Até pouco tempo atrás, era difícil encontrar um microfone sem fio de qualidade. A tecnologia disponível impedia o desenvolvimento de dispositivos capazes de transmitir o som de forma fidedigna. No entanto, hoje isso já é possível. Chega de fios que embolam e limitam a movimentação!

O novo problema que surge é escolher o melhor microfone sem fio possível, pois há cada vez mais opções no mercado. A escolha depende, em grande parte, do orçamento de que você dispõe e das características específicas para as suas necessidades. Para ajudar você nessa decisão, preparamos este Guia sobre os melhores microfones sem fio disponíveis no mercado em diferentes faixas de preço.

O mais importante

  • O fator determinante para escolher entre um modelo ou outro, é o motivo pelo qual você deseja um microfone sem fio. Por exemplo, existem microfones sem fio de lapela, de mão e headset. Você também deve avaliar o que prefere sacrificar: a mobilidade ou a qualidade do som.
  • Se estiver procurando um microfone sem fio profissional, é melhor comprar um que funcione na frequência ultra alta (UHF). A frequência muito alta (VHF) se destina a usos mais casuais (e, portanto, seus microfones são mais baratos).
  • A compra deve ser determinada pelo seu objetivo. Se você estiver procurando um microfone sem fio para cantar, por exemplo, deve escolher um modelo unidirecional, não um propenso a captar sons paralelos ou o som ambiente. Avalie todas as implicações.

Ranking: Os melhores modelos de microfone sem fio do mercado

Talvez você esteja procurando um microfone sem fio Behringer ou até mesmo um microfone sem fio Shure, marcas bem conhecidas na área. Mas pode ser que você não queira gastar muito dinheiro e está procurando um microfone BBB: bom, bonito e barato. Seja como for, nós criamos um Ranking com os melhores microfones sem fios do mercado, levando em consideração todas essas possibilidades.

1º – SM58, Shure

O SM58 é um dos melhores microfones sem fio profissionais no mercado. A marca, especializada nesse tipo de equipamento, já indica a qualidade do produto. Trata-se de um modelo versátil, de ótima qualidade e por um preço razoável. Não é à toa que ele é extremamente comum em comícios políticos e apresentações musicais de todos os tipos.

Quanto à especificação técnica, o SM58 oferece uma excelente qualidade de som e é fabricado por materiais robustos. Sendo dinâmico, é ideal para todos os tipos de usos. Além disso, por ser um microfone cardioide, você pode mantê-lo mais próximo da boca, evitando o efeito de feedback. Infelizmente, ele não vem com receptor, então você pode precisar de um investimento extra se não tiver um compatível.

2º – XM8500, Behringer

O XM8500 é um dos melhores microfones sem fio da Behringer, sendo ideal para professores, vocalistas ou mesmo podcasters, destaca-se pela qualidade do som e preço acessível, considerando-se que se trata de um produto profissional de ótima qualidade.

Apesar de relativamente barato, esse microfone sem fio oferece um som claro, limpo e preciso, livre de defeitos digitais como reverberações, microfonias e feedback. Além disso, possui autonomia de mais de 24 horas. Não vem com receptor.

3º – Pro Bass VHF

Esta é uma opção mais acessível, de nível semi-profissional, que vem com 2 microfones além do receptor, o que o torna ideal para situações onde mais de uma pessoa utilizará regularmente o equipamento, como por exemplo pequenas bandas, salões de eventos ou mesmo para se divertir em um karaokê.

Possui um bom alcance e autonomia da bateria, além de oferecer um som de boa qualidade por um ótimo preço. Os microfones podem ser sincronizados de forma independente em canais separados, e serem ajustados também de forma independente pelo receptor de duas antenas.

4º – WMS 40 Pro Mini 2, AKG

Se falamos sobre os melhores microfones sem fio de hoje, não podemos deixar de mencionar o WMS 40 Mini da AKG. Ele apresenta um design sóbrio, na cor preta, e destaca-se por sua leveza e dimensões discretas, permitindo que seja utilizado durante longas sessões sem que as mãos se cansem.

