Não dá pra negar: é difícil imaginar um computador sem o seu teclado. Com o teclado, você pode escrever, programar, jogar videogames ou realizar tarefas de design gráfico. Enquanto os laptops têm seus teclados de forma integrada, nos computadores de mesa eles são um periférico, um acessório a mais. Talvez, junto com o mouse, o mais importante.

Muitos anos se passaram desde aqueles antigos teclados mecânicos tão barulhentos. Atualmente, esses dispositivos são mais leves e silenciosos. No entanto, essas não foram as únicas mudanças que eles passaram ao longo do tempo. Agora, eles são mais confortáveis ​​e ergonômicos e seus designs são mais variados, modernos e elegantes.

O mais importante

  • Os teclados podem ser divididos em dois: mecânicos e convencionais ou de membrana.
  • Existem diferentes tamanhos e designs de teclados. Alguns, como teclados de jogos, são desenvolvidos para um propósito específico. Neste caso, jogar videogames.
  • Atualmente, eles também podem ser usados ​​com consoles e TVs inteligentes (Smart TVs).

Ranking: Os melhores teclados do mercado

Vamos apresentar a seguir o nosso Ranking completo com o que consideramos ser os cinco melhores teclados disponíveis no mercado. Buscamos fazer a seleção mais variada e abrangente possível.

No entanto, nosso maior objetivo foi encontrar modelos que garantam um bom retorno para o investimento, uma excelente relação entre custo e benefício. Assim, você pode escolher qual é o modelo ideal para você.

1º – Teclado Microsoft Sculpt Comfort 

Com foco no aspecto ergonômico, este modelo de teclado da Microsoft aposta no design anatômico e bastante confortável. O pulso recebe tratamento especial, facilitando a digitação, e um apoio para pulso pode ser removido para obter uma aparência mais elegante e compacta.

A barra de espaço é dividida, trazendo junto a função backspace, e o teclado tem rolagem de quatro direções. Teclado padrão brasileiro, ABNT2, com as teclas Ç e assentos específicos. O kit acompanha o mouse.

2º – Teclado Logitech K400 Plus

Este teclado da Logitech alia praticidade e conforto, com algumas inovações. Ele pode ser conectado à Smart TV para as funções multimídia de áudio e vídeo, e também para navegar na internet e redes sociais.

Sem fio, tem alcance de até 10 metros, e é de fácil uso e instalação, basta conectar e começar a usar. Tem a função de touchpad, que pode substituir o mouse para quem consegue se adaptar ao uso. As teclas são silenciosas e confortáveis. Possui baterias de longa vida útil que, de acordo com o fabricante, pode durar até 18 meses, dependendo da intensidade de uso.

3º – Teclado Razer Blackwidow Tournament Chroma V2 

Este teclado é o queridinho dos amantes dos videogames graças a fatores como desempenho, design, velocidade e conforto. O design sem teclado numérico libera mais espaço tanto para o teclado, quanto na mesa para os movimentos do mouse. Funciona através de cabo USB destacável, que facilita o transporte.

Trata-se de um teclado mecânico com absurdo tempo de resposta devido a tecnologia de Acionamento Instantâneo, exclusividade da marca. Assim que você aperta uma tecla específica, ele envia o sinal diretamente para o sistema e você já tem a resposta instantânea no seu jogo.

O preço é que é um pouco salgado, porém nada fora do padrão para quem já vive o universo dos produtos e acessórios para games.

4º – Teclado Wireless Dell KM636

Um teclado bastante prático e com excelente relação de custo e benefício. Modelo compacto, tem as teclas projetadas em um perfil mais baixo, visando o conforto durante a digitação e evitando o acúmulo de sujeira. É sem fio, mas tem baixo consumo de energia e boa duração das pilhas, que pode chegar a 12 meses.

Silencioso, conta com teclas multimídia e pesa cerca de 400 gramas. O kit acompanha um mouse com sensor óptico. Padrão brasileiro ABNT2. Instalação e uso extremamente simples, através do sistema plug and play.

5º – Teclado Multilaser Warrior

Um teclado estilo gamer bastante acessível em termos de preço e com desempenho que não deixa a desejar. Este modelo da Multilaser também pode ser usado para outras funções, caso você não se importe em usar no escritório um modelo de design arrojado e colorido. Tem opção de personalização de iluminação com até sete cores.

