Os videogames atuais são verdadeiras obras de arte audiovisuais. E para apreciá-los, já não é mais suficiente apenas ter computadores ou consoles muito poderosos. Hoje em dia, também é necessário ter uma série de equipamentos e assessórios que nos permitem tirar o máximo proveito deles, como o fone de ouvido gamer.

Neste contexto, o fone de ouvido tornou-se um acessório muito importante, não só para desfrutar de um som de alta qualidade, mas também para se comunicar com outros jogadores. Especialmente nos jogos em modo cooperativo, nos quais uma coordenação adequada com os demais jogadores é fundamental.

O mais importante

  • O fone de ouvido gamer é um dispositivo com um design específico e recursos que permitem que você tire o máximo proveito dos videogames.
  • Estes equipamentos são essenciais tanto para desfrutar de um som de alta qualidade quanto para se comunicar com outros jogadores em jogos online.
  • Você não deve se deixar enganar por designs atraentes e sofisticados com muitas luzes e ornamentos. Afinal de contas, o que realmente importa é que seu fone disponha de uma alta qualidade sonora.

Ranking: Os melhores fones de ouvido gamer do mercado

A seguir, apresentamos nosso Ranking com os cinco melhores modelos de fone de ouvido gamer atualmente disponíveis no mercado. Nós preparamos esta lista tentando selecionar itens da maneira mais variada possível, mas sempre priorizando produtos de alta qualidade e com uma excelente relação custo-benefício.

1º – Fone de ouvido gamer HyperX Cloud Revolver

Este fone de ouvido gamer da HyperX lidera todas as estatísticas de melhor modelo devido a uma combinação de fatores que vai da excelente qualidade de áudio e experiência sonora até o acabamento e design moderno e extremamente confortável.

A experiência de imersão é trazida pelo sistema de áudio virtual Dolby Surround 7.1, que pode ser ligado e desligado pelo jogador. A impedância é de 32 Ohms e a frequência de resposta entre 15Hz e 25kHz. O design acústico fechado direciona e define o bem o áudio. Microfone integrado com cancelamento de ruído.

Leve, é feito em alumínio flexível, com acabamento em plástico fosco. Para o conforto, as almofadas são bem grandes e acolchoadas, e ainda há um suporte acolchoado para a cabeça. A conexão é por USB e plugues, e o fio (1m de cabo + 2m de extensão) é revestido com malha de nylon, que é bem resistente, e não vai se desgastar com o uso.

2º – Fone de ouvido gamer Hyperx Cloud Stinger

Quando o critério é a relação custo-benefício, fica difícil bater o Hyperx Cloud Stinger. Isto porque a qualidade sonora, a experiência de imersão e o conforto que ele proporciona fazem valer a pena o investimento, considerado baixo para a categoria.

O design fechado isola bastante os ruídos e permite uma boa imersão, destacando os graves. O som se destaca principalmente em jogos de tiro e estratégia, quando você consegue ouvir inclusive os passos dos personagens se aproximando.

Os fones são giratórios até 90 graus e o modelo é extremamente leve e macio com almofadas acolchoadas com Memory Foam, aquela espuma que se molda facilmente. Conexão com cabo P2 que pode alcançar cerca de 3 metros.

3º – Fone de ouvido gamer Corsair Void 7.1

Com excelente isolamento acústico e bons níveis de grave, este fone de ouvido gamer tem faixas de som bem equilibradas e pode ser ideal tanto para os jogos de ação quanto para assistir filmes e séries com uma imersão incrível.

O Corsair Void tem impedância de 32 Ohms – 1kHz e frequência de resposta entre 20Hz e 20kHz, além de sensibilidade de 107dB. Com conexão via USB, tem cabo de 1,3 m e o design é bastante moderno e resistente, com grandes almofadas confortáveis cobrindo totalmente a orelha.

O microfone tem condensador de cancelamento de ruído unidirecional com crescimento de rotação ajustável e iluminação.

4º – Fone de ouvido gamer Logitech G430

Marca bastante conhecida no universo gamer, a Logitech tem uma série de modelos de fone de ouvido gamer entre os melhores, e destacamos o G430 pela sua qualidade de áudio e relação custo-benefício.

Bastante confortável, é um dos preferidos para longas jornadas de jogos, com destaque para seu protetor de ouvido que é em tecido respirável. A estrutura é totalmente dobrável, os fones são giratórios e tem controle de volume no cabo e ajuste de cabeça. A conexão é em duas vias, USB e P2 (3,5 mm), com fone e microfone, e o cabo tem 2,3 m de comprimento.

