O surgimento dos smartphones no mundo da telefonia móvel não só revolucionou a indústria da comunicação, mas também a da fotografia. Hoje, com um objeto que cabe na palma da mão, é possível capturar praticamente qualquer momento da vida cotidiana, desde viagens a um prato de comida. Você sabia que as possibilidades são ainda maiores com uma lente para celular?

Se você ainda não conhece o assunto, não se preocupe. Você chegou ao site certo. As lentes para celular podem se transformar em seus próximos aliados para te aproximar cada vez mais do que faz um fotógrafo profissional. E tudo a partir de seu smartphone! Se isso ainda não te anima, siga lendo este Guia especialmente preparado com as últimas informações a respeito.

O mais importante

  • A lente para celular é pensada para ampliar as possibilidades das câmeras que os smartphones trazem de fábrica. É um produto externo que se ajusta ao celular e serve para criar todo tipo de efeito e foco que a câmera do telefone não pode fazer sozinha.
  • Existem diversos tipos de lentes e elas podem se adaptar a muitos modelos de celulares. Há também diversas maneiras de colocá-las. A mais comum é a fixação por meio de um disco magnético que rodeia a câmera do celular. Também são populares as mini lentes para criar diferentes efeitos nas fotos, como filtros, por exemplo.
  • As lentes para celular são vendidas separadamente ou em kits mais completos para ter variedade na hora de escolher um enfoque fotográfico. Antes de comprar algum modelo, é importante prestar atenção ao tipo de lente, na qualidade do material, na hora de encaixe e, claro, na compatibilidade com seu smartphone.

Ranking: Os melhores modelos de lente para celular do mercado

As câmeras dos celulares em geral são muito boas e práticas, porém você deve saber que elas ainda não são suficientes para capturar tudo que o quiser. É por isso que as lentes são tão úteis para quem busca aumentar a qualidade e o profissionalismo nas fotos. Nesta seção, foram selecionadas com especial cuidado as melhores ofertas que há no mercado.

1º – Kit de lente para celular para todos os modelos

Kit com três lentes de qualidade da Mondo Alternativo. O conjunto é formado por uma luneta, uma lente macro e uma olho de peixe.

Este é um kit universal, compatível com praticamente qualquer smatphone. Seu itens são leves, somando no total apenas 299 g. Há pelo menos dois anos, tem sido muito procurado pelos consumidores.

2º – Kit de lente para celular universal 3 em 1 Multilaser AC326

Tire fotos artísticas, profissionais e encantadoras com esse kit premium de lentes da Multilaser. Ele acompanha três lentes rosqueáveis e possui um encaixe universal em forma de clipe para smartphone.

A lente olho de peixe (grande angular) aumenta o ângulo de captura em 180°; a lente macro é ideal para capturar os detalhes, com o poder de ampliação em até 10x; e a panorâmica (wide) amplia o ângulo de captura da imagem, porém em uma escala menor que a lente macro.

3º – Kit de lente para celular 3 em 1

Este kit de lentes para celular inclui uma lente fisheye (olho de peixe), uma lente wide e uma lente macro, além de um suporte para lente, uma minibag para guardar as lentes e duas tampas para elas.

A lente fisheye tem ampliação de até 180 graus. Inclui anel de metal plano que é adesivado ao redor da lente original. Todas as lentes do kit são universais, compatíveis com qualquer aparelho.

4º – Kit de 3 lentes para celular UL-30

Esse kit universal 3 em 1 para smartphone e tablet conta com uma lente macro, uma grande angular e uma olho de peixe. Elas podem ser aplicadas em aparelhos de qualquer marca.

A lente grande angular aumenta aproximadamente 49 de ângulo de visão, para captar mais objetos no ambiente. A macro permite que você faça fotos próximas de pequenos objetos (a distância de focagem fica entre 1,5cm e 2,3cm). Por fim, a lente olho de peixe traz a visão mais ampla, até 180 graus, destacando o objeto no meio.

5º – Kit de lente para celular Spigen A400

Este kit vai inspirar o fotógrafo que há em você. Vem com três lentes premium para você explorar: as lentes wide, olho de peixe e macro.

Seu design simples de clipe permite que você a encaixe diretamente na lente da sua câmera para que você possa capturar vistas deslumbrantes rapidamente. Todas as lentes vêm unidas em um leve saco de cordão.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a lente para celular

É verdade que a maioria das pessoas prefere usar a câmara do celular a uma DSLR ou a uma câmera digital. Ainda assim, isso não significa que elas queiram abrir mão de qualidade ou da possibilidade de ter focos mais profissionais. As lentes para celular são ideais nesse sentido. Na seção a seguir, você verá as respostas às dúvidas mais frequentes sobre elas.

Imagem de mulher tirando foto com celular em Londres.

