Muitos consideram o mouse como um complemento secundário de seus computadores. No entanto, ele é um componente de grande importância. O fato dos notebook já virem com touchpad ou touchscreen, com frequência fazem muitos abrir mão dos mouses. Ou então, que fique com o primeiro que vier com o PC de mesa. Contudo, é importante escolher com cuidado um bom mouse sem fio e que se ajuste à sua necessidade.

Essa ferramenta te permite desenvolver suas tarefas de maneira muito mais eficaz. Se você estiver pensando em renovar seu equipamento, este é o melhor lugar. Aqui, você vai ter em mãos um Guia para te ajudar a encontrar o melhor mouse sem fio de 2019.

O mais importante

  • A comodidade é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um mouse sem fio. Um que seja confortável é essencial já que é o lugar que sua mão descansará. Além disso, escolher um mouse adequado evitará a aparição de possíveis lesões, no pulso, braço ou cotovelo. Também é importante que o mouse se deslize de forma fluida.
  • O modo como se liga o mouse sem fio que você escolhe é outro aspecto essencial. Você deve saber ao certo se prefere um modelo que funciona a pilha ou com bateria recarregável. Embora seja meio chato ter que ficar substituindo as pilhas, sua duração é muito prolongada. Quanto aos modelos de bateria, saiba que alguns mouses não permitem o uso enquanto são carregados.
  • Você deve ter em mente qual uso que vai dar a seu mouse sem fio. A maioria dos mouses são adequados para o uso habitual do usuário médio de um computador. Se o que você quer é realizar atividades especiais, como jogar games, deverá escolher um focado nisso. O número de botões que compõe o mouse será afetado por essa decisão.

Ranking: Os melhores modelos de mouse sem fio do mercado

Se você passa muitas horas diante de um computador, seja trabalhando ou jogando, é importante contar com um bom mouse sem fio. Escolher um com um design adequado vai ter evitar futuros problemas ou lesões no pulso e nos dedos.

Porém, qual deve escolher entre a grande variedade que existe no mercado? Aqui você verá uma seleção com os cinco melhores mouses sem fio de 2019.

1º – Mouse sem fio M170 Logitech

Com o mouse sem fio Logitech M170, você pode aproveitar a mesma confiabilidade de um acessório com fio, mas com a conveniência do sem fio (e um alcance de 10 metros) graças à tecnologia sem fio Logitech Advanced 2.4 GHz.

Este econômico mouse sem fio funciona por 12 meses com uma única pilha AA. Sua instalação é simples: basta conectar o pequeno receptor sem fio à porta USB. Não precisa de pareamento nem instalação de software. O M170 é compatível com Windows, Mac e Chrome.

2º – Mouse sem fio Multilaser MO251

A Multilaser é certamente uma das líderes do mercado eletrônico no Brasil, especialmente por seus produtos de baixo custo, que populariza diversos dispositivos, incluindo sem fio.

No caso dos mouses, este modelo da Multilaser vem com um design anatômico, com um alcance de 10 metros com Plug & Play e com um super DPI de 1.200.

3º – Mouse sem fio Dell NNP0G

O mouse óptico wireless WM126 da Dell oferece performance livre de fios para seu uso diário com excelente duração da bateria. Ele foi projetado para criar um espaço de trabalho organizado com uma conexão RF wireless e Plug & Play confiável.

É uma compra muito confiável, não só legitimada por uma grande marca como a Dell, mas também por ser incrivelmente bem avaliado por seus consumidores, alguns deles usuários de outros dispositivos da marca.

4º – Mouse sem fio Microsoft U7Z00008

O mouse sem fio da Microsoft proporciona conforto e mobilidade para você que tem uma rotina agitada durante todo o expediente. Ele é leve, pode ser usado pelas duas mãos e sua bola de rolagem facilita a navegação fazendo do mouse sem fio um aparelho muito prático.

Nem só de Windows e Office vive a Microsoft. Este hardware também entrega muita qualidade. Ele tem 1.000 DPI e base receptora de 2,4GHz.

