O mundo da fotografia passou por importantes transformações nos últimos anos, não só pelo aparecimento das máquinas digitais e pelas incríveis câmeras que agora fazem parte da maioria dos celulares, mas também pela grande melhoria que pode ser notada em uma impressora fotográfica.

Deste modo, hoje você mesmo pode imprimir excelentes fotos em papel sem a necessidade de ir a algum laboratório especializado. Inclusive, se desejar, graças a impressoras portáteis, pode imprimir no mesmo lugar que você fotografa. A tecnologia atual oferece um mundo de possibilidades.

O mais importante

  • Com uma impressora fotográfica você pode imprimir fotos de qualidade em papel e em diferentes formatos dos seus cliques favoritos sem ter que contratar um laboratório especializado. Deste modo, não precisa se prender a horários de abertura nem a prazos de entrega. Além disso, a longo prazo sai muito mais barato.
  • Hoje em dia, existem três tipos de impressoras com grande capacidade para imprimir fotos em formatos de grande qualidade. Há os equipamentos portáveis especializados em fotografias de pequeno formato; as impressoras de mesa com capacidade fotográfica; e, ainda, as impressoras fotográficas de tipo profissional.
  • Alguns dos aspectos mais importantes que se deve ter em conta na hora de escolher uma impressora fotográfica são: a resolução, o custo do cartucho, o design e as opções de conectividade. Saiba que a velocidade de impressora já deixou de ser relevante faz um tempo, uma vez que a maioria dos equipamentos oferecem bons valores.

Ranking: Os melhores modelos de impressora fotográfica do mercado

A seguir, veja a classificação com as quatro melhores impressoras fotográficas disponíveis na atualidade. Esse Ranking procurou incluir os mais variados produtos possíveis, mas sempre escolhendo os itens com bom custo-benefício. Por isso, só estão incluídas impressas de marcas reconhecidas.

1º – Impressora fotográfica portátil HP Sprocket

Se você estiver procurando por uma impressora fotográfica portátil, não deixe de conferir este modelo da HP. É do tamanho de um telefone celular e pesa apenas 190 gramas. Com ela você pode imprimir fotos instantâneas de 5 x 7,6 cm. Além disso, possui conexão bluetooth, para conectividade fácil e rápida.

Não requer tinta, pois usa um papel especial que é impresso pelo calor. Ela oferece uma excelente qualidade de imagem para uma impressora portátil. Além disso, está disponível em três cores: branco, preto e vermelho. E, claro, com a garantia de uma marca de prestígio da HP.

2º – Impressora fotográfica Epson EcoTank L805

A impressora Epson EcoTank L805 é ideal para fotógrafos e agências de design e publicidade que necessitam produzir imagens com qualidade fotográfica profissional, aliada a um baixíssimo custo de impressão.

Através da conexão Wireless (sem fio) é possível imprimir diretamente de tablets e smartphones e com os tanques de tintas individuais de 6 cores. Garanta nitidez e riqueza de detalhes com a alta performance e produtividade. A L805 ainda é capaz de imprimir sobre CDs e DVDs, permitindo expandir suas possibilidades de criação.

3º – Impressora fotográfica Canon Selphy CP1300

Pequena, leve e portátil, mas muito poderosa e profissional. Esta é a nova impressora fotográfica Canon Selphy CP1300, versão que apresenta muito mais funções. Um equipamento completo e que você pode levar para qualquer lugar sem ocupar espaços e carregar peso.

Imprima fotos diretamente do seu celular smartphone, câmera DSLR ou computador sem precisar de cabos de conexão com a conectividade via Wi-Fi que a Selphy CP1300 oferece. Para usar com dispositivos que não possuem a tecnologia Wi-Fi, também é possível imprimir as fotos por um computador via cabo USB.

4º – Impressora fotográfica Epson Portátil Picturemate

Imprima e compartilhe rapidamente os momentos especiais em festas, casamentos, eventos e muito mais. Faça fotos sem bordas de tamanho 10 x 15 cm (4″ x 6″) e 13 x 18 cm (5″ x 7″).

Imprima em qualquer hora e lugar, dentro ou fora de sua casa ou escritório, utilizando o cartão de memória de sua câmera digital sem precisar de um PC, ou via wireless de seu iPad, iPhone, tablet ou smartphone com Wi-Fi Direct.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma impressora fotográfica

Na hora de comprar uma impressora fotográfica, é importante que verifique uma série de quesitos fundamentais. Afinal de conta, existem diferentes modelos  pensadas para um uso determinado e para oferecer diferentes funções.

Por isso, nesta seção as perguntas mais frequentes feitas pelos consumidores serão respondidas.

Homem utilizando impressora.

Escolha o papel adequado para que suas fotografias sejam de boa qualidade. (Fonte: Andriy Popov: 39431897 / 123rf.com)

O que é exatamente uma impressora fotográfica?