As lentes para celular te ajudam a captar momentos únicos. (Fonte: Maridav: 22399101 / 123rf.com)

O que é exatamente uma lente para celular?

É uma lente que funciona como acessório para smartphone com o propósito de ampliar o potencial das câmeras que os celulares trazem de fábrica. Ela é colocada na área onde fica a lente nativa da câmera do celular e permite fazer fotos instantâneas com lente aplicada. Portanto, são essenciais para aproveitar o máximo dos recursos das câmeras integradas.

As lentes para celular te ajudam a imortalizar grandes momentos com a câmera de seu smartphone e podem te iniciar no universo da fotografia profissional de uma forma acessível e que caiba no seu bolso, sem ter que gastar uma grande quantia de dinheiro em câmeras DSLR ou digitais.

Por que uma lente para celular é necessária?

Antigamente para fazer fotografias de qualidade, a maioria dos usuários precisavam recorrer a câmeras digitais ou profissionais (DSLR). Hoje me dia, o uso dos smartphone se popularizou tanto que as pessoas preferem fazer fotos com os aparelhos que levam sempre consigo. É por isso que os smartphones passam por tantos investimentos em suas câmeras integradas.

Por mais que essas câmeras tenham atingido altos níveis de resolução, por uma questão de tamanho do celular, os sensores que possuem são pequenos, assim como suas lentes. Esse recurso limita a qualidade das fotografias que podem ser feitas. Nesse contexto, surgiram lentes externas: para melhorar a qualidade e o foco das fotos feitas por celular.

Ramón PecoJornalista espanhol

“Não há dúvida de que inclusive os fotógrafos mais contrários a considerar a câmera do telefone como uma câmera séria estão ficando maravilhados com as possibilidades que oferecem os telefones para tirar fotos.”

Que tipos de lente para celular existem?

Para compensar a limitação das câmeras de muitos smartphones, com objetivo de se aproximar ao máximo de uma câmera profissional, os fabricantes têm lançado no mercado lentes externas com os recursos que os usuários mais valorizam em uma câmera digital. A tabela a seguir mostra as mais populares.

Lente para celular Em que consiste Que fotos permite fazer Foco ou contexto ideal
Grande angular Permite cobrir uma porção maior do cenário em uma distância menor Permite fotos bem amplas e as imagens sofrem uma pequena distorção Serve, sobretudo, para fazer fotos em ambientes internos e externos
Macro* Lente que amplia as imagens focadas como se fosse um microscópio Fotos ultra nítidas e cada detalhe salta à vista Ideal para capturar paisagens naturais, pequenos animais e plantas com grande nitidez
Teleobjetiva ou zoom óptico Recorte da imagem que pretende capturar Congele a imagem de objetos que estão distantes do fotógrafo sem perder a qualidade da imagem Útil para fotos que demandem um grande nível de detalhe, sobretudo texturas e paisagens
Olho de peixe Cria uma deformação deliberada da imagem (ângulo de 180°) Ao focar, dá a sensação de estar dentro de uma esfera Perfeito para fotografar espaços amplos

*Você deve ter cuidado ao escolher o aumento que já vem de 5x, 10x, 15x ou mais. Quanto maior o valor, maior aumento de foco.

É preciso pensar nos megapixels ao escolher uma lente para celular?

Um pixel é a menor unidade homogênea em cor que forma parte de uma imagem digital. Um megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Normalmente, essa unidade é usada para demonstrar a resolução da imagem das câmeras. A quantidade de megapixels que tem uma câmera de celular define o tamanho das fotografias que podem ser tiradas e o tamanho das impressões.

No entanto, é preciso levar em conta que a diferença da qualidade da imagem não cresce proporcionalmente com a quantidade de megapixels que tem uma câmera. Por isso, não tem sentido pensar nos megapixels da câmera quando estiver escolhendo uma lente para seu celular. A lente refletirá a mesma qualidade de imagem que permite a resolução.

Os megapixels são os elementos mais importantes em uma lente para celular?

A maioria se concentra, acima de tudo, nos megapixels (MP) da câmera do celular. Embora seja um aspecto técnico importante, assim como o processador é o coração do seu smartphone, o sensor é o coração da sua câmera. Somente se o sensor fizer um bom trabalho ao capturar uma imagem, a lente do celular ajudará você a criar fotografias de qualidade e mais profissionais.

A tarefa básica do sensor é captar a luz, elemento importante para criar uma boa foto. Quanto maior a luz, melhores as imagens. Sensores maiores captam mais luz que os menores. Portanto, ao pensar em uma lente para celular, saiba que uma câmera de 13 MP com um sensor menor pode ser superada por uma câmera de 8 MP com um sensor maior.

Imagem de lentes e celular.

O recomendado é que a lente que você escolher seja fácil de ser colocada em seu celular. (Fonte: Roman Romanov: 71747720 / 123rf.com)

Que funções cumprem os filtros que vêm com a lente para celular?

