As impressoras são ferramentas básicas das nossas vidas cotidianas. Não importa se somos estudantes, profissionais ou até mesmo apaixonados pela fotografia, existe algo em comum que nos une: adoramos salvar nossos trabalhos em papel. Entretanto, muitas vezes acabamos esquecendo de pensar no “combustível” que faz tudo isso ganhar vida: a tinta para impressora. O que realmente sabemos sobre elas? Será que elas são tão essenciais assim?

A tinta para impressora é o que realmente move o negócio da impressão, gerando os maiores lucros no mercado. Existem muitos tipos e, logicamente, dos mais variados preços. Você está precisando, mas tem dúvidas de qual comprar? Não se preocupe! Preparamos esse artigo especialmente para trazer todos os detalhes para que você seja capaz de alimentar sua impressora com a melhor tinta.

O mais importante

  • A tinta para impressoras é a responsável por permitir que as imagens e textos sejam impressos no papel.
  • Existem diferentes maneiras de armazenagem das tintas. Nas chamadas impressoras a jato de tinta, estas ficam contidas dentro de cartuchos, que é o objeto que geralmente se encontra para comprar. Comumente, as impressoras contêm um cartucho de tinta preta e um outro onde se mesclam as cores magenta, amarelo e ciano.
  • A tinta para impressora escolhida deve ser a mais adequada, pois caso contrário, isso pode acabar causando danos no equipamento ou afetar na qualidade da impressão.
  • Existem vários tipos de tintas para impressora, de acordo com sua composição química, os objetivos do fabricante e os usos do cliente. As diferenças estão presentes até mesmo nos próprios cartuchos (por exemplo, se ele é original de fábrica ou não).

Ranking: As melhores opções de tinta para impressora no mercado

Felizmente, os preços das impressoras reduziram bastante nos últimos anos. Mas os cartuchos não tanto. E é a tinta para impressora que realmente move o mercado da impressão. Sendo assim, como podemos então escolher os melhores produtos do mercado? Preparamos essa seleção exatamente para lhe ajudar com essa questão. Então, siga lendo para entender melhor tudo sobre o tema.

1º – HP 662

A HP é reconhecida no mercado como uma das marcas que fabricam tintas originais com o melhor custo-benefício. Nesse kit, a empresa disponibiliza um cartucho com tinta preta e um outro com as coloridas, prometendo um rendimento de até 120 páginas.

Compatível com vários de seus modelos de impressora mais vendidos, como a HP Deskjet Ink Advantage 2136 e HP DeskJet Ink Advantage 5276, ela é ideal para a impressão de fotos e garante durabilidade de até 50 anos das imagens.

2º – Canon CL-146

Uma das marcas que mais cresceram no mercado de impressão das últimas décadas, a Canon oferece seu cartucho geralmente de forma individual e levemente mais caro que outras concorrentes.

Apesar do preço alto, seu cartucho contém mais tinta e conta originalmente com 9ml, garantindo um rendimento de em média 180 páginas no colorido. Esse cartucho é compatível com os principais modelos da marca.

3º – Epson 296

Na briga pela ponta do mercado, a Epson disponibiliza um kit completo contendo os 4 cartuchos originais: preto, magenta, ciano e amarelo. Utilizando-se de tinta pigmentada, a marca promete uma maior nitidez em suas impressões.

Pronto para serem utilizados nos modelos Xp-231 e Xp-431, cada cartucho contém 4ml de tinta com a tecnologia Durabrite e garante ser a prova d’água e dificilmente desbotável.

4º – HP 662 XL

A HP vem investindo fortemente em seus modelos de cartuchos XL. Anunciando um rendimento de 3 vezes superior aos cartuchos comuns, essa tinta rende até 480 páginas.

Ela é ideal para impressões diárias caseiras e indicada até mesmo para pequenas empresas. Compatíveis com várias impressoras HP da linha Deskjet Ink Advantage, seus cartuchos originais são fabricados com pelo menos 50% de produtuos reciclados.

5º – Brother LC-109BK

Ainda desconhecida no mercado brasileiro, a Brother já possui fama internacional. Para conquistar clientes nacionais, a marca aposta em suas tintas de alto rendimento que imprimem em média incríveis 2.400 páginas.

Se o preço é mais caro que a concorrência, a relação custo-benefício é bem melhor. Porém, logicamente, ela só são compatíveis com os modelos de impressoras Brother, ainda difíceis de serem achadas no mercado. Vale ficar atento!

Guia de compras: O que você deve saber sobre tintas para impressoras

Ficar sem cartucho de tinta para impressora é o mesmo que a bateria de nossos celulares acabar. Ou seja, nos impede de seguir trabalhando!

Entretanto, quando chega a hora de comprar cartuchos novos, nem sempre sabemos quais aspectos devemos considerar. Abaixo, listamos as perguntas mais recorrentes sobre tinta para impressora que aparecem na mente de qualquer consumidor. Questões que serão essenciais antes de sua próxima compra.

Imagem de homem trocando tinta de impressora.