A impressora fotográfica é um dispositivo eletrônico desenhado especificamente para a impressão de fotografias. Deste modo, trabalham com papel fotográfico, oferecem uma maior qualidade de impressão usam tintas com pigmentos de mais qualidade e sua resolução é maior que a das impressoras básicas.

Quais são as vantagens e desvantagens da impressora fotográfica?

Ter uma impressora fotográfica oferece uma série de vantagens. Para começar, elas permitem que você imprima fotos de alta qualidade no papel de seus cliques favoritos em diferentes formatos e sem ter que recorrer a um laboratório especializado. Desta forma, você não depende do horário de funcionamento e de seus altos preços.

Além disso, com os equipamentos portáteis, você pode imprimir quase imediatamente sem ter que sair do lugar. Também, exceto no caso de impressoras profissionais, seu preço geralmente não é muito alto.

Naturalmente, porém, o preço dos cartuchos costuma ser mais caro. Na tabela a seguir, você terá um resumo de suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens
  • Imprimem cores mais vivas
  • Conexão sem fio
  • Preço moderado
  • Pode imprimir suas fotos em papel no mesmo lugar que você as faz
  • Não depende de laboratórios fotográficos
Desvantagens
  • Preço dos cartuchos é mais caro
  • Muitas delas têm só uma função

Vale a pena comprar uma impressora fotográfica?

Se você é uma pessoa dedicada à fotografia, seja como amador ou profissional, ter uma impressora fotográfica permite imprimir suas fotos com um alto nível de qualidade. Desta forma, você terá a liberdade de imprimir cópias em papel de suas próprias fotografias sem usar um laboratório especializado.

Assim, você não dependerá dos prazos de entrega ou do horário de funcionamento deles. E, claro, evitará seus altos preços. Inclusive, se você quiser, pode optar por uma impressora portátil e imprimir instantaneamente onde quer que esteja. Além disso, como seu preço não é muito alto, você não precisará fazer um alto investimento econômico.

Quais tipos de impressora fotográfica existem?

Atualmente, existem basicamente três tipos de impressoras com recursos fotográficos no mercado. Impressoras convencionais ou multifuncionais com recursos fotográficos, portáteis e impressoras fotográficas profissionais. Se você quiser saber um pouco mais sobre os usos de cada uma delas, consulte a seguinte tabela explicativa.

Tipo Usos
Impressoras multifuncionais com capacidade fotográfica Permitem realizar diferentes tipos de tarefas, desde a impressão, cópia e escaneamento de documentos até a impressão de fotografias
Impressoras portáteis Usadas para imprimir fotografias de tamanho pequeno em qualquer lugar, já que graças às suas dimensões reduzidas podem ser transportadas facilmente
Impressoras fotográficas profissionais Usadas para imprimir fotografias em diferentes tamanhos com alto nível de qualidade

Como funciona uma impressora fotográfica?

Impressoras fotográficas têm diferentes tipos de operação. Algumas trabalham com o uso de tinta. Sua operação é semelhante à das impressoras convencionais. Outras imprimem através do processo de sublimação e têm placas sólidas dentro com as cores básicas.

No processo de impressão, um cabeçote de impressão dentro da impressora passa por essas placas coloridas. Como está muito quente, causa uma vaporização da cor das placas, que então adere ao papel. Em geral, as impressoras fotográficas são projetadas para serem usadas especificamente para impressão de fotos.

Quais são as características do papel fotográfico usado em uma impressora fotográfica?

Logicamente, se você pretende imprimir fotografias, deve usar o papel apropriado. Em geral, cada fabricante geralmente indica qual é o mais adequado para seus dispositivos. Em todo caso, as características mais importantes do papel fotográfico são: gramatura, brilho e acabamento. A gramatura se refere ao peso.

Embora ainda não tenham sido mencionadas, a espessura do papel e a dureza estão relacionadas ao peso. O brilho indica a pureza do branco e favorece a impressão de cores. Finalmente, o acabamento pode ser fosco ou brilhante. O primeiro não mostra reflexos e absorve melhor a tinta. O brilho, no entanto, permite saturar a cor e o contraste.

foco

Você sabia? A primeira impressora foi lançada no mercado em 1953. Ela se chamava UNIVAC High Speed Printer e foi projetada por Remington-Rand. Essa impressora produzia aproximadamente 600 linhas de texto por minuto.

Critérios de Compra

Se estiver pensando em adquirir uma impressora fotográfica, é importante não passar batido em uma série de critérios de compra. Para ajudá-lo no processo de escolha, foram selecionados aqueles fatores considerados os mais importantes. Eles servem como um Guia na sua compra e você ver qual é o melhor custo-benefício.

