Se você vive em um lugar mais frio, não tem nada mais gostoso do que voltar para casa no inverno e entrar em um ambiente agradável, com os cômodos aquecidos pelo sistema de calefação. Mas é claro que para isso acontecer é necessário que o aquecimento já esteja funcionando a um certo tempo. Um jeito ótimo de desfrutar de uma temperatura gostosa é usando um termostato digital inteligente.

Agora, também existem outros usos para esse tipo de mecanismo, especialmente no Brasil onde a maioria das regiões não faz assim tanto frio. Esses dispositivos permitem programar a temperatura de calefação e os horários em que ela liga e desliga, adaptando o seu funcionamento às suas necessidades. Dessa maneira é possível otimizar o consumo de energia, reduzir gastos e até ajudar a combater as mudanças climáticas. É evidente que nem todos os modelos de termostato digital são iguais ou indicados para todos os lugares.

O mais importante

  • De maneira geral, estes aparelhos são sensores elétricos que controlam as mudanças de temperatura e ligam ou desligam o sistema de aquecimento para ajustar a temperatura ao que você tenha programado.
  • Com um termostato digital você pode alcançar uma economia energética de 10 a 20%, o que vai fazer com que você possa ter uma bela redução na sua conta de luz mensal.
  • Na hora de comprar um termostato digital, a primeira coisa que você precisa verificar é se ele é compatível com o seu sistema de aquecimento. A partir daí, você deve considerar uma série de critérios de compra, como, por exemplo, o uso que você pretende dar a ele. Por fim, você pode checar aspectos como as opções de conectividade, o design e qual é o fabricante do produto.

Ranking: Os melhores modelos de termostato digital do mercado

Nesta seção vamos te mostrar um Ranking que preparamos com os melhores termostatos digitais disponíveis hoje em dia no mercado brasileiro. Essa lista foi elaborada com alguns tipos diferentes, para que você possa conhecer um pouco da variedade deles, e todos oferecem um bom custo benefício.

1º – Termostato Digital Microsol Rst Advanced 230vac

O Microsol RST Advanced é um termostato digital com lógica de controle para aquecimento ou refrigeração. Dispõe de relógio, agenda de eventos para uso racional e econômico da carga controlada, além de proteção ao acesso dos parâmetros de configuração. Contém a função Férias, com a qual economiza-se energia elétrica nos períodos em que o sistema estiver ocioso.

A linha Microsol Advanced se caracteriza pelo design diferenciado para uso em ambientes residenciais, pela facilidade de operação com teclas de acesso facilitado aos principais recursos do controlador e pela utilização do display customizado.

2º – Controlador De Temperatura Digital Automasol TDI

O Controlador de Temperatura AutomaSol TDI é um termostato digital indicado para sistemas de aquecimento solar, especialmente indicado para o uso com piscinas. Este modelo possui controle por diferencial atrelado a um setpoint, acionando uma bomba de circulação de acordo com a diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório.

Possui formato compacto e diversas funções de proteção, além do sistema de fixação por sobrepor que facilita sua instalação. O controlador AutomaSol TDI possui ainda display digital para visualização da temperatura e teclas que permitem o acionamento manual ou automático da bomba.

3º – Termostato Honeywell Rth2300

Esse termostato da Honeywell permite programação customizável para os diferentes dias da semana e do fim de semana, além de programação por horário dentro do programa de dias, tanto para aquecimento quanto resfriamento do ambiente.

Ele tem uma função de lembrete automático de quando você tem que mudar o filtro do seu sistema de calefação e fácil de usar e instalar. O modelo é compatível com diversos sistemas diferentes, mas não se esqueça de checar as especificações técnicas para garantir a compatibilidade com o seu.

4º – Termostato digital TH 777 da Kienzle

Esse termostato é ajustável de 5º a 30º C, para utilização em aquecimento ou resfriamento de ambientes. Ele monitora a temperatura ambiente e aciona um contato elétrico ao chegar na temperatura ajustada.

Este contato pode ser utilizado para acionar um sistema de climatização: para aquecedor, se utilizada a saída de aquecimento ou para ar condicionado/ventilador, quando utilizada a saída de resfriamento – dependendo de como foi configurado na instalação (qual saída foi utilizada na instalação).

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um termostato digital

Na hora de comprar um termostato digital, é fundamental que você tenha em mente uma série de questões importantes. Como verá a seguir, existem diferentes modelos, com diferentes características. Por isso nessa seção vamos responder às principais e mais frequentes perguntas que as pessoas costumam ter sobre esse tipo de aparelho.

Imagem de mulher verificando termostato.

É fácil de usar um termostato digital. (Fonte: Goodluz: 80050725 / 123rf.com)

O que exatamente é um termostato digital?

