Quer jogar qualquer tipo de game em seu notebook? Então, preste muita atenção, pois este é o Guia que você precisa! Ainda que os computadores desktop (PC) sejam os mais utilizados para este fim, um notebook gamer oferece uma opção mais voltada a mobilidade, comodidade, leveza e todas as demais vantagens que um portátil possui.

Com certeza você já ouviu mais de uma pessoa dizer que não existem mais diferenças entre um notebook comum e um gamer, a não ser pelo preço e design. Bom, certamente, esses são os primeiros aspectos notáveis, porém o que realmente faz a diferença é seu conteúdo interno. É isso que vamos aprofundar neste artigo.

O mais importante

  • Um notebook gamer é, à primeira vista, um computador como qualquer outro. No entanto, esse tipo de laptop tem a particularidade de ser fabricado com foco de oferecer uma experiência extraordinária para o usuário aos rodar jogos. Por isso o seu nome.
  • Comprar um notebook gamer não é a tarefa mais simples, nem mesmo barata. Por isso, você precisa saber exatamente o que busca e estar, sobretudo, informado. O primeiro item para se ter uma ideia é do máximo que você pode desembolsar. Assim, você delimitará suas opções e terá mais facilidade de escolher um modelo.
  • É de suma importância fazer uma comparação entre um PC gamer e um notebook gamer. Ambas as máquinas foram fabricadas com grandes especificações que são capazes de suportar o uso pesado e exigente que é executar softwares, jogos e/ou emuladores.
  • Uma vez que o conteúdo interno é o mais importante nesses equipamentos, são muitos os fatores e critérios de compra que deve se conhecer. O mais importante é o aspecto técnico, como placa de vídeo e GPU, RAM, processadores, capacidade de armazenamento, tipo de armazenamento e outros elementos, com o tamanho do monitor, o teclado e os materiais de confecção.

Ranking: Os melhores modelos de notebook gamer do mercado

Às vezes, é difícil encontrar modelos de notebook gamer em lojas, já que, obviamente, vendem muito mais notebooks tradicionais. Por isso, comprar online pode ser uma opção melhor se quiser adquirir um laptop para jogar.

Além das vantagens de comprar sem sair de casa, poderá encontrar na internet milhares de modelos, marcas e grandes ofertas. A seguir, uma lista com os mais bem avaliados.

1º – Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 – 8GB RAM

Pouco investimento, alto desempenho. A nova geração de notebooks fabricados pela Acer, que receberam o selo de indicação da Amazon brasileira, promete até mesmo que os jogos mais pesados rodem sem travar nada. Com 8GB RAM de memória (tipo DDR4 + slot vazio), a marca conseguiu desenvolver um laptop com preço que pode caber no bolso de muita gente.

Esta versão do Acer Aspire Nitro 5 é uma das mais modestas da linha e conta com processador Intel Core i5 – 7300HQ de 7ª geração, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4GB de memória dedicada GDDR5, tela de 15’6” com painel IPS e resolução Full HD. Seu disco rígido de 2’5” tem capacidade de 1 TB SATA II (6 GB/s) – 5.400. Ainda sobre a memória RAM, ela pode ser expandida até 32 GB e conta com 2 shots para soDIMM de até 2.666 MHz.

2º – Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 – 16GB RAM

Essa é uma versão turbinada do Aspire Nitro 5. Neste caso, as configurações são maiores, mas, por consequência, o preço também. Veja seus grandes diferenciais em relação ao modelo mais popular, de 8GB de RAM:

O processador deste notebook é um Intel Core i7 – 7700HQ de 7ª geração – Quad Core 2.8 GHz – 3.8 GHz com Turbo Boost 6 MB SmartCache Chipset Intel HM175. A memória RAM é de 16GB tipo DDR4, sendo 8GB + 8GB (expansível até 32GB).