O áudio permite simular som 7.1 surround, a frequência de resposta é 20 Hz até 20 KHz e a impedância é 32 Ohm.

5º – Fone de ouvido Microsoft Lifechat LX-3000

Este modelo completa nossa lista e se destaca pela qualidade de áudio, tanto dos fones quanto do microfone, e pelo baixo investimento para a categoria, apesar de não ter um design descolado, característico dos fones de ouvido gamer.

Bastante leve, tem almofadas bem macias que aguentam longas horas de jogo. Tem ajuste de cabeça e controle de volume no cabo, que é exclusivo USB de 2 m de comprimento. O microfone tem filtro de ruídos e a qualidade do som é impressionante.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o fone de ouvido gamer

Na hora de comprar um fone de ouvido gamer, é essencial que você leve em consideração uma série de questões importantes. Não se esqueça que, quando se trata do universo dos games, são muitos modelos diferentes de fone de ouvido, cada um destinado a um uso específico. Por este motivo, nesta seção, buscamos responder as perguntas mais frequentes dos jogadores.

Jovem com fone de ouvido gamer jogando em frente a um monitor de computador

Os fones de ouvido gamer permitem que você tenha uma experiência mais imersiva. (Fonte: Drobot: 108963667 / 123rf.com)

O que é exatamente um fone de ouvido gamer?

Fones de ouvido são dispositivos eletrônicos que convertem sinais elétricos em sinais acústicos, que podem ser ouvidos com alto-falantes próximos às orelhas. No caso específico dos fones de ouvido gamer, eles geralmente têm um design e características específicas para obter o máximo de desempenho dos videogames.

foco

Você sabia que o fone de ouvido gamer nos proporciona melhor ergonomia e conforto. Desta forma, as chances de que nossas partidas de videogame continuem por mais tempo ficam ainda maiores.

Quais são as vantagens e desvantagens de um fone de ouvido gamer?

Ter um fone de ouvido gamer oferece várias vantagens importantes. Com eles, você pode desfrutar de uma sensação mais imersiva e de uma melhor experiência de jogo. Além disso, você não terá que se preocupar porque a música ou o som dos videogames podem atrapalhar sua família ou colegas de quarto.

Eles oferecem maior ergonomia e capacidade de isolamento auditivo do que fones de ouvido convencionais e geralmente integram um microfone e permitem a comunicação com os outros jogadores. Este aspecto é especialmente relevante em jogos online. 

Vantagens
  • Experiência melhor e sensação mais imersiva
  • Maior ergonomia e capacidade de isolamento auditivo
  • Microfone permite a comunicação com os outros jogadores
  • Som da música ou do videogame não incomodará sua família
  • Som 7.1 ou 5.1 possui uma importante vantagem competitiva
Desvantagens
  • O uso prolongado pode causar fadiga auditiva
  • Implicam um investimento econômico extra

Para quem é recomendado o uso de um fone de ouvido gamer?

Os motivos para usar um fone de ouvido gamer são muitos e variados. Para começar, você pode querer comprar um modelo com um microfone integrado para jogar os jogos online cada vez mais populares. Assim, você pode se comunicar com os outros jogadores e coordenar jogadas e desenvolver táticas de equipe.

Outro motivo importante para usar um fone de ouvido gamer é que você precisa se isolar do ambiente. Ou ao menos isolar o som do seu computador enquanto joga. Afinal de contas, o ruído externo pode ser tão irritante para você quanto a música ou os efeitos sonoros do seu videogame favorito podem ser para as pessoas que estiverem ao seu redor.

Parte de tela ao fundo e no primeiro plano, de costas, um garoto usa fone de ouvido gamer

A qualidade do som é essencial para desfrutar da experiência de jogo. (Fonte: Drobot: 107576481 / 123rf.com)

Que tipos de fone de ouvido gamer existem?

No universo dos fones de ouvido gamer, você pode distinguir entre fones de ouvido abertos e fechados. Os primeiros são aqueles que não isolam completamente o ruído externo e permitem que uma grande parte do som emitido saia. Os segundos, por outro lado, são projetados para isolar tanto o som interior quanto o exterior.

Entre os dois modelos, estão os fones de ouvido semi-abertos, que para muitos talvez seja a melhor opção para jogar os videogames de hoje. Em qualquer caso, para que você conheça um pouco melhor a diferença entre um e outro, na tabela a seguir, apresentamos suas principais características.

