Qualquer pessoa que tenha alguma experiência em videogames sabe da importância de um bom mouse gamer, ainda mais se os seus jogos preferidos forem os de tiro. Esse acessório é tão importante que existem marcas especializadas em atender somente este mercado. E não, não estamos falando só de um design bonito e de muitas luzes.

Em geral, os mouses para games contam com uma grande quantidade de botões extra. Além disso, têm níveis de precisão e sensibilidade muito maiores. E é claro, são totalmente configuráveis. O nível de especialização dos mouse gamers é tão alto que chegam a existir modelos próprios para cada tipo de jogo.

O mais importante

  • Ter um bom mouse pode ser a diferença entre ganhar e perder uma partida. A precisão e o sensor do mouse estão estreitamente relacionados.
  • Geralmente, os mouses gamer conectam-se através de cabos USB. As conexões sem fio não garantes níveis suficientes de precisão e sensibilidade.
  • Uma característica fundamental dos mouses para jogos é a grande possibilidade de configuração. Existem até modelos com um sistema que permite ajustar seu peso.

Ranking: Os melhores modelos de mouse gamer do mercado

A seguir, vamos apresentar nosso ranking completo, com os cinco melhores modelos de mouse gamer disponíveis no mercado. Fizemos uma seleção muito variada. Assim, você poderá escolher aquele que for mais adequado para suas necessidades.

1º – Mouse Gamer Razer DeathAdder Elite

Se você não está afim de economizar e quer investir em um mouse excepcional, esse modelo da Razer sem dúvidas não vai te deixar na mão. Qualidade e design se unem para que você possa ter o melhor de dois mundos.

Alcançando até 16.000 DPI, esse mouse de 6 botões tem sensor óptico Pixart PMW3389. Serve para destros e canhotos, pesa 105 gramas e tem retro-iluminação RGB. Para completar, dura até 50 milhões de cliques. Se você não abre mão de um desempenho espetacular, essa é a melhor escolha.

2º – Mouse Gamer Logitech G903 Sem Fio

Mesmo sendo sem fio, esse mouse gamer da Logitech tem um desempenho incrível, graças a sua tecnologia Lightspeed, que permite um desempenho sem latência (1ms). Tem sensor óptico PMW3366 e 12.000 DPI. Seu design é ambidestro, muito por conta dos botões personalizáveis.

Tem 6 botões, chega a 12.000 DPI e pesa 110 gramas. Para não se preocupar com a bateria, esse modelo é compatível com o carregador sem fio PowerPLayTM.

3º – Mouse Gamer Cougar Revenger S

Com DPI de 12.000 e seis botões programáveis, esse mouse gamer da Cougar também é uma excelente opção para quem busca um desempenho excepcional. É excelente para jogos das categorias MMO, RTS, MOBA e FPS.

Sua velocidade máxima de rastreamento é de 250 IPS, e a aceleração máxima de 50 G. Pesa 115 gramas e tem 12 meses de garantia. A iluminação de LED pode ser personalizada em mais de 16 milhões de cores diferentes.

4º – Mouse Gamer Black Hawk Fortrek

Quem procura uma opção mais em conta de mouse gamer não vai se decepcionar com esse modelo da Fortrek. São 2400 DPI que garantem ao jogador uma sensibilidade interessante. Tem sensor óptico e conta com 7 botões, além do Scroll, sendo que um deles é o “Fire Button”, que permite dar dois disparos em um só toque.

O cabo USB tem comprimento de 1,50m. O Black Hawk é preto, com leds azuis, e é feito de plástico ABS. A tecnologia plug and play facilita a vida de quem opta por esse modelo barato, porém muito útil e eficiente.

Guia de Compra: O que você precisa saber sobre mouses gamer

Nem todos os mouses gamer são iguais. Por isso, na hora de comprar um mouse gamer, é preciso que você faça uma série de perguntas. Para facilitar sua tarefa, nessa seção vamos responder as perguntas mais comuns dos compradores. Assim, será muito mais provável que você fique satisfeito com seu novo mouse gamer.

gamer com fone em frente a um computador

Para cada tipo de jogo, você precisa de um tipo de mouse gamer diferente. (Fonte: Scyther5: 75085992/ 123rf.com)

O que é exatamente um mouse gamer?

