Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

84Comentários coletados

Sim, ainda existe quem use o reprodutor MP3 fora dos telefones celulares! E isso não é nada fora do normal. Há um bom número de pessoas que continuam a preferir dispositivos específicos para a reprodução de áudio, especialmente porque procuram um som mais fiel do que o oferecido por telefones celulares. Essas pessoas podem ser chamadas de amantes da música ou até mesmo audiófilos.

A razão pela qual um MP3 player minimamente decente oferece um áudio de melhor qualidade do que o de um celular tem a ver com diferentes fatores. Além disso, hoje, eles evoluíram muito para se desvincularem dos smartphones. A seguir, recomendaremos alguns modelos, entre eles, dispositivos de áudio de alta resolução (Hi-Res).

O mais importante

  • Analise a importância da qualidade do som para você. No mercado, existem reprodutores MP3 com chips de áudio e uma potência de saída essenciais para alcançar uma qualidade notável de áudio.
  • Lembre-se de que, embora um reprodutor MP3 ofereça uma ótima qualidade de áudio, é igualmente importante avaliar o dispositivo que processa o som, os fones de ouvida e os sistemas de conectividade.
  • Na seção final do guia, você pode encontrar uma série de critérios de compra fundamentais para escolher o melhor reprodutor MP3.

Os melhores reprodutores MP3: Os favoritos da redação

Para todos aqueles interessados na qualidade do som acima de tudo, existe um amplo mercado de modelos com características diferentes. Na lista a seguir, você encontrará alguns deles; uns com bom custo-benefício e outros com um preço mais elevado.

Reprodutor MP3 para  quem também ama rádio

Esse reprodutor de MP3 tem bateria para até 80 horas de música e conta ainda com tela touch screen, rádio FM e conexão Bluetooth. Tem 8GB de memória, para que você armazene até 2000 músicas. Com cartão SD, você pode até quadruplicar a capacidade de armazenamento.

Reprodutor MP3 com múltiplas funções

Esse reprodutor MP3 da marca Goldentec Sport promete fazer você usar seu celular cada vez menos. Apresentando um ótimo custo-benefício, ele possui 8 GB de memória interna e, caso você precise de mais espaço para suas músicas, é possível expandir seu armazenamento por meio de um cartão MicroSD. Além de tocar música (nos formatos MP3 e WMA), ele funciona como gravador de voz, rádio FM e leitor de e-book.

Reprodutor MP3 para esportistas

Essa opção é perfeita para os amantes dos esportes e das atividades ao ar livre. Ele pode ser usado na praia e na piscina (já que possui um nível de resistência à água que permite que você mergulhe em até 2m), bem como em outros ambientes, como regiões montanhosas. Possui 4 GB de armazanamento e você pode organizar suas músicas por pastas.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um reprodutor MP3

Embora cada vez mais pessoas escutem música por meio de seus celulares, os reprodutores MP3 não apenas seguem no mercado, como também evoluíram muito. Se você deseja curtir um som de qualidade superior, é provável que um dispositivo desses continue sendo interessante para você. Inclusive, existe uma série de razões para isso. Conheça-as a seguir:

Amigas ouvindo música.

Como regra geral, um reprodutor MP3 oferecerá um som melhor do que um telefone celular. (Fonte: Antonio Guillem: 71234161 / 123rf.com)

O que é um reprodutor MP3 e para que serve?

Trata-se de um dispositivo eletrônico e portátil, no qual você pode reproduzir músicas por meio de arquivos digitais. Os reprodutores funcionam através de baterias recarregáveis. Com o tempo, esse artigo evoluiu e, atualmente, conta com uma memória interna muito maior. Você também pode contar com um MicroSD para aumentar a capacidade de seus reprodutores MP3.

Além disso, nos últimos anos, outro mercado surgiu. São artigos parecidos com os reprodutores mp3, mas que possuem mais funções e chips dedicados para suportar arquivos musicais com alta fidelidade. Os chamados DAP processam o som de uma maneira muito mais natural, mas também é melhor utilizá-los com fones de ouvido.

Então, é verdade que um reprodutor MP3 reproduz melhor o áudio do que um celular?

Para começar, é preciso dizer que, tanto em smartphones quanto em reprodutores MP3, existem modelos diferentes com desempenhos variáveis. Como regra geral, um player específico oferecerá um som melhor do que um telefone celular, principalmente por serem focados única e exclusivamente na reprodução de som.

Se você levar em conta um reprodutor Hi-Res, as vantagens são ainda maiores. Quando você lê as especificações de som de um celular, perceberá que ele contará com poucas informações. Já no caso de um reprodutor MP3 de alta resolução, a lista será extensa. Isso mostra claramente qual dos dispositivos tem o maior interesse em oferecer o melhor som.

