Até muito pouco tempo, a impressora 3D parecia tema de ficção científica ou uma tecnologia de ponta e inacessível. Mas não demorou muito até ela estar disponível para o público em geral. Cada vez mais empresas têm utilizado a impressora 3D para desenvolver melhor suas atividades. Mas como comprar o equipamento certo?

Há tantas opções no mercado que é fácil se confundir. Por isso, preparamos esse artigo, visando diferenciar os vários modelos de impressora 3D e facilitar a sua compra. Aqui, você conhecerá mais sobre o produto e poderá escolher a impressora 3D que mais se adequa às suas necessidades.

O mais importante

  • Há vários tipos de tecnologia de impressão. O produto varia em desempenho e tipo de impressão (o que também afeta muito a qualidade do resultado). Levar isso em conta é crucial para evitar problemas e sempre fazer a compra mais adequada.
  • Escolher a melhor impressora 3D é útil tanto para usuários particulares quanto para empresas de todos os tamanhos. Como vidro, bronze, chocolate e vários outros tipos de material podem ser utilizados na impressão, esse produto é útil em vários tipos de indústrias.
  • Dependendo de como pretende usar sua impressora 3D, você precisará de um produto com um volume maior ou menor de impressão. Além disso, a precisão é outro ponto muito importante. Precisão raramente é dispensável, tornando-se frequentemente o principal requisito na compra desse equipamento.

Ranking: As melhores opções de impressora 3D do mercado

Escolher uma impressora 3D de qualidade não é uma tarefa simples. Há pouco tempo, apenas pessoas com um conhecimento técnico específico era capaz de fazer isso. Felizmente, hoje já não é mais assim.

Porém, para muitas pessoas, a impressora 3D ainda é um produto desconhecido. Por isso, antes de se aventurar nesse mundo de tecnologia e opções, confira nossa lista com o melhor em matéria de impressora 3D que o mercado tem a oferecer.

1º – Impressora 3D DH G3, 3DCLONER

A impressora 3D DH G3 da 3DCLONER foi criada para quem busca qualidade, robustez e maior área útil. Possui ambiente de impressão fechado para manter a temperatura e sistema anti-vibração no eixo Z para melhores resultados. Funciona com USB ou cartão MicroSD.

Com chassi monobloco de aço carbono e pintura epóxi, tem um design moderno com LCD de 20 x 4 caracteres que facilita a visualização da peça durante a impressão. Medindo 42 X 32 X 21 cm, oferece resolução de 400 a 50 mícrons e 250 mm/s de velocidade.

2º – Impressora 3D Replicator+, MakerBot

A impressora 3D modelo Replicator+ da MakerBot é uma versão reestruturada dos modelos anteriores, que imprime 30% mais rápido e oferece um volume de compilação 25% maior. As impressões agora têm melhor aderência, o que resulta em menor deformação e ondulação.

Com o MakerBot Print e o MakerBot mobile, você controla a impressora remotamente em nuvem ou pelo celular. Esse modelo tem conexão via Wi-Fi, USB, cabo Ethernet ou unidade USB. Medindo aproximadamente 53 x 44 x 41 cm, tem resolução de até 100 mícrons.

3º – Impressora 3D Creator Pro, Flashforge

A Creator Pro da Flashforge é uma impressora 3D de qualidade profissional que foi projetada com base em softwares com código-fonte aberto, o que permite atualizações e modificações contínuas. Possui um sistema de extrusão dupla para ser usado com diversos tipos de filamentos.

Com estrutura em metal, tem muita estabilidade, e sua base de impressão é fabricada com alumínio aeroespacial para melhor dissipação do calor. Oferece resolução de 50 a 400 mícrons e velocidade de até 200 mm/s.

4º – Impressora 3D Finder, Flashforge

A impressora 3D Finder da Flashforge é ideal para iniciantes e trabalhos pequenos. Tem uma tela sensível ao toque de 3,5 polegadas e controles intuitivos. Oferece conexão Wi-Fi e USB, e visualização em tempo real da impressão.

Esse é um modelo ultra-silencioso que permite impressões de até 140 x 140 x 140 mm, com velocidade de impressão de 30-150 mm/s e resolução de 50 a 400 mícrons. Tem sistema de aviso de fim de filamento, e sua placa de impressão é removível.

Guia de Compras: Tudo que você precisa saber sobre uma impressora 3D

Hoje em dia, uma boa impressora 3D está ao alcance de qualquer orçamento. Apesar disso, esse equipamento ainda deixa parte dos consumidores relutantes. É claro que o motivo disso é que o dispositivo ainda não é de conhecimento geral.

Por isso, reunimos todas as informações relevantes sobre esse hardware para desfazer os maiores mitos relacionados a ele.

Crianças vendo impressão 3D.

