Nos dias de hoje, as pessoas já não pensam mais na TV como a única forma de entretenimento. O mercado das TVs de 40, 50 e até 60 polegadas tem perdido um bom espaço. E o responsável por isso é a tela de projeção, que oferece resultados incríveis. É claro que algumas telas de projeção são melhores do que as outras. Você já conhece o produto?

As indústrias do cinema e entretenimento descobriram nas telas de projeção uma alternativa nova e muito funcional. O motivo para isso é que elas podem oferecer a mesma qualidade de som e imagem que um televisor moderno. Caso ainda não saiba muito sobre essa tecnologia, continue lendo este Guia e aprenda todo o necessário para fazer uma boa compra.

O mais importante

  • A tela de projeção ajuda a transformar qualquer casa num pequeno cinema, permitindo a reprodução de qualquer conteúdo multimídia em alta qualidade. Ao contrário da TV, que emite o próprio sinal, a tela de projeção precisa de um projetor para exibir qualquer conteúdo.
  • A tela de projeção é fabricada de modo que a luz não a atravessa, e isso garante uma alta qualidade de imagem. É possível encontrar modelos de diferentes tamanhos e modos de uso. Cada uma possui seu próprio formato de exibição (1:1 – quadrado, 4:3 – full-screen, 16:9 – widescreen).
  • A tela de projeção pode ser instaladas em vários pontos da sua casa. Tudo depende do espaço disponível. Alguns acessórios melhoram a experiência e o entretenimento, como tripés, suportes e equipamentos de áudio.

Ranking: Os melhores modelos de tela de projeção do mercado

Se não estiver confortado com a ideia de comprar um televisor cada vez mais caro e sofisticado, você pode montar seu próprio cinema em casa com uma tela de projeção. Existem várias opções disponíveis no mercado, o que pode tornar as coisas um pouco confusas. Por isso, preparamos uma seleção para todos os gostos e finalidades.

1º – Tela de Projeção Elétrica, Sumay

A tela de projeção elétrica TEVS 150 da SUMAY tem formato 4:3 (fullscreen), de até 150 polegadas, com bordas pretas para melhor enquadramento da imagem. Ela mede 2,95 x 2,21m e pode ser facilmente fixada em tetos ou paredes. Acompanha estojo de aço carbono para transporte.

Fabricada com a película Matte-White 1.0 (branco fosco) e acabamento com pintura eletrostática, possui um motor tubular silencioso com sistema de enrolamento automático com opção de parada em qualquer ponto, controle remoto e botão para acionamento elétrico.

2º – Tela de Projeção Elétrica 120″, Mustang Electric

A tela de projeção elétrica modelo SC-E120D169 da Mustang Electric tem formato de tela 16:9 (widescreen), de até 120 polegadas, e mede 2,72 x 1,83. Possui motor elétrico que move a tela para cima ou para baixo e pode ser acionado via cabo ou pelo controle remoto que acompanha o produto.

Fabricada com material de estrutura ótica desenvolvido, reduz o impacto da luz ambiente e elimina possíveis reflexos na tela, mesmo com as luzes acesas. A superfície da tela é feita em material branco fosco, que difunde a luz projetada com maior uniformidade, e suas bordas laterais pretas aumentam o foco e o contraste da imagem.

3º – Tela de Projeção Elétrica de 100″, Mustang Electric

A tela de projeção elétrica modelo SC-E100D43 da Mustang Electric tem formato de tela 4:3 (fullscreen), de até 100 polegadas, e mede 2,13 x 1,63. Possui motor elétrico de acionamento suave, que move a tela para cima ou para baixo, e pode ser acionado pelo controle remoto que acompanha o produto ou via cabo.

A superfície da tela é produzida em material branco fosco, que difunde a luz projetada com mais uniformemente e suas bordas laterais pretas aumentam o foco e o contraste da imagem. Fabricada com material de estrutura ótica desenvolvido, reduz o impacto da luz ambiente, mesmo durante o dia ou com as luzes acesas.

