Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

48Comentários coletados

Quem imaginaria que um dia existiriam tantos serviços digitais ao alcance de um botão? Como se não bastasse, além disso, esse serviços hoje estão online ou, para usar o termo correto, em streaming. Seja em plataformas como Netflix e YouTube ou consolos de videogames, será necessário um streaming stick para conectar a TV da melhor forma possível.

Você já sabe do que isso se trata? Não se preocupe! Você chegou ao site certo. Os streaming sticks já fazem parte do dia a dia das residências mais inteligentes. Este artigo apresenta informações especiais para que você saiba tudo para melhorar a experiência em sua TV.

O mais importante

  • Os streaming sticks, também chamados de reprodutores de mídia, são dispositivos do tamanho de um pendrive que se conectam à TV com o propósito de melhorar a interação e, sobretudo, para acessar a internet e aplicativos mais populares. São como controles remotos exclusivos.
  • O potencial de um streaming stick é ampliado com TV mais antigas, ainda que sirvam também para as Smart TVs. Fabricantes de grande prestígio como Amazon e Google oferecem esse tipo de reprodutores, cada um com sua própria oferta de recursos e experiências de uso.
  • Ao escolher o streaming stick que melhor se encaixe em seu perfil, é recomendável que preste atenção a certos aspectos, como a qualidade de sua conexão, um design user friendly, a compatibilidade com sua TV, os processadores e as portas de conexão disponíveis.

Os melhores modelos de streaming stick: Nossas sugestões

As TVs de hoje em dia não são mais as mesmas como antigamente. Os espectadores não são mais passivos, mas possuem ao alcance todo tipo de ferramentas para interagir com elas, para escolher os programas que querem ver e para acessar os aplicativos favoritos. O mercado oferece todo tipo de opção, portanto veja esta seleção exclusiva para que escolha mais fácil.

O streaming stick mais vendido

O modelo mais vendido da Amazon é, olha só, o modelo do próprio ecommerce. Claro, o Fire TV Stick tem também muita qualidade. Ele permite acessar de maneira simples e cômoda a Amazon Prime, Netflix, entre outros 4 mil aplicativos e jogos. Ele vem com seu próprio controle remoto e apenas alguns minutos são necessários para configurá-lo em sua TV e ver seus conteúdos favoritos em streaming.

O streaming stick com melhor avaliação

Este modelo da Roku permite que os usuários acessem serviços online e de streaming de conteúdo como Netflix, YouTube, Deezer ou Spotify de forma mais simples. O controle remoto incluído possui botões de atalho específicos do serviço para que você possa encontrar o seu serviço de escolha em um instante.

O streaming stick melhor resolução

O Mi Box, da Xiaomi, tem ficado cada vez mais popular, assim como outros aparelhos da fabricante chinesa. Ele funciona com Android e permite uma resolução 4K, além de possuir o Chromecast integrado. Este equipamento tem DDR3 2 GB de RAM e eMMC 8 GB ROM.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o streaming stick

A quantidade de conteúdos multimídia e aplicativos que podem ser acessados online aumentaram tanto na última década que é necessária uma maneira simples e cômoda de navegar entre eles na TV. Para isso, serve um streaming strick, para ajudar a melhorar a experiência digital. Nesta seção, serão tiradas as dúvidas mais frequentes que há sobre eles.

Mulher no sofá assistindo TV.

Hoje em dia, a maioria do conteúdo multimídia é consumida através de serviços de streaming como YouTube ou Netflix. (Fonte: Guillem: 72001794 / 123rf.com)

O que é exatamente um streaming stick?

O streaming stick é um mini reprodutor multimídia que é conectado na TV para interagir com todo tipo de conteúdo em streaming que ali é oferecido, por exemplo, os da Netflix. O nome stick faz referência a seu formato, porém algumas marcas oferecem o mesmo serviço em forma de caixa: streaming box.

Bill DemasCEO da Conviva, plataforma de streaming americana

"O streaming segue sendo um mercado incipiente. Como mostram os dados, o apetite da audiência por conteúdo está aumentado e há mais formas de consumir que antes. Editores, provedores de serviços, anunciantes, marketeiros sociais e marcas estão ampliando seu foco para otimizar cada momento da experiência de streaming".