O teclado tem teclas extras, caso precise de reposição devido ao uso. Tem descanso para o pulso e teclas personalizáveis. O sistema funciona através da função REC, que grava e reproduz os comandos nas teclas programáveis.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os teclados

Nem todos os teclados são iguais. Portanto, ao comprar um teclado para o computador, você precisa se fazer uma série de perguntas. Para facilitar sua tarefa, nesta seção, damos as respostas para essas perguntas.

Com as informações necessárias na hora da compra, as chances de satisfação com o teclado escolhido serão muito maiores.

Homem trabalha em sua mesa em um computador com um teclado sem fio

Um bom teclado pode ter um custo bastante alto, muito superior a R$ 1500. (Fonte: Shironov: 47436810 / 123rf.com)

O que exatamente é um teclado?

Um teclado é um periférico especialmente projetado para acompanhar computadores pessoais com os quais você pode inserir informações alfanuméricas. Eles consistem em duas partes: o conjunto de teclas e um codificador que reconhece as teclas pressionadas através de um código de identificação único para cada uma.

Quais os tipos de teclado que existem?

Em termos gerais, podemos distinguir dois tipos de teclados: mecânico e de membrana. Cada um oferece uma série de vantagens e desvantagens que você pode conhecer na tabela a seguir. Em geral, os mecânicos oferecem melhor desempenho, enquanto os de membrana são mais silenciosos e mais baratos.

Tipo Características
Mecânico Seu preço é geralmente mais alto e eles têm um tempo de vida muito mais longo, até 50 anos. Eles são mais sensíveis, o que às vezes é uma vantagem e, às vezes, uma desvantagem. Em geral, eles são mais barulhentos, mais grossos e mais pesados. É possível alterar as teclas para personalizá-las e seu mercado principal é o dos teclados de jogos
De membrana São mais leves, mais fáceis de transportar e mais silenciosos. Em geral, são mais econômicas. A escrita é mais lenta e tem uma tendência a gerar efeito fantasma ou bloqueio de teclas. Em geral, sua durabilidade é menor e, como suas teclas não são removíveis, é mais difícil limpá-los

Para que os teclados são usados?

Os teclados são usados ​​para praticamente tudo. Eles são usados ​​para escrever, programar, jogar videogames e até controlar a reprodução de conteúdo multimídia. Eles também são usados ​​para aplicações de design gráfico. Hoje em dia, eles também são usados em Smart TVs.

Imagem destaca as mãos de uma pessoa digitando em um teclado

Você não pode imaginar um computador pessoal sem um teclado e um mouse. (Fonte: Starozhylov: 47432857 / 123rf.com)

Como usar um teclado?

Certamente você acha que usar um teclado de computador não tem mistério. Nada está mais longe da realidade. Para começar, se o teclado tiver uma conexão sem fio, a primeira coisa a fazer é identificar o tipo de conexão. Em seguida, você deve seguir as instruções do fabricante para conectá-lo ao seu dispositivo.

Além disso, é recomendável que você execute configurações adicionais do teclado. Tenha em mente que as configurações padrão do fabricante nem sempre serão as que melhor atendem às suas necessidades. Além disso, é importante manter o teclado limpo para garantir a operação adequada por mais tempo.

Teclado sem fio ou com cabo?

Nosso conselho é que você escolha um teclado com cabo. É verdade que os teclados sem fio são mais confortáveis. Porém, a menos que você utilize somente para escrever, compensa ganhar conforto para perder em benefícios. Não há dúvida de que os teclados com fio são muito mais confiáveis.

Um teclado a cabo não é afetado por interferência, oferece melhor latência e também permite que várias teclas sejam pressionadas ao mesmo tempo. Da mesma forma, você não terá que se preocupar com o tempo de duração das baterias. Não se esqueça que eles têm a estranha capacidade de simplesmente desligar no momento mais inoportuno.

Tipo Vantagens
Por cabo USB Eles não são afetados por interferência, não dependem de pilhas ou baterias, oferecem melhor latência e são muito mais confiáveis
Sem fio Eles são muito mais confortáveis, podem ser usados ​​a distâncias maiores e, além disso, sua área de trabalho parecerá muito mais organizada e mais limpa

Como se conectam os teclados sem fio?

Teclados sem fio podem ser conectados ao PC via Bluetooth ou WiFi. No caso de conexão WiFi, os teclados são conectados ao computador através de frequências sem fio de 2,4 GHz. São as que são usadas geralmente ​​por telefones celulares e conexões de internet.

