alguns consumidores se sentido bem incomodados com os fios enquanto se movimentam.

Contudo, os fones de ouvido esportivo com fio têm suas vantagens. Uma delas é que não precisam de bateria, muito menos ser recarregados. Basta conectá-lo ao celular ou qualquer que seja o dispositivo de reprodução de áudio e pronto: não é necessária outra fonte de energia. Claro, essa é uma decisão muito pessoal.

A tabela a seguir pode te ajudar a entender melhor as vantagens e desvantagens de cada tipo de fone de ouvido.

Tipo de fone de ouvido Vantagens Desvantagens
Fone de ouvido bluetooth Sem fio

Mais confortável

A tecnologia de transmissão de áudio deu um grande salto nos últimos anos

Sua bateria é limitada

Um modelo de alto padrão pode ser proporcionalmente mais caro

É preciso verificar a compatibilidade do fone de ouvido com o dispositivo com o qual será conectado

Fone de ouvido com fio Costuma ser mais barato

É compatível com todos os aparelhos com entrada minijack

Não precisa de recarga

Possuem fio

Pode incomodar na hora de fazer exercícios

Fone de ouvido resistente à água ou submersível?

Outro fator essencial para que o fone de ouvido esportivo seja de qualidade é se ele é resistente à água. É verdade que a maioria tem sido fabricada dessa forma, mas há exceções. Mesmo que você pratique seus exercícios apenas em áreas cobertas, evitando chuvas, o suor também pode molhar. Por isso, o fone não pode sofrer dano caso fique úmido.

Isso não significa que seus fones tenham que ser submersíveis. Esse é um fator importante apenas se você quiser nadar com eles. Se este for caso, então você terá que escolher tanto um fone quanto um player que seja submersível ou um fone que já inclua o recurso de reprodução de áudio.

Preciso de um fone de ouvido esportivo com cancelamento de ruído?

A resposta será positiva ou negativa de acordo com o lugar que você pretende praticar exercícios. Se você quer usar os fones na academia, talvez queira isolar o ruído do ambiente. Assim, nem conversas paralelas nem as músicas das caixas de som do local não serão ouvidas por você.

Mas cuidado com essa função! Principalmente se você for correr pelas ruas e ou mesmo pelas calçadas. O cancelamento de ruído atenua o barulho externo através de um sinal captado pelos microfones integrados. No entanto, isolar o som da rua pode ser perigoso, principalmente se estiver em um local onde transitam muitos carros.

Imagem de mulher com fone de ouvido.

Ouvir músicas, podcasts ao falar ao telefone: esses são alguns recursos que você pode aproveitar durante um exercício. (Fonte: Jozef Polc: 36925975 / 123rf.com)

O que é melhor: Um fone de ouvido com ou sem gancho na orelha?

Essa é uma questão pessoal, assim como é a escolha entre um modelo com ou sem fio, mencionada anteriormente. Certos consumidores que querem mais segurança escolhem um modelo com um gancho que se agarre à orelha.

Por outro lado, alguns preferem ter mais liberdade, ou seja, um modelo mais minimalista. A mesma coisa acontece em relação à haste que une os fones.

Se você escolher um modelo com cordão para o pescoço, que esse seja o mais leve possível, senão ele pode te incomodar enquanto você se movimenta. Entretanto, um fone que não tenha nenhum modo de se prender à sua cabeça ou pescoço precisa estar perfeitamente ajustado a seu ouvido para que não caia. Essa é uma decisão importante, já que pode afetar seu conforto.

Fone de ouvido com gancho Fone de ouvido sem gancho
Ajusta-se mais à orelha

Mais difícil de cair

Ergonômico

Dá maior liberdade

Pode ser que se desprenda de seu ouvido se não for bem ajustado

Elegante

Critérios de Compra

Ouvir músicas, podcasts ou falar ao telefone: esses são alguns recursos que você pode aproveitar durante um exercício. Se você é daqueles que não abre mão de ficar sem seu som favorito no ouvido em nenhum momento, ao praticar esporte não vai ser diferente.

Veja a seguir uma seleção com alguns dos aspectos a serem considerados para chegar ao melhore fone de ouvido esportivo do mercado.

  • Design
  • Compatibilidade com outros dispositivos
  • Qualidade de som
  • Bateria
  • Viva voz

Design

O design vai além da beleza. É um assunto tão importante que dele depende, entre outras coisas, o tamanho e o peso do fone e, consequentemente, o conforto que proporciona. Só de não dificultar a mobilidade já é de grande importância. Caso você use um fone de ouvido ouvido conectado ao seu celular, por exemplo, procure ter um prendedor para que ele fique bem ajustado.