Os mouses gamer são feitos especialmente para serem utilizados nos jogos. Em geral, apresentam um design característico, ergonômico e visualmente atrativo. Alguns, inclusive, podem mudar de tamanho. Além disso, eles são excelentes no que se refere a precisão e sensibilidade.

Esses acessórios permitem armazenar diferentes configurações, e alguns contam até com um sistema de peso ajustáveis. Outra característica comum dos mouses para jogos é o grande número de botões. Obviamente, seu preço é bem mais alto do que o valor dos mouses convencionais.

Quais tipos de mouse gamer existem?

Podemos classificar os mouses gamer através de vários critérios. No entanto, talvez o que mais os diferencie seja o tipo de sensor. Dessa maneira, podemos fazer uma diferenciação entre mouses gamer com sensor óptico e com sensor a laser. Na tabela a seguir, vamos lhe explicar rapidamente as características de cada um.

Tipo Características
Sensor a laser Garantem mais precisão, com pior rendimento sobre superfícies rugosas ou de pano
Sensor óptico Não funcionam muito bem sobre superfícies transparentes e a tecnologia dos sensores infravermelhos é mais barata

Em quais jogos se utilizam os mouses gamer?

Se você gosta de jogos de estratégia, dos jogos de tiro em primeira pessoa, das aventuras gráficas, dos RPG (Role Player Game) ou dos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Player Game), você precisa de um mouse gamer. Já se você gosta de simuladores de esporte, como FIFA, PES ou NBA 2K, será preciso um gamepad.

Algo parecido acontece com os simuladores de aviões ou com os jogos de corrida. Nesse tipo de jogo, normalmente é utilizado um acessório específico, seja um joystick ou um volante. Você ainda vai precisar de um mouse para navegar pelos menus, mas para essa tarefa, qualquer um serve.

Jane McGonigalAutora y designer de videogames

“Os jogos nos desafiam para que façamos um melhor uso de nossas forças e eliminam o medo do fracasso, melhorando nossas possibilidades de êxito. Os bons jogos ajudam na cooperação social e na participação cívica em grande escala.”

Quais as vantagens e desvantagens de um mouse gamer?

Se você joga videogames ou mesmo se não joga, os mouses gamer podem te interessar por seus designs atrativos e ergonômicos. Além disso, eles têm níveis de precisão e sensibilidade muito maiores. No entanto, a consequência de tudo isso é que eles acabam custando muito mais.

Vantagens
  • Mais ergonômicos
  • Designs mais atrativos
  • Altamente personalizáveis
  • Muito mais sensíveis e precisos
Desvantagens
  • Preço elevado

Cabo: sim ou não?

A reposta é clara: sim. Não duvide nem por um momento! Se você quer um mouse gamer, pense em um modelo que se conecte através de USB. Os mouses sem fio não têm tanta precisão e sensibilidade. E você corre o risco de que a conexão falhe no momento mais importante. Ou, pior ainda, de que o mouse fique sem bateria.

teclado e mouse pretos em cima de uma bancada

Os mouses com entrada USB garantem mais sensibilidade. (Fonte Presti: 62889997 / 123rf.com)

Preciso de tantos botões?

A resposta é sim, mas nem sempre. Depende do tipo de jogos nos quais você vai usar o mouse. Claro, se você vai jogar games do tipo World of Warcraft, serão necessários vários botões. Já se você gosta dos jogos de tiro em primeira pessoa, no entanto, não serão necessários tantos.

Para quem é recomendável ter um mouse gamer?

Para qualquer pessoa que jogue com frequência. Especialmente, se você joga determinados gêneros com muita frequência. Em resumo, ter um bom mouse gamer pode ser a diferença entre ganhar e perder uma partida. Afinal de contas, nem sempre o importante é só participar.

Da mesma maneira, você também pode se interessar por um mouse gamer se precisar de um acessório com muitos botões, com um design ergonômico, que ofereça muita precisão. Não há nenhuma dúvida de que os mouses gamer tëm uma série de vantagens que podem ser úteis em alguns campos do design gráfico.

homem de fone com as mãos em um mouse e teclado gritando

Não há nada pior do que quando o mouse te deixa na mão no meio de uma partida. (Fonte: Dolgachov: 61035262 / 123rf.com)

Quais cuidados é preciso ter com um mouse gamer?

