Os tablets são um dos dispositivos tecnológicos mais vendidos do momento. Combinam as vantagens de um computador compacto — mais que um notebook — sem a inconveniente tela reduzida dos celulares. São ideais para profissionais que trabalham de maneira itinerante, ainda que também tenham se transformado em uma fonte de entretenimento. No entanto, quem está acostumado a teclar e não se acostumou a fazer isso no touchscreen acaba precisando de um teclado para tablet.

Pensados para profissionais, acadêmicos ou estudantes que precisam criar e editar documentos em formatos Word e Excel, os teclados para tablet são a solução ideal: práticos, desmontáveis e portáteis.

O mais importante

  • O teclado para tablet é um elemento de hardware que cumpre a mesma função que um teclado convencional para PC ou notebook.
  • É muito popular entre os usuários de tablet que precisam usar o dispositivo para tarefas no escritório ou como ferramenta de trabalho, em geral.
  • A compatibilidade de cada teclado com o tablet será determinada, fundamentalmente, pelo fabricante do tablet.
  • Uma de suas principais vantagens que apresenta é suas dimensões: podem ser leves, compactos e fáceis de transportar junto ao tablet.

Ranking: Os melhores modelos de teclado para tablet do mercado

Agora que você já sabe para que serve e como pode ser útil esse dispositivo, veja algumas das opções mais interessantes que o mercado oferece. Comparando alguns dos modelos que estão à venda, você pode entender as diferenças e particularidades que os definem, para que cada usuário encontre a melhor solução possível de acordo com suas necessidades.

1º – Teclado dobrável Samsung AOS0875

Com um design original, esse teclado da Samsung se destaca por ser dobrável, permitindo fácil transporte para qualquer lugar e também podendo ser levado em qualquer bolsa pequena.

É um teclado bluetooth, ideal para utilização com qualquer aparelho que possua esta conexão (smartphones, tablets, outros). Ele é recarregável, sem a necessidade de pilhas.

2º – Capa teclado Samsung Pogo Tab S3 9.7

Eficiente e cheia de estilo, esse produto permite que você comece a digitar rapidamente. Esta capa protetora com teclado conta com conector POGO pin para facilitar as conexões entre ela o aparelho.

Isso permite executar as tarefas que mais importam para você de maneira rápida e prática. Além de prática, conta com design super elegante, com textura suave ao toque dos dedos.

3º – Teclado multi-dispositivo Logitech K380

Desfrute do conforto e da conveniência da digitação de mesa em seu smartphone e tablet com este teclado portátil.

O K380 Multi-Device é um teclado sem fio que se conecta a todos os dispositivos sem fio bluetooth compatíveis com teclados externos. Ele é multiplataforma: Windows, Mac, Chrome OS, Android, iOS, Apple TV.

4º – Teclado OEX TC500 compatível Android, Windows, iOS

O teclado Elegance TC-500 bluetooth é feito no padrão brasileiro ABNT2. É um produto com design slim, funcional e confortável. Possui teclas baixas e macias, com botão on/off.

Este modelo se destaca também por ser compatível com os principais aparelhos do mercado, sejam computadores, tablets e smartphones: Windows, Android ou iOS.

5º – Teclado Multilaser TC220 3 em 1 para Android, iOS e Windows

Este teclado da Multilaser possui teclas extremamente confortáveis, com uma digitação silenciosa e agradável, além de um design ultraslim e 16 funções multimídia, que são atalhos para optimizar o seu tempo durante o dia, proporcionando maior produtividade.

Além disso também é 3 em 1, você pode conectá-lo em até 3 dispositivos por Bluetooth e IR alternando entre ele. Ele permite conexão com Android, iOS e Windows.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um teclado para tablet

Antes de comprar um teclado para tablet, você deve conhecer suas características. Primeiro, as que tem a ver com a natureza do produto e para que serve. Também as mais específicas para cada modelo, uma vez que não são todos iguais.

Por isso, veja o que é necessário saber sobre um teclado para tablet antes de ir às compras, sem se esquecer de nada.

Mulher sorrindo em frente ao tablet.

Os teclados para tablet não têm um custo muito elevado para o usuário. (Fonte: Antonio Guillem: 80684036 / 123rf.com)

O que é um teclado para tablet?

Um teclado para tablet pode ser considerado um dispositivo periférico — não está integrado à estrutura física do tablet — de hardware. Como um teclado convencional, é composto por teclas alfanuméricas, podendo integrar outras, de tipo especial, com funções específicas associadas. Serve para digitar remotamente, além de escrever e editar textos no tablet.

Como funciona um teclado para tablet?

Os teclados para tablet se conectam, em sua maioria, sem fio aos tablets ou dispositivos semelhantes. Isso significa que não demandam conexão com cabos USB, como ocorria em modelos anteriores.

Geralmente, essa conexão se estabelece via bluetooth, daí a importância que ela seja rápida. Hoje em dia, os teclados mais avançados oferecem bluetooth 3.0.

foco

Lembre-se que existem modelos de teclado para tablet unicamente compatíveis com modelos iPad e Mac e outros, porém, somente para Windows e Android.

