À primeira vista pode parecer que os monitores para PC não evoluíram muito nos últimos tempos. Mas se você prestar mais atenção, vai perceber como os monitores quadrados, de tubo, passaram aos planos e logo aos retangulares – como no cinema -, para melhorar a panorâmica. Hoje em dia, a última moda é um novo tipo desses aparelhos, o monitor curvo. Já ouviu falar sobre ele?

Um monitor curvo traz uma nova experiência de imersão ao usuário, não interessa o que quer que você queira fazer com o seu computador. O design dos seus diversos modelos é feito para ser elegante e atrativo, de forma que é difícil tirar os olhos deles. Se você quer saber como funciona esse novo tipo de monitor ou tem mais dúvidas sobre ele, fique de olho aqui no Guia, pois ele foi preparado com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse tipo de aparelho.

O mais importante

  • O monitor curvo é um novo tipo de monitor, um novo design para um produto do nosso cotidiano, pensado para melhorar a experiência de visualização de quem estiver na sua frente. A sua curvatura cria uma sensação maior de imersão e melhora alguns aspectos técnicos do ponto de vista do ângulo de visualização.
  • Os primeiros modelos de monitor curvo apareceram no ano de 2009 e hoje existem muito mais do que antigamente. Além disso, seu uso foi expandido tanto para televisores quanto para smartphonesQuase todas as grandes marcas, como Samsung, LG e Sony, começaram a fabricar esse tipo de monitor.
  • O monitor curvo se destaca por seu design chamativo, no qual as curvas têm um papel fundamental. Esse tipo de monitor continua tendo telas largas e voltadas a um design ergonômico, ou seja, ajustado ao que é mais confortável para o usuário. Esses modelos têm a mais alta qualidade em termos de resolução e conexões.

Ranking: Os melhores modelos de monitor curvo do mercado

Se você está pensando em dar um salto de inovação com o seu computador, não pense mais. Um monitor curvo vai revolucionar a sua experiência de uso, seja se você usa o seu PC para trabalhar, ver filmes ou jogar jogos.

Se as opções que você vê ao seu redor te deixam indeciso, trazemos aqui para você uma seleção de alguns dos melhores modelos que você pode achar para comprar, quem sabe isso não te ajuda na hora de decidir, né?

1º – Monitor Curvo Gamer Full HD LG Widescreen IPS 34”

Um ótimo modelo de monitor curvo da LG para quem quer aumentar a imersão na hora de jogar! É o primeiro monitor ultrawide com 144hz e 1ms, permitindo a experiência única de cores reais com a tecnologia ips e de movimentos fluídos nos jogos devido a sua taxa de atualização.

Combinado ao recurso “1ms motion blur reduction”, os gamers têm movimentos fluidos sem perda e sem borrão. Tela de 34 polegadas curva IPS Full HD, resolução 2560 x 1080.

2º – Monitor Curvo Acer 23.6″ LED Widescreen Full HD

O monitor curvo Acer ED242 chega com tela curva 1800R, 23.6 polegadas e resolução 1920 x 1080 full HD, que garantem a imagem perfeita de qualquer ângulo de visão. O contraste de 100 milhões:1 é alcançado através da tecnologia Acer Adaptive Contrast Management, que proporciona um visual mais cristalino e melhora a qualidade das mais de 16 milhões de cores do monitor.

As tecnologias Acer ComfyView™ e Flicker-less ajudam a eliminar os reflexos da tela para reduzir a fadiga ocular. Já o ajuste de inclinação vai de -5 a 20º para uma visualização mais confortável de qualquer ângulo.

3º – Monitor Curvo Gamer Predator, Acer, X34, LCD 34″ QHD

O Predator X34 Monitor Curvo tem uma tela curva de 34 polegadas, com aspecto 21:9 UltraWide, uma resolução embasbacante de 3440 x 1440 (QHD) e Painel IPS. Com sua tecnologia NVIDIA G-SYNC ele garante que vai manter a sua jogabilidade suave.

O modelo conta com ajuste de altura Power button 8, tempo de resposta de 4 ms, contraste 1000:1 e portas de entrada 1x HDMI, 1x DisplayPort e 4x USB. Esse é um monitor extremamente potente e de um tamanho que vai garantir a sua imersão na hora de mergulhar no seu jogo ou filme favorito.

4º – Monitor Curvo Dell UltraSharp de 34″

Esse monitor da famosa marca Dell é feito para você desfrutar de uma experiência imersiva inigualável graças a uma tela de 34,14 polegadas com maior curvatura que melhora seu campo de visão.