4º – Tela de Projeção Tripé, Traceboard

A tela de projeção elétrica TBTPS120V da TraceBoard tem formato 4:3 (fullscreen), de até 120 polegadas, com bordas pretas para melhor enquadramento da imagem. Ela mede 2,44 x 1,83 m e vem acompanhada de um estojo metálico com pintura eletrostática anticorrosiva que ajuda a proteger sua estrutura contra arranhões.

Sua superfície de projeção é fabricada com material importado do tipo Matte-White (branco fosco) para maior nitidez da imagem. Possui um motor com sistema de enrolamento automático com múltiplas opções de parada. Acompanha também um tripé com altura regulável.

5º – Tela de Projeção Retrátil Manual, Traceboard

A tela de projeção retrátil manual da TraceBoard, modelo TBMS080, tem formato 1:1 (quadrado) de até 108 polegadas e bordas pretas para melhor enquadramento da imagem. De fácil fixação, ela mede 2 x 2 m e vem acompanhada de um estojo metálico com pintura eletrostática anticorrosiva que ajuda a proteger sua estrutura contra arranhões.

Sua superfície de projeção é fabricada com material importado do tipo Matte-White (branco fosco) para maior nitidez da imagem. Em termos de projeção, esse modelo manual funciona praticamente da mesma forma que os modelos elétricos, a única diferença é que, para levantar e abaixar o projetor, se utiliza um anel localizado na parte inferior da tela.

Guia de Compras: Tudo que você precisa saber sobre a tela de projeção

Em todo o mundo, cada vez mais pessoas têm substituído a TV por uma tela de projeção. E com razão! Além das muitas vantagens dessa troca, a diferença de preço é assustadora. Como se trata de um fenômeno bem recente, criamos esse Guia para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o produto.

Imagem de homem palestrando com tela de projeção ao fundo.

Uma tela branca comum não oferece as mesmas vantagens de uma tela de projeção. (Fonte: Dean Drobot: 52192990 / 123rf.com)

O que exatamente é uma tela de projeção?

A tela de projeção é uma superfície lisa, normalmente feita de tecido ou derivados, que serve para refletir uma imagem ou vídeo. Para isso, é necessário um projetor que transmita esse conteúdo.

A tela de projeção pode ser fixada na parede ou no teto (instalação permanente como nos cinemas) ou pode ser removível, desmontável e portátil.

Geralmente, a projeção das telas é frontal (exceto nos modelos que permitem projeção traseira). Normalmente, a tela de projeção é fabricada com um material branco fosco, para evitar a distorção de cores do conteúdo exibido. Embora a maioria tenha superfície plana, algumas são curvas e mais adequadas à ótica dos projetores.

Dá no mesmo usar uma parede branca ou uma tela de projeção?

De jeito nenhum. Nenhuma parede é capaz de oferecer a mesma qualidade de imagem de uma tela de projeção. Isso é fato. Embora as paredes brancas sejam claras e lisas, não atendem bem ao propósito do projetor. Da mesma forma, nem os lençóis brancos feitos da melhor seda dariam conta do recado.

A tela de projeção é feita de materiais que impedem que a luz as atravesse, evitando reflexos e perda de nitidez na imagem projetada. Você pode até usar uma parede branca se não tiver outra alternativa, mas a perda na qualidade é enorme.

Tom BurchDiretor de Operações na Projection Artworks

“As pessoas estão fascinadas com os efeitos da tecnologia de projeção. Nosso trabalho é oferecer inovação, qualidade e recursos capazes de criar experiências ainda melhores em um mercado tão saturado.”

O que devemos priorizar na hora de comprar uma tela de projeção?