5º – Mouse sem fio vertical Logitech 910-005447

Você pode confiar na Logitech também se quiser um mouse vertical. O MX vertical é um mouse ergonômico avançado que combina design com o desempenho elevado da serie MX da Logitech. Aumente o conforto com um mouse elaborado para reduzir a tensão muscular em ate 10%, melhore a postura e, com o exclusivo ângulo vertical de 57 graus, reduza a pressão no seu pulso.

Além disso, ele possui um sensor de alta precisão de 4.000 DPI, resultando em um movimento de mão quatro vezes menor. Ele pode ficar ligado por até quatro meses com carga total – apenas um minuto de carga proporciona três horas de uso. Ele utiliza o cabo de carregamento USB-C para recarregar sua energia.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o mouse sem fio

Contar com um bom mouse é importante para realizar suas tarefas no computador de maneira mais eficiente. Além disso, escolher o mais adequado te ajudará a prevenir futuras lesões em dedos e pulsos. No entanto, é normal que surjam dúvidas ao adquirir um.

Por isso, as perguntas mais frequentes na hora de comprar o melhor mouse sem fio de 2019 serão respondidas a seguir.

Imagem de pessoa trabalhando com computador e usando mouse sem fio.

Saiba que alguns mouses sem fio demandam certos drivers para seu funcionamento. (Fonte: Karuna EM: 37594985 / 123rf.com)

Como funciona um mouse sem fio?

A maioria dos mouses sem fio disponíveis no mercado são feitos para que seu uso seja muito simples. Em geral, basta conectar um receptor a uma porta USB do computador. Em seguida, deve clicar com o botão aceso do mouse. Esses simples passos devem ser mais que suficientes para que seu mouse sem fio esteja pronto para ser usado.

Saiba que alguns mouses sem fio podem precisar de instalação de drivers adicionais. No entanto, isso não é tão comum. De todo modo, as especificações do fabricante devem ter essa informação. Se você é um usuário da Apple, saiba que os botões laterais de muitos mouses não funcionam no Mac.

Quantos botões tem um mouse sem fio?

O mais comum é que os mouses sem fio contenham dois botões, o esquerdo e o direito. Além disso, podem ter uma roda para subir ou descer a tela e que, às vezes, funciona também como um botão. Porém, isso depende, claro, do modelo de mouse sem fio que por fim você escolher.

Alguns no mercado contam com botões adicionais aos habituais. Por exemplo, dois botões laterais para avançar ou retroceder no navegador web. No entanto, como dito no ponto anterior, precisa ter cuidado se você for usuário de Apple. Muitos mouses sem fio não permitem o uso desses botões nos computadores Mac.

Steve JobsCo-fundador de Apple

“Um computador é para minha a ferramenta mais surpreendente que já inventamos. É o equivalente a uma bicicleta para nossas mentes.”

Os mouses sem fio nos quais o design está mais voltado a jogos de computador podem conter um número maior de botões. Isso acontece para dar uma maior jogabilidade ao usuário. Deste modo, além dos dois botões principais, podem ser colocados botões adicionais para realizar tarefas específicas o game em questão.

Os botões de um mouse sem fio podem ser personalizados?

Em princípio, a maior dos mouses sem fio do mercado permitem a personalização de seus botões. Isso o torna especialmente interessante em caso de mouses ambidestros. Desta maneira, não importa se o usuário é destro ou canhoto. Bastará trocar o mouse de lado e configurar os botões de maneira adequada para cada pessoa.

No caso dos mouses gamer, dependerá do design de cada mouse e de cada game. Primariamente, os botões extras que o mouse possui feitos para jogador também poderiam ser personalizados. No entanto, devido o grande leque de opções que existe, é recomendável verificar isso antes de escolher um.

Imagem de mouse e mousepad azuis.

Existem mouses sem fio tanto para canhotos quanto para destros. (Fonte: Serezniy: 110477251 / 123rf.com)

Como se carrega um mouse sem fio?