Utiliza duas pilhas AAm com uma excelente autonomia de 30 horas. Além disso, é muito fácil de instalar, o que o torna perfeito não só para uso profissional, mas também para eventos mais descontraídos. A qualidade do som é muito alta, e o preço não é restritivo.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o microfone sem fio

Seja para falar em público, cantar ou se divertir numa sessão de karaokê, os microfones sem fio são excelentes. Com seu uso, você pode chamar a atenção do público mais facilmente, graças, entre outras coisas, à liberdade de movimento que eles oferecem. Mas o que você precisa saber sobre o assunto antes de decidir comprar o seu?

Imagem de mulher falando com microfone sem fio.

Você deve analisar o uso que vai dar ao microfone para escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. (Fonte: Jozef Polc: 16334616 / 123rf.com)

O que é um microfone sem fio e para que serve?

O microfone sem fio é um dispositivo que capta sons e os transmite por frequências de rádio. A principal vantagem deste tipo de microfone é a ausência de cabos. Ele é muito usado na televisão, em eventos públicos e até em eventos em família. Com um microfone sem fio, você tem uma liberdade de movimento muito maior, sem sacrificar a qualidade sonora.

Sua utilidade é enorme. O microfone sem fio pode ser de uso profissional ou lúdico, sendo uma ótima ferramenta não só para apresentações em público ou shows, mas também para uma boa noite de risadas entre amigos no karaokê.

foco

Para saber qual tipo específico comprar, é preciso entender o uso que você pretende dar ao microfone sem fio.

Quais são as vantagens de se comprar um bom microfone sem fio?

Você já sabe como o microfone sem fio funciona e para que ele serve. Apesar disso, ainda pode estar na dúvida se deve investir em um microfone sem fio mais barato ou um de padrão médio/alto. Se esse for o seu caso, consulte as informações a seguir. Você ficará surpreso com a quantidade de vantagens que o produto tem a oferecer:

Vantagens: Facilidade de instalação, pois não necessita de cabos e conexões complexas. Oferece maior mobilidade, pois não necessita de fios, algo que afeta a confiança e as habilidades do usuário. Graças aos avanços tecnológicos, os melhores microfones sem fio oferecem som comparável às opções analógicas mais modernas.

A autonomia dos melhores microfones sem fio geralmente não fica abaixo de 25 horas, o que é um tempo considerável haja visto que a maioria usa uma ou duas pilhas AA convencionais. Existe uma ampla variedade de opções disponíveis, desde microfones sem fio profissionais até outros mais casuais, voltados para o lazer. Atualmente, muitos modelos oferecem materiais de alta qualidade, apresentando uma vida útil bastante longa.

Desvantagens: Alguns modelos são muito sensíveis a interferências radioelétricas, podendo causar microfonias e feedback. No entanto, este tipo de problema é cada vez menos comum.

Quais tipos de microfone sem fio existem?

O mundo do microfone sem fio possui inúmeras ramificações. Uma delas é a dos tipos. Os microfones sem fio variam em design e recursos, dependendo das necessidades que tentam suprir. Por exemplo, se quiser um microfone que deixe suas mãos livres, existem microfones sem fio de lapela, que são extremamente discretos ou também aqueles em forma de headset.

No entanto, quando se trata de qualidade de som, os melhores microfones sem fio geralmente são os de mão. Muitos desses modelos apresentam designs ergonômicos que possibilitam seu uso por horas sem cansar suas mãos ou braços.

Luis del OlmoLocutor de rádio e periodista espanhol

“Não sei o que faria sem o microfone, eu estaria perdido, estaria a ver navios”.

Por outro lado, também existem microfones sem fio com presilhas. Essa variante é ideal quando você deseja captar o som de um instrumento específico (como um violão). Embora seja comum conectar o instrumento por meio de cabos, ele nem sempre possui um captador, e o uso de um microfone sem fio permite obter um som mais natural, ideal para estilos como o folk.

O que é o transmissor no microfone sem fio?

