Vivemos de olho no relógio, sempre com pressa e no ritmo frenético dos dias de hoje. Para viver neste ritmo, precisamos de dispositivos cada vez menores e mais leves para facilitar nossas vidas. No entanto, a necessidade de armazenar mais e mais informações cresce ao mesmo tempo.

Os cartões micro SD são pequenos flash drives nos quais você pode salvar qualquer tipo de arquivo. Eles podem ser usados em diferentes tipos de dispositivos. Em alguns smartphones, eles podem até mesmo ser usados como memória interna. Sua versatilidade é tamanha que seu uso não para de crescer.

O mais importante

  • São muito leves e versáteis. Ideais para um mundo com dispositivos cada vez menores.
  • Sua capacidade de armazenamento não para de crescer desde que surgiram os primeiros modelos.
  • Podem ser utilizados como memória interna em alguns smartphones, e são projetados para suportar condições extremas.

Ranking: Os melhores cartões micro SD no mercado

A seguir, apresentamos nosso Ranking com os cinco melhores cartões micro SD disponíveis no mercado. Cada um deles se destaca particularmente em algum quesito, e todos oferecem uma ótima relação custo-benefício. Assim, você pode escolher qual melhor atende às suas necessidades.

1º – Micro SD SanDisk Ultra (128 GB)

Este cartão de memória do tipo microSDXC é ideal para smartphones e tablets Android de última geração. Tem uma capacidade de 128 GB e taxa de transferência de até 100 MB/s. Catalogado como Classe 10, permite gravar e reproduzir vídeo Full HD. Além disso, ele vem com um adaptador SD incluído.

Ele é fabricado para funcionar em condições extremas, portanto é resistente à água, altas temperaturas, choque, estática, raios-X e campos magnéticos. Possui garantia de 10 anos e um preço incrível, o que faz com que seja um dos cartões mais vendidos na sua categoria.

2º – MicroSDXC SanDisk Extreme (128 GB)

Esse micro SD tem velocidades de transferência excelente e ótimo desempenho para aplicativos e vídeos. Este cartão oferece velocidades de leitura de até 160 MB/s e velocidades de gravação de até 90 MB/s, permitindo que você grave vídeos em 4K UHD ou Full HD e tire fotos de alta resolução. É perfeito para seus dispositivos Android, câmeras digitais ou drones.

Tem categoria A2, o que quer dizer que ele oferece desempenho máximo para aplicações. Além disso, oferece compatibilidade 4K UHD com classe de velocidade UHS 3 (U3) e velocidade de vídeo 30 (V30). É projetado para funcionar até mesmo em condições agressivas de temperatura e umidade. Oferece um nível imbatível de qualidade.

3º – Micro SD Canvas Select Kingston SDCS (32 GB)

Catalogado como UHS-I Classe 10, oferece velocidades de leitura de até 80 MB/s. Tem uma capacidade de armazenamento de 32 GB e permite tirar fotos em alta definição. Perfeito para quem tem um orçamento apertado.

Além disso, ele está preparado para condições adversas ou instáveis. Resiste a imersões em água de até 30 minutos, choques, vibrações e temperaturas de até 85 °C. Também é à prova de raios-X. E tudo isso com a garantia de qualidade oferecida por uma marca de grande prestígio no setor, como a Kingston.

4º – Micro SD Samsung EVO (32 GB)

Ideal se você desejar um cartão micro SD com alto nível de qualidade, mas não necessariamente com especificações excessivamente altas. Este modelo possui um preço relativamente acessível. Tem 64 GB de capacidade de armazenamento e velocidade de transferência de 48MB/s. Este cartão micro SD é catalogado como classe 10.

É compatível com praticamente todos os dispositivos no mercado, e é um cartão excepcionalmente resistente. Pode suportar até 24 horas submerso em água salgada e a temperatura entre -25º C e 85º C. E se precisar de mais espaço, há outros modelos da mesma série com maior capacidade.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre os cartões micro SD

Ao adquirir um cartão micro SD, é importante você levar em consideração uma série de fatores. Não se esqueça de que existem diferentes tipos de cartões micro SD, cada um com características específicas. Por esse motivo, nesta seção, abordamos as perguntas mais comuns dos usuários para que você não cometa erros em sua compra.

Homem sentado em frente a um notebook, olhando para a câmera

Os cartões MicroSD permitem armazenar grandes quantidades de informações de maneira compacta.
(Fonte: Gstockstudio: 41262256/ 123rf.com)

O que exatamente é um cartão micro SD?

O formato micro SD corresponde ao menor tamanho de memória flash disponível atualmente. Suas dimensões são de 15 x 11 x 10 mm. Ele foi desenvolvido pela SanDisk e, posteriormente, adotado pela SD Card Association. Desde o início, houve grande aceitação devido às vantagens oferecidas por seu tamanho reduzido.

Quais são os principais usos dos cartões micro SD?

Atualmente, seu principal uso se encontra nos smartphones. Eles podem ser usados para salvar arquivos, fazer backups e até mesmo como uma extensão da memória interna do telefone. Eles também são usados frequentemente nas câmeras digitais.