Para que serve um streaming stick?

Com o auge de serviços de streaming como Netflix, o boom do YouTube ou a chegada de conteúdos em 4K, muitos usuários começaram a buscar formas de acessar rapidamente a internet para ver filmes, séries ou navegar entre diferentes aplicativos populares. Muitos televisores da última geração trazem isso em seu próprio sistema, mas nem todos são assim.

Muitos usuários, portanto, usam os streaming sticks simplesmente para acessar todas as possibilidades que a internet oferece à TV. Porém, muitos outros buscam nesses dispositivos um modo de melhorar sua experiência digital ao navegar entre aplicativos e outros conteúdos multimídia.

Stick da Amazon plugado em TV.

O maior problema que muitos streaming sticks de baixa qualidade apresentam é a conexão Wi-Fi. (Fonte: Heap: 105296023 / 123rf.com)

O que é necessário para configurar um streaming stick?

Fazer funcionar um streaming stick é muito simples. Saiba que esses dispositivos são conectados na entrada HDMI do televisor, portanto a maioria dos modelos são praticamente adaptadores HDMI com um cabo USB que funciona como fonte de energia. Portanto, basta apenas conectar o stick à TV com os meios corretos.

Em geral, uma vez feita a conexão, a TV reconhece automaticamente o streaming stick e não pedirá nenhum outro tipo de configuração.

Com seu controle remoto incluído já poderá acessar plataformas como Netflix, YouTube ou Spotify, assim como executar milhares de jogos e aplicativos, entre outras opções.

Quais são as vantagens e desvantagens de se usar um streaming stick?

Os streaming sticks servem para tirar o melhor proveito do potencial da internet na TV. Seja para usar aplicativos, escutar música ou ver filmes, o objetivo é poder sempre escolher a melhor forma de entretenimento possível. Os sticks são feitos para ajudar. Entre suas vantagens e desvantagens, podem ser mencionadas as seguintes:

Vantagens
  • São portáteis
  • Sua instalação é muito simples
  • São muito pequenos, portanto não atrapalham o olhar
  • São muito mais acessíveis economicamente que uma Smart TV
Desvantagens
  • Não funcionam bem com um sinal Wi-Fi fraco
  • Algunas são projetados de modo a condicionar a posição da TV

O armazenamento interno de um streaming stick é importante?

Nem tanto. A verdade é que hoje em dia a maioria do conteúdo multimídia é consumido em serviços de streaming, como YouTube e Netflix. Portanto, não será preciso muito espaço de armazenamento. Claro, se seu objetivo é armazenar muitos vídeos, imagens ou filmes, será bom procurar por um streaming stick com pelo menos 8 GB.

Qual é o sistema operacional de um streaming stick?

Não existe um sistema operacional universal para esses dispositivos. Cada reprodutor vem com seu próprio: alguns com Android TV, outros com marcas próprias, casos de Amazon e Apple. Ainda outros usam o Android padrão com um template personalizado para rodar na televisão, o que pode ter um rendimento bem variado.

Anthony WoodCEO da Roku

"Neste ponto, tudo que temos feito é levar à televisão as ferramentas e tecnologias que existem em outras plataformas publicitárias que estão na internet. Mas creio que também haja formas de melhora a experiência publicitária para os clientes. Por exemplo, com orientações personalizadas aos usuários".

Quais resoluções e formatos um streaming stick aceita?

Esse é talvez o aspecto que mais faz diferença entre um streaming stick e outro. Por um lado, estão os reprodutores que aceitam uma resolução de 1.080 pixels como máximo, enquanto outros chegam a uma qualidade de uma TV 4K. Mas, além da resolução, é preciso conferir se permitem conteúdo HDR e se há a certificação Dolby Vision, padrões de qualidade essenciais.

Que outros recursos interessantes um streaming stick tem?

Os recursos dos streaming sticks são muito variados. Dependendo do fabricante ou marcas, alguns contam com recursos que os concorrentes não têm. Essa é uma grande vantagem, já que nem todos querem as mesmas coisas nem usar a TV da mesma maneira. A seguir, confira alguns recursos mais populares para que encontre o melhor modelo.