Da mesma forma, se você usa um headphone, os fones e suas hastes precisam ser feitos de um material resistente para que não estraguem facilmente. Também, evite escolher um modelo com bateria na haste, já que seria um peso extra para você carregar na cabeça. Por outro lado, procure um produto que tenha botões de controle de volume e de reprodução, para pular ou voltar nas faixas desejadas.

Homem e mulher correndo, cada um com seu fone de ouvido.

A resistência à água é um fator essencial em um fone de ouvido esportivo de qualidade. (Fonte: Anna Bizoń: 39465486 / 123rf.com)

Compatibilidade com outros dispositivos

Caso escolha um fone de ouvido esportivo sem fio, com tecnologia bluetooth, preste atenção à compatibilidade. Você precisa vincular o fone ao dispositivo para poder usá-lo. A maioria é compatível com qualquer aparelho bluetooth. Contudo, nunca é demais dar uma olhada na especificações do produto antes de comprar o seu.

Um fone com fio, por sua vez, costuma ser mais tranquilo em relação a compatibilidade. A grande maioria dos dispositivos reprodutores de áudio usam conexão minijack, na qual são conectados os fones de ouvido esportivos com fio. É bem improvável que tenham algum problema com compatibilidade – a menos que você possua celulares mais modernos como as últimas versões do iPhone.

Qualidade de som

Não é porque você está se exercitando que você vai abrir mão da qualidade do som. Os melhores modelos de fone de ouvido esportivo do mercado levam a sério esse fator. O bluetooth é uma tecnologia que melhorou muito nos últimos anos, o que permite reproduzir e receber áudio do modo mais fiel possível ao original.

Também, graças à tecnologia aptX, os fabricantes têm conseguido evoluir a qualidade de som de uma forma notável, algo a se comemorar já que menos inconvenientes podem te distrair dessa forma. Um fone de ouvido esportivo que tenha bons tons graves também é uma boa escolha. Assim será mais fácil para você seguir o ritmo da música enquanto se exercita.

Jim RyunAtleta

“Motivação é o que te coloca em movimento, e o hábito é o que faz você continuar.”

Bateria

Nada pode ser mais chato que ficar sem bateria no fone de ouvido no meio do treino, isto é, fazer seus exercícios ouvindo o som do silêncio, um barulho irritante ou uma música que você não gosta e que esteja tocando o ambiente. Para que isso não aconteça, vá atrás de um fone de ouvido com a maior autonomia de energia possível. Há modelos de vários tipos: de cinco, oito, doze horas – ou até mais!

Claro, também existem fones com menos autonomia, mas esses não são recomendados. Quanto mais demorar para se descarregar, menos terá o fone de ouvido que ser carregado e maior será sua vida útil. Alguns deles incluem uma base para carregamento portátil, o que acaba sendo mais prático se o fone ficar sem bateria numa hora que você não esperava.

Homem com mar ao fundo.

A música pode ser um elemento básico nos exercícios semanais de muita gente. (Fonte: Dean Drobot: 116377842 / 123rf.com)

O tempo de carga dos fones de ouvido esportivos também é algo bem importante. A duração pode variar muito de um fone para outro, alguns levam só uma hora e meia, outros até 16 horas. Lembre-se que um fone de ouvido com fio não precisa ser carregado.

Viva voz

São vários os fones de ouvido esportivos que contam com viva voz hoje em dia. É cada vez mais difícil encontrar um sem esse recurso. Mas, claro, eles ainda existem. Por isso, confira as especificações do fabricante. Olhar todos os detalhes é um bom hábito que você pode ter antes de qualquer compra.

O viva voz é um recurso para que nem a ligação mais importante nem a mais inesperada interrompa seu treino. Atender ao telefone enquanto corre ou levanta peso certamente vai te ajudar a não perder o ritmo. Caso contrário, se quiser se desligar totalmente enquanto se exercita, então não será tão necessário que leve em conta o viva voz.

Resumo

Como mencionado no princípio do artigo, praticar uma atividade física é fundamental para um estilo de vida mais saudável. Os fones de ouvido esportivos hoje são um complemento essencial para qualquer atleta, seja amador ou profissional. Poder isolar os ruídos do ambiente e curtir suas músicas favoritas são grandes motivações.

Lembre-se de outros fatores importantes, como o material do fone e também a resistência à água e ao suor. Além disso, escolha se ele terá fio ou será bluetooth. Por fim, atente-se à duração da bateria e verifique se o fone tem a melhor qualidade de som possível.

Se este artigo te ajudou a melhorar a qualidade do seu entretenimento enquanto treina, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Talvez algum amigo seu fique bem agradecido!

(Fonte da imagem destacada: Bowie15: 63848101 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
20 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...