Em geral, os mouses não requerem grandes cuidados. É claro, assim como em qualquer dispositivo eletrônico, convém evitar que eles entrem em contato com a água ou que caiam no chão. Além disso, no caso particular dos mouses gamer, não deixe que a tensão da partida faça com que você desconte a raiva nele.

Critérios de compra

A seguir, vamos analisar uma série de critérios fundamentais que você deve considerar no processo de compra de um mouse gamer. Assim, será mais provável que você fique satisfeito com sua compra. Não queremos que, depois de alguns meses, você fique decepcionado com o seu mouse novo.

  • Tipos de jogos que você vai jogar
  • Comodidade
  • Método de conexão
  • Forma, tamanho e peso
  • Aderência
  • Tipo de pegada
  • Botões
  • DPI – Sensibilidade
  • Distância de levantamento
  • Tipo de sensor
  • Taxa de atualização
  • Configuração e personalização

Tipos de jogos que você vai jogar

Você não vai precisar do mesmo tipo de mouse para um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) ou para MMORPG. Para os primeiros, você precisa de mouses com muita precisão, já que será preciso apontar e disparar. Além disso, será necessário uma velocidade de resposta praticamente imediata. Também será fundamental que o mouse seja cômodo.

Para jogar jogos de MMORPG, como World of Warcraft, você terá que levar outras questões em conta. Em geral, será preciso mouses com um grande número de botões programáveis. E, ainda que a precisão não seja fundamental ensse caso, nunca é demais ter um mouse que seja suficientemente preciso.

Kevin MaroneyExecutivo

“Games são uma forma de brincar com objetivos e estrutura.”

Comodidade

Uma característica comum dos mouses gamer é que eles têm um design ergonômico. No entanto, é verdade que a ergonomia não garante que você vá se sentir cômodo com determinado mouse. Nosso conselho é que você, sempre que possível, teste o mouse para ver como você se sente com ele.

Método de conexão

Sobre isso, podemos considerar basicamente dois tipos de conexão: por cabo ou sem fio. Nosso conselho é que você compre um mouse que se conecte via cabo USB. Em geral, os sem fio podem apresentar interferências. Além disso, os mouses sem fio com alta sensibilidade geralmente têm preços muito altos.

mouse gamer preto com azul em fundo branco

Existem mouses gamer com estilos muito modernos e em diferentes cores. (Fonte: Believeinme33: 107903442 / 123rf.com)

Forma, peso e tamanho

Existem mouses mais largos e mais finos. Mais compridos e mais curtos. Ou seja, existem modelos das mais diversas formas. Como você verá em um dos critérios a seguir, a importância da forma não é apenas uma questão estética. Também tem relação fundamental com o tipo de aderência da mão.

Alguns mouses são feitos somente para destros. Outros, no entanto, têm versões para canhotos. Alguns são pensados para serem utilizados por ambos. Além disso, muitos mouses gamer podem mudar de peso, para que seja possível mover seu centro de gravidade ou deixa-los mais leves ou pesados.

Aderência

Na hora de pensar na aderência que o mouse oferece, você deve considerar o tipo de acabamento. Em resumo, aqueles com acabamento de borracha nas laterais têm uma aderência melhor. Por outro lado, os que têm superfícies de plástico não têm os mesmos níveis de comodidade. Outro fatos a levar em conta é a largura do mouse.

Albert EinsteinFísico

“O jogo é a mais alta forma de pesquisa.”

Tipo de pegada

Esse fator está relacionado com a forma e com a aderência do mouse. Na hora de escolher seu mouse, é importante que você leve em conta qual seu tipo de pegada. Isso será determinado pela posição da mão quando você utiliza o mouse. Podemos diferenciar entre: palma plana, mão em forma de pinça ou com a ponta dos dedos.

A posição em palma plana é a mais comum e a que permite ficar com a mão mais relaxada. A segunda é a melhor para jogar jogos de tiro, ainda que possa ser mais incômodo no longo prazo. Para esse tipo de pegada, são ideias os mouses curtos e largos. A terceira, que é uma mistura das duas primeiras, é menos comum.