O sistema mais comum de carga dos mouses sem fio é através de pilhas. O tamanho mais convencional dessas pilhas é a AA e normalmente os mouses utilizam somente uma unidade. No entanto, em alguns casos podem demandar duas pilhas. Muitos modelos já incluem a pilha no pacote, ainda que outros não façam isso. Essa informação pode vir especificada.

Outro sistema de carga usado nos mouses sem fio é o da bateria recarregável. Com este método, o mouse é carregado ao ser conectado através de um cabo ao computador. Alguns modelos permitem que se use o mouse enquanto ele é carregado, ainda que não seja comum. A bateria desses mouses costumam ser bastante duradouras.

Ainda existe um terceira opção, mas que é usada apenas por mouses de alto padrão. Neste caso, se usa uma base de carga que funciona como o mouse mousepad, o tapete do mouse. Deste modo, o mouse não incluiria bateria e se alimentaria por indução ao ser colocado em cima da base. Mas é certo que o movimento que o mouse poderá fazer está limitado às dimensões da base.

Mouse a pilhas Mouse com bateria
Vantagens A duração da pilha pode ser muito duradoura. Depende, claro, do modelo do mouse e da pilha

Não precisa recarregar o mouse

Existem pilhas recarregáveis

Não precisa de pilhas
Desvantagens É preciso trocar a pilha de vez em quando Muitos modelos não permitem usar o mouse enquanto é carregado

Precisa conectar o mouse para carregá-lo

A bateria pode durar menos que a pilha

O que é o DPI de um mouse sem fio?

DPI é a sigla em inglês de dots per inch, isto é, pontos por polegada. Em um mouse sem fio, isso está relacionado com a sensibilidade dele. Ou seja, o número de pontos por polegada faz referência aos pontos que o mouse reconhece em um monitor. Quanto maior o DPI, maior será esse número de pontos.

Ao contrário do que possa parecer, o mouse não é necessariamente melhor quanto mais alto é seu DPI. Se este número for muito grande, o mouse poderá ser excessivamente sensível e, portanto, ficar difícil de movê-lo com precisão.

Quanto aos gamers, no entanto, um alto DPI pode ser bem útil. Há jogos que requerem uma alta precisão e, consequentemente, uma grande sensibilidade.

Ter um bom mouse sem fio é importante para a saúde?

É importante ter bons costumes e postura quando ficar muito tempo em frente ao computador. Especialmente para suas costas e seu pescoço. Também sua mão pode ser afetada por um uso intensivo do mouse. Isso acontece da mesma forma com o pulso, braços e cotovelos.

Por isso, contar com um bom mouse sem fio, que seja ergonômico, é importante. Se o tempo que você dedica a usar o mouse é muito limitado, talvez não seja relevante para ti. Porém, se vai usar durante muitas horas deve escolher um que te seja o mais cômodo possível. Desta maneira, não tendo uma postura forçada, são evitadas futuras lesões e desconfortos.

Imagem de pessoa trabalhando em computador.

Há dois modelos de mouse: de bateria e à pilha. (Fonte: Belchonock: 97712064 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Devido aos notebooks contarem com um touchpad ou touchscreen, muitas pessoas abandonam o uso do mouse. No entanto, um bom mouse sem fio é muito mais confortável e prática que o touchpad.

Para escolher o adequado, terá que avaliar certos critérios. Esse são alguns dos fatores mais importantes a se levar em consideração ao comprar o melhor mouse sem fio de 2019.

  • Design
  • Carga
  • Conforto
  • Lado dominante
  • Uso

Design

O design é muito importante na hora de escolher o melhor mouse sem fio na relação custo-benefício no mercado. Um design ergonômico ajudará a prevenir futuras lesões causadas por um uso intensivo deste componente eletrônico.

O primeiro fator que você decidir é se optará por um mouse de design horizontal ou vertical.

