A resolução 4K chegou para ficar e ser usada por muito tempo. De tal forma que já se começa a falar em resoluções 8K. Por isso, se está pensando em adquirir um projetor, que esse seja um projetor 4K, assim você estará preparado para o que parece se tornar o novo padrão.

Além disso, a diferença na qualidade de imagem é realmente notória e cada vez mais conteúdo é produzido neste formato. Desde games até séries e filmes, passando por vídeos que podem ser gravados por seu próprio dispositivo, todos ficam muito melhores em Ultra HD. Mas o fato é que nem todos os projetores 4K são iguais.

O mais importante

  • Com um projetor 4K você tem uma qualidade de imagem muito superior em uma tela bem grande. Assim, terá uma maior sensação de imersão. Além disso, se nos últimos anos não havia muito conteúdo em resolução 4K nativa, hoje eles não param de crescer. Plataformas como Netflix, HBO ou Amazon Prime têm realizado uma clara aposta neste formato.
  • As duas principais resoluções 4K são a DCI 4K (com 4096 x 2160 pixels com um formato de 17:9) e 4K UHD (com 3840 x 2160 pixels com um formato de 16:9). Destes, o padrão UHD é o formato mais difundido, já que é o padrão utilizado na televisão.
  • Na hora de comprar um projetor 4K, a primeira coisa que você tem que ser perguntar é que uso vai dar a ele, um fator a se aprofundar mais adiante, nos critérios de compra. Depois, já pode começar a pensar em questões técnicas como o melhor tipo de projetor para você ou os níveis de brilho e contraste que oferece.

Ranking: Os melhores modelos de projetor 4k do mercado

A seguir, confira esta classificação preparada para você com os melhores projetores 4K atualmente disponíveis no mercado. Foram incluídos os mais variados itens possível, mas sempre escolhendo produtos que ofereçam um ótimo custo-benefício.

1º – Projetor 4K BenQ TK800 Azul

Conte com este projetor da BenQ para curtir a beleza das partidas de futebol em uma sala clara ou em ambientes abertos, com projeção de 100″ e imagem 4K UHD com 8,3 milhões de pixels, com cores vivas HDR em qualquer luminosidade.

Ele possui modos futebol e esportes customizado com um potente som, parecendo que você está no estádio. Tudo isso em um design compacto e estiloso, de fácil instalação.

2º – Projetor 4K Sony VPL-VW1100ES

Projetor da Sony com desempenho espetacular, embora seu preço possa ser realmente assustador à primeira vista. É um aparelho com tecnologia SRXD, com uma incrível resolução nativa 4K (4096 x 2160) e com um brilho de 2.000 lúmens ANSI. Apresenta um contraste dinâmico de 1.000.000:1.

Além disso, é um equipamento muito silencioso, apenas 23 dB (decibéis) de ruído de fundo e com um design atraente e funcional. Ele tem um protetor de lente que abre e fecha automaticamente para protegê-lo da poeira. Seu transmissor 3D integrado sincroniza os óculos fornecidos com o projetor, permitindo que você assista a filmes em 3D.

3º – Projetor 4K Optoma DLP UHD65

Incrível projetor 4K UHD com tecnologia DLP, com compatibilidade HDR e com 2.200 ANSI lúmens. Ele é um equipamento muito fácil de instalar e usar: tem uma conexão HDMI 2.0 e dois alto-falantes de 5W. Também se destaca por oferecer um atraso muito baixo, perfeito para jogar videogame.

É capaz de reproduzir a gama de cores Rec.709. Além disso, oferece um ótimo nível de contraste. Outro aspecto positivo desse aparelho é que ele é bastante silencioso. Sem dúvida, a maior virtude do projetor Optoma UHD300x é um ótimo valor.

4º – Projetor 4K Epson PowerLite Home Cinema 5040UB

Os aficionados por cinema vão se surpreender com as imagens espetaculares do projetor Home Cinema 5040. Ele conta com taxa de contraste de 1.000.000:1 e 2.500 lúmens de brilho.

Seu preço competitivo em relação a demais produtos do setor e a garantia da carimbada marca Epson para projetores também somam aos seus diferenciais.

5º – Projetor 4K BenQ W1700 Cinza

O projetor BenQ W1700 4K HDR com tecnologia CinematicColor expande a emoção visual em tela gigantes em sua sala de estar. Reúna os seus amigos e familiares na frente das deslumbrantes imagens 4K HDR com tela imensa e áudio incrível para desfrutar de uma autêntica experiência de cinema digital.

Suas imagens extremamente nítidas são reproduzidas com 8,3 milhões de pixels distintos para cada quadro em uma resolução de 3840×2160, quatro vez mais que a do Full HD.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um projetor 4k

Na hora de comprar um projetor 4K, é fundamental que tenha em mente uma série de quesitos importantes. Não se esqueça que existem diferentes modelos de projetores 4K e que cada um oferece recursos diferentes. Além disso, esses equipamentos podem chegar a ter um preço bastante elevado. Por este motivo, é importante que tenha algumas questões bem respondidas.

