Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

Atualmente, na era digital, já não é de se surpreender encontrar um famoso jogador de jogos online compartilhando suas partidas em lives (ao vivo) ou famosos youtubers analisando os jogos mais populares do momento em seus canais de YouTube. Sejam profissionais ou meramente apaixonados pelos jogos virtuais, o certo é que muitos recorrem a placa de captura de vídeo tanto para fazer lives quanto para compartilhar suas gravações.

Os usos desses dispositivos podem ser muito variados. Portanto, você pode gravar suas partidas para depois assisti-las e analisá-las, você pode fazer backup de suas séries favoritas ou até mesmo dar uma melhor qualidade nas suas transmissões ao vivo ou gravadas. Para isso, é preciso que você saiba escolher o modelo mais adequado às suas necessidades e o que melhor se adapta a elas.

O mais importante

  • A placa de captura de vídeo está cada vez mais popular no mundo dos jogos virtuais e, não só entre os jogadores, mas também entre os youtubers que se dedicam a analisar os diferentes jogos que saem no mercado.
  • Com a placa de captura de vídeo você pode tanto gravar quanto fazer transmissões ao vivo em alta qualidade. Além disso, ela permite que você faça isso com uma baixa latência e sobrepondo com a imagem da webcam, o áudio do microfone, entre outros efeitos.
  • O primeiro critério que deve ser considerado na hora da compra de uma placa de captura é o uso que deseja fazer dela. É importante que ela seja compatível com o equipamento onde será instalada e, logicamente, que ofereça uma boa qualidade de imagem e que conte com uma adequada capacidade de processamento.

As melhores placas de captura: Nossas recomendações

A seguir, você pode ter acesso a uma lista com as três melhores placas de captura disponíveis no mercado atualmente. Há modelos que cabem no orçamento de qualquer pessoa, desde os maiores até os mais enxutos. De qualquer forma, todos são equipamentos de primeira linha e oferecem uma ótima relação custo-benefício.

A placa de captura mais portátil do mercado

Esse modelo da Avermedia faz muito sucesso por sua portabilidade. Apesar de seu pequeno tamanho, ela não deixa nada a desejar e já possui software interno, entrada para cartão SD, compatibilidade com qualquer sistema operacional de computadores e também com todos os modelos de primeira linha dos videogames. Certamente, o modelo ideal para quem busca dinamismo e qualidade.

A mais econômica e prática do mercado

A Ezcap lançou esse modelo para conquistar o público iniciante na área de placa de captura ou mesmo que não possui um grande orçamento. Apesar de ser mais barata, ela conta com a grande vantagem da praticidade e pode gravar um jogo sem precisar de um computador e sem precisar ser configurada, basta conectá-la na televisão. É ideal para os amantes de jogos de videogames.

A garantia do que há de melhor no mercado

A Avermedia deixou todos os amantes da tecnologia em êxtase com esse lançamento. Esse modelo grava em 4K e em FullHD 60FPS. Ela também é capaz de sobrepor imagens e gravar seus comentários de voz enquanto joga. A imagem sai em tempo real e sem atrasos, conferindo uma experiência ímpar aos usuários. Além disso, esse produto é portátil e pode ser levado consigo onde quer que vá.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a placa de captura

Se você está pensando em adquirir uma placa de captura de vídeo, é fundamental que leve em consideração uma série de questões importantes, já que irá precisar fazer um importante investimento de dinheiro. Afinal, existem muitos modelos no mercado e nem todos oferecem as mesmas condições e benefícios. Fique atento, pois, a seguir algumas das principais dúvidas serão respondidas.

Imagem de transmissão de jogo de vídeo game.

Se você deseja realizar transmissões de vídeo em alta qualidade de suas partidas de jogos online, a placa de captura de vídeo é uma ferramenta fundamental. (Fonte: Sean Do: EHLd2utEf68 / Unsplash.com)

O que exatamente é uma placa de captura?

A placa de captura é um dispositivo eletrônico que se conecta a um computador ou um videogame para capturar o sinal de vídeo na máxima qualidade possível utilizando a conexão HDMI. Dessa forma, é possível modificar ou processar o vídeo antes de compartilhá-lo. Também são muito utilizadas para realizar transmissões diretas ao vivo e em alta qualidade.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma placa de captura?

Os atuais modelos de placa de captura permitem realizar transmissões diretas sem nenhum tipo de latência e com vídeo em grande qualidade, inclusive chegando, em alguns produtos, a resolução 4K e com 60 FPS. Além disso, ela ainda proporciona que você processe e edite o vídeo antes de compartilhá-lo. No geral, são dispositivos muito fáceis de usar.

