Entre todos os acessórios de computador, provavelmente nenhum é tão importante quanto o teclado, já que ele serve de ponte entre o que queremos executar e o que acontece na tela. A proliferação de Smart TVs, notebooks e PCs criou uma nova necessidade, a do teclado sem fio.

Se você não está familiarizado com o teclado sem fio, não se preocupe, você chegou ao lugar certo. Ao longo desse artigo vamos explicar para você sobre as principais características por trás desse acessório moderno que não para de crescer em popularidade. Logo você estará encantado por essa inovação tecnológica e vai querer ela dentro da sua casa, ou no trabalho, para te dar mais conforto na hora de usar o computador.

O mais importante

  • Um teclado sem fio tem quase as mesmas características técnicas e estéticas de um modelo tradicional, com a exceção do modo em que ele se conecta ao dispositivo central. A novidade aqui é que você não precisa mais de um cabo de conexão para que ele funcione, o que vai ajudar na hora de encontrar espaço e deixar livre de fios a área onde ele vai ficar normalmente.
  • A maioria dos modelos de teclado sem fio funciona, embora não exclusivamente, com tecnologia bluetooth e podem ser usados para vários tipos de dispositivos diferentes, não apenas com computadores. É bem comum conectá-los também a uma Smart TV, ou tablets, celulares e outros portáteis (embora alguns deles possam já ter teclados incorporados).
  • Para escolher um bom teclado sem fio é recomendável que você preste atenção a alguns critérios de compra, como o design das suas teclas, os interruptores, o alcance de sua conectividade sem fio e a sua mobilidade. Esse é um tipo de acessório muito fácil de configurar e usar, e você pode levá-lo com você aonde quiser.

Ranking: Os melhores modelos de teclado sem fio do mercado

Cabos podem acabar sendo um transtorno, especialmente quanto mais deles tiverem, e com a crescente quantidade de eletrodomésticos usados hoje em dia, isso é algo cada vez mais comum. É por isso que quando aparece uma oportunidade de usar um novo aparelho sem fio, abraçamos ela prontamente.

O teclado sem fio é um exemplo vivo de como usar de uma maneira mais cômoda o seu computador ou tabletApresentamos aqui uma lista com alguns dos melhores modelos que você vai achar no mercado.

1º – Teclado Sem Fio K400 Plus – Logitech

Aproveite a tranquilidade do controle de sua TV conectada ao computador com esse modelo de teclado sem fio da Logitech, o Wireless Touch K400 Plus. O teclado tem um alcance de 10 metros. Teclas silenciosas e confortáveis, além de um amplo touchpad, tornam a navegação do entretenimento muito fácil.

Até mesmo a configuração é simples, graças ao pequeno receptor Unifying “plug-and-play”. A duração de 18 meses das pilhas significa que você pode até esquecer que o teclado precisa delas.

2º – Teclado e Mouse Sem Fio Desktop 850 – Microsoft

Esse é um kit que vem não apenas com um teclado sem fio mas também com um mouse. Vale destacar as teclas macias e suaves, tecnologia AES, mouse de tamanho natural e excelente precisão de cliques e movimento.

A configuração do teclado e do mouse é simples — basta inserir as pilhas, conectar o pequeno transceptor e começar a digitar. Esse teclado vem com a tecnologia AES (Advanced Encryption Standard), que criptografa o que é digitado e ajuda a proteger informações criptografando seus toques de tecla.

3º – Teclado Sem Fio K230 – Logitech

Esse modelo de teclado sem fio da Logitech garante para você economia de espaço com seu tamanho pequeno (3,1 x 39,5 x 13,2 cm), e ainda conta com todas todas as teclas padrão para que você não perca nenhuma funcionalidade. Esse modelo conta ainda com criptografia AES de 128 bits.

Você não vai precisar se preocupar em trocar a bateria, já que ela promete durar dois anos com sua vida útil estendida e o modo de espera automático. O teclado ainda é feito para ser resistente à líquidos derramados, escoando eles pra fora do teclado e evitando que um acidente possa danificar o seu modelo.