Um termostato digital é um tipo de dispositivo de controle eletroeletrônico feito para regular o funcionamento dos circuitos de calefação, através do qual você pode controlar a temperatura e os momentos em que o seu sistema de aquecimento vai estar funcionando ou desligado.

Além disso, esses aparelhos contam com uma tela digital, através da qual os usuários podem visualizar e definir a temperatura.

Quais são as vantagens e desvantagens de um termostato digital?

Um termostato digital é bem mais preciso do que sua versão analógica. Com ele você é capaz de regular a temperatura facilmente, além de poder saber a temperatura exata do ambiente através da tela digital do aparelho.

A maioria dos modelos de termostato digital também permitem que você programe os horários em que o sistema de aquecimento vai ficar funcionando ou não.

Se o modelo dispor de conexão por Wi-Fi, você pode conectá-lo ao seu celular ou tablet e controlar o seu sistema de aquecimento a partir de quase qualquer lugar, o que é uma comodidade e tanto. Isso também permite que você economize energia, o que ajuda a manter a saúde do meio ambiente.

Você pode descobrir as outras vantagens que esse tipo de aparelho pode oferecer na lista a seguir.

Vantagens: O termostato digital é muito mais preciso do que o analógico. Ele permite que se regule a temperatura do lar ou do trabalho a qualquer hora e de forma totalmente automatizada. Como independente de modelos ele sempre tem uma tela, é possível saber a temperatura exata do local na hora que você quiser. Os modelos que dispõem de Wi-Fi podem se conectar a diferentes dispositivos, como telefones celular e tablets, para oferecer ainda mais conforto.

Devido ao fato que com esse aparelho podemos controlar a temperatura a qualquer hora, ele é capaz de nos ajudar a economizar energia e, consequentemente, dinheiro na conta de luz ao final do mês. Além disso, um consumo energético menor também contribui com a luta contra as mudanças climáticas. É muito fácil usar um termostato digital e a maioria dos modelos são compatíveis com vários sistemas de calefação diferentes.

Desvantagens: Esses aparelhos implicam um significativo investimento financeiro inicial, embora com o tempo isso acabe se pagando. É sempre preciso realizar uma pequena instalação.

Vale a pena comprar um termostato digital?

Sem dúvida alguma vale a pena comprar um termostato digital, sim. Embora seja verdade que a sua compra signifique um investimento financeiro, você com certeza vai recuperar esse dinheiro ao longo do tempo através do dinheiro que vai economizar na conta de luz todo final de mês.

Além do fato de que esse tipo de aparelho permite que você desfrute da comodidade que é controlar facilmente a temperatura do seu lar. E a tudo isso ainda se juntam as grandes vantagens ao meio ambiente implicadas em um menor consumo energético.

Fora que se você optar por um termostato inteligente, vai poder controlar a temperatura a partir de um dispositivo móvel, até quando não estiver em casa. E claro que você também poderá usar ele para criar programas de funcionamento para o seu sistema de aquecimento.

Termostato na parede ligado.

Existem modelos de termostato digital no mercado que são opções bem econômicas. (Fonte: Nikkytok: 16803202 / 123rf.com)

Quando é recomendável comprar um termostato digital?

O uso de um termostato digital é recomendável tanto para a casa quanto para o local de trabalho. Eles são especialmente indicados para o lar ou lugares onde o uso de um sistema de calefação seja comum.

Devemos ressaltar que a função de programação por zonas é realmente muito prática tanto para casa quanto para um escritório grande.

Que tipos de termostato digital existem?

Na hora de classificar os diferentes tipos de termostato digital, podemos distingui-los uns dos outros de diversas formas. De um ponto de vista temos termostatos que se conectam por cabos e aqueles que são sem fio.

Agora, olhando por outro ângulo temos modelos de termostato digital que são programáveis e modelos inteligentes. No quadro a seguir vamos explicar para você as principais diferenças entre esses tipos.

Termostato digital programável Termostato digital inteligente
Vantagens Tem um preço muito mais convidativo

É extremamente fácil de usar

Pode ser conectado à telefones celulares, tablets ou alto falantes inteligentes

Permitem uma maior automação

Podem ser controlados de qualquer lugar

Desvantagens Suas funções são mais limitadas

Não podem ser controlados a partir do celular

Seu preço é sempre maior

Podem acabar sendo complicados de usar, para algumas pessoas

Como funciona um termostato digital?

Levando em conta que existem diferentes modelos de termostato digital, o seu funcionamento pode variar de um para o outro. No entanto, de maneira geral, esse é um tipo de dispositivo baseado em sensores elétricos que controlam as mudanças de temperatura.

Dependendo dessas mudanças e das temperaturas que tenham sido programadas, o termostato liga ou desliga o sistema de aquecimento.