Entretanto, ter uma placa de captura também implica em um considerável investimento de dinheiro e, muitas delas, precisam de um splitter HDMI para conseguir gravar e compartilhar conteúdo protegido. De qualquer forma, fica evidente que suas vantagens superam amplamente as desvantagens. No quadro a seguir, você pode entender mais alguns detalhes sobre a placa de captura.

Vantagens
  • Com elas você pode realizar transmissões diretas sem atraso de imagem e som
  • Possibilitam a transmissão de vídeo em alta qualidade
  • Permitem processar e modificar o vídeo antes de compartilhá-lo
  • São muito fáceis de serem configuradas
  • Permitem sobrepor imagens ou o áudio do microfone
  • São ideais para fazer lives em alta qualidade a partir de uma câmera de vídeo
  • Permitem assistir diretamente no computador as gravações da câmera
  • Você pode converter seus vídeos analógicos para digitais
  • Não consomem muita memória do computador
  • Geralmente são compatíveis com software de gravação como OBS, FME ou Wirecast
  • Podem ser transportadas e utilizadas com diferentes equipamentos
Desvantagens
  • Precisam de um alto investimento financeiro
  • Alguns modelos de placa de captura precisam de um splitter HDMI para gravar certos conteúdos

Para quem é recomendada a compra de uma placa de captura?

Se você deseja realizar transmissões de vídeo em alta qualidade de suas partidas de jogos online, a placa de captura é uma ferramenta fundamental. Especialmente no caso de videogames, já que muitos não permitem a captura de vídeo através de um software como ocorre no caso dos computadores.

Você também pode se interessar por ela para conseguir passar seus vídeos do formato analógico para o digital. Elas também podem ser muito interessantes para ser usadas em sistema de vigilância, pois, permitem conectar várias câmeras ao mesmo computador. Além disso, também são muito importantes para analistas esportivos, já que eles precisam analisar os dados e passar para a comissão técnica enquanto o jogo ainda está se desenrolando.

O que é um splitter HDMI?

Certos conteúdos digitais estão protegidos com HDCP. O mesmo acontece com alguns jogos de videogames, como no PS4 ou com a programação de canais como na Netflix. Alguns modelos de placa de captura não conseguem ultrapassar essa proteção, impossibilitando a gravação desses conteúdos de forma direta. Então, para solucionar esse problema, o splitter HDMI é utilizado.

Portanto, um splitter HDMI é um dispositivo eletrônico de interconexão que permite dividir um sinal HDMI em vários sinais iguais. Dessa forma, você pode desviar o sinal para um computador e assim realizar a gravação utilizando o software que vem com a própria placa de captura. Alguns fabricantes já enviam a placa de captura juntamente com um splitter.

Critérios de Compra

Se você está planejando comprar uma placa de captura de vídeo é fundamental que leve em consideração alguns critérios de compra. Dessa forma, você será capaz de fazer uma escolha mais acertada. Para facilitar essa tarefa, foram selecionados alguns critérios que são básicos e extremamente importantes para a hora da aquisição.

  • Uso que deseja fazer da placa de captura
  • Resolução da imagem
  • Precisa de um computador ou não
  • Conectividade
  • Potência de processamento
  • Peso e dimensão

Uso que deseja fazer da placa de captura

Logicamente, a primeira coisa que deve ser considerada na hora de escolher uma placa de captura de vídeo é o uso que irá fazer dela e com que tipo de equipamento a irá utilizar. Portanto, é muito importante que você se certifique de que há compatibilidade entre os itens.

Não é possível usar a mesma placa de captura para todo tipo de função, então, por exemplo, você não consegue comprar uma que faz streaming de alta qualidade e ao mesmo tempo grava as partidas de jogos online.

Você também não consegue usar uma mesma placa de captura em uma outra função, se você desejo conectar a câmera de vídeo diretamente no computador e assistir o que está sendo gravado, por exemplo. Se você pretende utilizá-la em um circuito fechado de vigilância, irá precisar de uma que conte com várias portas de entrada do mesmo formato para que seja capaz de conectar várias câmeras.

Homem fazendo transmissão em vídeo.