4º – Mini Teclado Bluetooth Super Slim – DEX

Esse mini teclado sem fio da DEX integra design e conforto, deixando o seu tempo no computador mais relaxante e produtivo. O teclado possui um design diferenciado, leve, moderno e econômico para ajudar suas mãos e pulsos a descansarem com mais naturalidade e conforto. Compatível com Android, iOS (5.0+), Windows XP/Vista/7/8/mobile, Macintosh OS (8.6+) e até o seu Playstation 3, dentre outros, você vai conseguir operar o dispositivo que quiser a distância e com conforto.

O teclado usa tecnologia bluetooth para sua conexão, tem dimensões de 28,5 x 12 x 2,2 cm e pesa apenas 279 gramas.

5º – Teclado Sem Fio K480 – Logitech

Esse modelo da Logitech é pensado para te trazer conforto na hora de usar quase qualquer dispositivo que você quiser! Ele é compatível com PC, Mac, Chrome OS, Android e iOS, então não se preocupe que você também poderá usar ele com o seu tablet ou smartphone.

Seu botão Easy-Switch permite alternar facilmente a escrita entre 3 dispositivos sem fios com conexão Bluetooth. Esse teclado precisa de duas pilhas AAA para funcionar e tem dimensões de 4,1 x 31 x 20,1 cm, pesando 1,03 kg.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um teclado sem fio

O surgimento desses modelos de teclado sem fio marcou uma grande mudança na história da nossa relação com as formas de conexão da informática. A tendência wireless (sem fio) chegou para ficar, disso não há dúvida. Se você está procurando pelo melhor modelo, que mais se adapte às suas necessidades, pode ser que você acabe ficando um pouco desnorteado com a enorme gama de produtos oferecidos pelo mercado.

Nesta seção do Guia vamos tratar de algumas das dúvidas e conceitos mais comuns em relação a esses dispositivos.

Pessoa digitando em teclado sem fio.

O teclado sem fio marcou a história da nossa relação com as formas de conexão da informática. (Fonte: Ostill: 121743132 / 123rf.com)

O que exatamente é um teclado sem fio?

Um teclado sem fio é um acessório básico que, como qualquer modelo tradicional de teclado, usa um sistema de teclas – que funcionam como alavancas mecânicas ou interruptores eletrônicos – para enviar informação a um computador ou outro dispositivo central.

Esse tipo de modelo em particular é caracterizado por não precisar de nenhum tipo de cabo para ser conectado com outro aparelho.

Como funciona um teclado sem fio?

A maioria dos modelos de teclado sem fio funciona através da tecnologia bluetoothEntão, de maneira geral, para funcionar é necessário que você encaixe um pequeno conector USB no dispositivo com o qual você está tentando conectar o seu teclado sem fio.

Esse conector recebe e envia sinais a um chip bluetooth que está instalado dentro do teclado. É assim que é gerada a comunicação entre os dispositivos: sem fios e sem complicações.

Outra forma de manter ligado um teclado sem fio e que está ficando cada vez mais popular é através de baterias. Alguns modelos usam pilhas alcalinas tradicionais (AA), que podem durar até 18 meses sem que você precise trocá-las.

Já outros teclados funcionam graças a baterias recarregáveis, que gastam a energia mais rapidamente, mas você não precisa ficar comprando pilhas novas.

Peter KingsleyResponsável pelo Marketing da Logitech

“Os mouses e teclados sem fio estão entrando com força no mercado gamer atual. Especialmente no caso dos eSports, que hoje em dia são uma parte extremamente importante do mercado e do modelo de negócios dos acessórios de informática.”

Qual é o alcance de um teclado sem fio?

Não se pode generalizar em relação ao alcance dos vários modelos de teclado sem fio. A potência é o que determina o alcance, e ela vai variar de um produto para o outro. Alguns teclados podem funcionar até através de paredes, já outros vão precisar ficar no mesmo cômodo em que está o dispositivo ao qual eles estão conectados, caso contrário a conexão vai sofrer problemas.