Fones de ouvido abertos Fones de ouvido fechados
Fone A parte externa do fone é aberta A parte externa do fone é fechada
Frequências O som é muito mais preciso em frequências médias e altas Oferecem mais profundidade nas baixas frequências
Qualidade do som  Oferecem um som muito mais real. A escuta é muito mais natural e profundo De certa forma, eles adulteram o som original
Cancelamento de ruído Não isolam completamente o ruído externo e deixam o som sair dos fones de ouvido Isolam muito melhor do ruído externo, permitindo uma maior sensação de imersão
Possível fadiga auditiva Permitem reduzir a fadiga auditiva e o suor resultantes de longas horas de uso Podem causar fadiga auditiva após longas sessões de jogos
Peso Eles são geralmente mais leves que os fechados Seu design fechado os torna fones de ouvido muito mais pesados

Qual é a diferença entre os fones de ouvido gamer com som estéreo, som 7.1 e 5.1?

Ao escolher um fone de ouvido, sem dúvida, o critério mais importante é a qualidade do som. Por este motivo, é essencial conhecer a diferença entre os diferentes padrões da indústria.

Neste sentido, deve se destacar que os fones de ouvido 5.1 são aqueles que oferecem um som muito mais poderoso e muito mais real.

Eles têm cinco alto-falantes em cada fone, atingindo uma sensação de imersão total. Os fones de ouvido 7.1, entretanto, emulam o som surround 5.1 através de um software. Por meio de conexão USB ao PC, é o software que gera a sensação de imersão. O som estéreo, por outro lado, é reproduzido através de dois ou mais canais.

Imagem destaca um fone de ouvido gamer sobre o teclado de um computador

Graças aos fones de ouvido gamer, você pode aproveitar seus jogos favoritos sem incomodar seus vizinhos. (Fonte: Shebeko: 73886927 / 123rf.com)

Vale a pena comprar um fone de ouvido gamer com som surround?

A resposta para essa pergunta depende do tipo de videogame que você está jogando. Se os jogos que você costuma jogar incorporam alguma tecnologia que codifica o som multicanal em tempo real, o som surround pode ser uma grande vantagem. Isso acontece, por exemplo, com a tecnologia Dolby Atmos.

Em particular, em alguns gêneros, a experiência de jogo é claramente influenciada pela qualidade do áudio. Nesse sentido, destaca o caso dos simuladores de tiro em primeira e terceira pessoa. Por outro lado, se os seus jogos de plataforma forem em ambientes 2D, em nenhuma situação você aproveitará o som surround dos fones de ouvido.

Paul O’KeefeChefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Stanford

“Os jogos educativos podem ajudar a evitar os principais problemas que afetam a sala de aula, colocando os alunos num estado de espírito favorável à aprendizagem, em vez de se preocuparem com a sua inteligência.”

Critérios de Compra

Na hora de comprar seu fone de ouvido gamer, é importante que você leve em consideração alguns critérios. Para ajudá-lo no processo de escolha, selecionamos os pontos que consideramos mais importantes.

Esperamos que você eles sirvam de Guia para a sua decisão e que você possa analisar cada aspecto, levando sempre em conta a relação custo-benefício.

  • Conectividade
  • Impedância
  • DAC
  • Design
  • Peso e tamanho
  • Autonomia
  • Microfone

Conectividade

Atualmente, as opções de conexão para fones de ouvido em geral e para fones de ouvido gamer são muito variadas. Desde a tradicional conexão por entrada Jack 3,5 mm até a conexão via Bluetooth, passando pelas conexões por porta USB.

No passado, as conexões Bluetooth implicavam tanto uma perda de qualidade de áudio quanto maior latência. No entanto, os modelos atuais resolveram ambos os problemas razoavelmente bem. Desta forma, elas se tornaram uma ótima opção. Elas são mais confortáveis, não precisam de cabos ou fios e oferecem maior liberdade de movimento.

Eimear Noone

“Acredito que a música nos videogames está se tornando um gênero musical em si e que, além disso, está começando a ser reconhecida mundialmente.”

Impedância

A impedância, medida em ohms, é a resistência oferecida pelos fones de ouvido à passagem de corrente elétrica. Desta forma, a impedância nos dá uma ideia da capacidade que os fones têm para suportar mais ou menos energia. Assim, fones de ouvido com baixa impedância podem ficar sobrecarregados e gerar ruído.