Analisando rapidamente, é fácil achar que todas as telas de projeção são iguais. Embora seja verdade que a maioria delas é branca, cada produto tem seus próprios aspectos. Especificamente, os tecidos diferem em ganho, brilho e transparência acústica. Falaremos mais sobre isso na tabela a seguir:

Aspecto do tecido No que consiste
Ganho É o valor que define o desempenho da tela

Quanto menos ganho, maior o ângulo de visão, deixando de importar onde estamos no cômodo

Quanto mais ganho, mais o brilho se concentra no centro da tela, deixando a visualização melhor para quem está de frente

Brilho É medido em LUX e nos dá a relação de contrate da imagem projetada

Quanto mais contraste entre a tela e o fundo atrás dela, maior a qualidade da imagem

 Transparência acústica Refere-se à capacidade do som de atravessar a tela

Muitos tecidos vêm micro-perfurados para que a transparência seja maior, o que melhora a qualidade do som

Quais são as implicações do formato da tela de projeção?

O formato de uma tela de projeção, também conhecido como razão, é a relação entre sua largura e altura. Precisamente, esse cálculo é feito dividindo a largura pela altura e é expresso como x:y. Por exemplo, formato 1:1 forma um quadrado perfeito, como o das TVs de tubo. Hoje, o padrão de equipamentos de alta definição é 16:9 (widescreen).

Como a tela de projeção geralmente imita as telas de cinema, é recomendável que também tenha uma proporção de 16:9. Este é o formato ideal para curtir um bom filme em casa: é mais retangular (priorizando o horizontal), gerando mais dinamismo e imitando a forma como enxergamos.

Com base na instalação, quantos tipos de tela de projeção existem?

A tela de projeção é simples e prática de instalar. Porém, nem todos os sistemas são iguais. A melhor forma de escolher sua tela é pensando no uso que pretende dar a ela. A tabela abaixo compara três tipos de telas e suas principais características:

Tipo de tela de projeção Como funciona
Tela fixa Fica presa à parede o tempo todo

Logicamente, o projetor também deve estar sempre no mesmo lugar

Geralmente, pode ser enrolada

Tela manual Pode ser enrolada, dobrada e guardada em um estojo

Geralmente, vem com um tripé de suporte

O projetor também deve ser portátil

Tela elétrica É um subtipo da tela fixa, mas possui motor elétrico integrado e controle remoto para ser abaixada e levantada

Essa versão é usada em cinemas e também em ambientes de trabalho como salas de reunião

Tela de projeção plana ou curva? Qual a melhor?

Embora sejam bastante distintas em termos estéticos, não há muitas diferenças entre as telas curvas e planas. A primeira, que chegou ao mercado mais recentemente, evita a distorção da imagem capturada pelo projetor, já que cada ponto da tela está equidistante do projetor.

Os entusiastas da tela curva argumentam que ela gera uma experiência mais imersiva, já que todos os pontos da tela estão na mesma distância dos olhos do telespectador. Outras pessoas, por sua vez, dizem que a curvatura da tela cria uma percepção estranha, como um efeito 3D imperfeito.

Imagem de sala de eventos com mesas e telas de projeção.

Para evitar perda de qualidade, não deixe de ajustar perfeitamente sua tela de projeção. (Fonte: ANdreas Schindl: 27146999 / 123rf.com)

Quão esticada a tela de projeção deve ficar?

Quanto mais esticada, melhor. Especialmente se ela tiver instalação fixa. A tensão da tela oferece muitas vantagens, sendo a mais importante delas permitir que a imagem fique perfeitamente ajustada, o que resulta em melhor qualidade. Isso é especialmente importante se o seu projetor for portátil.

O tamanho da tela de projeção é muito importante?

É possível que essa seja a primeira pergunta a passar pela sua cabeça. Como explicamos anteriormente, a proporção é mais importante do que o tamanho. Em geral, um projetor pode gerar uma imagem de até 300 polegadas. Mas isso não significa que as telas devam ter o maior tamanho possível.

Na hora de instalar uma tela de projeção em casa, o ideal é que sua altura não exceda um sexto da distância entre a tela e o local onde vamos nos sentar para assistir. Por exemplo, se vamos nos sentar a dois metros e meio da tela, é melhor que ela não tenha mais de 100 polegadas.