3º – Notebook Gamer Samsung Odyssey

O Samsung Odyssey foi projetado para quem procura um notebook de alta performance para games atuais. A combinação dos mais recentes processadores Intel de 7ª geração com a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 e seus 8GB de RAM oferece alto desempenho e qualidade gráfica.

Cada parte do notebook Samsung Odyssey foi pensada para proporcionar a melhor experiência gamer: tela Full HD, fácil expansão de memória RAM e SSD, sistema de gerenciamento térmico hexaflow, teclado retroiluminado, status de sistema e gravação de partidas em tempo real.

4º – Laptop Gamer Asus F510UF

Se você entende de notebook gamer e pode desembolsar duas ou três vezes mais do que os modelos mais populares do segmento, veja se essas configurações do Asus F510UF estão boas para você: SSD de 500GB (até 540 Mbps de velocidade), Memória RAM de 16GB DDR4, placa de vídeo Nvidia MX130 – 2GB dedicada e processador Intel i7-8550U.

Com todo esse potencial, você poderia imaginar um aparelho robusto. No entanto, o que impressiona é o seu design clean, minimalista, projetado pela Asus. Esse laptop pesa apenas 1,5 kg. Leve e potente!

5º – Laptop Gamer Razer Blade 15

Esta versão do Razer Blade 15 tem sido muito desejada pelos melhores gamers, que investem bem para ter a melhor experiência possível em seus jogos. Confira os motivos, ou melhor, a descrição de seus componentes:

Processador Intel i7-8750H de 6 núcleos e 4.1GHz (modo turbo), tela de 15 polegadas FHD (1920 x 1080p) anti-glare de 144Hz, placa de vídeo Nvidia RTX 2070 de 8Gb dedicada, SSD 250Gb padrão NVMe (até 3300 Mbps de velocidade) e memória RAM de 16Gb DDR4 2666 · expansível até 32Gb (total em 2 slots).

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um notebook gamer

Como mencionamos, comprar um desses laptops não é fácil, já que requer muito conhecimento sobre o assunto e sobre todos os aspectos bastante técnicos, diferentemente de quando se compra um notebook comum. Portanto, nesta seção responderemos às perguntas mais frequentes e importantes sobre o produto.

Homem jogando com notebook gamer.

Os noteboks gamer são fabricados para que o usuário tenha uma experiência inigualável ao rodar jogos. (Fonte: Rommel Canlas: 90394530 / 123rf.com)

O que é um notebook gamer?

É difícil encontrar uma definição perfeita para precisar o que é um notebook gamer, já que as configurações podem ser similares à de um laptop comum. Pode-se notar ao menos três características à primeira vista: seu tamanho robusto, seu sistema de ventilação e seus teclados. Porém, há diferenças também por dentro — e são muitas.

Diante disso, pode-se definir o notebook gamer por suas características devido às grandes especificações que o fazem se diferenciar dos convencionais, principalmente em relação à potência e as tecnologias destinadas a alcançar o melhor rendimento na execução, não só de jogos e emuladores, mas também todo tipo de conteúdo audiovisual em geral.

A alta performance é alcançada mediante vários aspectos como: gráficos de alta resolução, componentes que permitem melhores conexões de rede, melhores GPU e placas de vídeo, processadores de alta potência, grandes capacidade de armazenamento e sistemas de refrigeração eficientes, acompanhados de materiais que evitam o aquecimento e teclados de alta qualidade.

foco

Você sabia? Em 1971, Nolan Bushnell e Ted Dabney criaram a primeira máquina com jogo da história. O game era chamado Computer Space, no qual o jogador controlava um foguete espacial.

Um notebook gamer vale a pena mesmo que não seja para jogar?

Os notebooks gamer são máquinas muito caras, além de serem potentes e robustas, destinadas principalmente, para usos pesados ou exigentes.

Existem muitas maneiras de tirar o máximo de proveito desses computadores ainda que você não seja um gamer, como é o caso de uso semi ou profissional para edição de imagens e vídeos.