A placa de captura é um dispositivo eletrônico que se conecta a um computador ou um videogame para capturar o sinal de vídeo na máxima qualidade. (Fonte: Gianandrea: KWrNwBE87EY / Unsplash.com)

Resolução de imagem

Hoje em dia, não vale mais a pena considerar a compra de uma placa de captura que não seja capaz de gravar vídeo, pelo menos, em FullHD. Se for possível, é muito melhor comprar uma que permita capturar em resolução 4K. Afinal, esse é o padrão que está começando a ser utilizado no mercado. Porém, logicamente, ainda são as placas mais caras.

O ideal é que ela chegue até os 60FPS.

Além disso, é fundamental que ela consiga gravar e emitir com uma boa taxa de resolução. Você deve considerar uma que possua, no mínimo, 30 FPS (fotogramas por segundo). Porém, o ideal é que ela chegue até os 60FPS. Dessa forma, você poderá desfrutar de uma imagem muito mais fluida. Atualmente, alguns modelos de placa de captura já são capazes de fazer lives em 4K e a 60FPS.

Precisa de um computador ou não

Se você deseja uma placa de captura que grave conteúdo ou faça streaming a partir de seu computador, é importante que você preste bem atenção se o modelo escolhido precisará de um segundo computador ou não. A vantagem de utilizar um segundo computador é que esse permite que o primeiro não perca rendimento durante a captura.

As desvantagens disso é que você pode precisar de dois computadores e espaço extra no seu quarto ou sala para posicionar toda essa estrutura. De fato, nessas circunstâncias, pode ser melhor gravar o vídeo diretamente através de um software. Logicamente, no caso do uso de videogames ou de uma câmera de vídeo, será sempre necessária a utilização também de um computador a parte.

Andy WarholArtista e promotor da Pop Art

“No futuro todo mundo terá seus 15 minutos de fama”.

Conectividade

Por ser a placa de captura um dispositivo de intermediação, é fundamental que você leve em consideração as opções de conectividade dela, tanto de entrada quanto de saída. Embora alguns modelos ainda apresentem conexão USB 2.0, é melhor que elas possuam conexão USB 3.0 ou superior para fornecer uma maior velocidade de transferência de dados.

A placa de captura que trabalha com alta definição é conectada através da porta HDMI. Entretanto, também é possível encontrar algumas que ainda possuem conexão VGA e RCA. Além disso, você também deve considerar a entrada de áudio e se ela possui a capacidade de receber cartão microSD para gravar diretamente sem a necessidade de um computador.

Potência de processamento

A potência de processamento da captura é fundamental, não só para captar e gravar as imagens em alta qualidade, mas também para transmissão de vídeo ao vivo ou realizar o processamento de imagens. Para avaliar a capacidade de processamento é importante considerar o tipo de processador que está inserido na placa de captura.

Você pode encontrar modelos que contam com processadores tão potentes quanto o Intel i5, i7 ou similares. Também é preciso prestar bem atenção na memória RAM do dispositivo, tanto a quantidade como o tipo. Então, seria melhor que, pelo menos, escolhesse uma DDR3, embora, obviamente, será melhor caso consiga uma DDR4.

Peso e dimensões

Se você vai precisar transportar a placa de captura com certa frequência é importante que escolha uma de pequenas dimensões e que seja mais leve. Assim, será mais fácil levá-la consigo e poderá gravar seus jogos onde quer que vá. Inclusive, você poderá utilizá-la ao participar de alguma competição.

Resumo

Uma placa de captura possibilita uma grande quantidade de usos. Talvez o uso mais popular seja para transmissões em streaming de conteúdos através de canais de YouTube ou Twitch. Por isso, são muito populares entre os praticantes de jogos online. Além disso, permitem gravar e transmitir em alta definição.

Atualmente, existem vários modelos que proporcionam diferentes benefícios. Por isso, é fundamental que você escolha a mais adequada para o uso que deseja fazer dela. É igualmente importante que você seja capaz de gravar vídeos em FullHD, ou até mesmo 4K, e com uma boa taxa de atualização. Além disso, por motivos óbvios, é essencial garantir que a potência de processamento seja a mais adequada.

Por último, se você acredita que esse artigo foi útil para sua pesquisa sobre a placa de captura, comente algo conosco na caixa de comentários ou compartilhe em suas mídias sociais.

(Fonte da imagem destacada: Asawin Klabma: 66428048 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Testoni Engenheira de Softwares
Viajar pelo mundo da tecnologia é o que Paula sabe e ama fazer. Principalmente pela região onde habitam os hardwares e softwares. Além de arquitetar softwares para startups e médias empresas, tem tempo para escrever sobre as novidades da Informática que surgem desde o Vale do Silício até Shenzhen.