Homem ouvindo música.

Um reprodutor MP3 Hi-Res incorpora um chip de áudio de qualidade. (Fonte: Antonio Guillem: 71228691 / 123rf.com)

O dispositivo que processa o som é sempre o fator mais importante na hora de fazer a sua escolha. Como você pode ter percebido, os celulares estão cada vez mais finos e em seu interior se encontram a tela, a bateria, o processador, as placas de vídeo e som, a antena e alguns outros componentes.

No caso de um reprodutor MP3 de áudio de alta resolução, os componentes podem se tratar exclusivamente de um chip de áudio de qualidade.

Quais são as vantagens de um reprodutor MP3 em relação aos smartphones?

Por meio da tabela a seguir, você poderá ver as vantagens de possuir um reprodutor MP3. O foco serão os modelos de áudio de alta resolução. Dessa forma, é possível ver com mais clareza em quais quesitos eles se destacam e que vantagens e desvantagens oferecem. A qualidade do som, é claro, será sempre o primordial aqui.

Vantagens Desvantagens
Foco exclusivo no som. Eles são muito superiores aos reprodutores MP3 normais. A qualidade de áudio oferecida está muito à frente da oferecida pelos smartphones Embora existam modelos de áudio de alta resolução mais acessíveis, existem outros mais caros
Incorporam um chip de áudio de qualidade Se você não se importa com a qualidade do som, não será um investimento que vale a pena
O processamento do som. Isso garante maior qualidade de áudio se você comparar o mesmo arquivo com a reprodução oferecida por um smartphone e um reprodutor MP3 básico Se você não possui um bom par de fones de ouvido, provavelmente não desfrutará do potencial de seu dispositivo
Saída de áudio mais potente Obviamente, se você usa um dispositivo de áudio, terá de levar consigo um dispositivo adicional além do seu celular
Podem reproduzir arquivos com e sem perda de áudio, aproveitando máximo suas possibilidades
Alguns deles podem ser conectados ao PC e podem ser usados como DAC

Quais formatos de arquivo e codecs de áudio são geralmente compatíveis com um reprodutor MP3?

Os reprodutores MP3 costumam suportar um bom número de formatos de áudio. Alguns deles são compactados e apresentam perda de qualidade. Outros são comprimidos até certo ponto, mas não perdem a qualidade.

Por fim, existem formatos que não apresentam compressão, mantendo uma qualidade intacta, embora ocupem muito espaço. Descubra a seguir os formatos mais frequentes.

  • MP3: É o formato mais comum. Os arquivos são compactados, no entanto, você os mantiver a uma taxa de bits de 320 Kbps, a qualidade será muito boa.
  • WAV: Formato digital desenvolvido pela Microsoft e IBM sem compressão de áudio. A sua maior desvantagem é que ocupa muito espaço.
  • FLAC: Codec de áudio com licença grátis. Sua maior virtude é que ele suporta a compressão de arquivos sem perdas, já que não impacta a qualidade do áudio. Por esse motivo, é muito comum entre os audiófilos e é um formato de destaque em reprodutores MP3 de alta resolução. Ocupa menos que WAV.
  • AIFF: Formato de áudio desenvolvido pela Apple Inc. Não é compactado, portanto sua qualidade é excelente.
  • OGG: Formato de áudio aberto e gratuito desenvolvido pela Xiph.Org Foundation. Geralmente é entregue com o codec Vorbis, de qualidade semelhante ao MP3. É o arquivo de áudio usado por plataformas como o Spotify.
  • ALAC: Formato desenvolvido pela Apple para competir diretamente com o FLAC. É utilizado pelo iTunes.
Homem com fone de ouvido.

Os reprodutores MP3 costumam suportar um bom número de formatos de áudio. (Fonte: Dean Drobot: 112763606 / 123rf.com)

O que é DAC quando falamos sobre um reprodutor MP3?

Para começar, é preciso esclarecer que todo dispositivo que permite que você ouça música contém um DAC, que nada mais é do que um conversor digital-analógico. Ou seja, um telefone celular, um computador, um DVD e, é claro, um reprodutor MP3, possuem um DAC integrado. Esse conversor conta com maiores benefícios para obter uma experiência sonora superior.

Para se ter uma ideia, é muito raro encontrar informações sobre o DAC na lista de especificações de um celular. Isso porque não se trata de um dispositivo focado na oferta de uma ótima experiência sonora. No entanto, os reprodutores MP3 de alta resolução geralmente falam sobre isso em suas especificações, porque, devido a isso, você obterá um desempenho melhor ou pior.