Assim, se você é um criador de conteúdo, engenheiro, arquiteto ou designer, pode ser que um desses tipos de laptop te seja muito útil, já que executa muito bem os programas usados por esses profissionais.

Pessoa jogando futebol com notebook gamer.

Os notebooks gamer têm excelente resolução. (Fonte: Tero Vesalainen: 95852619 / 123rf.com)

Entretanto, se não tem pensado em utilizá-los para jogar e muito menos necessita executar programas de design, edição ou criação de conteúdo, não é recomendável adquirir um notebook assim. Não só porque não aproveitará ao máximo o potencial da máquina, mas também pelo alto custo que você terá que desembolsar.

Notebook gamer é melhor que um PC gamer?

Gamers mais fanáticos talvez digam que notebook e gamer não é uma combinação de palavras que tenha algum sentido. Este artigo não vai tratar de te convencer que um notebook gamer é melhor porque, definitivamente, eles nunca poderão superar os PCs de mesa.

Isso se deve à natureza de cada tipo de computador: o espaço que ocupam e à portabilidade. Ao mesmo tempo, esses são os aspectos que para alguns podem representar uma maior vantagem, dependendo da necessidade. Se você quer portabilidade e quer jogar em vários lugares, um notebook será a melhor escolha.

Um notebook gamer não poderá desempenhar tarefas com a mesma potência que um PC, porque, naturalmente, nunca poderá igualar ou superar o seu rendimento. Porém, de nada adianta você ter um supercomputador montado na sua mesa, se o que você demanda é poder ir de um lugar a outro.

Quais são as vantagens e desvantagens de um notebook gamer em relação a um PC gamer?

O mercado tem visto um aumento muito acelerado nas vendas de notebook gamer, o que levou a muitos usuários iniciantes e experientes a se perguntar se realmente vale a pena ou, inclusive, é a melhor opção.

O certo é que os fabricantes tem apostado e reduzido as diferenças entre os modelos, ainda que, naturalmente, continuem significativas.

Vantagens Desvantagens
Notebook gamer Mais portabilidade

Mais leve

Pode-se ter todos os componentes em um mesmo aparelho

Esquentam mais que os PCs

Processadores até 25% menos potentes

Só a RAM e o armazenamento podem ser aumentadas

Pouca possibilidade de overclocking na CPU

Monitores limitados de 13 a 18 polegadas

PC gamer Vários preços, de acordo com componentes adquiridos

Esquentam menos (cooler mais eficiente)

Processadores ate 25% mais potentes

Grande capacidade de upgrades

Maior capacidade de overcklocking na CPU

Mais e melhores opções de som

Monitores muito maiores

Zero portabilidade

Peso de todos os componentes é maior

Deve-se comprar separadamente cada componente

Como pode ver, as vantagens de um PC em relação a rendimento, preço e capacidade de melhoria são muito maiores. É uma consequência lógica do tamanho de cada um. Porém, para muita gente que precisa ficar indo de um lugar para outro, a portabilidade é um aspecto que, por questões práticas e necessárias, se sobressai diante dos demais.

De uma forma ou outra, o fato de comprar um notebook gamer não quer dizer que você esteja comprando um computador extremamente inferior, já que, como mencionado anteriormente, esses laptops são fabricados para trabalhar em condições mais exigentes. Apenas fique ciente das limitações e, sobretudo, sobre o preço.

Mulher vibrando com notebook gamer no colo.

Os notebooks gamer são mais fáceis de serem transportados de um lugar para outro. (Fonte: Asife: 37880791 / 123rf.com)

Quais são algumas características que fazem um notebook gamer diferente dos tradicionais?

Apesar desses dois tipos de laptop terem desigualdades mais óbvias, é importante também fazer uma comparação entre ambos. Inicialmente, pode-se dizer que um notebook gamer é uma versão totalmente superior a um notebook convencional. Enquanto os notebooks tradicionais suportam um uso moderado, um laptop gamer é fabricado para ser exigido ao máximo.