Além disso, eles também são muito usados em câmeras de drone. Outra aplicação cada vez mais popular é como uma memória de consoles de videogames, como por exemplo no último console da Nintendo, o Nintendo Switch.

Certamente, com o aumento crescente de sua capacidade de armazenamento, seus usos não pararam de aumentar.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão micro SD?

Uma das principais vantagens dos cartões micro SD é que eles permitem que você armazene uma grande quantidade de informações em um cartão muito pequeno. Desta forma, documentos e arquivos podem ser carregados facilmente. Além disso, seu preço, que já não é muito alto, vem diminuindo cada vez mais.

Por outro lado, uma desvantagem dos cartões micro SD é que eles não possuem tanta capacidade quanto alguns outros dispositivos. No entanto, nos últimos anos, essa diferença vem reduzindo consideravelmente.

Além disso, dado seu pequeno tamanho, eles podem ser perdidos com facilidade. É por isso que, se você é um pouco desatento, é bom tomar cuidado.

Vantagens
  • Pequenos e leves
  • Práticos e versáteis
  • Preço moderado
  • Funcionais
Desvantagens
  • Fáceis de perder
  • Capacidade limitada

Que tipos de cartão micro SD existem?

Primeiramente, existem os cartões micro SD originais, com uma memória máxima de 2 GB. No entanto, este tipo de cartão já pode ser considerado obsoleto. A geração seguinte é de cartões micro SDHC, com capacidade de até 32 GB. E finalmente, existem os cartões micro SDXC, com capacidade de até 2 TB.

  • Micro SD (máximo 2GB)
  • Micro SDHC (máximo 32GB)
  • Micro SDXC (máximo 2TB)

Os micro SDXC são divididos em classes. Cada uma destas classes indica a velocidade de gravação do cartão. Os de classe 2 possuem velocidade de 2 MB/s, já os da classe 4, 4 MB/s e assim por diante. Então, há a classe UHS (Ultra High Speed), que possui sua própria classificação. Dentro desta classe existem as subclasses UHS-I, UHS-II e UHS-III.

Cartão microSD sendo segurado com os dedos

É possível encontrar cartões microSD de marcas conhecias e boa qualidade por preços moderados.
(Fonte: Vitthayanukarun: 84805912/123rf.com)

O que significam os símbolos nos cartões micro SD?

Os símbolos dos cartões micro SD oferecem informações sobre suas características. Você pode dar uma olhada no produto para ter uma ideia. Graças aos símbolos, você poderá saber com que tipos dispositivos eles funcionam, qual é a sua classe de velocidade e com quais interfaces eles são compatíveis. Além, é claro, da sua capacidade.

Um cartão micro SD preto de 32GB com um fundo branco

Os símbolos contidos no cartão micro SD ajudam a identificar informações sobre classe, capacidade, entre outros. (Fonte: FranckinJapan / Pixabay)

Como utilizar um cartão micro SD?

Seu uso é bem simples. Basta inserir o cartão no slot específico para ele, seja em um smartphone ou outro dispositivo. Depois, você deve esperar alguns segundos até que ele seja reconhecido. Recomenda-se inseri-lo com o equipamento desligado. Você nunca deve forçar a entrada.

Além disso, há adaptadores para utilizar os cartões Micro SD como se fossem os de tamanho normal. Há também adaptadores USB que permitem lê-los computadores que não possuem um leitor de cartões.

foco

Recomendamos que você leia o manual de instruções para um uso adequado.

Quais são as novas especificações para vídeo e aplicativos?

Recentemente, a SD Card Association adicionou duas novas variáveis às especificações dos cartões SD. São a classe de velocidade de vídeo e a classe de desempenho de aplicativo. A primeira representa a adequação do cartão para gravação de vídeo. Já a segunda, indica o desempenho de aplicativos.

Os símbolos usados para a classe de velocidade de vídeo variam de V6 a V90. As velocidades, nesses casos, variam de 6 MB/s do V6 a 90 MB/s do V90, com o qual você pode gravar vídeos em 8K.

A Classe de Desempenho do Aplicativo introduz as classes A1 e A2, que indicam a aptidão do cartão para salvar aplicativos ou seus dados.

De que cuidados um cartão micro SD necessita?

Como qualquer produto eletrônico, os cartões micro SD exigem uma série de cuidados. Felizmente, estes dispositivos são muito resistentes, podendo suportar até mesmo um ciclo de lavagem em uma máquina de lavar. No entanto, é melhor não tentar a sorte e evitar que o cartão entre em contato com a água.

Eles devem ser sempre mantidos em ambientes com baixa umidade. É melhor removê-los com o computador, celular ou câmera desligados para evitar a perda de dados. Caso precise removê-lo sem desligar o dispositivo, use sempre a função “remover com segurança”. Além disso, quando não estão sendo usados, o ideal é guardá-los para que não se dobrem ou quebrem.

Critérios de compra

A seguir, vamos analisar uma série de questões importantes que você deve considerar antes de comprar um cartão micro SD. Assim, você aumenta a sua chance de ficar satisfeito após a compra. Nós odiaríamos que, após alguns meses, você se arrependesse da sua aquisição.

