O suporte para notebook não está entre os produtos mais requisitados no mercado, como as capas, carregadores ou mochilas. No entanto, ele segue sendo um dos acessórios favoritos das pessoas que trabalham fora de casa ou do escritório, ou que desejam aproveitar seu laptop de modo mais confortável em seu tempo de lazer.

Uma das qualidades fundamentais das bases para notebook é facilitar que o usuário possa adotar uma postura mais ergonômica. Deste modo, muitas dores e problemas nas costas, pescoço e cintura causados por uma má postura em frente ao computador são evitados. Lembre-se que os notebooks são projetados para serem facilmente transportados, não para serem confortáveis para se usar.

O mais importante

  • O suporte para notebook é um acessório projetado para duas funções principais: situar o equipamento é uma posição mais ergonômica e também favorecer sua ventilação. Existe um ampla gama de suportes que se ajustam a qualquer equipamento: base refrigerada, atril fixo ou regulável, entre outros equipamentos.
  • Nos últimos anos, o design e a eficiência dos suportes para notebook melhoraram bastante. No entanto, é preciso levar em conta uma série de questões antes de comprar um deles, como, por exemplo, as características que devem ser reunidas por uma base refrigerada ou que tipo de base você deve comprar para transformar o laptop em um PC de mesa.
  • Apesar de serem acessórios relativamente simples, é necessário conferir uma série de fatores antes de decidir que modelo se adapta melhor tanto às suas necessidades como às características de seu notebook. O material de fabricação, o peso máximo que suporta ou o tipo de uso que vai dar a seu notebook são alguns desses critérios.

Ranking: Os melhores modelos de suporte para notebook do mercado

A seguir, confira uma sugestão de suportes para notebook entre as mais vendidas atualmente. Cada uma reúne características que devem ser levadas em consideração na hora de ir às compras. O tipo e o tamanho do notebook, a classe e a intensidade de uso a que está submetido ou o quanto você tem de orçamento são alguns dos parâmetros que devem ser avaliados.

1º – Suporte para notebook cooler vertical Multilaser AC166

Esse suporte para notebook da Multilaser recebe em sua descrição o item que mais se destaca entre seus recursos: o cooler. Esse é um modelo feito para laptops com display de até 17”.

Ele tem chassi de plástico e metal, sistema de refrigeração através de uma ventoinha de 12 cm. É um bom suporte para quem quer usar ele deitado, principalmente porque conta com quatro regulagens.

2º – Suporte para notebook articulado com mousepad X1

Esse suporte é projetado em liga de alumínio, conta com altura variável e ajuste de ângulo da mesa. Também, possui travas automáticas com giro de 360º. É ergonômico e de fácil manuseio.

Suas dimensões são de 16 x 55 x 28 cm, com peso de 1,36 kg. É um produto original da X1 e se destaca por ser o modelo mais vendido da Amazon brasileira.

3º – Suporte para notebook Warrior Power Gamer AC267

Maior conforto e ventilação para você melhorar seu desempenho nos games. Esse modelo é compatível com notebooks com tela de 9 até 17 polegadas, possui dois ventiladores silenciosos de 125 mm com LEDs luminosos na cor verde e regulagem de inclinação com quatro posições ajustáveis favorecendo a postura corporal correta.

Seu painel lateral tem duas portas USB e um botão giratório de velocidade dos coolers. A alimentação da base é feita através de porta USB e o cabo pode ser guardado dentro do suporte quando não é utilizado.

4º – Suporte para notebook C3Tech NBC-50

Tenha segurança, comodidade e praticidade enquanto utiliza o seu notebook com a base refrigerada NBC-50 da C3Tech. Ela oferece maiores possibilidades de inclinação do notebook, proporcionando melhor ângulo de visão para longas horas de uso sem prejudicar suas mãos, pescoço e costas.

Este modelo ainda conta com dois coolers fan de 120 mm que mantém o seu notebook na temperatura ideal, evitando superaquecimento e prolongando a vida útil do seu equipamento.

5º – Suporte para notebook com base dobrável

Um econômico suporte que possui regulagem de altura, proporcionando maior conforto ergonômico ao usuário. Ele mantém seu computador na temperatura ideal sem a necessidade de cooler, pois evita o super aquecimento.