  • Os notebooks gamer têm design bem sofisticado. Só de olhar para ele, você percebe que se trata de um computador especial.
  • Os notebooks gamer possuem sistema especial de refrigeração e coolers de alta velocidade. Com eles, alcançam um funcionamento eficiente e evitam o superaquecimento por conta das exigências das tarefas que é submetido.
  • Os notebooks gamer possuem placas de vídeo de alta performance, enquanto os notebooks comuns têm suas placas gráficas integradas.
  • Os notebooks gamer vêm com teclados especiais integrados (com iluminação LED, em alguns casos), configuráveis e com display de grande qualidade. Alguns incluem teclados mecânicos.
  • Consumo de alta potência em relação a processadores, por serem mais potentes e velozes que os processadores de computadores comuns.
  • Os notebooks gamer também vêm com uma maior capacidade de RAM de armazenamento e VRAM (dedicada exclusivamente para vídeos).
  • Devido ao alto consumo de energia que demandam os processadores, a bateria de um notebook gamer costumam durar menos que a bateria de um notebook tradicional. Em alguns casos, é necessário contar com até duas baterias externas.

Muitos mais fatores podem ser enumerados, porém pode-se afirmar que um notebook gamer supera em todos os aspectos a um comum, seja em tamanho, capacidade, velocidade e potência. O único quesito que fica para atrás é em relação à autonomia de sua bateria, por razões óbvias, devido ao nível de exigência a que é submetido.

Critérios de Compra

São muitos os detalhes, fatores, características e benefícios que você deve conhecer sobre o notebook gamer, lembrando que terá que investir uma boa grana. Os componentes com os quais será fabricado um notebook gamer determinará o nível de performance que o computador terá em condições mais exigentes. Aqui vão os mais importantes:

  • GPU e placa de vídeo
  • Processador
  • RAM
  • Capacidade e tipo de armazenamento
  • Monitor
  • Frequência da tela
  • Tipo de painel e taxa de atualização
  • Resolução
  • Teclado e trackpad
  • Portabilidade
  • Preço

GPU e placa de vídeo

A GPU (unidade de processamento gráfico) se refere justamente ao núcleo que se encontra dentro da placa de vídeo. Daí a importância de não se confundir nem usar ambos os termos como se fossem a mesma coisa, o que seria incorreto. A GPU se localiza normalmente nas placas conectáveis, em um set de chips na placa mãe ou mesmo no chip da CPU.

Este componente é talvez o mais importante dentro de um notebook gamer, já que a função principal desta unidade é realizar todos os cálculos matemáticos necessários para reproduzir imagens no monitor. Quanto mais sofisticadas, melhores a resolução, rapidez e fluidez das imagens do jogo, vídeo ou filme.

Imagem de pessoa jogando em notebook gamer.

Os notebooks gamer possuem sistemas de refrigeração para evitar a sobrecarga por conta da exigência das tarefas a qual é submetido. (Fonte: Ymgerman: 54430038 / 123rf.com)

As placas de vídeo mais utilizadas são as da Nvidia. As mais recomendáveis para jogar são, no mínimo, a Nvidia GEFORCE da série GTX 10. Recentemente, a marca lançou sua nova série GTX 16, que, claro, é mais potente. Também contam com a série GTX 20, sendo que esta é a mais poderosa (e cara) do mercado.

Processador

Os processadores para notebook gamer têm a hegemonia da Intel entre as fabricantes no mercado, ainda que marcas como a AMD não sejam ruins, mas raramente os bons laptops para jogo possuem seus processadores (o mesmo ocorre com as placas de vídeo). O mesmo não acontece com os PCs, uma vez que há muitos bons componentes da AMD.

Dito isso, falaremos da Intel e seus processadores Core de alta performance, atualmente na nona geração. A recomendação é que no mínimo seja da sétima ou oitava geração. Também o ideal é começar com um processador Intel Core i5. Se optar pela última geração, o i5-9400F e o i5-9600K (6-core / 6-thread) serão ótimos investimentos.