Quanto mais longe o teclado sem fio estiver do dispositivo, mais interferências vão acontecer. O lado bom é que como não são usados fios, você pode levar o teclado a qualquer lugar dentro do seu alcance, ou seja, você não vai precisar deixar o teclado sempre no mesmo lugar. De maneira geral, a distância mais comum de conectividade é de 10 metros.

Que tipos de teclado sem fio existem?

Nem todos os teclados sem fio são iguais. Com a fragmentação do mercado, começaram a sair modelos especializados para este ou aquele perfil de usuário ou dispositivo existente. É por isso que na hora de comprar um teclado sem fio você deve ter clareza quanto ao que você vai querer fazer com ele.

Na tabela a seguir mostramos para você diferentes tipos de modelo segundo o dispositivo ao qual eles foram feitos para se conectar.

Teclado Design Uso Fonte de alimentação
Para Smart TV Parecido com um joystick, ergonômico e leve As Smart TVs são como computadores e estes teclados substituem os controles convencionais Bateria de lítio recarregável
Para tablet Ultrafino, leve e portátil Os tablets funcionam com tecnologia tátil, mas muitas pessoas ainda preferem escrever em um teclado tradicional Pilhas alcalinas ou recarregáveis
Para Android/Mac Existem vários tipos diferentes. Alguns menores e mais compactos, como joysticks, e outros largos e finos, mais voltados para o ambiente de trabalho Este tipo de teclado tem compatibilidade exclusiva com um sistema operacional em particular de smartphone. Serve para aquelas pessoas que precisam de mais espaço para escrever e usar o celular Bluetooth 
Para games Costuma ter um design mais chamativo, com várias cores, e suas teclas atuam como alavancas mecânicas Os gamers dão grande valor a esses teclados, já que eles garantem comodidade na hora de passar várias horas em frente ao computador Com computadores eles costumam usar a tecnologia bluetooth ou pilhas alcalinas de longa duração
Para computador É o tipo mais popular e pode ter designs muito variados A sua maior vantagem está no fato de não usar fio e deixar a área do seu PC mais livre Bluetooth, pilhas alcalinas e baterias recarregáveis
Multiuso Modelos de teclado sem fio com touchpad podem ser conectados a diferentes tipos de dispositivos. Além das teclas adicionais, esse tipo de teclado inclui um painel tátil para navegar pelo dispositivo, como no caso dos dispositivos portáteis Aqueles que escolhem esse tipo de modelo aproveitam a utilidade do touchpad para qualquer dispositivo como se estivesse usando um portátil Bluetooth 

Qual é a importância do interruptor e um teclado sem fio?

Muitas pessoas consideram o interruptor o componente mais importante de um teclado sem fio. Vamos lembrar que eles são como se fosse a fundação das teclas. Se você optar por um teclado sem fio do tipo mecânico, por exemplo, os interruptores vão durar mais tempo (e também as teclas) e você terá uma garantia mais completa no caso de algum problema técnico.

Teclado, mouse, café, smartphone e planta sobre mesa.

Muitas pessoas consideram o interruptor o componente mais importante de um teclado sem fio. (Fonte: Melpomen: 43317941 / 123rf.com)

Como se conecta um teclado sem fio a um dispositivo Mac?

A Apple já vem usando a tecnologia bluetooth desde o seu primeiro dispositivo sem fio, o que torna tudo muito mais fácil. Um teclado sem fio para iPad ou para um Mac PC pode ser conectado via bluetooth através do menu de Preferências.

O seu Mac vai procurar por dispositivos e, sempre que o teclado estiver no modo ligado, vai encontrá-lo e estabelecer a conexão.

O que significa ghosting quando estamos falando de teclados sem fio?

Embora todos os teclados sem fio permitam combinar certas teclas, muitos modelos falham na hora de detectar alguma tecla quando várias são pressionadas simultaneamente. Este fenômeno é conhecido como ghosting e se dá devido à falta de sensores individuais para cada tecla.

Para evitar que ele ocorra, existem teclados com sistema antighosting, que oferecem essa função de sensores individuais.