Esta base é dobrável, ajustável e de fácil transporte e atende a norma regulamentar NR 17. Ele mantém acesso a todas as portas frontais e laterais e traseira.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um suporte para notebook

Se você está avaliando a possibilidade de adquirir um suporte para seu notebook, você deve ter em mente uma série de quesitos e características. Ainda que a maioria desses acessórios não custe muito caro, saber escolher o mais adequado ao seu computador e às suas necessidades é vital para evitar surpresas. A seguir, confira um breve Guia para te ajudar na escolha.

Homem trabalhando com notebook.

Existe uma variedade de suportes para seu notebook. Escolha o que mais se ajuste às suas necessidades (Fonte: Rido: 51077700 / 123rf.com)

Quantos tipos de suporte para notebook existem no mercado?

Existe uma infinidade de modelos de suportes para notebook. Para os usuários que buscam versatilidade, os suportes dobráveis são os mais adequados, já que facilitam tanto para serem guardados como para serem transportados. Além de seu uso normal é uma mesa de escritório, com os suportes dobráveis você pode usar seu computador na cama ou no sofá.

Outro tipo de suporte para laptop é a base de refrigeração. Esse modelo de suporte é, normalmente, fixo, e conta com vários ventiladores que ajudam a ventilar seu dispositivo. Normalmente esse suporte é pensado para usuários que vão usar o notebook para jogar, devido ao aumento de temperatura que é provocado pelo uso intensivo do equipamento pela maioria dos games.

Trabalhando em escritório com café.

Os suportes para notebook também podem incluir ventiladores de refrigeração. (Fonte: Stokkete: 36594648 / 123rf.com)

Se você não tem a intenção de levar seu notebook para muitos lugares, as bases fabricadas e em uma só peça de metal ou plástico são sua melhor opção. As metálicas são fabricadas em aço ou alumínio, com aplicações de borracha ou silicone antideslizante. Alguns modelos, inclusive, contam com uma bandeira para o mouse ou acessórios úteis como porta-lápis.

Existem outros suportes para notebook que incorporam uma almofada capaz de se adaptar ao colo do usuário. Elas são pensadas para um uso pontual ou recreativo, como por exemplo ver uma série confortavelmente em sua poltrona ou navegar pela rede deitado na cama. Para evitar incomodar outras pessoas, alguns modelos contam com uma pequena lâmpada LED.

Por que é importante usar um suporte para notebook?

Nem aumentar a produtividade nem evitar o aquecimento do notebook: a principal razão para usar um suporte para notebook é prevenir lesões. Ao colocar o laptop na mesa, você acaba olhando para baixo, quando o ideal é que a tela esteja alinhada horizontalmente a seus olhos. Isso se consegue com a maior dos modelos de suportes.

Ao trabalho com seu computador você deve ficar atento para que seu corpo forme um ângulo de 90 graus com suas principais articulações: joelhos, quadris e cotovelos. O fundamental é que a tela do equipamento esteja em frente a seus olhos. Algumas bases elevam tanto o notebook que terá que adquirir teclado e mouse externos. Portanto, já tenha eles à disposição quando for escolher seu suporte.

O que devo levar em conta ao adquirir um suporte para notebook com ventilação?

Ainda que os equipamentos atuais contem com sistemas de refrigeração bem eficientes, uma jornada de trabalho muito longa, usar o notebook para jogar ou certos usos não recomendados podem aumentar a temperatura do laptop de forma considerável. Para evitar isso, use uma base com refrigeração ativa (com ventiladores), que ajudará a dissipar quase todo o calor do computador.

As bases para notebook metálicas com ventilação normalmente dão melhores resultados que as fabricadas em plástico. Ainda que possam ser um pouco mais caras, duram mais, o que justifica o investimento. Leve em conta o tamanho da base, assim como a posição e quantidade de ventiladores do suporte. Esses últimos fatores são essenciais na hora de uma refrigeração adequada.

Homem em escritório trabalhando.