  • Comandos de voz: Pode acessar os recursos de sua TV com a voz, ajustar o som ou buscar conteúdos de qualquer tipo na internet.
  • Assistentes virtuais: Seja a Alexa (Amazon) ou Siri (Apple), pode pedir ajuda a esses assistentes para que executem as funções que te interessam. Por exemplo, que deem início ao capítulo de sua série favorita.
  • Botão de "perda": Ative um som a partir do controle remoto para que o encontre rapidamente se o perder. Algum muito útil para os distraídos.
  • Modo noturno: O modo de escuta noturna ajusta automaticamente o volume de seus conteúdos multimídia, cena por cena, para evitar acordar as crianças, o que é ideal para família com filhos pequenos.

Critérios de Compra

Se você está pensando em comprar um streaming stick, então está a um passo de melhorar a experiência digital em sua TV. Há um mundo de possibilidades que está te esperando. Para escolher um bom modelo, é recomendável que conheça alguns critérios de compra, já que a variedade do mercado é enorme e nem todos os dispositivos cumprem as mesmas funções.

  • Qualidade da conexão à internet
  • Portas de conexão USB
  • Compatibilidade
  • Design
  • Formatos e resolução

Qualidade da conexão à internet

O maior problema que muitos streaming sticks de baixa qualidade possuem é a conexão Wi-Fi. Isso afeta o carregamento de vídeos ou a velocidade de navegação e, claro, pode te irritar. Por isso, o mais recomendável, é que confira se seu modelo é compatível com banda dupla (2,4GGz e 5GHz) e, se possível, tenha conexão Ethernet.

Portas de conexão USB

Como já explicado, hoje em dia não faz falta ter streaming sticks com muita capacidade de armazenamento, já que é possível acessar a maioria dos conteúdos totalmente online. É importante contar com boas portas de conexão USB (2.0 ou mais) nesses pequenos dispositivos, para que a transmissão de dados seja a melhor possível.

https://www.instagram.com/p/ByArDGYJWC0/

Compatibilidade

Lamentavelmente, nem todos os streaming sticks funcionam com todo tipo de televisão Seja por causa de seu sistema operacional ou por algumas funções em particular, deve verificar se seu stick é compatível. Por isso, confira atentamente a descrição do produto, onde há informações claras como pode tirar o melhor proveito de seu dispositivo e de sua TV.

Design

Em geral, um streaming stick é pequeno e isto é uma grande vantagem, já que podem ficar escondidos atrás da TV sem atrapalhar a vista. No entanto, há alguns modelos com design menos conveniente, por exemplo, se sua sua TV é colocada na parede, já que não uma maneira boa de conectá-lo. Considere, então, onde a TV está instalada.

Formatos e resolução

Por fim, sempre se busca que a TV reproduza conteúdo multimídia com a melhor qualidade possível. Se um streaming stick pode ajudar nesse aspecto, melhor ainda! Nem todos possuem suporte para todos os formatos e resoluções, portanto é bom verificar se pelo menos suportam uma resolução de 1.090 pixels e, se é possível, uma 4K.

Resumo

O streaming stick é o melhor aliado para fazer sua TV proporcionar uma experiência inesquecível. Esses pequenos dispositivos do tamanho de um pendrive só precisam de uma entrada HDMI na televisão para tirar o melhor proveito da internet e permitir ao usuário navegar por diferentes conteúdos multimídia, usar aplicativos e executar todo tipo de jogo.

Graças aos streaming sticks, praticamente não é necessária uma Smart TV cara para usar Netflix, YouTube ou outras plataformas. São muito fáceis de configurar e, por serem tão pequenos, pode ser levado contigo aonde quer que vá. Os sistemas operacionais variam de acordo com as marcas e fabricantes, portanto terá que conferir se é compatível com sua TV antes de escolher um.

(Fonte da imagem destacada: Chayapon: 55335287 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaime Caballero Licenciado em Engenharia
Licenciado em Filologia e Engenharia de Minas, Jaime vê no Mago da Tecnologia a combinação perfeita para trabalhar com as palavras e a tecnologia. Muito atento aos detalhes, busca criar conteúdo que desperte interesse no leitor.