O problema do ghosting em um teclado sem fio é especialmente problemático no caso do mundo dos gamesGraças à tecnologia de key rollover que alguns modelos têm, um teclado pode reconhecer um certo número de teclas pressionadas ao mesmo tempo. Pode ser um número fixo como 6 ou 10 teclas por vez ou pode ser uma quantidade ilimitada (NKRO). Os usuários mais intensos costumam preferir o NKRO.

Qual é a melhor distribuição em um teclado sem fio?

Como mencionamos anteriormente, existem questões que dependem do uso que você vai dar ao seu teclado sem fio ou do dispositivo ao qual você vai conectá-lo. Os modelos clássicos contam com um pad numérico à direita, controle multimídia e de funções extras têm 104 teclas (105 se for ISO). A partir desse modelo básico tradicional, encontramos teclados com mais ou menos teclas, podendo chegar a modelos que tem apenas 61.

A escolha geralmente é pelo conforto e funcionalidade. Entre as distribuições mais populares estão o layout americano (US ANSI), o europeu (ISO) e os brasileiros (ABNT e ABNT2). Dependendo do tipo, podem mudar funções, tamanho e localização de algumas teclas, o que faz com que esse seja um ponto importante para se prestar atenção. Você deve saber qual aspecto priorizar na hora de trabalhar com um teclado.

Bracken DarrellCEO da Logitech

“Um ótimo design não quer dizer um estilo específico e reconhecível. Um ótimo design é aquele que garante uma experiência de uso ótima. O objetivo principal de um teclado sem fio é garantir ao usuário essa ótima experiência de uso.”

Quais são as vantagens e desvantagens de um teclado sem fio?

O surgimento dos teclados sem fio foi um grande sucesso no mundo tecnológico, melhorando nossas formas de se conectar com computadores, TVs, tablets e celulares. No entanto, esse tipo de teclado também tem seus detratores, aquelas pessoas que continuam preferindo os modelos com fio.

Na tabela a seguir vamos te mostrar os principais pontos positivos desses acessórios e também alguns nem tão positivos assim.

Vantagens
  • Nada de cabos ou restrições
  • Não há desgaste do antigo cabo ou dos conectores do celular
  • São portáteis e fáceis de conectar
  • Permitem que você fique muito mais longe do dispositivo central
  • Seu espaço de trabalho ficará mais limpo e organizado
Desvantagens
  • Possíveis problemas de conectividade, latência ou interferências
  • Requer o uso constante de pilhas ou bateria
  • Não costumam ser tão configuráveis (em termos de software) e têm menos opções de personalização (hardware)

Por que ergonomia é algo importante ao tratar de um teclado sem fio?

Porque é comum que as pessoas passem muito tempo usando seu teclado sem fio e isso faz com que seja importante garantir que ele esteja adequado ao uso. Para além dos diferentes layouts de distribuição, alguns fabricantes modificam o tamanho ou a disposição de algumas teclas por questões de comodidade, ergonomia e por perfis de usuário.

Até existem modelos de teclado sem fio que separam a distribuição de teclas da mão esquerda e da mão direita para que o seu uso seja mais natural. Também é frequente encontrar em alguns teclados pensados para uso intensivo a inclusão de um suporte para os pulsos, com o objetivo de proteger as articulações de quem vai ficar muitas horas usando o teclado de maneira ininterrupta.

É verdade que um teclado sem fio é vulnerável a um ataque cibernético?

Não, isso não é verdade. O que é verdade é que houve um evento pontual nesse sentido com mouses e teclados sem fio da Logitech. Foi detectada uma brecha de segurança que permitia a hackers pegar um registro das teclas pressionadas ou a enviar comandos próprios para o computador para infectá-lo com um malware

A Logitech desenvolveu a tecnologia Unifying justamente para resolver esse problema.

Critérios de Compra

Poder levar o seu teclado junto de você a qualquer lugar que você vá já não é mais impossível, e sem cabos ainda por cima! O teclado sem fio é uma ferramenta muito cômoda para interagir com diversos dispositivos, e você ainda pode contar com diversos modelos de teclado que se ajustam aos diferentes usos e necessidades das pessoas.