Os melhores microfones sem fio são equipados com um transmissor. Essa é uma parte essencial deles. Graças a esse componente, o dispositivo pode converter o sinal de áudio gerado em um sinal de rádio. Em seguida, este viaja pelo ar até o receptor (que explicaremos na próxima seção). Esta é a base do seu funcionamento.

Atualmente, existem dois tipos de transmissor. O primeiro é o de mão. Este tipo de transmissor está integrado ao microfone e ao dispositivo transmissor de rádio (localizado na empunhadura). O segundo é o de pendurar. Você pode prendê-lo na cabeça, lapela ou mesmo em um instrumento, como no cabo de um violão ou baixo.

O que é o receptor do microfone sem fio?

O receptor é outra parte fundamental para o funcionamento de um microfone sem fio. Ele está conectado à entrada de som e capta o sinal de rádio emitido pelo microfone através do transmissor. Uma vez recebido, o receptor é responsável por convertê-lo em sinal elétrico. Normalmente, o receptor funciona conectado à energia (embora existam receptores com gravador portátil).

Quanto aos melhores receptores, estes contam com a tecnologia de “Diversidade”. Com ela, procura-se obter uma melhor recepção do sinal. Para isso, os receptores funcionam com duas antenas simultaneamente, de modo que aquela que recebe o sinal mais potente no momento é a que entra em operação. Os melhores microfones sem fio geralmente possuem esse tipo de receptor.

Imagem de dois microfones sobre mesa de som, com fones de ouvido ao lado.

Geralmente, os melhores microfones sem fio trabalham com uma ampla faixa de frequência. (Fonte: Phanlop Boonsongsomnukool: 11964528 / 123rf.com)

O que é a frequência de rádio do microfone sem fio?

A frequência de rádio, ou radiofrequência, está diretamente relacionada aos transmissores e receptores. Para que funcionem, eles devem se comunicar uns com os outros por meio de radiofrequências iguais, conhecidas como frequências operacionais. Isso permite que diferentes sistemas sem fio sejam usados simultaneamente, pois cada um utilizará sua própria frequência de operação (canal), o que evitará sobreposições e interferências.

Além disso, muitos microfones sem fio são multifrequência. Isso facilita o trabalho com vários sistemas ao mesmo tempo (especialmente se forem modelos semelhantes). Além disso, geralmente os melhores microfones sem fio oferecem uma ampla faixa de frequência, sendo possível mudá-la entre cada utilização.

Quais tipos de radiofrequência os microfones sem fio utilizam?

Quando se trata de radiofrequência, existem três tipos usados pelo microfone sem fio. No entanto, apenas dois abrangem quase todos os modelos encontrados hoje em dia. Nós falaremos sobre os mais importantes: VHF (frequência muito alta) e UHF (frequência ultra alta). Você deve escolhê-los em função do uso que pretende dar ao microfone, que pode ser mais profissional ou não.

Aqui, apresentamos uma tabela comparativa dos tipos de subwoofer:

VHF (de 30 a 300 MHz) UHF (de 300 MHz a 3 GHz)
Vantagens Desvantagens Vantagens Desvantagens
São muito econômicos

Ideais para situações casuais, lúdicas e sem a necessidade de qualidade profissional

Os de menor qualidade sofrem constantes interferências Sua confiabilidade e qualidade estão acima de qualquer dúvida

São microfones sem fio destinados a atender as demandas dos profissionais

Seu preço pode ser restritivo

O terceiro deles é o sistema de transmissão digital. Essa faixa é utilizada por microfones sem fio de última geração. Eles trabalham numa frequência de 2,4 GHz. Sua principal vantagem é que não utilizam a compressão do sinal, o que lhes possibilita oferecer uma qualidade de som inigualável. No entanto, a distância de transmissão é menor que a do UHF.

Critérios de Compra

Agora que você sabe melhor como os microfones sem fio funcionam, é hora de escolher qual comprar. Mas não tenha tanta pressa, pois ainda há alguns detalhes que merecem atenção. Ao pesquisar o melhor microfone sem fio no mercado, você deve avaliar certos aspectos. Alguns, você já aprendeu nas seções anteriores. Mencionaremos outros a seguir.