Imagem destaca mãos de mulher digitando em um teclado

Nos últimos anos,, os teclados ergonômicos se tornaram muito populares. (Fonte: Leelaphasuk: 45632024 / 123rf.com)

Para quem é recomendado o uso de um teclado?

Se você tem um computador, você certamente irá precisar de um teclado. A partir daí, pode-se dizer que é recomendado, inclusive, como complemento de uma Smart TV. Da mesma forma, você também pode precisar de um teclado para jogar videogames com consoles para aproveitar todas as vantagens oferecidas por um teclado completo.

foco

Você sabia que usar um teclado pode melhorar seu desempenho no computador? O mouse e o teclado permitem que você escreva e clique mais rápido.

Que designs de teclados existem?

Em geral, os teclados de computadores pessoais são baseados no layout de teclado QWERTY das antigas máquinas de escrever. No entanto, existem outras alternativas, como o teclado Dvorak. Este modelo é considerado um design mais eficiente, pois concentra as teclas mais usadas na linha central.

Imagem mostra um teclado integrado ao notebook e mãos digitando

Os teclados dos computadores cumprem sua função, mas o uso de um teclado extra permite que você cuide de sua postura, pois é capaz de colocar o computador mais alto. (Fonte: Rido: 41263304 / 123rf.com)

Que cuidados temos que ter com um teclado?

De maneira geral, os teclados não exigem cuidados especiais. É claro que, como qualquer dispositivo eletrônico, é necessário evitar o contato com a água ou qualquer acidente com impacto. No caso de teclados sem fio com baterias, recomenda-se removê-las se não forem usados ​​por períodos prolongados.

Além disso, é conveniente limpá-los regularmente, pois eles tendem a acumular poeira. Até mesmo pequenos pedaços de comida podem acabar caindo dentro do teclado. É aconselhável usar um pequeno aspirador de pó para remover a sujeira. A higiene adequada pode prolongar consideravelmente a vida útil do seu teclado.

Critérios de compra

A seguir, estudaremos uma série de critérios que você deve considerar antes de adquirir um novo teclado. Com estas informações, você terá muito mais chances de ficar satisfeito com sua escolha.

Ninguém gostaria que você se decepcionasse ou se sentisse desapontado com o novo teclado após alguns meses de uso. Por isso, na hora da decisão, tenha em mente:

  • Finalidade
  • Mecânico ou de membrana
  • Método de conexão
  • Ergonomia
  • Tamanho do teclado
  • Teclas e conforto
  • Teclas de funções adicionais e teclas multimídia
  • Sensibilidade
  • Marca e garantia

Finalidade

O tipo de teclado para tarefas básicas de escritório não é o mesmo que você precisaria para jogar videogames, por exemplo. Neste último caso, você irá optar por um teclado específico para jogos. Estes, entre outros aspectos, são geralmente teclados mecânicos.

Obviamente, você também não precisará do mesmo tipo de teclado se for um escritor ou se for um designer gráfico.

Além dos teclados para os jogadores, atualmente existem teclados específicos para diferentes tipos de tarefas. Outra questão que você deve considerar é a frequência de uso que você vai ter. Usar um teclado esporadicamente é bem diferente do que usá-lo intensamente durante várias horas por dia.

 

Mecânico ou de membrana

A escolha final só depende de você. Claro, se você usar o teclado para jogar, não hesite e compre um mecânico. O mesmo pode ser dito se você passar horas e horas escrevendo ou programando. Sem dúvida, esse tipo de teclado oferece melhor desempenho e garante uma vida mais longa.

No entanto, se você está procurando um teclado barato, silencioso, leve e compacto para usar com um tablet ou uma conexão sem fio, o de membrana é uma ótima alternativa.

foco

Os teclados mecânicos têm um nível mais alto de desempenho. Como se costuma dizer, você não pode ter tudo.

Método de conexão

Você pode conectar o teclado ao computador por meio de cabos ou por meio de uma conexão sem fio, como Bluetooth ou WiFi. Cada um deles oferece uma série de vantagens e desvantagens.

Um teclado a cabo garante uma conexão mais estável e menor latência. Este último aspecto é muito importante se você quiser usá-lo para jogos.