O suporte para notebook é muito útil para evitar lesão. (Fonte: Samborskyi: 91652398 / 123rf.com)

Uma maior quantidade de ventiladores não significa necessariamente uma melhor refrigeração; às vezes, bastam dois ou três ventiladores potentes e bem situados. Observe a aspiração que os ventiladores exercem no espaço onde o equipamento está. Em certos casos, poeira e fiapos podem se acumular entre a base e o laptop, o que pode afetar seu desempenho.

A potência dos ventiladores de equipamentos de informática é geralmente medida em pés cúbicos por minuto (CFM), ou seja, o volume de ar que passa por eles nessa medida de tempo. Quanto mais alto o CFM da base de refrigeração, mais ruído os ventiladores farão, um fator importante a ser lembrado antes de optar por um modelo ou outro.

Como transformar um notebook em um PC desktop com um suporte vertical?

Você já pensou em usar seu laptop como se fosse um PC de mesa? Para fazer isso, você terá que adquirir uma base que permita colocá-lo fechado na posição vertical. Você deve garantir que o equipamento não entre em suspensão ao fechar a tampa, algo muito simples de configurar, independentemente do sistema operacional que você tem instalado em seu notebook.

Ao colocar seu equipamento verticalmente, você economizará muito espaço em sua mesa de trabalho. Além disso, você pode escolher um monitor maior que a tela do seu notebook, com a comodidade que isso representa. A única desvantagem? Em muitos notebooks, para pressionar o botão de energia você tem que abrir a tampa, algo pequeno em comparação com as vantagens oferecidas pelas bases verticais.

Existe suporte para notebook para carro?

Embora o interior de um carro não pareça, à primeira vista, o local ideal para colocar um laptop, há pessoas que, por sua profissão, precisam usar o computador em suas viagens. Para atender a essa necessidade, há suportes para notebook que podem ser adaptados tanto nos assentos dianteiros quanto traseiros do carro.

Alguns modelos são basicamente pastas que podem ser penduradas na parte de trás dos bancos da frente. Além de servir como espaços de armazenamento, ao abri-los se transformam em uma base horizontal estável o suficiente para trabalhar confortavelmente sentados no banco de trás. Eles são acessórios muito úteis se for viajar com crianças em longos trajetos.

foco

Para conhecer a distância correta que deve colocar a tela do computador, estenda seu braço com a mão fechada. A posição de seu punho indicará a distância que a tela deve ser colocada.

Outros tipos de suporte são projetados para serem acoplados ao volante. Equipados com ganchos, eles se adaptam firmemente ao volante, oferecendo uma base firme para trabalhar confortavelmente com um notebook. Eles geralmente são úteis para profissionais que precisam usar um computador em suas viagens de trabalho, enquanto descansam em um estacionamento ou área de serviço.

Há suporte para notebook ecológico?

Embora os materiais usuais com os quais os suportes para notebook são fabricados sejam o metal e o plástico, existem modelos feitos com madeira com designs e preços muito atrativos. Um dos materiais ecológicos mais apreciados pelos usuários é o bambu, com o qual são fabricados suportes para notebook bonitos e funcionais.

Além de serem ecologicamente corretas, as bases de bambu são leves e muito duráveis. Além disso, eles permitem que o calor emitido pelo equipamento seja dissipado de forma eficaz através dos pequenos espaços que a maioria dos modelos possui em sua base. Há alguns suportes de madeira e bambu que ainda têm ventiladores ligados.

Como é um suporte de braço para notebook?

Os suportes de braço para notebook são acessórios que se ajustam à mesa usando um sistema de fixação. Normalmente, eles têm dois braços, um com uma bandeja para colocar o laptop no nível dos olhos do usuário e outro para pendurar um monitor auxiliar, caso deseje usar o computador como um PC de mesa.

Estes suportes para notebook são fáceis de instalar e oferecem uma grande estabilidade graças ao seu sistema de fixação. Outra de suas vantagens é a mobilidade de seus braços, o que nos permite ajustar facilmente a distância ao monitor ou ao laptop. A maioria dos modelos também permite ocultar a fiação interna.

Imagem de jogo em notebook.

Lembre-se de levar em consideração o tamanho de seu notebook antes de comprar o suporte. (Fonte: Georgejmclittle: 46461470 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Atualmente, o leque de suportes para notebook é tão grande que pode ser difícil escolher o mais adequado às suas necessidades. As características de seu computador também têm grande influência na escolha. A seguir, confira algumas dicas simples que serão especialmente úteis ao comprar uma base para o seu notebook.