Imagem de amigos assistindo jogo em projeção.

Os projetores são ideais para jogar videogame e para ver filmes e séries em casa. (Fonte: dolgachov: 101264254 / 123rf.com)

O que é exatamente um projetor 4k?

Um projetor, também denominado retroprojetor, é um dispositivo eletrônico que, através da luz e de um sistema de lentes é capaz de reproduzir imagens sobre uma tela de projeção. Os projetores 4K são os equipamentos que oferecem uma resolução de imagem duas vezes superior à Full HD, com aproximadamente 4 mil pixels de resolução horizontal.

Jackie ChanAtor

“O cinema reflete a cultura e não há nenhum problema em adaptar a tecnologia, desde que não se perca a originalidade.”

Quais são as vantagens e desvantagens de um projetor 4k?

Com um projetor 4K você vai aproveitar uma qualidade de imagem superior em uma tela muito maior que a de uma televisão atual. Deste modo, terá uma maior sensação de imersão. Além disso, uma vez que os projetores são equipamentos leves e de tamanho pequeno, você poderá transportá-lo a vários lugares.

Claro, você deve levar em conta que precisará de um equipamento sonoro independente e que de vez em quando terá que trocar as lâmpadas, e elas não são baratas. Você pode consultar a seguinte tabela para conhecer todas as vantagens e desvantagens desses dispositivos.

Vantagens
  • Maior sensação de imersão
  • Pode escolher e variar o tamanho da tela
  • Ocupam menos espaço que as televisões
  • Instalação e uso muito fáceis
  • Pode transportá-lo facilmente de um lugar a outro
  • Contam com múltiplas aplicações
Desvantagens
  • É preciso substituir as lâmpadas
  • Levam mais tempo para ligar que uma televisão ou um monitor
  • Precisam de um sistema de som independente

Para quem é recomendável comprar um projetor 4k?

Sem dúvidas, as múltiplas aplicações dos projetores fazem deles uma excelente alternativa aos televisores ou monitores de computador para determinados usos. Isso sem se esquecer da grande versatilidade que oferecem.

Tratam-se, portanto, de equipamentos ideais tanto para bares e cafés, como boates e salas de exposições. São igualmente indicados para oferecer recursos para ambientes profissionais relacionados a design gráfico, engenharia ou arquitetura. Também são muito recomendados para todas aquelas pessoas que querem contar com um cinema na própria casa.

Imagem de homem fazendo apresentação com projetor.

Se for usar o projetor em um espaço que pode entrar luz natural, você vai precisar de um equipamento que ofereça valores de luminosidade mais altos. (Fonte: Dean Drobot: 52193258 / 123rf.com)

Quais tipos de projetor 4k existem?

Atualmente, há basicamente três tipos de tecnologia. De um lado, estão os projetores LCD (liquid crystal display, em inglês), de outro, os LED (light-emitting diode, em inglês) e por último, há os equipamentos com tecnologia DLP (Digital Light Processing, em inglês). Saiba mais na tabela a seguir.

Características LCD LED DLP
Design Normalmente são equipamentos maiores São de tamanho pequeno e muito compactos Podem ter um design mais compacto
Tecnologia As telas com tecnologia LCD são compostas de três painéis de cristal separados, que decompõem a luz nas três cores primárias: vermelho, azul e verde Os projetores LED usam LEDs, que são diodos emissores de luz (semicondutores como fonte de luz) Os projetores DLP contam com um chip denominado DMD, composto por mais de 2 milhões de espelhos bem pequenos. A fonte de luz pode ser LED
Qualidade de imagem Apresenta uma boa saturação de cor. A imagem é nítida e precisa Não se produz degradação na imagem ou na cor. Oferece imagens de alta qualidade Oferecem imagens brilhantes, coloridas e claras
Brilho São mais potentes em termos de brilho Oferecem valores de brilho mais baixos, porém a percepção de claridade é maior pelo aumento de luminosidade por saturação Não oferecem os níveis de brilho da tecnologia LCD
Pontos negativos Podem sofrer falhas mais facilmente e suas peças de reposição são caras Preço mais elevado Podem produzir o efeito arco-íris

É necessário ter uma tela específica para um projetor 4K?

Em geral, a imagem pode ser projetada em uma parede branca ou cinza, melhor ainda se for de uma cor fosca. No entanto, se você for investir em um projetor 4K, é claro que não vai ter muito sentido não usar uma tela adequada. Caso não faça isso, a perda de qualidade da imagem será considerável. Também porque seu preço não é muito caro.

Projetor ligado.

Muito projetores, porém, contam com um conexão VGA, já que ainda são muito usados em âmbito empresarial. (Fonte: Mr.Smith Chetanachan: 56460728 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Na hora de adquirir um projetor 4K, é importante que você leve em conta uma série de critérios. Para te ajudar nesse processo de escolha, foram selecionados os quesitos considerados mais importantes. Assim, eles podem te servir de Guia para você conseguir o melhor custo-benefício e escolher o projeto adequado.