É claro que se tiver um orçamento maior, um processador Intel Core i7-9700K (8-core / 8-thread) ou um i7-9750H (6-core / 12-thread) terão um desempenho espetacular. A última novidade em potência é o Intel Core i9-9900K (8-core / 16-thread). Um exemplo é a nova Alienware Area 51, lançada oficialmente em fevereiro de 2019.

RAM

Muitos já sabem que a RAM é a principal memória de um computador e onde ficam salvos todos os dados e programas. Portanto, quanto à RAM, não há muito a perder, pois devido às tarefas exigentes às quais o notebook será submetido, ela deve ter uma quantidade alta.

Não é recomendável um notebook com menos de 8GB de RAM e 2GB de VRAM, já que é com esta capacidade que seu computador rodará os jogos de maneira fluida. No entanto, não é garantido que, com isso, você possa exigir do seu notebook a execução de mais aplicativos simultaneamente ou multithreading. Lembre-se que jogar é uma das tarefas mais exigentes para um computador.

Assim, contar com 16GB ou 32GB de RAM seria o ideal, uma vez que com esta capacidade seu notebook terá a potência suficiente para executar vários threads de uma vez. Porém, não se preocupe se seu computador tem apenas 8GB, já que a RAM é uma das coisas mais fáceis de ampliar e também não é das mais caras.

Capacidade e tipo de armazenamento

Neste critério será sempre melhor ter o máximo possível. Atualmente a grande maioria dos modelos é vendida com 1000GB (1TB) de armazenamento. Essa quantidade é a mais indicada, mas você pode encontrar modelos com 256GB ou 512GB. Nesse caso, o mínimo ideal seria 512GB para que a memória possa ser bem aproveitada, mas não se conforme com menos que isso.

Em relação ao tipo de armazenamento, o melhor é ter um combinado entre uma unidade SSD de pelo menos 256GB e outro HDD de no mínimo 7200rpm. O SSD é usado para a velocidade, tornando o computador mais rápido, enquanto o HDD para o armazenamento. Os modelos mais em conta só têm HDD. Ainda que, como verá, alguns modelos podem ser ampliados.

Monitor

O monitor é outro componente que influencia diretamente na qualidade do jogo. Os tamanhos ideais para jogar ou para edição e criação de conteúdo são dos notebooks com monitor de 15’6″ e 17’3″. Claro que pode encontrar em tamanhos menores, mas você gostaria de limitar sua experiência ao jogar?

Portanto, o recomendável é que o tamanho seja no mínimo de 15’6″ e no máximo de 17’3″. Existem modelos com 18’3″, mas aí talvez seja grande demais. Lembre-se que o tamanho do monitor é diretamente proporcional ao tamanho do computador.

foco

Você sabia? O Pac Man é o jogo mais vendido da história. Ele foi lançado pela Namco em 1982.

Frequência da tela

A frequência da tela se mede em hertz (Hz), que representam os ciclos por segundo da imagem. Para entender como funcionam os hertz é fundamental conhecer os frames por segundo (FPS). Basicamente, um frame e um hertz equivale a um quadro por segundo, isto é, um única imagem.

A imagem está intimamente ligada ao monitor e que no mercado podemos encontrar atualmente telas com frequência de 60Hz, 120Hz e 144Hz, na grande maioria. Porém, já há fabricantes lançando notebooks com monitores de 240Hz de frequência, que, claro, ficam bem mais caros.

O recomendado é que você compre um notebook com no mínimo 120Hz ou 144Hz se estiver dentro do seu orçamento. Se grana não é o problema, pode logo investir em um de 240Hz, embora as frequências dos anteriores também trabalhem muito bem. Não que os de 60Hz de frequência sejam ruins, mas a diferença é notável.