Sabemos que escolher um modelo dentre todas as opções pode ser algo trabalhoso, por isso elencamos alguns critérios essenciais de se considerar na hora de comprar o seu.

  • Alcance
  • Tipo de conectividade
  • Tipo das teclas
  • Ergonomia
  • Mobilidade

Alcance

De nada serve um teclado sem fio que não tenha alcance o suficiente para que você possa esquecer dos cabos com tranquilidade. A ideia por trás deste tipo de acessório é dar ao usuário mais autonomia. O alcance está diretamente ligado à potência do modelo, portanto você deve garantir que ele seja, segundo o tipo de conectividade de cada modelo, de pelo menos 10 metros.

Pessoa digitando em teclado.

Nem todos os modelos de teclado sem fim se conectam da mesma maneira. (Fonte: Olena Yakobchuk: 88405296 / 123rf.com)

Tipo de conectividade

Assim como vimos anteriormente, nem todos os modelos de teclado sem fio se conectam da mesma maneira. Dependendo do uso que você quer dar ao seu modelo, você vai ter que escolher entre um teclado que funciona via bluetoohbaterias recarregáveis ou pilhas alcalinas.

Alguns dispositivos não vão te deixar opção, como os da Apple, mas em outros casos isso vai depender do uso que você vai dar ao teclado, por exemplo, para gaming o mais recomendado é o bluetooth.

Tipo das teclas

Usar um teclado sem fio consiste basicamente em pressionar diversas teclas, o que faz com que seja a escolha lógica procurar pelo modelo que ofereça o máximo de qualidade em seu design e experiência de uso.

Existem dois tipos básicos de sistema de teclas, um deles é o mecânico e o outro o eletrônico. Qual desses tipos é o melhor para você também vai depender do uso que você pretende dar ao teclado, por exemplo, para gamingonde você vai precisar pressionar muitas teclas rapidamente, é sempre melhor aqueles do tipo mecânico.

Alvin TofflerEscritor Estadunidense

“O grande motor da mudança é a tecnologia.”

Ergonomia

Este critério está fortemente ligado ao anterior. O teclado sem fio foi pensado para se adaptar aos hábitos de uso das pessoas de maneira que traga mais conforto ao usuário. Por isso, recomenda-se que você verifique que a distribuição das teclas, sua ergonomia e a sensação ao tato sejam de boa qualidade.

Detalhes sobre esse tipo de característica muitas vezes são apresentados na descrição do produto.

Mobilidade

Uma das maiores vantagens de um teclado sem fio é que ele pode ser levado com você para qualquer lugar a qualquer momento. No entanto, existem modelos que são muito grandes e podem não caber direito na sua mochila ou bolsa.

Já outros podem ser muito pesados, se tornando um fardo na hora de carregar. Portanto, cheque as dimensões e o peso do seu modelo, segundo aquilo que você pretende fazer com ele.

Resumo

Um teclado sem fio é um acessório básico que não precisa de cabos para se conectar com outros dispositivos eletrônicos. Isso oferece uma grande vantagem a quem quer poder usar celulares, computadores ou Smart TVs deitado no sofá, sem precisar ficar perto do dispositivo central. A maioria dos teclados sem fio funcionam através de bluetooth, mas também existem aqueles que usam baterias ou pilhas alcalinas.

Existem diferentes tipos de teclado sem fio. Por um lado, eles podem ser classificados segundo o tipo de dispositivo ao qual eles foram feitos para se conectar. Eles também dependem segundo a experiência de uso que você vá dar para ele. O importante é que eles sejam compactos, leves e fáceis de transportar. O alcance recomendado que devem ter para ser realmente úteis é de 10 metros.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus contatos para que outras pessoas possam conhecer melhor sobre esse tipo de teclado. Com certeza tem muita mais gente que poderia aproveitar essas informações na hora de ir comprar um teclado sem fio. Além disso, se você quiser, pode deixar um comentário que vamos te responder o mais rápido possível. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Kiattikhun Nilsophon: 97035091 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
44 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...