Muitas lentes para celular incluem em seus kits diferentes filtros para melhorar ainda mais a qualidade das fotos. Eles são fundamentos quando se enfrenta ambientes não controlados, isto é, ambientes onde a luz, os tons reais das cores e os reflexos podem distorcer seu trabalho.

O uso de filtros especiais (que vem como complementos com as lentes para celular) podem ser de grande ajuda para reduzir a intensidade de certos tons e cores que não são adequadas para a fotografia que você deseja tirar. A tabela a seguir mostra os três filtros mais comuns que podem ser encontrados no mercado.

Tipos de filtros Para que servem Ideais para
Filtros UV (ultravioletas) Eliminam os tons azuis indesejáveis, reduzindo e minimizando ao extremo a quantidade de luz ultravioleta Fotos de ambientes externos, onde estiver muito exposto à luz natural
Filtros CPL (de polarização circular) Eliminam os incômodos reflexos ou as luzes incandescentes Fotos de superfícies aquáticas (Fotos de metais ou cristais)
Filtros FLD (de luz fluorescente) Eliminam os efeitos indesejados da luz fluorescente* Fotos de espaços fechados onde não há luz natural

*Espécie de tonalidade esverdeada ou azulada que emite um comprimento de onda descontínuo.

Critérios de Compras

Tirar fotos com smartphones será uma realidade que vai durar um bom tempo. Embora não seja alcançada a qualidade de imagem ideal, as lentes para celular podem ser de grande ajuda, pois fazem o usuário ganhar em uma variedade de efeitos e profissionalização. Ao escolher entre as opções de mercado, no entanto, existem alguns critérios que você não pode ignorar.

  • Forma de encaixe
  • Kit de lentes
  • Qualidade do material
  • Compatibilidade e aplicações
  • Acessórios e limpeza
  • Sensor

Forma de encaixe

É essencial que qualquer lente para celular que você compre seja fácil de colocar. Os clipes e grampos são muito confortáveis e práticos, mas você deve conferir se eles são feitos de um material macio, como borracha suave, para que eles não causem arranhões ou deixem qualquer tipo de marca nas telas. O ideal é uma lente que pode ser removida o mais rápido possível.

Imagem de homem tirando foto.

Você pode limpar a lente para celular com um pano de fibra. (Fonte: Citalliance : 27940462 / 123rf.com)

Kit de lentes

Cada tipo de lente para celular ajuda em uma tarefa diferente e proporciona um efeito diferente. Se você estiver procurando por equipamentos para um trabalho de nível profissional, a compra ideal será aquela te ofereça um kit com vários tipos de lentes, que funcionam para todos os ângulos e espaços que apareçam. Alguns kits também incluem filtros muito convenientes.

Qualidade do material

As lentes para celular garantem profissionalismo desde que sejam fabricadas com o material certo. Nesse sentido, é importante saber que o plástico, por mais robusto que seja, não é uma boa opção a ser considerada. Em geral, as melhores lentes são feitas de vidro ou de uma liga de alumínio e cristal, que vale mais apenas de ser escolhida.

Compatibilidade e aplicações

Existem muitos tipos de lente para celular, mas o número de smartphones é impressionante. Portanto, nem todas as lentes se encaixam em todos os modelos. Por isso, verifique se a lente que você for comprar é facilmente adaptada e colocada no seu telefone. Além disso, vale a pena considerar as lentes que correspondem aos aplicativos da sua câmera.

Acessórios e limpeza

Como explicado anteriormente, os kits de lentes podem incluir acessórios muito úteis que complementam as lentes para celular. Por exemplo, um estojo rígido de qualidade é sempre útil para transportar as lentes. E um pano de limpeza (geralmente microfibra) sempre é útil para remover sujeira e poeira que se acumulam no vidro da lente.

Resumo

As lentes para celular foram projetadas para que as câmeras dos smartphones, que estão longe das profissionais, tirem fotos de qualidade superior e obtenham diferentes tipos de efeitos que de outra forma não seriam possíveis. São muito fáceis de colocar: basta fixar o disco magnético que envolve a câmera do celular e já se pode experimentar novas fotos.

As melhores lentes para celular são feitas de vidro ou de uma liga com alumínio. As mais populares são a grande angular, a olho de peixe, a macro e a lente teleobjetiva. É comum que os fabricantes ofereçam kits com vários delas (alguns incluem todos as quatro). Eles também costumam oferecer filtros, estojos ou bolsas de viagem, acessórios de limpeza e peças de reposição.

Se você gostou deste artigo, compartilhe entre seus contatos para que os outros saibam todos os detalhes necessários sobre as lentes para celular. Assim, muitas pessoas poderão aproveitar essas informações antes de fazer a compra. Além disso, deixe um comentário, responderemos em breve!

(Fonte da imagem destacada: Roman Romanov: 71878498 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...