Onde é mais conveniente instalar o termostato digital?

Em primeiro lugar, é conveniente instalar o termostato digital em um local que fique longe da luz do sol, para que ela não afete a leitura da temperatura do dispositivo e, portanto, o seu funcionamento.

Também convém deixá-lo longe de eletrodomésticos que possam ser fontes de frio ou de calor. Por último, pode ser uma boa opção colocar o seu termostato digital em um cômodo que seja bastante utilizado, na parede, em uma altura de 1,50 a 1,80 metros.

Critérios de Compra

Quando chegar a hora de comprar um termostato digital, é fundamental que você leve em conta alguns critérios de compra. Para te ajudar na hora de escolher um modelo, escolhemos os critérios que acreditamos serem os mais importantes. É claro que também é indispensável que você leve em conta as suas necessidades específicas.

  • Sistemas de calefação compatíveis
  • Design
  • Interface de usuário e facilidade de uso
  • Funções
  • Conectividade

Sistemas de calefação compatíveis

Evidentemente, esse é o primeiro critério que você deve ter na hora de comprar um termostato digital. Antes de mais nada é preciso que você cheque se o modelo que está pensando em comprar é compatível com o sistema de calefação que você usa.

O bom é que existem muitos modelos com ampla compatibilidade, tanto com aquecedores à gás quanto com bombas de calor e até com aquecedores de piso.

Imagem de mulher ligando termostato.

Umas das diferentes funções que alguns modelos de termostato digital apresentam é a de programar um sistema de calefação por zonas. (Fonte: Ian Allenden: 49641387 / 123rf.com)

Design

Levando em conta que ele vai ser um elemento que com certeza ficará visível no seu lar ou trabalho, você não pode ignorar o design do seu termostato digital. Em relação a isso, os fabricantes cada vez mais apostam em designs elegantes e funcionais, de modo que eles possam se adaptar aos diferentes tipos de decoração que podem estar presentes no local onde eles vão ser instalados.

Agora, a verdade é que a maioria deles tem um design sóbrio na cor branca. Além disso, outra questão a se considerar é que existem modelos tanto com quanto sem fio. Considere o quão fácil ou difícil é instalar o dispositivo. Alguns foram especialmente desenvolvidos para que você possa colocá-los na parte oca de uma tomada elétrica.

Interface de usuário e facilidade de uso

Todo termostato digital inteligente vem com um aplicativo para que você possa controlá-lo a partir do seu celular ou tablet, ou até a partir de um alto-falante inteligente. Assim, um aspecto a ser considerado com estes apps é a facilidade de usá-los a partir da sua interface, especialmente se pessoas que não estão familiarizadas com esse tipo de tecnologia.

foco

Sabia que o termostato foi criado no ano de 1830? Sua invenção é atribuída ao escocês Andrew Ure, que o criou com a intenção de manter a temperatura em caldeiras à vapor.

Funções

O termostato digital conta com diversas funções adicionais para além do controle da temperatura de calefação. A mais comum dessas funções é aquela que permite programar quando ele deve ligar e desligar automaticamente. Algumas outras são funções de segurança, para garantir que o sistema seja desligado dependendo de alguns gatilhos situacionais.

Uma função realmente interessante é a que permite regular um sistema de aquecimento por zonas. Alguns modelos de termostato oferecem também um histórico de dados completo sobre consumo, temperaturas e horários em que o sistema está sendo utilizado. Eles podem contar até com funções inteligentes a serem programadas para a sua volta de férias ou para se adaptarem aos nossos hábitos diários.

Conectividade

Um termostato digital que conta com conexão via Wi-Fi oferece a possibilidade de conectá-lo ao smartphone e/ou tablet. Assim você pode controlá-lo a distância a partir de qualquer lugar, contanto que esteja conectado à internet, é claro. Alguns modelos permitem também que você os conecte com um alto-falantes inteligente.

Resumo

Um termostato digital é sinônimo de comodidade e economia, tanto energética quanto financeira. E mais, os modelos inteligentes chegam a oferecer funções realmente interessantes com a possibilidade de ajustar a temperatura automaticamente em função da localização ou a opção de controlar o termostato através de alto-falantes inteligentes.

É claro que também existem modelos mais simples e, portanto, mais econômicos. As opções são muitas e variadas, o que faz com que seja importante que você tenha claro para si mesmo quais são suas necessidades e qual é o tipo do seu sistema de aquecimento. A partir daí você pode começar a se perguntar sobre o designas opções de conectividade e as outras funções disponíveis ao modelo que você está pensando em comprar.

Por último, se você acha que esse Guia te ajudou na hora de fazer a sua escolha, deixa aqui pra gente um comentário ou compartilhe o artigo com seus amigos através das redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Nikkytok: 41086181 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...