Para jogar videogames, a faixa de impedância recomendada é entre 16 e 60 ohms. Desta forma, você pode usá-los em qualquer dispositivo, seja um console, um computador ou até mesmo um telefone celular, sem experimentar nenhum problema de energia ou ruídos desconfortáveis ​​que possam desconcentrar.

DAC

No caso de fones de ouvido USB ou sem fio, é necessário a conversão de um sinal digital em um analógico. Assim, o circuito integrado responsável pela referida transformação terá uma influência fundamental na qualidade do som. Especificamente, o componente responsável por essa conversão é o DAC (Digital to Analog Converter).

Os parâmetros que podem ajudá-lo a reconhecer a qualidade de um DAC são a relação sinal-ruído e a distorção harmônica total. Em relação ao primeiro parâmetro, é importante saber que nos melhores fones de ouvido o índice supera os 130 dB em estéreo. No que diz respeito à distorção harmônica, é sempre recomentado que ela seja o mais baixa possível.

Menino joga partida online usando um fone de ouvido gamer

Os fones de ouvido gamer são feitos especialmente para jogadores de videogame. (Fonte: Artush: 38483640 / 123rf.com)

Design

O design de um fone de ouvido gamer é uma questão fundamental e não apenas porque queremos que ele incremente nosso visual. O design de fone mais adequado para jogar videogames é o circumaural. No entanto, no fim das contas, a escolha de um tipo de modelo ou outro dependerá, em grande parte, do seu gosto pessoal.

Em qualquer caso, nossa recomendação é não se deixar enganar por designs espetaculares e luzes coloridas. Pense que, no caso dos fones de ouvido, acima de tudo, o mais importante é a qualidade do som. E o conforto! Por isso, as melhores marcas costumam oferecer modelos com desenhos ergonômicos.

Peso e tamanho

Nosso conselho é que você escolha um fone de ouvido gamer mais leve possível, evitando assim a possibilidade de sofrer dores de cabeça desagradáveis. E inclusive, os modelos mais leves ajudam a reduzir a tensão no pescoço, um dos problemas mais comuns depois de longas horas de games. Além disso, quanto mais leves e menores forem, mais fácil será transportá-los.

Autonomia

Se você optar por um fone de ouvido Bluetooth, precisará ter autonomia suficiente para suportar longas horas de jogo. Nesse sentido, o ideal é que você escolha aqueles com autonomia de pelo menos 8 ou 10 horas. Claro, tenha em mente que quanto maior a autonomia, maior o peso dos fones de ouvido.

Além disso, seria interessante se o seu fone de ouvido gamer tivesse a opção de desligar as luzes para aumentar a duração da bateria. Você também deve se certificar de que os tempos de carregamento sejam rápidos o suficiente, para que você economize tempo de espera.

foco

Lembre-se de que, se a bateria acabar, você ainda poderá usar a conexão por cabo.

Microfone

Um elemento fundamental de um fone de ouvido gamer é o microfone. Primeiro, é importante se assegurar de que ele tenha um sistema de cancelamento de ruído, bem como controle de áudio. Desta forma, você pode evitar interferências ou ruídos irritantes no meio do jogo e a comunicação será muito mais limpa.

Além disso, é interessante incorporar uma espuma antipop para evitar os chiados como aqueles produzidos com as sílabas de p e b. Por outro lado, alguns equipamentos vêm com microfone removível, para removê-lo quando não for necessário. Esta é uma opção muito interessante, já que você pode usar o seu fone em diferentes situações e contextos.

Resumo

Os acessórios para videogames estão cada vez mais na moda. Eles têm uma série de características específicas que os tornam ideais para jogar. Além disso, eles apresentam alguns designs realmente atraentes.

No entanto, adquirir um assessório ou equipamento gamer não é apenas uma escolha pelo design mais bonito e cheio de luzes. Nos fones de ouvido, sem dúvida o ponto mais importante é que eles oferecem uma boa qualidade de som e que, além disso, sejam o mais confortável possível para suportar as longas jornadas de jogos.

Se você optar por algum modelo sem fio, é importante que eles tenham autonomia suficiente. E claro, você não deve deixar de lado aspectos como a marca e o preço.

Para finalizar, se você gostou deste Guia e achou que ele foi útil em sua tarefa de encontrar o fone de ouvido gamer ideal, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar o artigo em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Thongwongboot : 38937666/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
20 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...