É importante ter em mente o uso que você deseja dar à sua Impressora 3D antes de fechar negócio. (Fonte: Dolgachov: 69062354 / 123rf.com)

O que é uma impressora 3D e para que ela serve?

A impressora 3D é um dispositivo de hardware que reproduz objetos tridimensionais. Para isso, ela usa filamentos de plástico fundido, cobre, madeira, bronze, cristal e até chocolate! (e a lista de materiais não para por aí). Ela trabalha em camadas utilizando três coordenadas básicas (X, Y, Z) que garantem uma impressão confiável.

Sobre a funcionalidade da impressora 3D, não há uma resposta única. Ela pode ser utilizada tanto para uso privado ou profissional, em áreas tão distintas quanto medicina e cinema. As melhores impressoras 3D podem criar praticamente qualquer objeto, incluindo deliciosos pratos culinários!

Quais são as vantagens e desvantagens de uma impressora 3D?

As melhores impressoras 3D, tanto as mais acessíveis quanto as mais caras, ainda não conquistaram seu lugar na sociedade. Por causa disso, temos deixado de aproveitar muitas vantagens desse equipamento.

A impressora 3D não é útil apenas para campos técnicos como a medicina. Qualquer usuário tem várias formas criativas de aproveitar as vantagens do produto.

As vantagens da impressora 3D

  • Possibilidade de produzir todo tipo de produto, tanto de uso profissional (como uma prótese ortopédica) ou pessoal (como miniaturas personalizadas de um casal).
  • Redução de custos de produção. A impressora 3D foi uma ótima notícia para negócios que precisam executar ideias com baixo orçamento.
  • Níveis de personalização nunca antes vistos. Uma impressora 3D pode fabricar presentes e objetos pessoais exclusivos.
  • Com um pouco de imaginação, essa máquia abre um leque de possibilidades empresariais, (nos níveis básicos, médios e avançados).
  • Facilidade de alterar e modificar protótipos, o que escancara as portas da criação.
  • Grande chance de inovação, graças a sua tecnologia em desenvolvimento. Em médio e longo prazo, a impressora 3D deve revolucionar todos os aspectos da sociedade.

As desvantagens da impressora 3D

  • Uma impressora 3D de maior qualidade pode ser vendida a preços exorbitantes.
  • Pode aumentar alguns índices de criminalidade, bem como a disponibilidade de objetos inúteis e desnecessários.
  • O aumento da disponibilidade desse produto pode apresentar problemas relacionados a direitos autorais (já que ela pode replicar qualquer coisa).

Como funciona uma impressora 3D?

O primeiro passo é desenhar o objeto a ser imprimido em 3D utilizando um programa específico. Esse software pode criar praticamente qualquer objeto. Os únicos limites são a sua imaginação e conhecimentos técnicos. Por outro lado, caso prefira não desenhar, sempre é possível escanear o objeto desejado e imprimi-lo posteriormente.

Para dar vida às suas criações, a impressora 3D usa filamentos de diversos materiais. Como já dissemos no início desse Guia de Compras, o material dos filamentos pode ser extremamente variado (desde cristal até chocolate). A impressora funciona com um sistema de fusão que modela os filamentos e os une para criar objetos.

Bill GatesEmpresário norte-americano

“As pessoas sempre temem mudanças. Muitos temiam a eletricidade quando ela foi inventada, não é?”

O que são as tecnologias FDM e SLS de uma impressora 3D?

A tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling, da sigla inglesa) modela por fusão. Em outras palavras, a impressora 3D funde plástico e molda esse material camada por camada até criar o produto final. Esse processo de impressão em 3D é o mais comum.

A tecnologia SLS (Selective Laster Sintering, na sigla inglesa), é um sistema de impressão similar à tecnologia FDM mais específico para ambientes profissionais. Qualquer impressora que utilize essa tecnologia opera um laser de alta potência. Esse laser funde o material utilizado para a impressão e forma o objeto desejado.

Quais as vantagens da impressora 3D por injeção ou estereolitografia?

As melhores impressoras 3D também podem funcionar por injeção ou por estereolitografia (também conhecida como impressão SLA). A primeira opção injeta o fotopolímero em um estado líquido e o molda, criando o objeto em 3D.

Já a segunda opera com um sistema de laser. O laser solidifica o material, anteriormente em estado líquido, formando o objeto.

A seguir, temos uma tabela comparativa com as vantagens e desvantagens de cada tecnologia:

Tipo de impressora Vantagens Desvantagens
Por injeção Capacidade de combinar materiais inicialmente opostos ou similares. Excelente precisão e acabamento de alta qualidade. Uma ótima opção para imprimir objetos que exigem excelentes padrões de qualidade Dificuldade para combinar cores diferentes. Limitada ao uso de materiais céreos
Por estereolitografia (SLA) Velocidade de impressão superior, o que faz desse tipo de impressora 3D uma ótima opção para a criação de protótipos. Graças a sua versatilidade, também é ótima para imprimir peças funcionais. Grandes aplicações no campo da odontologia e joalheria Se você quer resultados excelentes, pode ter que investir milhares de reais. O nível de produção oferecido é relativamente pequeno comparado a outras alternativas

O que são os filamentos ABS e PLA da impressora 3D?

O ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno) nada mais é do que um tipo de plástico. Ele é muito utilizado nas impressoras 3D atuais. Suas principais características são a flexibilidade, rigidez e resistência.

Ele também é muito utilizado na fabricação de brinquedos e automóveis. Porém, o material é mais sensível a altas temperaturas do que o PLA.

Os filamentos PLA (ácido polilático) são formados com um plástico menos flexível do que o ABS. Ele oferece outras vantagens, como um odor menos forte ou sua condição biodegradável, já que esse plástico não deriva do petróleo.

O PLA também é mais resistente à mudanças de temperatura, o que evita problemas como deformação.

O que é uma extrusora de impressora 3D?

As extrusoras são peças chave para o funcionamento de qualquer impressora 3D. Graças a ela, é possível concluir o processo de impressão. Eles são responsáveis por manipular o filamento e depois fundi-lo, juntando-o em camadas e, assim, formando o objeto desejado.

Existem extrusoras diretas e indiretas. A primeira é mais segura contra avarias. Já a segunda, oferece mais velocidade.

Critérios de Compra

Agora você já conhece os aspectos mais importantes de uma impressora 3D (como sua composição e as técnicas utilizadas pela tecnologia). Porém, na hora de comprar uma impressora 3D, esses conhecimentos não bastam. Por que? Bem, cada processo de compra é um universo particular e há várias coisas a serem consideradas, como as seguintes:

  • Tipo de usuário
  • Material utilizado para impressão
  • Tamanho da impressão
  • Design e nível de precisão
  • Avaliação da comunidade

Tipo de usuário

Antes de comprar sua impressora 3D, você precisa saber se deseja utilizá-la em casa ou no escritório. Outra coisa importante a se pensar é o tamanho das peças que você deseja imprimir. Na hora de criar nosso Ranking, fizemos uma classificação dos melhores produtos do mercado. Porém, uma impressora 3D para empresas não é a mesma coisa que uma particular.

Paul LearyMúsico americano

“Trabalhar com computadores é genial. Eles não discutem, lembram-se de tudo e não bebem a sua cerveja.”

Material utilizado para impressão

O desempenho do hardware depende do material usado para impressão, dependendo do seu objetivo como usuário. Nem toda impressora 3D trabalha com o mesmo material.

Portanto, é preciso conferir as especificações do modelo no qual você está interessado. Caso necessário, sempre é bom conseguir mais informações com um especialista!

Tamanho da impressão

Imprimir um boneco e uma peça de mobília é muito diferente. O tipo ideal de impressora 3D depende muito do tipo de impressão que você tem em mente.

A maioria dos modelos tem um volume de impressão de cerca de 200 x 200 x 200. No entanto, existem opções que vão além (400, 600 ou mais). Compre de acordo com as suas necessidades.

Design e nível de precisão

A estrutura de uma impressora 3D influencia diretamente no seu desempenho e, portanto, na precisão da impressão. É por isso que você deve sempre optar por uma das melhores impressoras 3D do mercado, cuja característica principal é a robustez.

Obviamente, qualidade não sai barato, mas existem opções para orçamentos menores que também fazem bem seu trabalho.

Imagem de item sendo impresso em impressora 3D.

As possibilidades de criação de objetos são infinitas. (Fonte: Alexander Traksel: 75449086 / 123rf.com)

Avaliação da comunidade

Embora seja um produto que ainda não possui uma comunidade de usuários sólida, todos os dias surgem novos fóruns dedicados a ele. Por isso, antes de fechar sua compra, pode ser útil navegar na internet em busca informações detalhadas de usuários aficionado pelo produto.

Os comentários de outros usuários podem ser preciosos para o seu processo de decisão.

Resumo

Pouco a pouco, as impressoras 3D estão ocupando um lugar importante no nosso dia a dia. Seu futuro promissor parece incontestável. Afinal, o produto não para de melhorar e oferece uma ampla gama de possibilidades. Uma impressora 3D pode ser uma ótima forma de alavancar uma empresa, por exemplo.

Mas, para comprar a melhor impressora 3D, dependendo das circunstâncias, você deve avaliar aspectos tão variados quanto o material que deseja usar para impressão ou o tamanho dos objetos a serem imprimidos. Com um pouco de pesquisa e paciência, você pode comprar o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e facilitado a compra da sua impressora 3D. Compartilhe esse artigo com seus amigos e parentes nas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Luchschen: 92230252 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...