Agora para alguns dados técnicos, o aspecto desse computador é 21:9, seu brilho é de 300 Cd/m² e seu contraste 1000:1. Ele também com caixas acústicas embutidas de dois alto-falantes integrados de 9W e ainda conta com diversos tipos diferentes de entradas.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um monitor curvo

O monitor curvo chegou ao mundo dos computadores para ficar. Seu objetivo é fazer com que seus usuários possam aproveitar ao máximo qualquer conteúdo multimídia que eles queiram reproduzir nele.

Talvez você tenha dúvidas sobre os diferentes aspectos que deve levar em conta na hora de comprar um modelo desse tipo de monitor, para ajudar com isso te recomendamos que leia esta seção que vai ajudar a sanar algumas das dúvidas mais frequentes em relação a esse tipo de aparelho.

Monitor curvo.

O monitor curvo para PC costuma ser muito mais fino e ter um formato côncavo. (Fonte: Max Nelson: / Unsplash.com)

O que exatamente é um monitor curvo?

Um monitor curvo é um tipo de tela que costuma ser muito fina e ter um formato côncavo, ou seja, curvado para dentro. Esse tipo de monitor mantém a forma larga e retangular que, já faz alguns anos, todas as telas para computador costumam ter e que seguem o padrão de visão panorâmica usado nos cinemas. No entanto, a curvatura desse novo tipo de modelo oferece uma visualização totalmente diferente.

Que motivos estão por trás do surgimento do monitor curvo?

Especialistas em design e desenvolvimento de dispositivos tecnológicos garantem que a criação desse novo tipo de monitor, curvo, é voltada para uma abordagem mais ergonômica, para que os monitores se ajustem melhor ao olho humano e não o contrário.

Segundo alguns deles, existe um aumento na atividade no centro de prazer do cérebro humano quando observamos linhas curvas.

Quando surgiram os primeiros modelos de monitor curvo?

No ano de 2009, as empresas NEC/Alienware, junto com a Ostendo Technologies, da Califórnia, lançaram no mercado um monitor curvo de 43 polegadas, que eles garantiam que oferecia uma experiência melhor na região perto das bordas, já que ele cobria 75% da visão periférica. E

mbora este primeiro modelo já não seja mais comercializado, hoje em dia a maioria dos fabricantes de PC contam com modelos de monitor curvo.

A proliferação dessas novas telas curvas para PC explodiu nos últimos anos. Não só o uso para computadores aumentou, como elas também começaram a se popularizar mais e mais no mundo dos televisores.

Começaram até a ser fabricados e comercializados modelos de smartphone com tela curva, embora ainda não tenham tantos modelos desses quanto no caso dos exemplos anteriores.

John ArcherEscritor da Entertainment Technologies

“O maior argumento a favor de um monitor curvo é que ele melhora a imersão do espectador. Ao levar as bordas da tela um pouco mais para frente, o que estamos vendo acaba nos dando a sensação de estarmos sendo envolvidos. Dessa forma é criada uma visão mais periférica que nos dá profundidade e nitidez.”

Que novidades de visualização um monitor curvo oferece?

Desde a sua aparição, tanto o monitor curvo para PC aqueles para servir de televisores foram recebidos com ceticismo. Ao mesmo tempo em que existe muita gente que quer promover este salto de inovação, ainda existe um grupo grande de pessoas que resiste ao seu uso.

Na lista a seguir vamos resumir para você quais são as novidades que este novo tipo de monitor traz.

  • Imersão: A curvatura desse tipo de monitor – especialmente no caso dos computadores, que, de maneira geral, são usados por só uma pessoa de cada vez – faz com que o ângulo de visão envolva por completo o espectador. A curvatura é feita especialmente para o olho humano, o que permite que a vista percorra toda a superfície da tela sem mudar de foco.
  • Sensação de tamanho maior: A distância entre o olho e o monitor curvo é a mesma para todos os pontos da tela se estivermos olhando para ela do centro, o que da a sensação de que o monitor é maior do que ele realmente é.
  • Reflexos: O monitor curvo gera menos reflexos da luz natural do que aqueles com tela plana.
  • Fatiga ocular: Muitos modelos de monitor curvo têm um modo de visualização que minimiza a emissão de ondas de luz azul, que são as responsáveis pelo cansaço da retina. Por isso, eles proporcionam uma sensação de alívio.
  • Ruído: Um monitor curvo incorpora uma tecnologia que reduz o ruído na tela, o que ajuda os olhos a ficarem ainda mais relaxados.
  • Design: A estética é um elemento chave ao se tratar de telas. Para além das suas vantagens técnicas, um monitor curvo é simplesmente incrível de se olhar, com uma aparência que chama muito a atenção.