Por que um teclado para tablet é útil?

Sem dúvida os tablets apresentam numerosas vantagens em relação aos PCs e notebooks, mas também têm algumas desvantagens. Ao estarem no meio do caminho entre um computador e um celular, algumas de suas funcionalidades adicionais que oferecem podem ser limitadas. Isso acontece devido à falta de um teclado físico.

Pense, por exemplo, no uso do tablet como ferramenta de trabalho. Para criar e editar documentos Word, os mais comuns, ou inclusive para escrever um longo email, utilizar o touchscreen pode ser um pesadelo. Você economizará tempo e será mais preciso se contar com um teclado físico. O mesmo ocorre se quiser usar o tablet para um passatempo.

Imagem de escritório.

Os teclados mais modernos funcionam com baterias de lítio. (Fonte: Everythingpossible: 70554805 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens de um teclado para tablet?

Ao considerar a compra de um teclado para tablet, uma das paradas obrigatórias é a avaliação das vantagens e desvantagens que o produto oferece.

Para que me serviria? Melhora o desempenho do meu aparelho? Vou tirar proveito? Compensa o investimento? A seguir, veja uma tabela com vantagens e desvantagens desse produto tecnológico.

Vantagens
  • Uso simples
  • Agrega ao tablet
  • Muito útil para profissionais
  • Custo não muito elevado
Desvantagens
  • A maioria é muito simples
  • Gasto adicional

Qual é a opinião dos experts sobre o teclado para tablet?

Sem dúvida, a avaliação de um produto feita por quem o conhece é muito relevante para o usuário. Nesse sentido, ao falar de teclados para tablet, podemos recorrer a William Marchiori, do canal Loop Infinito, que os defende e os atribui uma grande utilidade como acessório imprescindível para tirar o melhor proveito de um tablet.

William MarchioriFundador do Loop Infinito

“Os teclados externos para tablet expandem as possibilidades que oferecem esses dispositivos e melhorar a usabilidade e o rendimento potencial do produto base.”

.

Posso usar qualquer teclado para tablet no meu dispositivo?

De modo geral, não. Outra coisa que hoje é muito comum são os teclados para tablet universais ou compatíveis com qualquer sistema operacional. Porém é a exceção, não a regra.

Na hora de comparar os modelos, é preciso prestar atenção. Por exemplo, muitos teclados para tablet não são compatíveis com iOS; outros (menos), só funcionam em aparelhos da Apple.

A maioria dos tablets ainda funciona com sistemas operacionais Android − os mais econômicos do mercado, enquanto o segmento do mercado que ocupa o Windows também cresceu nos últimos anos graças a alguns interessantes modelos.

Por isso, a maioria dos teclados é compatível com Android e Windows, podendo ser também ou não com iOS.

Como se carrega um teclado para tablet?

O teclado para tablet funciona graças a sistemas de energia que podem ser de vários tipos. Como acontece com qualquer outro dispositivo, os modelos mais antigos precisam de uma conexão a cabo com uma fonte de energia − o próprio tablet, por exemplo − ou usam pilhas recarregáveis de chumbo ou níquel. Estes materiais não oferecem muita autonomia ou uma longa vida útil.

Os teclados para tablet mais modernos e avançados no mercado hoje trabalham com baterias de lítio. Estes oferecem uma autonomia muito mais duradoura – até 100 horas de uso, em alguns casos – e uma carga ultrarrápida que elimina o inconveniente de ter que recarregar as baterias constantemente. Assim, é improvável que o teclado pare de funcionar no pior momento.

Teclado branco sobre mesa.

Os teclados para tablet são muito fáceis de se usar. (Fonte: Anton Samsonov: 61382334 / 123rf.com)

Quanto custa um teclado para tablet?

Esta é uma boa notícia sobre este produto: os teclados para tablet são relativamente baratos, sempre que as necessidades sejam compatíveis aos que não sejam parte do segmento premium do mercado.

Não se trata, portanto, de um acessório caro, como poderia pensar inicialmente. Como é possível ver, existem produtos eletrônicos acessíveis. Você pode encontrar teclados desde R$ 30 até R$ 1.000.

De qualquer forma, eles serão produtos de características técnicas e físicas muito similares. Os mais caros costumam ser modelos de marcas, mas exclusivos e nem sempre universalmente compatíveis.

Critérios de Compra

Uma vez vistas as principais características dos teclados para tablet, vale repassar os critérios que devem ser ponderados antes de tomar uma decisão de compra.

Isto é, como escolher um modelo em relação a outro? No que se concentrar quando estiver diante de dois tipos de teclado que, aparentemente, são iguais e servem para a mesma coisa? A seguir, alguns aspectos importantes.

  • Dimensões e peso
  • Conectividade e compatibilidade
  • Funcionalidades
  • Ergonomia e conforto
  • Harmonia teclado + tablet
  • Design e aspecto visual

Dimensões e peso

É preciso levar em conta que o teclado, ao não estar incorporado fisicamente ao tablet, ocupa um espaço adicional em sua mala ou mochila de viagem, no caso de viajar com frequência, ou no escritório, se o tablet for usado para trabalho. Em todo caso, as medidas e o peso do teclado são importantes na hora de avaliar a compra.

