Existem diversas razões para se montar um NAS (Network Attached Storage) em casa ou no trabalho: pode ser pela necessidade de um servidor de arquivos, pela simples vontade de ter um centro multimídia ou até mesmo pela possibilidade de usar seu NAS como um servidor pessoal, um servidor VPN (servidor de rede privada virtual) ou como uma “nuvem” privada.

Assim, os NAS vêm sendo cada vez mais utilizados e de formas cada vez mais criativas, motivos pelos quais sua popularidade não para de aumentar. No entanto, a escolha do servidor NAS que mais se adequa às suas necessidades requer um mínimo de conhecimento técnico. Para facilitar a sua decisão, preparamos este Guia completo.

O mais importante

  • A popularidade dos servidores NAS para uso doméstico e por pequenas empresas não para de crescer. O motivo disso é que esses equipamentos, que são um meio termo entre os sistemas de armazenamento local e o armazenamento em nuvem, oferecem diversas vantagens.
  • Os principais usos dos servidores NAS são a criação de backup, operação como centros multimídia e gerenciamento de arquivos de rede com o intuito de os disponibilizar para qualquer máquina sem a necessidade de conexão direta.
  • Alguns servidores NAS vêm com unidades de armazenamento integradas. No entanto, a maioria é vendida com baias vazias para que você possa comprar as que melhor atendam às suas necessidades. Assim, você pode adquirir modelos de NAS específicos que ofereçam melhor desempenho e menor consumo ou que utilize algum disco rígido que você já possua.

Os melhores NAS do mercado

A seguir, apresentamos o Ranking que preparamos com os cinco melhores servidores NAS que se pode encontrar no mercado hoje, incluindo diversos equipamentos de ponta, produzidos por marcas líderes no mercado. Tudo sem deixar de considerar aqueles que oferecem o melhor custo-benefício.

1º – NAS WD My Cloud EX2 Ultra

Excelente dispositivo NAS de alto desempenho, que oferece velocidades de transferência muito elevadas e possui quatro baias disponíveis. Com o WD My Cloud, você terá uma transmissão HD altamente fluida, graças ao processador Marvell ARMADA 385 com dois núcleos de 1,3 GHz (giga-hertz).

Além disso, possui 2 GB (gigabyte) de RAM, estando, portanto, preparado para executar diversas tarefas simultâneas. Ele possui conexão Gigabit Ethernet e duas portas USB 3.0. O dispositivo vem com o sistema operacional My Cloud OS 3 instalado, que você pode utilizar para gerenciar o NAS de maneira rápida e fácil.

2º – NAS Synology Diskstation 2 baias DS218+

NAS com duas baias e excelentes funções de multimídia, ideal para um ambiente doméstico. Ele vem equipado com um processador quad-core de 64 bits de 1,4 GHz e com 2 GB de RAM. Permite a transcodificação em tempo real de conteúdo 4K Ultra HD e alcança velocidades de gravação e leitura de até 112 MB/s.

Com as estações Video Station, Photo Station e Audio Station, você pode gerenciar todo o conteúdo multimídia com facilidade. Além disso, foi criado para integração com dispositivos móveis. Este é um equipamento altamente silencioso que possui a garantia de um dos maiores fabricantes de servidores NAS do mundo.

3º – NAS QNAP TS-231P