É verdade que um monitor curvo produz um efeito 3D?

Tecnicamente não. É verdade que muitos modelos de monitor curvo provocam uma percepção estranha que se assemelha àquela do efeito 3D, mas ela não é a mesma. Isso se deve à curvatura nas bordas da tela, que expandem a profundidade de visão do conteúdo que estamos vendo.

Existem muitas marcas, como a Samsung, que aplicam usam um processador de profundidade para ajudar a evitar este efeito.

Por que um monitor curvo consome menos energia que um plano?

Outra das vantagens que devemos somar à lista das oferecidas por um monitor curvo é que o brilho que ele emite costuma ser menor que aquele dos monitores convencionais, de tela plana. A razão novamente está na curvatura de suas bordas.

Um monitor curvo não tem que competir de uma forma tão evidente com a luz presente no ambiente, como acontece com uma tela plana. Isso faz com que o consumo de energia seja ligeiramente menor.

O que significa que um monitor curvo evita a distorção da imagem?

Isso significa que, graças à sua curvatura, o monitor curvo gera uma distorção trapezoidal (keystone) menor. Mas o que é uma distorção trapezoidal? Ela é basicamente uma alteração da imagem que impede que ela seja completamente retangular quando olhamos para ela de um ponto distante do seu eixo central.

A redução desse tipo de efeito em uma tela curva, de acordo com dados técnicos, pode chegar a até 50%.

É a mesma coisa um monitor curvo e uma tela curva para TV?

Embora a tela de um dispositivo seja sempre muito importante, o monitor curvo faz mais sentido no caso de computadores. O televisor é um eletrodoméstico de uso coletivo, é comum que tenham várias pessoas assistindo à TV juntas ao mesmo tempo, seja naquela reunião com os amigos para ver um filminho ou na hora que toda a família está na sala assistindo à sua série favorita.

O PC, ao contrário, costuma ser um objeto de uso pessoal, e por isso costuma ser usado por apenas uma pessoa de cada vez.

Assim, o usuário de um computador costuma estar sentado bem ao centro da tela que está usando, o que permite que ele aproveite ao máximo esse ponto equidistante que favorece a experiência imersiva e que o monitor curvo ajuda a favorecer.

Isso permite que o usuário fique menos distraído e mais focado na hora de trabalhar ou jogar, ou seja, ele evita distrações e foca naquilo que está acontecendo bem à frente dele, na tela do seu monitor.

Em quais aspectos de qualidade de um monitor curvo você deve prestar atenção?

Como com qualquer monitor, não devemos esquecer de que aquilo que queremos é ter uma ótima qualidade de imagem. Para além da curvatura, que traz as suas próprias vantagens, é preciso que você observe vários aspectos que ajudam a melhorar a experiência de visualização. Na tabela a seguir resumimos alguns deles para te ajudar.

Luminosidade: É a capacidade para mostrar as cores branco e preto, assim como outras cores intermediárias com as quais o monitor conta. Esse é um fator que se mede pelo número de Nits ou candela por metro quadrado (Cd/m²). Os valores mais comuns no mercado se situam na casa entre os 350 e 450 Cd/m². Um valor esse que você pode ajustar ao mudar o brilho do seu monitor, para deixar ele regulado de acordo com as suas necessidade e/ou preferências.

Profundidade de cor: Essa é a medida que determina a capacidade do monitor de mostrar diferentes cores. Na hora de representar uma imagem, ela será tão mais realista quanto mais cores o seu monitor for capaz de reproduzir. Não é a mesma coisa ver um quadro composto a partir de 8 cores básicas (8 bits) que um outro composto a partir de 16 milhões de tons, uma gama cromática que o olho humano já nem é capaz de distinguir.

Contraste: Essa medida é a diferença visível entre o branco máximo e o preto máximo, o chiaroscuro do computador. Esse valor mede a diferença entre um pixel preto e outro branco ao longo de um instante. Se você quer um monitor com um bom contraste, fique de olho para valores altos como, por exemplo, de 2000:1.

Resolução: Ela se refere ao número máximo de pixels que o monitor curvo é capaz de mostrar ao mesmo tempo. Essa característica é dada ao produto em termos de largura por altura, o que é a relação que chamamos de “aspecto”. A resolução mínima recomendada para hoje em dia é de FullHD: 1920 x 1080 pixels.

