O som de uma sala de cinema é hipnotizante, e garante que a experiência seja sempre única, mesmo que o filme não seja muito bom. Por esse motivo, muitas pessoas buscam reproduzir essa qualidade e intensidade de som nas suas próprias casas e, graças ao home theater, isso se tornou possível. Este equipamento permite que você fique completamente envolvido no que estiver assistindo.

A escolha de um home theater vai depender, principalmente, do tamanho do ambiente em que deseja colocá-lo e do orçamento que tem para investir. Esse processo pode ser bastante complexo, mas graças a esse Guia você aprenderá tudo o que precisa saber para fazer a melhor compra.

O mais importante

  • Alguns dos melhores home theaters vem com um reprodutor de DVD ou Blu-ray incorporado, avalie se é necessário (talvez você queira renovar o que já tem ou comprar um novo). A quantidade de formatos que eles suportam, como o 3D, por exemplo, também é um elemento importante.
  • Uma potência de 500 W é mais do que suficiente para ambientes médios e pequenos. Se você deseja instalar o home theater em um ambiente grande ou que comporte muita gente, o ideal é que o equipamento disponha de 1000 W ou mais.
  • As opções que possuem conectividade wifi ou Bluetooth permitem reproduzir o conteúdo a partir do seu dispositivo móvel. Se você busca por um home theater que te permita desfrutar das suas música em streaming com qualidade superior, este tipo de conectividade é ideal.

Ranking: Os melhores modelos de home theater do mercado

Você merece tirar o máximo proveito da sua coleção de filmes ou das séries que assiste através das plataformas de streaming, por isso você precisa de um bom home theater. No mercado existem diversas opções disponíveis, mas se você busca um equipamento de qualidade, dê uma olhada na lista abaixo.

1º – Home Teather Bose System Lifestyle 650 Bose

A Bose é uma das fabricantes mais renomadas de produtos tecnológicos de áudio, e o home theater deles é realmente poderoso, além de ter um belo design, que vai proporcionar charme para a decoração do seu ambiente. Ele possui 5 alto-falantes e um 1 subwoofer muito potente.

Se você tem uma Alexa, que é assistente de voz da Amazon, ou pretende comprá-la, esse home theater pode trabalhar em conjunto com ela, para tornar a sua vida ainda mais fácil. Ele possui conectividade bluetooth e wifi, compatibilidade para vídeos em 4k, seis portas HDMI, além de muitas outras funções.

2º – Home Theater HT-S9800THX Onkyo

Esse sistema home theater da Onkyo foi desenvolvido para elevar o nível de entretenimento que você tem na sua casa, já que você terá a sensação de estar vivenciando tudo o que está se passando na tela do seu lado. Ele é composto de 7 alto-falantes poderosos e 1 subwoofer, que vão proporcionar uma experiência extremamente realista quando você estiver assistindo a um filme ou série.

Todos os componentes são cuidadosamente testados, para garantir que os padrões de qualidade da marca sejam garantidos a todos os consumidores. Ele possui suporte para wifi e oferece um controle de som preciso. Além disso, a conexão HDMI garante a melhor qualidade de som possível.

3º – Home Theater BDV-E4100 Sony

Esse home theater da Sony é um dos melhores 5.1 do mercado, pois suas qualidade sonora, aliada a funcionalidades úteis, fazem com que você “embarque” nas histórias dos filmes juntamente com os personagens. Sua conectividade wifi e bluetooth permite com que o usuário possa controlar o sistema a partir do seu dispositivo móvel.

Os graves são um dos pontos altos deste home theater, e quando as cenas de ação acontecem, os usuários ficam “grudados” no sofá, principalmente quando o som está alto.  Além disso, ele acompanha um reprodutor de Blu-ray, para que você tenha muitas opções para assistir aos seus filmes.

4º – Home Theater TL1600 Polk Audio

A Polk Áudio é uma fabricante com muita experiência no desenvolvimento de produtos de áudio de alta tecnologia para os ambientes doméstico e automotivo. O home theater TL1600 desenvolvido por ela possui 5 alto-falantes de alta performance e um subwoofer ativo muito potente.

Ele é compacto e possui uma qualidade excepcional, que somente uma fabricante com anos de experiência no mercado norte-americano conseguiria proporcionar.

5º – Home Theater Soundbar SB150 JBL

Esse home theater apresenta um dos melhores custos benefícios do mercado, e possui muitas vantagens, dentre elas os seus ajustes separados para canais de música, cinema ou notícias, para que assim você tenha a melhor experiência possível, seja qual for o canal em que estiver sintonizado.