Os mouses horizontais são mais convencionais e seu uso é mais popular. Entretanto, algumas pessoas acham os de design vertical mais confortáveis. O importante, independentemente do qual escolherá, é que o mouse se ajuste bem ao tamanho de sua mão.

Um mouse com uma cor e uma forma elegante também ajudará a ter um ambiente de trabalho mais atrativo.

Mouse preto.

O design ergonômico de um mouse sem fio ajuda a prevenir lesões por seu uso intensivo. (Fonte: Анастасия Бежекенева: 115866784 / 123rf.com)

Carga

O mouse sem fio, por não ser conectado através de um cabo ao computador, necessita de outra fonte de alimentação. O sistema mais comum de carga é através de uma pilha tamanho AA, ainda que alguns modelos podem precisar de duas.

Normalmente, desta maneira, a energia do mouse aguenta um largo período de tempo. Depende, claro, do tipo de pilha e do modelo do mouse.

Conforto

O mouse é um componente que, sobretudo, deve ser confortável. Caso contrário será muito incômodo na hora de manuseá-lo e acabará te distraindo de suas atividades. O design influencia seu conforto, como já mencionando em um dos pontos anteriores.

É importante que seu mouse seja ergonômico e que se ajuste bem às características de sua mão.

Também é importante que o mouse sem fio tenha um bom encaixe em sua mão. Seria muito incômodo um mouse que escorregue dos dedos. Para isso, é preciso conhecer o material com qual foi fabricado, bem como seu acabamento.

O conforto é um fator essencial, especialmente se usará o mouse durante um período prolongado de tempo.

Lado dominante

O lado dominante se refere a que mão é usada para mover o mouse. Isto é, se é a direita ou a esquerda. Muitos mouses disponíveis no mercado são ambidestros. Isso quer dizer que têm um design que se ajusta de forma igual à mão esquerda ou direita. Neste caso, basta configurar os botões para ajustá-los às suas preferências.

Contudo, os mouses sem fio de design vertical são feitos para serem usados pela mão de um só lado do corpo. Apesar de alguns de seus botões serem configuráveis, é desaconselhável usar um mouse vertical para canhoto sendo destro e vice-versa.

Se você escolher um mouse de design vertical, deve prestar especial atenção se se é adequado para você.

Se quero Devo comprar
Um mouse que pode ser usado por destros e canhotos Um mouse ambidestro configurável
Um mouse para uso prolongado e que evite lesões Um mouse vertical
Um mouse para jogar games Um mouse gamer

Uso

Por último, saber que uso será dado a seu mouse sem fio vai te ajudar a tomar a melhor decisão. Há pessoas que usam eles de maneira esporádica, já que não ficam muito tempo no computador. Para essas, o mouse mais básico será suficiente, já que não estão expostas a lesões nem desconfortos. Neste caso, há muitos mouses sem fio a preços muito baixos.

Resumo

O mouse é um complemento essencial de todo computador. Desde que os notebooks passaram a incorporar touchpads em seu design, muitas pessoas acabaram abandonado os mouses tradicionais. No entanto, ainda é uma componente ideal para desempenhar suas atividades de forma eficiente. Talvez você esteja pensando em renovar o mouse do computador de seu escritório. Neste caso, um mouse sem fio é uma excelente opção.

Um mouse sem fio proporciona, além disso, uma grande vantagem em relação aos mouses tradicionais. Poder usá-lo sem o uso de cabos é um grande avanço. Também, contar com um bom mouse ajudará a prevenir possíveis incômodos ou lesões na mão ou no braço. Por isso, escolher um bom mouse sem fio é uma excelente opção também para sua saúde.

Esperamos que esses conselhos tenham te ajudado a escolher o melhor mouse sem fio de 2019. Se gostou, deixe um comentário e não esqueça de clicar no botão para compartilhar este Guia no Facebook ou Twitter. Seus amigos vão te agradecer!

(Fonte da imagem destacada: Dmitriy Shironosov : 12872789 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...