Tipo de painel e taxa de atualização

Essa é outra parte diretamente relacionada com o monitor e que muitos usuários param para observar na hora de escolher seu notebook. Pode-se dizer que, basicamente, existem quatro tipos de painéis: TN, IPS, VA e PLS. Falaremos especialmente dos dois primeiros, pois são os mais utilizados.

Novamente, dependerá muito do uso previsto que você tem pensado para o computador. Apesar disso, os painéis TN são os mais baratos de se fabricar e, consequentemente, os mais populares. Eles são ideais para os que querem usar principalmente em games pelo fato de ter taxas de atualização mais curtas, de até 1 milésimo de segundo (ms).

Por outro lado, os painéis IPS são mais recomendados quando se quer editar imagens e conteúdo multimídia, já que refletem cores de maneira mais fiel. Só que são mais caros que os TN e suas taxas de atualização oscilam entre 4 e 5 milésimos de segundo (ms) ou 3ms, nos modelos mais caros e sofisticados.

foco

Você sabia? O MicroVision foi o primeiro videogame portátil.

Resolução

Esta é outra pergunta que muitos usuários fazem a si mesmos, qual resolução é melhor: 1080p ou 4K? Alguns, inclusive, se deixam levar pela última inovação em imagem, que é o 4K, por considerarem melhor. A resposta à essa pergunta dependerá, necessariamente, do uso que você vai dar ao seu notebook.

Teclado e trackpad

O teclado é um dos componentes mais importantes dos notebooks gamer. Lembre-se que ele funciona como o controle e cada tecla terá uma função. Na grande maioria dos notebooks gamer, são encontrados teclados de membrana, os quais não suportarão muito tempo se forem continuamente e fortemente pressionados.

Imagem de pessoa jogando em notebook.

Os notebooks gamer têm placas de vídeo de alta performance. (Fonte: Georgejmclittle: 46461470 / 123rf.com)

Quanto ao trackpad, não é tão necessário que se faça uma maior investigação para saber se é o melhor para trabalhar ou jogar. O recomendado é que você jogue com um mouse gamer, que vai ter proporcionar mais comodidade e é mais adequado. Convidamos você a ler nosso Guia dos melhores mouses gamer do mercado para que possa escolher o mais adequado.

Portabilidade

Este critério se relaciona com o peso do notebook e, assim, dependerá do quão confortável você se sente com um peso ou outro. Como todos os fatores e componentes se relacionam entre si, você precisa estar ciente que o tamanho e o peso influenciará diretamente na capacidade da portabilidade. Quanto maior o peso e tamanho, maior a capacidade e quanto mais leve e compacto, menor a capacidade.

Os notebooks gamer sempre serão muito mais pesados e robustos que um laptop tradicional, podendo chegar a um peso maior que 4 kg. Acredita-se que a média é sempre um bom parâmetro e com um notebook de 2 a 3 kg, você terá um bom equipamento, além de não ser tão incômodo de transportá-lo.

Resumo

Não é simples conhecer tudo no mundo gamer. Comprar um notebook para jogo não é tão fácil como ir a uma loja, ver laptops convencionais e fazer ali mesmo sua decisão de comprar por um dos modelos então disponíveis. Esse tipo de notebook requer muita informação e investigação a seu respeito, sobre os componentes que o integram e sobre as capacidades que oferecem.

É importante reforçar que um notebook gamer não vai superar a capacidade e rendimento de um PC. Muito vai depender do uso que você pretende dar a ele, já que, com base nisso, alguns componentes e benefícios vão ser mais convenientes de uma forma do que de outra.

Esperamos ter esclarecido os fatores mais importantes deste tema e que você tenha apreciado este Guia. Se foi útil ou informativo, compartilhe nas suas redes sociais com alguém que também queira um desses aparelhos. Também pode nos deixar um comentário com sua opinião sobre esse grande produto que tem revolucionado a experiência gamer.

(Fonte da imagem destacada: Orapin Joyphuem: 82115837 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...