É fundamental que você leve em conta o modelo de sua impressora antes de comprar o cartucho de tinta. (Fonte: Auremar: 71652291 / 123rf.com)

O que realmente é a tinta para impressora?

A tinta que se usa nos cartuchos de impressoras jato de tinta é um líquido que contém vários pigmentos ou colorantes e cujo objetivo é colorir uma superfície de papel. Os cartuchos são os armazenadores substituíveis que se instalam dentro da impressora para injetar a tinta nas impressões.

Quais tipos de tinta para impressora existem?

Nas impressoras de jato de tinta, geralmente encontramos os mais diversos tipos de tinta, sobretudo quando falamos a respeito da composição química. Lembre-se que as cores mais comuns são ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). A tabela a seguir mostra as características dos principais tipos de tinta.

Tipo de tinta Vantagens e desvantagens
Tinta pigmentada Vantajosa quando se imprime em papel porque o pigmento permanece em sua superfície.

Assim é preciso menos tinta para gerar a mesma intensidade de cor que outras conseguem.

Tinta à base de corante Geralmente, ela é muito mais forte do que a pigmentada e pode produzir mais coloração.

Por causa da dissolução dos corantes na fase líquida, existe uma maior tendência de ser absorvida pelo papel.

É uma tinta menos eficiente.

Tinta UV Diferentemente das anteriores, esta dificilmente borrará a página. Devido a sua secagem rápida, o tempo de impressão acaba sendo reduzido.

Sua desvantagem é ser cara e requerer de uma equipe treinada para ser operada.

Tinta Dye Um tipo de tinta de baixo custo que se utiliza comumente nas impressoras monocromáticas padrão “branco e preto”.

Não é resistente à água e requer um maior tempo para secar.

Como instalar e substituir os cartuchos de tinta para impressoras?

Os cartuchos armazenam a tinta dentro da impressora, mais precisamente no cabeçote de impressão, para injetá-la sobre o papel. Embora a maneira de colocá-los ou  substituí-los possa variar de acordo com os modelos, geralmente seguem-se passos similares, e é possível resumi-los da seguinte forma:

  • Ligue a impressora.
  • Segure nas alças ou laterais da impressora e levante a porta de acesso dos cartuchos de tinta até que fique ajustada.
  • Assegure-se de que o carro de impressão está inativo e em silêncio antes de continuar.
  • Levante a tampa do slot onde o cartucho está inserido.
  • Se deseja substituí-lo, remova o cartucho instalado para cima.
  • Para instalar novos cartuchos, primeiro retire a fita plástica protetora.
  • Insira os novos cartuchos de tinta com os injetores voltados para a impressora.
  • Feche a tampa do slot para firmar o cartucho no lugar.
  • Repita os passos para os outros cartuchos caso seja necessário.
  • Feche a porta de acesso aos cartuchos de tinta.

Qual a diferença entre os cartuchos de tinta para impressora e o toner?

Em poucas palavras, os cartuchos de tinta são utilizados em impressoras de jato de tinta e o toner é utilizado em impressoras a laser. A principal diferença é o material: a tinta é um líquido e o toner é um pó. Usualmente, o toner é melhor e muito utilizado para imprimir documentos em larga escala e a tinta é mais recomendável para fotos que necessitam de uma melhor definição.

A tabela a seguir exemplifica mais diferenças:

Velocidade Qualidade Capacidade Preço Público-alvo
Tinta Menos precisa e mais lenta que a impressão a laser. Imprime com alta qualidade e definição de cor. Suporta distintas quantidades de papel, de acordo com cada marca. O cartucho de tinta geralmente é mais barato que o toner, mas precisa ser substituído com mais frequência. O cartucho de tinta é melhor aproveitado a nível doméstico ou ambiente familiar.
Toner Normalmente é mais rápido. Imprime com grande qualidade, apesar de não ser tão indicado para fotos. É capaz de realizar trabalhos de impressão de grande tamanho. É mais caro, mas também rende mais tempo. As impressoras a laser com toner são ideais para as pequenas, médias e grandes empresas.

Quanto tempo duram os cartuchos de tinta para impressora?

Como já explicamos anteriormente, tudo depende das marcas e dos modelos. É difícil determinar um tempo exato de rendimento porque a quantidade de tinta injetada varia de acordo com cada página impressa. Mesmo assim, apesar de não haver respostas definitivas, é possível levar alguns fatores em consideração:

  • Tamanho do cartucho
  • Tipo do cartucho (compatível ou original)
  • Cuidados realizados

O que são os cartuchos de tinta recarregáveis para impressoras?

Também chamados de remanufaturados, são cartuchos que já foram utilizados anteriormente. Então, os fabricantes os revisam, os limpam, os recarregam com tinta e até mesmo, se necessário, trocam alguma peça danificada. Usar este tipo de cartucho pode ter suas vantagens e desvantagens, como mostra a tabela a seguir.