Em geral, todos apresentam um tamanho e um peso padrão. Se você busca algo mais compacto e leve possível, terá que se concentrar nos modelos dobráveis e ultrafinos, porque dificilmente são notados quando transportados. Tudo isso sem abrir mão das prestações básicas que você precisa ao comprar. O tamanho importa.

Digitando em teclado prata e branco.

É recomendável escolher o teclado que se ajuste a seus gostos e necessidades. (Fonte: Warakorn Harnprasop: 18845429 / 123rf.com)

Conectividade e compatibilidade

De nada te serviria um teclado para tablet ultrafino, ultrarrápido e ultramoderno se não funciona com seus dispositivo. Por isso, primeiro é preciso saber o sistema operacional que seu tablet trabalha. Pode parecer óbvio, mas não é. Em algumas ocasiões, também são importantes as versões e atualizações desses sistemas operacionais.

Em geral, o tablet tem um sistema Android, Windows ou iOS (Mac). Ou você deve comprar um teclado que seja especificamente compatível com o sistema operacional em questão ou apostar em um sistema universal. A vantagem desta opção é que, se você trocar seu tablet, não terá que também trocar o teclado ao mesmo tempo.

Funcionalidades

Nem todos os teclados oferecem a mesma complexidade técnica ou os mesmos recursos para o usuário. Dependendo do uso que for dado, será priorizado um em relação a outro e também buscada mais simplicidade ou mais funcionalidades.

Alguns teclados só oferecem o mais básico: uma combinação alfanumérica. Outros surpreendem com atalhos e atalhos.

Se for usar apenas o teclado para criar e editar textos, basta um QWERTY alfanumérico. Se, pelo contrário, for navegar na web e usar outros recursos mais avançados do tablet, pode ser interessante permitir que o teclado, com um clique ou uma combinação de teclas, execute ações rápidas e eficazes. Assim, será economizado um tempo.

foco

Há modelos que funcionam como alimentação independente – pilhas ou baterias recarregáveis – outros que são carregados via USB conectado ao tablet.

Ergonomia e comodidade

Ao usar dispositivos tecnológicos, o conforto do usuário é um aspecto fundamental. Assim como é importante cuidar da postura em frente a um computador para evitar lesões cervicais e lombares, ao escolher um teclado que será usado com frequência, é preciso pesar como e onde vai usá-lo para que as mãos não sofram.

Entre as características que podem ser avaliadas em relação a este parâmetro, estão o design físico, a distância entre as teclas, a existência ou não de algum espaço de suporte para os pulsos ou a disposição e sensibilidade das teclas. Tudo isso afetará os músculos e articulações após o uso frequente e prolongado.

Harmonia teclado + tablet

Embora o teclado do tablet seja, por si só, um elemento externo e independente – não montado fisicamente no dispositivo -, ele acabará formando um todo com o seu tablet. Portanto, assim como se combina uma gravata como terno ou meias com o calçado, é preciso fazer o mesmo com essas duas peças do mesmo conjunto.

As cores, o tamanho proporcional e a facilidade de transportá-los no mesmo case ou capa podem ser alguns dos fatores a serem levados em conta nesta seção. Se for usar o teclado junto com o tablet em público – no transporte, bibliotecas ou escritórios compartilhados, por exemplo – é interessante cuidar mais da imagem.

Imagem de mulher trabalhando.

A maioria dos teclados para tableta funcionam com bluetooth. (Fonte: Kantver: 52907849 / 123rf.com)

Design e aspecto visual

Falando propriamente do teclado, e não necessariamente da sua combinação com o tablet, também há opções muito diferentes em relação à sua imagem visual. Você pode optar por teclados clássicos, com cores típicas − branco e preto − e sem adornos. Ou pode apostar em algo mais inovador, como tons elétricos, misturas ou efeitos.

Nesse sentido, os teclados para tablet com retroiluminação são uma opção interessante. Não só porque são chamativos − especialmente se escolher uma retroiluminação de cores incomuns − mas também porque ajudará a trabalhar em ambientes escuros ou com pouca iluminação. Combina a estética e a prática.

Resumo

Após ver as características gerais e específicas, a última palavra é sempre do usuário. A ele pertence exclusivamente a decisão sobre a compra de um produto. Em primeiro lugar, em relação se a compra é necessária ou não. Depois, se a resposta for sim, qual será o melhor modelo para comprar.

Foram expostos os recursos mais notáveis de um teclado para tablet. Dependendo do tipo de usuário e suas necessidades, uma opção será mais recomendada que a outra. Em todo caso, os leitores agora têm mais e melhores elementos de julgamento para optar por um modelo específico. Tudo para melhorar o desempenho do tablet e aproveitá-lo ao máximo.

(Fonte da imagem destacada: Pavalanski : 46507885 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...