No entanto, se você optar pela opção sem fio, terá uma mesa mais organizada e a conveniência de não estar preso aos cabos. Entre as duas possíveis tecnologias sem fio, a opção de conexão Bluetooth é a mais indicada. É mais eficiente em termos de energia e permite conectar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Frank Lloyd WrightFamoso arquiteto

“”Se as coisas seguirem assim, o ser humano vai atrofiar todos os seus membros, com exceção dos dedos que apertam os botões.”

Ergonomia

Esteja ciente que, se você vai passar muitas horas usando o teclado, ele precisa ter um design ergonômico. Felizmente, cada vez mais e mais fabricantes estão levando esse aspecto em consideração na hora de trazer novos produtos para o mercado. Mesmo assim, não se deixe enganar por alguma propaganda enganosa.

Nem tudo o que é vendido como ergonômico, realmente o é.

Na hora de identificar um teclado ergonômico, uma boa dica é procurar teclas curvas e apoios de pulso suficientemente altos. Um bom teclado ergonômico ajudará a reduzir o estresse nas articulações e tendões. Tenha certeza de que, a longo prazo, vale a pena investir um pouco mais para cuidar da sua saúde.

Tamanho do teclado

Existem diferentes tamanhos de teclado. O mais comum é o teclado completo, que possui o bloco numérico no lado direito. Há também o TKL, que dispensa o bloco numérico para reduzir seu tamanho e ser mais compacto. Além disso, existem outros tamanhos que eliminam as teclas do sistema e as teclas funcionais F.

Teclas e conforto

Embora o conforto e a ergonomia frequentemente andem de mãos dadas, isto nem sempre é uma regra. É essencial que você experimente o teclado antes de comprá-lo. Especialmente, se você vai passar muitas horas trabalhando, escrevendo ou jogando com ele. As teclas são um aspecto muito importante ao usar um teclado.

Sobre isso, não se esqueça que o funcionamento das teclas será determinado em grande parte pelo tipo de teclado: mecânico ou de membrana. Em qualquer caso, se você tiver a oportunidade, verifique as sensações que os diferentes modelos lhe transmitem ao tocar.

Claro, você também deve levar em conta a distância da superfície da tecla até o fundo.

E a força atuante, que é a força necessária para operar uma tecla. Geralmente é medido em centiNewtons (cN). Como referência, um teclado de membrana geralmente tem cerca de 55 cN.

Teclas de funções adicionais e teclas multimídia

Certos teclados têm o que são chamadas de teclas especiais, multimídias. Elas têm funções pré-definidas, que são muito práticas se precisarmos controlar um media player, por exemplo. São estas teclas que nos permitem reproduzir, pausar ou parar uma faixa de áudio ou vídeo. Ou podem aumentar e reduzir o volume do equipamento.

Da mesma forma, alguns teclados possuem teclas de funções especiais. Essas teclas permitem que você abra uma home page, vá para Meu Computador, suspenda ou desligue o sistema e muitas outras ações. Elas podem ser predefinidos ou programáveis. Neste segundo caso, a configuração é geralmente realizada por meio de software.

Mitch RadcliffeAutor

“”Um computador permite que você cometa mais erros mais rápido do que qualquer outra invenção na história da humanidade, com as possíveis exceções de armas e tequila.”

Marca e garantia

Alguns dos melhores fabricantes de teclados são: Logitech, Razer, CM Storm, Arctic, Perixx, Revoltec e a própria Microsoft. De todos eles, sem dúvida o primeiro e o último são os dois mais prestigiados. No entanto, você não deve observar somente a marca, você também deve levar em conta a garantia. Uma garantia de cinco anos nunca é demais.

Resumo

Muitas vezes, o teclado é um dos periféricos do computador que recebe menos atenção. E, no entanto, juntamente com o mouse, é o mais essencial de todos. Talvez, por esse motivo, ele não receba a importância que merece. Felizmente, parece que há algum tempo a tendência mudou e os teclados estão se tornando mais valiosos.

O resultado é a grande variedade de modelos que estão atualmente no mercado. Portanto, para escolher o teclado certo, é conveniente levar em conta uma série de critérios que vão além do preço e da marca. O tipo de conexão e o design ergonômico são dois dos mais importantes, mas não os únicos.

Esperamos que este Guia tenha sido útil para você e tenha ajudado você a fazer uma boa compra. Se nossas informações fizeram diferença, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Tryapitsyn: 18398758/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...