  • Orçamento
  • Sons que você deseja captar
  • Direcionalidade e curva de resposta
  • Tipo de frequência

Orçamento

Infelizmente, esse é um ponto crucial. No entanto, não precisa necessariamente ser um obstáculo dada a variedade de produtos no mercado hoje. De fato, muitos dos melhores microfones sem fio não exigem um investimento exorbitante ou restritivo. É verdade que um modelo “top de linha” pode custar alguns milhares de reais, mas existem opções razoáveis, de qualidade profissional ou semi-profissional a preços muito mais acessíveis.

Sons que você deseja captar

Depois do orçamento, este aspecto é, sem dúvida, o mais importante. Trata-se de analisar a fonte sonora e entender sua faixa de variação. Por fonte sonora, nos referimos ao elemento que se pretende captar com o microfone. Comprar um microfone sem fio para captar a voz de um cantor não é o mesmo que comprar um microfone sem fio para captar o som ambiente na natureza.

Ao trabalhar com som, você deve saber quais são seus objetivos. Além disso, a quantidade de microfones, bem como os seus tipos, é essencial nesse sentido. Por exemplo, se você é um professor, pode procurar um microfone sem fio de lapela. Por outro lado, se você toca em uma banda, poderá comprar um modelo que vem com dois ou mais transmissores de fábrica.

Porfirio Barba JacobPoeta colombiano

“Mais vale o ouro do som que o som do ouro.”

Direcionalidade e curva de resposta

A direcionalidade é importante. Essa é a capacidade do microfone para captar sons. Os microfones omnidirecionais captam sons de todas as direções. Os bidirecionais, por outro lado, captam sons provenientes da frente e das costas. Ambas as opções funcionam bem para captar o som ambiente, porém são menos úteis se você for um músico, pois pode captar ruídos indesejados, como o som da plateia.

Neste caso, você deverá procurar um microfone cardioide ou supercardioide. Ambos captam apenas o som frontal. Esse padrão de captação é típico dos melhores microfones sem fio de mão. A diferença entre um e outro é a sua distância de captura, sendo o segundo mais distante. Ambos são criados para rejeitar sons paralelos.

Imagem de microfone sem fio em tripé.

O receptor é conectado à entrada do microfone, e capta o sinal de rádio que ele emite através do transmissor. (Fonte: Vadym Zaitsev: 13884241 / 123rf.com)

Por outro lado, a curva de resposta se refere à maneira como o microfone responde a diferentes frequências. Por exemplo, alguns microfones sem fio funcionam muito bem com frequências específicas para voz humana. No entanto, outros são criados para captar frequências fora desse intervalo (como batidas ou outros sons ambientes).

Tipo de frequência

Como explicamos na seção anterior, os melhores microfones sem fio funcionam sob três tipos de frequências: VHF, UHF e o sistema de transmissão digital. O VHF é para consumo popular. Isso significa que está presente em modelos de microfone sem fio para iniciantes, apresentando uma natureza mais lúdica e casual. Seu som tende a ser pior.

Por outro lado, a frequência UHF e o sistema de transmissão digital buscam oferecer um som superior. Além disso, o grau de interferência que eles apresentam é geralmente menor. Portanto, são microfones sem fio destinados a uso mais profissional (para músicos ou pessoas que querem gravar em estúdio). Naturalmente, a alta qualidade tem um preço, que se reflete diretamente no orçamento.

Resumo

Os melhores microfones sem fio podem facilitar muito a sua vida. Não só porque dispensam o uso de cabos irritantes, mas também porque existem numa enorme variedade de opções, permitindo que você compre um modelo de qualidade por um preço justo. Claro, antes de comprar qualquer modelo, é preciso saber exatamente o que você quer.

Assim, você deve avaliar diversos aspectos do microfone sem fio, como o tipo de frequência, a direcionalidade, a curva de resposta, entre outros. Todos são elementos que influenciarão a compra de um bom microfone sem fio, e sua escolha deve ser feita em função da sua necessidade por um modelo mais ou menos profissional.

Com este Guia, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Se ele foi útil, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Macor: 37352276 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...