Assistindo filme ao ar livre.

O tamanho e o tipo dependem do uso que se pretende dar à tela de projeção. (Fonte: Vera Petrunina: 84937056 / 123rf.com)

A tela de projeção serve apenas para uso doméstico?

Claro que não! Embora sua procura para residências tenha aumentado nos últimos tempos, a tela de projeção também é muito utilizada em salas de aula e ambientes empresariais, principalmente em salas de reunião para apresentações.

Critérios de Compra

Comprar uma tela de projeção é o primeiro passo para revolucionar sua experiência cinematográfica. Suas vantagens e conforto farão você esquecer as TVs comuns.

Embora haja vários modelos, voltados para atender às necessidades de cada usuário, você precisa ter alguns aspectos em mente antes de fazer sua compra. Para isso, fizemos um pequeno resumo nesta sessão.

  • Ganho
  • Brilho e contraste
  • Formato e aspecto
  • Instalação
  • Material

Ganho

Quando falamos na qualidade de imagem da tela de projeção, não podemos deixar de levar em conta o ganho. Quanto menor o ganho, maior o ângulo de visão, o que é ótimo para vários espectadores, que podem assistir a seus programas com qualidade de qualquer ponto da sala. Para residências, o ganho ideal é de 1,0 a 1,8.

JongRyul KimCEO da CJ 4DPLEX

“Queremos que os espectadores tenham uma experiência que vá além da televisão. A tela de projeção é uma nova forma de contar uma história, de expandir uma imagem e ter uma visão panorâmica cinematográfica.”

Brilho e contraste

O brilho e contraste da tela de projeção é essencial para evitar reflexos e outros problemas na visualização de filmes, o que ocorre muito quando se projeta a imagem diretamente na parede. Em condições de iluminação normais, recomendamos um brilho entre 100 e 400 LUX. Em casas, reproduzir a iluminação de 100 LUX é muito simples.

Formato e aspecto

Como explicamos, o formato de projeção e a proporção são bem mais importantes do que o tamanho da tela. O formato widescreen de 16:9 é o mais recomendado, pois é o padrão para resolução HD. Além disso, as bordas pretas na tela ajudam a delimitar a imagem projetada e gerar mais contraste e nitidez.

Instalação

Por mais que a tela de projeção ofereça uma boa experiência audiovisual, sua instalação precisa ser simples, senão deixaremos de usá-la. Por isso, aconselhamos que você leia o manual de instrução e a descrição do produto antes de fazer sua compra para ter certeza de que atende às suas necessidades.

Material

A imagem será projetada no tecido da tela. Portanto, devemos averiguar se esse tecido permite um boa transmissão de luz e som. Em geral, o poliéster natural atende a esses requisitos e bloqueia reflexos. É ainda melhor que o tecido seja micro-perfurado para permitir a passagem de som.

Resumo

A tela de projeção costuma ser fabricada com tecido branco fosco, que permite visualizar imagens ou vídeos num formato parecido com o de cinema. Esse produto está ganhando cada vez mais espaço nas residências (e outros ambientes) em substituição aos televisores, mas necessitam de um projetor para a exibição de conteúdo.

A tela de projeção é criada para impedir que o brilho diminua a qualidade de imagem, como ocorre em qualquer televisão. Ela pode ser fixa, manual e elétrica. Na hora de fazer sua escolha, é preciso pensar no uso que queremos dar ao produto.

A tela de projeção vem em vários tamanhos e formatos. Normalmente, funciona com projeção frontal, embora algumas permitam projeção traseira.

Se você gostou desse Guia, compartilhe com seus parentes e amigos nas redes sociais para que todos possam aprender um pouco mais sobre a tela de projeção. Essas informações podem ajudar muita gente a fazer uma boa compra. Além disso, se quiser, deixe suas dúvidas nos comentários, pois nós responderemos em breve.

(Fonte da imagem destacada: ANdreas Schindl: 27146999 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...