  • Tamanho em polegadas
  • Tipo de uso que dá ao notebook
  • Bases de refrigeração
  • Considere adquirir teclado e mouse externos

Tamanho em polegadas

Antes de comprar um suporte para notebook, verifique se ele é compatível com o tamanho do seu computador. Se você comprar um que seja pequeno demais, ele correrá o risco de não suportar o peso do equipamento e poderá cair. Por outro lado, tenha em mente que quanto maior o computador, mais provável é que a base sofra algum tipo de desequilíbrio.

Praticamente todas as bases de laptop são projetadas para suportar facilmente equipamentos de até 15 polegadas, o tamanho de tela padrão. No entanto, se o dispositivo tiver entre 16 e 18 polegadas, verifique se a base que você vai comprar é compatível. As bases de metal de uma única peça são as mais aconselháveis para telas dessas dimensões.

Notebook sobre mesa de madeira.

Existem suportes para notebook que podem te ajudar a melhorar a postura. (Fonte: Rido: 41263304 / 123rf.com)

Tipo de uso que dá ao notebook

O tipo de uso que você faz do seu notebook irá definir muito o tipo de suporte que você deve escolher. Se você usa seu laptop como uma central de entretenimento, os suportes que podem ser colocados no colo, como o tipo de almofada, são especialmente úteis. Neste caso, a refrigeração não será um problema, já que você usará o equipamento por um curto período de tempo.

No entanto, se você usar seu equipamento como uma ferramenta de trabalho, é melhor optar por um suporte de altura ajustável. Desta forma, as longas horas de trabalho atrás do monitor não afetarão sua saúde. Além disso, o computador não terá problemas, pois esses tipos de bases dissipam o calor melhor do que os do tipo almofada.

Bases de refrigeração

Atualmente, os notebooks são equipados com unidades de resfriamento muito eficientes e silenciosas. No entanto, quando a temperatura ambiente é alta ou o equipamento é usado intensamente, o calor que ele emite pode ser excessivo e pode até danificar seus componentes. As bases de refrigeração são a solução ideal para este problema.

Se você usa seu laptop para jogar, é aconselhável que escolha uma dessas bases de refrigeração, assim o computador agradecerá por prolongar sua vida útil. Da mesma forma, se você costuma trabalhar com softwares de edição de vídeo ou programas de design gráfico, as bases de refrigeração devem ser sua primeira escolha.

Considere adquirir teclado e mouse externos

Mesmo que você esteja acostumado a trabalhar com o teclado do seu notebook, se você colocar seu laptop em um suporte você pode ter que comprar um mouse e teclado sem fio. Muitos dos suportes de laptop, especialmente os modelos com pernas ajustáveis, elevam o dispositivo entre 5 e 15 cm acima da superfície da mesa, dificultando o uso do teclado.

Outros modelos, por outro lado, não exigem que se compre esses acessórios. Esse é o caso dos suportes projetados para a cama ou sofá ou para aquelas bases que têm um baixo ângulo de inclinação. Nestes casos, suas mãos podem continuar descansando no laptop, evitando assim posturas forçadas que eventualmente poderiam te prejudicar.

Resumo

As bases ou suportes para notebook se tornaram um dos acessórios mais úteis para os usuários dos computadores portáteis, principalmente porque evitam dores no pescoço e nas costas. Foram escolhidos modelos de grande variedade existente no mercado, cada um com características, recursos e preços diferentes.

Após os modelos recomendados, foram esclarecidas algumas questões relacionadas a este tipo de acessórios, como as características das bases de resfriamento ou os suportes para notebook cada vez mais procurados em níveis ecológicos. Por fim, foram exibidos alguns critérios que você deve seguir antes de comprar um suporte para seu notebook.

Se você gostou deste artigo e acha que foi útil, compartilhe em uma de suas redes sociais, como o Twitter ou o Facebook. E se você tem algo para contribuir, não deixe de enviar sua opinião na seção de comentários.

(Fonte da imagem destacada: Jovani Carlo Gorospe: 13777156 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...