Botões

A quantidade de botões varia de acordo com o modelo do mouse. No entanto, não pense somente no número de botões. Leve em conta também a distribuição deles. Mais ainda, não esqueça de analisar as opções de configuração e programação. Em todo caso, se você joga MMORPG, vai precisa de muitos botões.

No entanto, se você prefere jogos de ação, de tiro ou jogos em primeira pessoa, será mais do que suficiente ter entre 4 e 7 botões. É claro, mesmo nesses casos, é bom ter mais botões para poder gravar macros de certas ações. Assim, você poderá configurar as ações mais frequentes.

DPI – Sensibilidade

A sensibilidade está determinada pela quantidade de movimentos que é preciso fazer com o mouse para que o cursos se mova. Quando maior a sensibilidade, mais rápidas e concretas são as ações na tela. A unidade de medida habitual da sensibilidade de um mouse são os pontos por polegada ou DPT (dot per inch).

Os valores máximos mais frequentes para os mouses gamer ficam entre 2.000 e 10.000 DPI. Um bom nível de sensibilidade é especialmente relevante em jogos de tiro (FPS). Se você joga esse tipo de games, vale escolher um mouse com o maior DPI possível. Depois, você configura a sensibilidade de acordo com seu estilo.

Distância de levantamento

Define-se por distância de levantamento a distância entre o mouse e a superfície na qual ele deixa de detectar o movimento. O melhor é que essa distância pode ser configurada, já que cada superfície requer uma distância diferente. Você pode precisar trocar de mousepad, de um mais duro para um mais macio, ou vice-versa.

Tipo de sensor

Na hora de escolher o sensor, você pode optar entre um óptico ou por um a laser. Até há alguns anos, era consenso geral que o sensor a laser era mais preciso. Hoje em dia, as duas tecnologias oferecem serviços muito parecidos. Por isso, é sua decisão escolher entre um e outro.

Os sensores a laser utilizam luzes infravermelhas que detectam a superfície. Não é recomendável utilizá-los com superfícies rugosas ou de pano. Os ópticos, por outro lado, não funcionam muito bem em superfícies transparentes ou de vidro. Isso por que luz acaba refletindo na superfície.

Taxa de atualização

A taxa de atualização permite que você saiba o tempo que um mouse leva para enviar uma informação para o computador. É medida em megahertz (MHz). Quando maior for, menor será o tempo que o mouse leva para enviar um sinal. O ideal é que o atraso seja de no máximo 1 ms. Para isso, a taxa de atualização deve ser de pelo menos 1.000 MHz.

Por isso, para jogar, convém evitar os mouses sem fio. Eles têm um atraso maior do que os que se conectam por cabo. Além disso, em determinados momentos, pode haver uma perda de sinal. Quando isso acontece, é possível que o computador não registre corretamente algum movimento.

Configuração y personalização

Com um mouse gamer, buscando algo especial e, quanto mais, melhor. Por isso, quando mais elementos configuráveis e personalizáveis o mouse tiver, melhor ele será. E não estamos falando de cores e luzes. Estamos nos referindo a questões como a quantidade de botões e sua personalização.

A possibilidade de contar com um botão como atalho pode ser a diferença entre mudar para a arma secundária com velocidade suficiente ou não. Ou pode determinar a rapidez com a qual você consegue fazer um movimento em um MOBA. Sem dúvidas, a quantidade de elementos configuráveis é um dos critérios mais importantes para escolher o mouse.

Resumo

Para um gamer, a precisão e a sensibilidade do mouse são fatores fundamentais. Algo parecido acontece com a possibilidade de contar com botões suficientes para realizar certas ações. Os mouses gamer são feitos especialmente para satisfazer a essas e outras necessidades.

A escolha de um mouse gamer adequado não é uma tarefa fácil. É preciso que você leve vários fatores em conta. Alguns, como o preço ou a marca, sempre estão presentes em uma decisão de compra. No entanto, não são os únicos. Por isso, também vale a pena levar em conta outros fatores, como taxa de atualização ou método de conexão.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a escolher o mouse gamer que você estava procurando. Por isso, ficaríamos muito felizes se você compartilhasse esse texto com seus amigos.

(Fonte da imagem principal: Bayrack: 32949140/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
36 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...