Além disso, uma de suas vantagens é que ele praticamente não requer qualquer cabo para sua instalação, apenas um para se conectar a TV, assim você não terá uma bagunça de fios no ambiente onde o home theater será instalado.

Guia de compras: O que você deve saber sobre o home theater

Se você quer desfrutar ao máximo da sua televisão, é fundamental que você tenha um home theater em casa. Graças a ele, os sons baixos, médios e agudos criam uma atmosfera única no ambiente. Para saber qual equipamento comprar e por quais características deve buscar, preste atenção no Guia de Compras abaixo.

Imagem de mulheres assistindo TV e comendo pipoca.

O home theater permite que você desfrute dos seus filmes e séries da melhor forma possível. (Fonte: Teodor: 54501969 / 123rf.com)

O que é um home theater e para que serve?

Um home theater é um equipamento destinado a reprodução de som de qualidade superior. Com ele o que se busca é elevar a experiência de assistir filmes, programas de televisão ou de jogar videogame. A sua instalação pode ser personalizada, e você pode adaptá-lo para qualquer tipo de cômodo.

O home theater costuma vir acompanhado por um número que indica a quantidade de alto-falantes e subwoofers que o modelo possui.

Normalmente eles são 5.1 (quatro alto-falantes e um subwoofer). No entanto, existem outras opções como o 7.1 ou 11.4. Eles costumam ser conectados a um receptor A/V ou a um amplificador integrado que permite que reproduzam diversas frequências diferentes.

Quais são as vantagens de comprar um home theater de alta qualidade?

Agora que você sabe com exatidão para que serve um home theater, é possível que esteja pensando se vale a pena ou não comprar um. Se você gosta da sétima arte, utiliza plataformas de streaming ou joga videogame, a resposta é que sim, já que esse sistema pode elevar muito a sua experiência.

Entre as vantagens, eles produzem um som envolvente e real. A variedade de opções disponíveis no mercado é alta, então você facilmente encontrará o modelo adequado para o que deseja, tanto em questão de espaço quanto em relação ao seu orçamento disponível.

Os alto-falantes e o subwoofer permitem que sejam reproduzidos sons baixos, médios e agudos de maneira muito mais eficiente do que outras opções. Alguns modelos incluem reprodutores de vídeo de alta resolução e compatíveis com uma infinidade de formatos. Além disso, as opções com conectividade Bluetooth e Wi-Fi abrem um mundo de possibilidades.

Já sobre os pontos negativos, sua instalação pode acabar saindo cara devido, principalmente, ao seus sistema que ocupa bastante espaço. Além disso, os melhores modelos normalmente tem um preço elevado, embora compensem devido a sua alta durabilidade e versatilidade.

Vantagens
  • Experiêcia de som envolvente e real
  • Imensa variedade para todos os gostos e bolsos
  • Sons baixos, médios e agudos reproduzidos de maneira eficiente
  • Maioria tem conectividade Bluetooth e Wi-Fi
Desvantagens
  • Instalação pode ser cara
  • Melhores modelos são caros 

Que tipos de home theater existem?

O primeiro critério de classificação é o do sistema. Conforme falamos antes, isto é indicado através de um número que faz referência a quantidade de auto-falantes e subwoofers que o modelo possui. O mais básico é o 2.1, no entanto, ele não pode ser considerado um home theater, pois suas possibilidades são muito limitadas. Como ponto de partida, normalmente considera-se o 5.1.

Imagem de TV em sala de estar com home theater em parede vermelha.

Ao buscar por um home theater você perceberá que alguns deles acompanham um reprodutor DVD ou Blu-ray. (Fonte: De Santis: 63247355 / 123rf.com)

Podemos diferenciar dois tipos de home theater em função da seu tipo de conectividade: sem fio ou HDMI. Os primeiros tem como vantagem a ausência quase total de cabos e baseiam seu funcionamento em sistemas wifi ou bluetooth. Os segundos fazem isso através de um cabo que transite as informações.

No últimos anos, entraram na lista outras opções (que podem ou não ser encaixadas na classificação por conectividade). Estamos falando dos home theater com projetor, cujas imagens são transmitidas através deste equipamento e por meio de um televisor. A outra opção é o 3D, que reproduz um som mais realista e envolvente.

Andréi TarkovskiDiretor de cinema, ator e escritor russo

“Algumas vezes a imagem segue o som e possui um papel secundário e vice-versa. O som é algo mais do que uma simples representação do que está acontecendo na tela”.

Como instalar um home theater?

Outro aspecto que você deve avaliar no momento de instalar um home theater é o espaço disponível. Leve em conta o tamanho dos alto-falantes ou subwoofer e verifique se eles não encontram problemas para serem encaixados no ambiente. Depois disso distribua-os da maneira que achar mais conveniente.