  • Design
  • Resolução da imagem
  • Custo de impressão
  • Conectividade
  • Tamanho de impressão
  • Marca
  • Outros fatores

Design

Como elas ocuparão um espaço em sua casa ou escritório, o design da impressora é um fator que você não deve ignorar. Felizmente, este é um aspecto que os fabricantes estão cada vez mais atentos. Alguns de seus modelos oferecem a possibilidade de escolher entre várias cores.

Em todo caso, se você optar por um equipamento portátil, é essencial que ele seja leve e com dimensões reduzidas para que você possa transportá-lo facilmente. Além disso, é importante que seja um dispositivo compacto. A partir de então, é só escolher um de seu gosto.

Utilizando impressora.

Você pode escolher a impressora fotográfica que mais se ajusta à sua necessidade. (Fonte: Andriy Popov: 35462410 / 123rf.com)

Resolução da imagem

Como você vai imprimir em papel fotográfico, a resolução da imagem é um aspecto fundamental da impressora que você vai comprar. Deve ser de 2400 x 1200 dpi, no mínimo.

No entanto, se o que você quer é uma impressão profissional, você deve optar por resoluções em torno de 4800 x 2400 dpi ou superior.

Custos de impressão

Este é um aspecto que às vezes é negligenciado quando se adquire um novo equipamento de impressão. No entanto, a longo prazo, também é muito importante, uma vez que o preço dos cartuchos da impressora não é nada barato.

Primeiro, você deve saber quantos cartuchos devem ser usados. O próximo passo é saber qual é o custo de cada um.

Nesse sentido, você deve ter em mente que, se for imprimir fotografias, precisará de um papel especial e de uma quantidade maior de tinta do que normalmente é necessária para outros tipos de impressão. Em alguns casos, os cartuchos de tinta podem chegar a custar mais de R$ 100.

foco

Você sabia? As primeiras impressoras funcionais eram muito semelhantes às máquinas de escrever. A maneira como elas trabalhavam era por meio da força de impacto que tinham ao transferir a tinta para o papel.

Conectividade

Em geral, todas as impressoras atuais têm conectividade sem fio via Wi-Fi. Em todo caso, na medida do possível, você deve optar por uma que se conectada por Wi-Fi Direct, para que você não tenha que depender de um ponto de acesso. Por outro lado, nunca é demais se você também tiver uma conexão bluetooth.

E, claro, a conexão via porta USB não pode faltar. Além disso, também é interessante que ela tenha um leitor de cartão microSD.

Por fim, não deixe de considerar a opção da conexão NFC, pois ela permite conectividade direta e instantânea. Algumas impressoras contam inclusive com um suporte de câmera para você se conectar diretamente.

Tamanho da impressão

Os tamanhos de impressão suportados variam de impressora para impressora. Especialmente, no caso de impressoras portáteis, que normalmente não produzem fotografias com dimensões superiores a 10 x 15 cm. Mesmo no caso da HP Sprocket, elas são 5 x 7,6 cm. Por outro lado, com impressoras fotográficas profissionais, você pode imprimir em tamanho até A3+.

Marca

A escolha de um fabricante reconhecido te garante um produto de qualidade e um bom serviço ao cliente. Além disso, você aproveita as últimas novidades tecnológicas. Como não é difícil imaginar, esse prestígio é o resultado de uma longa história e de muitos clientes satisfeitos.

Uma das marcas de impressoras mais importantes é a japonesa Canon, atualmente líder mundial em equipamentos fotográficos. Um caso similar é o da Polaroid. A Epson, por sua vez, deve o seu reconhecimento à produção de dispositivos eletrônicos de alta qualidade, especialmente nos equipamentos de impressão. E não esqueça a HP.

Outros fatores

É sempre interessante que a impressora tenha um monitor, especialmente se você quiser usá-la sem conexão com o PC ou outro dispositivo.

Da mesma forma, pode ser conveniente que você tenha um carregamento automático de papel, especialmente se estiver imprimindo muitas cópias.

Também esteja ciente da possibilidade de impressão frente e verso automática.

Resumo

A verdade é que com o surgimento de câmeras digitais e smartphones com câmeras de alta resolução, são tiradas cada vez mais fotos. Muitas vezes, são feitas fotos que nem sequer serão visas novamente. No entanto, de todo modo, sempre haverá algumas que merecem suas cópias em papel.

Graças às impressoras fotográficas, isso é possível sem precisar recorrer a um laboratório especializado. Além disso, você pode imprimir em diferentes formatos, com grande qualidade e quase instantaneamente, especialmente se você tiver uma de modelo portátil. Para escolher o produto certo, você deve levar em conta critérios como resolução, design ou custos de impressão.

Por fim, se você achou esse Guia para escolher sua impressora fotográfica útil, deixe seu comentário ou compartilhe em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov: 39430637 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...