  • Uso que vai fazer do projetor
  • Formato
  • Brilho
  • Contraste
  • Conectividade
  • Outras características
  • Marca

Uso que vai fazer do projetor

Como é comum, a primeira coisa que você deve se perguntar antes de comprar um projetor é que uso vai fazer dele e onde vai utilizá-lo. O equipamento para criar um cinema em casa não é necessariamente o mesmo para transmissões esportivas em um bar ou café.

Do mesmo modo, você deve se perguntar em que tipo de ambiente vai fazer sua instalação. As duas principais aplicações para uso doméstico são para jogar videogame e para assistir a filmes e séries em casa.

No primeiro caso, é melhor ter um equipamento com o menor atraso possível, especialmente se você for jogar jogos online. Se você for usar em ambientes externos será melhor um projetor com valor elevado de luminosidade ou brilho.

Formato

Dentro das resoluções 4K, você pode encontrar várias opções. Possivelmente, as duas mais populares sejam a DCI 4K (com 4096 x 2160 pixels com um formato de 17:9) e 4K UHD (com 3840 x 2160 pixels com um formato de 16:9). Esta é ultima é a mais usada, já que todo conteúdo para televisão está neste formato.

Brilho

O brilho de um projetor se mede em lúmens ANSI e determina a quantidade de luz que é capaz de emitir. Quando mais escuro o ambiente ou um lugar que ficará o projetor, melhor será. Para o caso de um projetor LCD, será suficiente 2.000 ou 2.500 lúmens. Para um DLP, talvez sejam necessários uns 3.000 lúmens.

Contudo, se você for usar o projetor em um espaço que entre luz natural, vai precisar de um equipamento que te ofereça valores de luminosidade mais altos. O brilho que precisará é relacionado com a distância que vai projetar a imagem e com o tamanho da imagem que deseja obter.

Contraste

O contraste de um projetor representa a diferença entre o ponto branco mais luminoso e o ponto preto mais escuro, isto é, a relação que existe entre os claros e os escuros que pode oferecer o equipamento.

Assim, é importante fazer a distinção entre o contraste nativo e o dinâmico. O nativo é a diferença entre uma tela completamente branca e outra de cor preta. O dinâmico, por sua vez, é aquele apresentado pelo projetor para adaptar o brilho dependendo da claridade do quadro.

O ideal é que o contraste nativo seja de pelo menos 2.000:1. Em todo caso, quanto maior for, melhor será a qualidade da imagem. Os melhores projetores podem chegar a ter valores impressionantes.

Conectividade

Muitos projetores, porém, contam com uma conexão VGA, já que ainda são muito usados em âmbito empresarial. Claro que os equipamentos 4K contam com uma conexão HDMI. Além disso, é importante que tenham portas USB, saídas de áudio jack e conexão a internet por cabo Ethernet e por Wi-Fi. Também é interessante que conte com conexão por bluetooth.

Outras características

Outras importantes características que você deve considerar na hora de comprar um projetor são: o zoom óptico, o ajuste da lente e a correção Keyston. O zoom é fundamental quando não há distância suficiente entre o equipamento e a tela. O ajuste da lente, por sua vez, permite alterar a imagem para ser exibida verticalmente e horizontalmente.

A correção Keyston permite evitar deformações trapezoidais. Da mesma forma, você deve levar em conta se com o projetor vem algum tipo de acessório para fixá-lo na parede, no teto ou em qualquer outra superfície. Além disso, talvez possa te interessar saber se o equipamento vem com uma bolsa de transporte e se inclui cabos e baterias para o controle remoto.

Marca

Atualmente, é possível encontrar uma grande quantidade de fabricantes de projetores. No entanto, nem todos contam com modelos de resolução 4K. Em todo caso, o conselho é que você decida por um equipamento de marca reconhecida. Desta forma, você garantirá alto nível de qualidade e um bom serviço de atendimento ao cliente.

Alguns dos fabricantes de maior prestígio no mercado são: BenQ, Epson, Sony, Panasonic e LG. Especialmente, a BenQ oferece equipamentos com uma ótima relação custo-benefício, portanto, é uma marca a se levar em conta. Outro fabricante que merece uma atenção especial é a Optoma. Seus equipamentos se destacam por serem voltados a gamers.

Resumo

Até pouco tempo atrás, não havia muito conteúdo disponível em 4K. Além disso, os altos preços dos projetores 4K faziam deles equipamentos de difícil acesso para o grande público. Contudo, nos últimos anos seu preço passou por uma redução considerável. Ao mesmo tempo, têm aparecido cada vez mais conteúdos em resolução 4K.

Deste modo, se você está pensando em obter um projetor 4K, você terá uma grande variedade de opção à sua disposição. Assim, antes de escolher um equipamento, é importante que primeiro se pergunte o que vai fazer com ele. A partir disso, já poderá começar a considerar questões como o tipo de projetor que mais te convém ou os níveis de brilho e contraste que oferece.

Por fim, se você acha que este Guia foi útil em seu processo de escolha, pode deixar um comentário ou compartilhar em suas diferentes redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Brian Jackson: 61386070 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...