Uma vez que eles estejam dispostos no cômodo, você deverá efetuar as conexões. Caso tenha comprado um home theater sem fio, o uso de cabos será reduzido, normalmente somente devendo ser conectado na rede elétrica, caso contrário, o manual de instruções irá mostrar os passos que você deve seguir para fazer as conexões e ativar os alto-falantes e subwoofer.

Imagem de sala com TV e home theater e sofás a frente.

De nada adianta ter o último modelo de home theater se ele não for compatível com o seu televisor. (Fonte: De Santis: 14098158 / 123rf.com)

Por último, você deverá conectar o receptor na sua televisão, projetor, computador ou qualquer outros elemento de reprodução que você deseje (sempre que a compatibilidade permita). Depois basta ligar o home theater e a TV, ou suporte de reprodução escolhido, e verificar se o som está sendo reproduzido por todos os alto-falantes.

Que tipo de alto-falantes os melhores home theaters possuem?

Os home theaters com maior qualidade podem ter até quatro tipos diferentes de alto-falantes. O sistema pode ser, por exemplo, 5.1, 7.1 ou 11.4. Eles são compostos por alto-falantes frontais,  centrais, traseiros e laterais. Vamos dividi-los:

  • Alto-falantes frontais: São a base do sistema de alto-falantes, e são colocados a direita ou a esquerda da tela. Para tirar o máximo proveito, eles devem estar na frente dos telespectadores.
  • Alto-falantes centrais: Geralmente ficam dispostos atrás da tela da televisão, computador ou projetor. Eles são responsáveis por fornecer intensidade e potência ao som de filmes, séries, programas ou videogames.
  • Alto-falantes traseiros: Ficam localizados em ambos os lados dos telespectadores e nem todos os modelos possuem esses alto-falantes.
  • Alto-falantes laterais: São instalados a direita ou a esquerda e tem como objetivo principal a reprodução de certos efeitos sonoros.

O que é um subwoofer em um home theater?

O subwoofer é um alto-falante com algumas características especiais. Sua função é reproduzir as frequências mais baixas e, graças a isso, o som adquire uma característica única que garante uma experiência hiper-realista. Ele faz toda a diferença para que um equipamento seja considerado de qualidade ou não.

Passivo Ativo
Vantagem Com um amplificador de qualidade você pode explorar todas as possibilidades das baixas frequências Possuem um amplificador próprio que permite que o usuário faça ajustes finos na reprodução do som
Qualidade do som Som vibrante semelhante às salas de cinema Permitem obter um som nítido e são potentes
Amplificador interno Por não possuir um amplificador interno, fica limitado a receber e reproduzir informação auditiva Dependem do amplificador interno, e por isso devem ser de qualidade
Preço Normalmente são mais baratos Costumam ser mais caros

Por que alguns home theater incluem um reprodutor?

Quando começar a buscar por um home theater, você irá perceber que muitos deles já vem com um reprodutor DVD ou Blu-ray incluído. Neste caso, a escolha dependerá do fato de você ter ou não um reprodutor em casa. Você deverá decidir se quer comprar somente os auto-falantes ou se o reprodutor também será necessário.

Leve em conta que um home theater sem reprodutor é mais barato, mas não é somente isso que deve ser levado em conta. Se você pretende comprar com o reprodutor incluído, verifique se ele possui leitor de Blu-ray, para que assim você possa ter maior resolução com o seu equipamento. Você também deve avaliar a resolução máxima que ele permite e a sua compatibilidade com a TV ou projetor.

Imagem de TV com home theater e móveis brancos.

A conectividade HDMI está presente na maioria dos home theaters. (Fonte: Scyther5: 42356368 / 123rf.com)

O que são os decodificadores do home theater?

O cinema trabalha há algum tempo com técnicas de decodificação sonora para que assim possa ser dotado de tridimensionalidade e uma textura rica em nuances. Cada formato obedece a um laboratório e uma patente específicos. O melhor home theater deve ser fornecido com os decodificadores necessários para reproduzir os sistemas de áudio mais usados no mercado:

  • Dolby Digital: Muito utilizado em DVD, Blu-ray e televisão digital.
  • Dolby Digital EX: Variante do formato anterior. Inclui um canal adicional.
  • DTS: Concorrente do Dolby Digital. Está presente em uma grande quantidade de reprodutores. Sua principal vantagem é a de reproduzir os efeitos sonoros em um canal aparte. O DTS-ES é a versão equivalente ao Dolby Digital EX.
  • Dolby Pro Logic e Dolby Pro Logic II: Precisam de menos recursos para produzir um som com maior nitidez em comparação com os decodificadores Dolby Digital.
  • DTS Neo 6: Utiliza cinco o seis canais com som surround de alta qualidade.
  • THX-Certified: Mais que um decodificador, é uma certificação que garante que o equipamento obedece aos padrões de qualidade mínimos exigidos para oferecer um som de qualidade cinematográfica. Utiliza uma equalização exclusiva e está presente tanto em salas de cinema como em home theaters.
  • THX Surround EX: Compatível com os decodificadores anteriores, é capaz de criar uma atmosfera envolvente de sons.