  • Uso desejado
  • Capacidade de armazenamento
  • Velocidade de leitura e gravação
  • Sistema de arquivos
  • Resistência
  • Marca

Uso desejado

Pode ser que você necessite do cartão micro SD para um celular, tablet, eReader, câmara, computador ou um console de videogames. Ou mesmo para mover informações entre diferentes dispositivos. Seja qual for o uso pretendido, é isso que definirá o cartão que você precisa.

Em geral, para fotografias, qualquer tipo de cartão serve. No entanto, se você deseja gravar vídeo em alta definição, deve escolher um cartão apropriado. O mesmo pode ser dito se você pretender instalar aplicativos nele.

Para vídeos em HD, você precisa ter um cartão de classe 4 ou superior, e para gravar em Ultra HD, um U3 ou superior.

Capacidade de armazenamento

A memória do cartão é geralmente medida em gigabytes (GB). Como é de se esperar, nem todos os cartões micro SD possuem a mesma capacidade de armazenamento. Quanto maior a capacidade, mais informações podem ser salvas. Naturalmente, você também deve levar em conta a capacidade máxima suportada pelo dispositivo no qual você irá usá-lo.

Velocidade de leitura e gravação

A Classe de Velocidade de um cartão é o que indicará a velocidade mínima de gravação mantida pelo cartão. Essa velocidade é dada em MB/s. No entanto, com a chegada dos modelos SDHC e SDXC, a SD Association criou a classe de velocidade UHS. Você pode ver as velocidades correspondentes a cada classe na tabela a seguir.

Classe Velocidade mínima
Classe 2 2 MB/s
Classe 4 4 MB/s
Classe 6 6 MB/s
Classe 8 8 MB/s
Classe 10 10 MB/s
UHS-I Classe 1 (U1) 10 MB/s
UHS-I Classe 3 (U3) 30 MB/s
Vídeo Speed Class V60 60 MB/s

Para smartphones, este quesito é fundamental para uma boa experiência. Hoje, aconselhamos que você opte, no mínimo, por um cartão de classe 10. Para a gravação de vídeo, é necessário utilizar as classes mais altas, como o V60. Com ela, é possível gravar vídeos em formato 4K e 8K.

Sistema de arquivos

O sistema de arquivos é a maneira como uma unidade de memória organiza o conteúdo ou a informação armazenada. Por esse motivo, para poder usar qualquer tipo de unidade de armazenamento, ela deve ser formatada. Existem vários tipos de sistemas de arquivos, sendo o FAT32, NTFS e ExFAT os mais comuns.

É importante que você não observe este detalhe ao adquirir um cartão micro SD. Infelizmente, nem todos os dispositivos ou equipamentos aceitam todos os tipos de formatos. Por exemplo, os novos cartões SDXC frequentemente só funcionam com o formato ExFAT, compatível apenas com sistemas operacionais Windows XP SP2 ou superior.

Resistência

Este não é um detalhe sem importância. A resistência de um cartão micro SD é algo que deve ser considerado. Nada é mais frustrante do que perder informações armazenadas em um dispositivo de memória, especialmente se forem informações importantes e das quais não possuímos um backup.

As melhores marcas oferecem cartões micro SD muito resistentes. Seus cartões são preparados para resistir a impactos, campos eletromagnéticos ou raios X. Alguns podem resistir até mesmo a intempéries ou longos períodos de imersão em água sem sofrer danos. No entanto, a verdade é que acidentes acontecem, e prevenir é sempre melhor do que remediar.

Diferentes tipos de cartão microSD

Cartões high-end podem atingir preços que passam dos 500 reais.
(Fonte: Datskyi: 84700480/ 123rf.com)

Marca

A escolha da marca é uma das decisões mais importantes ao se fazer uma compra. A marca de um produto está intimamente relacionada com a qualidade, a garantia e o preço. Alguns dos principais fabricantes de cartões micro SD são: SanDisk, Panasonic, Toshiba, Samsung e Kingston.

Um bom fabricante garante que as especificações do cartão são precisas e que o cartão funcione de forma correta. Portanto, ao adquirir um cartão micro SD, certifique-se de ele que não é falsificado, uma vez que cartões falsos de diversas marcas reconhecidas circulam pelo mercado.

Resumo

O uso de cartões micro SD expandiu-se consideravelmente nos últimos anos. Isto se deve à crescente demanda por maiores capacidades de armazenamento nos celulares. Outro fator importante é a gravação de imagens de alta qualidade das câmeras digitais modernas.

Ao mesmo tempo, sua capacidade vem aumentando rapidamente e, com isso, novos modelos surgiram. Portanto, se você está pensando em comprar um cartão micro SD, é importante levar em consideração uma série de fatores. Você deve considerar, entre outros, o uso que você vai dar ao cartão, sua capacidade de armazenamento e sua velocidade de gravação. Além, é claro, o preço.

Esperamos que este guia tenha sido útil para você. Se você gostou, por favor, compartilhe com seus amigos e nos deixe um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Pontchour: 64068821/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...