Mulher feliz ouvindo música.

Todo dispositivo que lhe permite ouvir música contém um DAC, que nada mais é do que um conversor digital-analógico. (Fonte: Antonio Guillem: 71129796 / 123rf.com)

Além disso, para ir um pouco além, é importante comentar que esses reprodutores de alta resolução oferecem a opção de usar o dispositivo como DAC quando você o conecta ao computador.

O que você obtém com isso é que seu computador usa a placa de som do reprodutor para melhorar seu desempenho. Isso faz bastante sentido quando a placa do PC é modesta.

Critérios de Compra

Ao longo do guia, você descobriu mais informações sobre os reprodutores MP3 e, acima de tudo, o que os reprodutores de alta resolução oferecem em relação a outros dispositivos habilitados para tocar música. No entanto, ainda falta analisar alguns critérios de compra que permitirão que você faça uma escolha mais segura e uma compra bem-sucedida. Confira-os a seguir.

  • Importância do som
  • Tipo de reprodutor MP3
  • Conectividade
  • Extras

Importância do som

Ao adquirir um reprodutor MP3, você deve analisar a importância da qualidade do som. Se você está satisfeito com a qualidade oferecida por um celular, comprar um reprodutor adicional não fará muito sentido. Os reprodutores mp3 são específicos para tocar música, portanto, sua técnica é focado nisso.

Se a qualidade do som é uma prioridade, você deve considerar a compra do produto, pois eles geralmente apresentam uma potência de saída e um chip de som de maior desempenho do que a maioria dos telefones celulares. As diferenças são notáveis com um player minimamente eficiente, especialmente se falamos de um modelo de Hi-Res.

Homem feliz ouvindo música com fones.

Existem muitos reprodutores MP3 que, além de possuir abertura para um conector de 3,5 mm, também oferecem a possibilidade de conexão via Bluetooth. (Fonte: Dean Drobot: 124365973 / 123rf..com)

Tipo de reprodutor MP3

Depois de ter avaliado que geralmente deseja um reprodutor MP3 que oferece uma experiência sonora de qualidade superior, você deve optar por um modelo padrão ou um Hi-Res. A grande diferença entre eles é a potência e a qualidade do seu DAC. O processamento do som do segundo é muito melhor, portanto, a qualidade do áudio é superior.

foco

Você sabia que o primeiro reprodutor mp3 surgiu em 1997? Ele foi criado pela empresa Sul Coreana SaeHan Information Systems.

Conectividade

Existem alguns reprodutores MP3 que, além de abrigar uma entrada para um conector de 3,5 mm na qual você plugaria os fones de ouvido, também contam com a possibilidade de conexão via Bluetooth. Normalmente, esse modo não é recomendável se você é um daqueles que exige uma qualidade de áudio minimamente satisfatória, já que o Bluetooth compacta as informações independentemente do formato.

Os mais avançados podem ter uma conexão Wi-Fi. Esse sistema é muito mais recomendado que o Bluetooth. Isso permite o emparelhamento com fones de ouvido ou alto-falantes com o mesmo tipo de conectividade, de forma a não perder a qualidade do som. Priorize esse sistema o máximo possível.

Extras

Para se ter uma ideia, os celulares com melhor qualidade de som podem ser comparados aos reprodutores MP3 Hi-Res mais genéricos. Outra coisa que você deve ter em mente são os fones de ouvido. De nada adianta ter um reprodutor MP3 com um bom DAC e uma ótima potência de saída se os seus fones de ouvido são medíocres. Por isso, invista em um bom par deles.

Resumo

Os melhores reprodutores MP3 no quesito custo-benefício podem oferecer recursos muito diferentes. Com um dispositivo mais genérico, você obtém desempenho e compatibilidade decentes com formatos de áudio não compactados. Já com os de alta resolução, você poderá contar com uma qualidade superior de áudio e um processamento de som fascinante.

Gostou do artigo? Caso ele tenha ajudado você a chegar a uma decisão final, ou você tenha aprendido detalhes importantes sobre esses dispositivos, compartilhe-o em suas redes sociais e/ou deixe um comentário abaixo contando sobre a sua experiência.

(Fonte da imagem destacada: Monika Wisniewska: 34480299 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Ricardo Fernandes Redator especializado em eletrônicos
Redator especializado em produtos eletrônicos. Gosta de analisar artigos com foco no som, smartphones e muito mais. Já escreveu para a revista musical This is Rock. Tem a música como paixão, mas também ama o cinema, a geografia e os esportes.