Monitor curvo em escritório.

O valor da curvatura recomendado pela maioria das marcas é o de 1800 R. (Fonte: Georgejmclittle: 81511436 / 123rf.com)

Por que um monitor curvo é especialmente recomendado para jogos?

Basicamente porque os jogos de computador modernos que as pessoas costumam jogar tem gráficos e sequências de vídeo sofisticadíssimos, onde uma maior imersão aumenta drasticamente a sua experiência de visualização.

Um monitor curvo cumpre muito bem esse papel e ainda costuma ser equipado com uma alta taxa de atualização (refresh rate), que é o que determina a quantidade de imagens que podem ser mostradas por segundo.

Critérios de Compra

O mercado de monitores curvos está cada vez mais saturado. Diferentes marcas tentam se posicionar como as melhores fabricantes desse novo tipo de monitor que está revolucionando a experiência visual moderna.

Se você não sabe qual modelo escolher, não se preocupe, é normal ficar em dúvida quando bombardeado por tantas opções. Para te ajudar nesse momento, levantamos aqui alguns critérios que você deve ter em mente na hora de fazer a sua escolha.

  • Tamanho
  • Resolução
  • Entradas de conexão
  • Curvatura
  • Base do monitor

Tamanho

Dentro do mundo tecnológico, o tamanho sempre importa e um monitor curvo não é exceção. Toda a experiência de imersão e profundidade que esse tipo de aparelho pode oferecer é tão melhor quão maior for a superfície de tela com a qual o modelo conta. Então, é recomendável que você escolha um modelo com, pelo menos, 24 polegadas.

Resolução

Embora o tamanho do seu monitor seja importante, como acabamos de explicar, ele não adianta de nada se não for capaz de oferecer uma boa resolução para aquilo que vai reproduzir.

Os melhores modelos de monitor curvo têm os mais altos padrões de qualidade no que se refere à definição e nitidez da imagem. Para isso, é preciso procurar por um modelo que tenha uma resolução de 1920 x 1080 pixels (FullHD).

Entradas de conexão

A ideia de usar dispositivos tecnológicos de maneira independente e isolado é antiquada. Hoje em dia é muito comum conectar diferentes aparelhos uns aos outros para obter os mais diferentes resultados.

Nesse sentido, quanto maior for a quantidade de entradas de conexão do seu monitor curvo mais possibilidade você vai ter na hora de usá-lo. As entradas mais importantes são as HDMI, USB e VGA.

Curvatura

Já que estamos falando sobre telas curvas, é de se esperar que prestemos atenção ao ângulo de curvatura que um monitor desse tipo nos oferece.

Se o raio é muito pequeno, você quase não vai conseguir diferenciar o seu monitor curvo de um monitor normal. Agora, se ele for muito grande, isso pode acabar afetando a visualização e deformando as imagens na tela. Por isso o valor de curvatura recomendado pela maioria das marcas é de 1800 R.

Base do monitor

Embora a gente esteja falando sobre um acessório do monitor curvo, ele pode ser muito importante para quem costuma mudar a posição da tela.

Uma boa base, que seja resistente, ergonômica e fácil de regular, permite que você possa mudar a sua inclinação, altura e ângulo com facilidade. Isso gera diferentes efeitos segundo o interesse do usuário num determinado momento.

Resumo

O monitor curvo revolucionou o mercado dos computadores com sua borda côncava (voltada para dentro) e sua aposta em uma maior imersão na hora de visualizar conteúdo multimídia. Sem deixar a qualidade da imagem, resolução ou nitidez de lado, esse tipo de monitor é capaz de melhorar a experiência do usuário de maneira significativa, já que agora ele oferece um melhor ângulo de visão quando de frente para ele.

O raio de curvatura da maioria dessas telas é de 1800 R. Isso oferece muitas vantagens para a imagem, como reduzir o efeito de distorção dos monitores planos e, em relação ao olho humano, aliviar a fatiga da retina. O monitor curvo é ainda mais valioso no caso dos gamersque buscam por gráficos de alta qualidade e uma grande taxa de atualização (refresh rate) em suas telas.

Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhá-lo com os seus contatos para que outras pessoas possam aprender tudo aquilo que elas precisam saber sobre um monitor curvo. Não temos dúvida de que muito mais pessoas poderiam aproveitar esse tipo de informação antes de realizar uma compra. Além disso, se você quiser, pode nos deixar um comentário aqui na página que vamos te responder o mais rápido possível. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Max Nelson / Unsplash.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...