Vantagens
  • São mais baratos que os cartuchos novos ou originais.
  • Contribuem para o meio ambiente, já que são reaproveitados.
  • É uma boa forma de controlar o consumo de tinta, pois só usa-se realmente o necessário.
Desvantagens
  • A qualidade da tinta pode variar de um fabricante para o outro conforme os métodos utilizados para a perfuração e enchimento.
  • Podem não ser compatíveis com o modelo de impressora que possuímos.

Quanto tempo duram os cartuchos de tinta lacrados?

Idealmente, quanto mais fresco estiver o cartucho de tinta, melhor, já que a exposição ao ar e ao calor pode resultar no endurecimento da tinta. Porém, é difícil generalizar sobre tantas marcas e fabricantes que existem no mercado. Assim, em média, a vida útil do cartucho de tinta varia entre 2 e 5 anos. Para os cartuchos recarregáveis a média é de 1 ano.

Para um melhor cuidado e conservação dos cartuchos de tinta, é recomendável conservá-los com o cabeçote virado para baixo, mantendo-os longe da luz e calor em excesso e tomando cuidado para não retirá-los à força da impressora.

foco

Você sabia que antigamente as impressoras eram fabricadas para suportarem apenas um tipo de tinta?

Hoje em dia, por sorte, os fabricantes foram capazes de desenvolver máquinas que trabalham com os mais variados tipos.

Critérios de compras

As impressoras a jato de tinta são capazes, cada vez mais, de suprir as necessidades cotidianas. Mas, sabemos que um bom equipamento não será capaz de fazer o melhor caso não seja acompanhado da tinta adequada.

Entretanto, se você ainda possui dúvidas da melhor escolha de tinta para impressora, preste atenção nos seguintes critérios, pois eles te ajudarão a não esquecer do essencial na hora da compra.

  • Compatibilidade da tinta
  • Pacotes com mais unidades
  • Sustentabilidade
  • Medidas de segurança
  • Rendimento por páginas

Compatibilidade da tinta

O primeiro e mais fundamental ponto que se deve ter em mente antes de comprar um cartucho é a compatibilidade com seu modelo de impressora. Não só porque simplesmente o cartucho não irá funcionar, mas também porque existem cartuchos incompatíveis capazes de causar danos irreversíveis na cabeça de impressão.

Alberto PérezDiretores e Empresas

“O cartucho acaba sendo o elemento mais complexo e sensível de uma impressora. Podemos entender este acessório como se fosse o motor de um carro. Dessa forma, cada vez que se troca essa peça é como se estivéssemos trocando o motor do carro”.

Pacotes com mais unidades

Se vamos imprimir com frequência, o ideal é não precisar sair para comprar cartuchos de tinta para impressora toda vez. No mercado existem muitas opções de pacotes que contêm vários cartuchos (preto e colorido) para serem guardados para reposição.

Mas, cuidado, é preciso estocá-los adequadamente para que não se estraguem.

Sustentabilidade

Existem muitas opções de cartuchos de tinta para impressoras que são recicláveis, os quais os próprios fabricantes oferecem a retirada dos cartuchos usados para aproveitar sua peças.

Outra opção muito interessante a ser considerada são os cartuchos recarregáveis, aqueles que se pode encher novamente de tinta sempre que for preciso. Dessas forma, contribuímos para a sustentabilidade do planeta e também asseguramos um rendimento eficiente para as impressões.

Medidas de segurança

Um aspecto essencial para o funcionamento dos cartuchos de tinta para impressoras é que tenham as medidas de segurança adequadas. Geralmente, essas medidas se constituem de tiras de plástico que evitam derramamentos de tinta.

Portanto, garanta que os cartuchos que for comprar sejam originais ou de um fabricante confiável, evitando danificar seu equipamento.

Imagem de tanques de tinta de impressora.

As cores mais típicas nos cartuchos são ciano, magenta, amarelo e preto. (Fonte: Vitaliy Kytayko: 13984827 / 123rf.com)

Rendimento por páginas

Há muitos tipos de cartuchos de tinta para impressoras que incluem, em sua descrição, o número de páginas que podem gerar. Apesar de, como explicamos, este indicador não ser exato, normalmente é bastante certeiro. Com isso em mente, é recomendável adquirir cartuchos de tinta que rendam pelo menos 300 páginas impressas.

Resumo

A tinta é o principal insumo das impressoras jato de tinta. Encontra-se contida em recipientes chamados cartuchos e sua instalação e uso são muito sensíveis. Os cartuchos de tinta podem ser de vários tipos, são diferentes do toner das impressoras a laser e requerem atenção e cuidado em sua manutenção.

Hoje em dia, a tinta para impressora é o melhor para se obter altos padrões de qualidade nas impressões, sobretudo quando se trata de definição fotográfica.

Os cartuchos de tinta são ideais para o ambiente familiar e para quem deseja utilizar a impressora em casa. Os cartuchos recarregáveis representam uma opção saudável, econômica e eficiente de impressão.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas sejam capazes de entender todos os detalhes sobre tinta para impressoras.

Se desejar, comente conosco suas experiências ou dúvidas e teremos um grande prazer em responder.

(Fonte da imagem principal: Sasidis Sasisakulporn: 37666560 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...