Critérios de Compra

No momento de decidir por um home theater é necessário que você conheça os aspectos mais relevantes deles. Também é preciso avaliar outras variáveis, como as relativas ao orçamento e ao espaço que você possui. Para deixar essa tarefa mais fácil, vamos listar os principais critérios de compra abaixo:

  • Orçamento
  • Televisor
  • Conectividade
  • Potência e alto-falantes
  • Com ou sem reprodutor incorporado

Orçamento

Normalmente um home theater requer um certo investimento, e normalmente os modelos com 1000 W custam a partir de R$ 900. Obviamente, você não deve se basear somente no preço para escolher o seu home theater, pois você deve adquirir um equipamento que esteja de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se você tem um reprodutor em casa, não precisa comprar um home theater que já tenha um incluído, e assim poderá economizar.

Se você está buscando por um sistema com mais alto-falantes, terá que desembolsar mais dinheiro. Além disso, alguns dos melhores equipamentos possuem projetores tipo laser e preços mais elevados.

George LucasDiretor de cinema norte-americano

“Em uma cena de ação em um filme, o som representa 50% da experiência dos telespectadores”.

Televisor

De nada serve ter um home theater do último modelo se ele não for compatível com o seu televisor ou projetor. Também não adianta que ele seja compatível, mas que não permita tirar proveito da resolução oferecida pela sua TV. Esse é o caso, por exemplo, das pessoas que possuem uma televisão 3D, que devem optar por um home theater que ofereça a reprodução nesse formato.

Você pode considerar também a possibilidade de comprar um projetor no lugar de uma televisão, pois, se você tiver espaço disponível na parede e o ambiente for grande, a experiência será bem mais completa com o home theater.

Conectividade

A conectividade HDMI está presente em muitos home theaters. Essa deve ser a sua opção principal caso esteja buscando por uma grande qualidade de vídeo e por um áudio livre de ruídos. Além disso, para jogar videogame, a conexão HDMI é excelente. Portanto, se você busca por qualidade de som, essa alternativa é a ideal.

Você pode também buscar por aparelhos que tenham portas USB, e assim poderá desfrutar do conteúdo digital que tenha armazenado (fotos, vídeos, etc.). Pode ser que seja interessante para você também ter conectividade wifi ou bluetooth, para reproduzir conteúdo a partir de dispositivos móveis.

Para maiores informações sobre a conectividade, você pode dar uma olhada no vídeo abaixo:

Potência e alto-falantes

A potência é um aspecto importante, principalmente dependendo do tamanho do ambiente no qual deseja instalar o equipamento e do número de pessoas que irão desfrutar do produto. Quanto maior for o tamanho do ambiente e a quantidade de pessoas, mais potência você irá precisar. Com cerca de 1000 W (que é comum em muitos modelos) você terá potência mais do que suficiente.

Com ou sem reprodutor incorporado

Conforme comentamos anteriormente, alguns home theaters possuem um reprodutor incorporado, e cabe a você decidir se prefere comprar um separado ou que já venha incluído com o equipamento. É sempre importante verificar se ele permite que o volume seja controlado à distância, como, por exemplo, através de um controle remoto ou celular.

Resumo

Os melhores home theaters oferecem uma experiência sem igual para você e sua família, e você sentirá como se estivesse dentro do seu filme ou série favorito. E o melhor de tudo é que esses equipamentos estão cada vez mais acessíveis, o que significa que você não precisará gastar muito dinheiro para ter um som de cinema na sua casa.

Não se esqueça também de avaliar aspectos com a compatibilidade do seu televisor com o projetor. Você deve também decidir se quer um equipamento com ou sem cabos e se deseja que o reprodutor de DVD ou Blu-ray esteja incluído ou não. Depois de tomar a sua decisão, você terá um som incrível na sua casa.

Esperamos que esse Guia de Compras tenha sido útil para você, para que assim possa fazer a melhor escolha possível. Se gostou, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Bigelow: 76948009 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...