Existem cada vez mais dispositivos para reproduzir áudio, mas quando o assunto é ouvir música no carro, não há melhor opção que um transmissor FM veicular. Esses aparelhos permitem melhorar o potencial do sistema sonoro do automóvel, para que você sempre possa contar com o som que você mais curte ouvir.

A ampla concorrência entre as numerosas marcas do mercado aumenta cada vez mais o leque de possibilidades que oferecem esses dispositivos. Já é possível se esquecer dos rádios com interferência. Este artigo trata dos produtos mais sofisticados, com mais complementos e que melhor se ajustam às suas necessidades e gostos.

O mais importante

  • Pense, em primeiro lugar, em suas necessidades e em como este dispositivo pode ser adaptar a elas. Garanta que o transmissor FM veicular seja compatível com os gadgets que você quer conectar a seu carro.
  • Não pense apenas no preço. Os transmissores FM veiculares são dispositivos muito evoluídos em um mercado de grande competitividade, portanto, por uma pequena diferença, poderá contar com dispositivos de distintas capacidades, algumas delas serão chave. O preço pode estar relacionado ao tamanho, seu monitor e seus complementos.
  • Concentre-se nos diferenciais. Soluções simples, com o dispositivo CVC, podem fazer a diferença na hora de fazer ligações mais nítidas e sem interferências. O mesmo ocorre com o sistema de bluetooth, é importante que você garanta uma conexão rápida e eficiente.

Ranking: Os melhores modelos de transmissor FM veicular do mercado

Quando se trata de dispositivos tecnológicos, são muitas as especificidades que o mercado exibe. Com isso pode ficar complicado decidir por uma ou outra opção. Mas, para avaliar todos os parâmetros e escolher os mais convenientes para você, confira a seguir um Ranking com as melhores ofertas.

1º – Transmissor FM veicular Baseus

A Amazon do Brasil te dá a oportunidade de contar com um transmissor FM veicular importado comprando o produto diretamente em um site nacional. Este aparelho promete sinal mais estável, experiência de som aprimorada e microfone embutido com tecnologia de cancelamento de eco e supressão de ruído (CVC).

Este modelo da Baseus suporta formatos MP3, WMA, FLAC e WAV, conta com duas portas USB para rápido carregamento e trabalha com tecnologia bluetooth 4.2.

2º – Transmissor FM veicular Carg7

Com o Carg7 é possível transmitir músicas por FM e bluetooth. Você conecta seu celular via bluetooth e coloca ele em uma frequência de rádio que não esteja ocupada. Depois é só colocar o rádio na mesma frequência e usar seu player de música favorito (Apple Music, Play Music, Deezer, Spotify, etc).

Ele ainda possui uma saída USB para carregar seu celular enquanto ouve suas músicas favoritas. Também tem entrada auxiliar, caso esteja com algum aparelho que não tenha bluetooth (cabo p2/p2 incluso). E, claro, não poderia faltar, tem entrada para micro SD.

3º – Transmissor FM veicular PlayShop

Com design compacto e elegante, este aparelho possui microfone para você atender suas ligações sem precisar do celular, possui entrada USB 2.0 para pendrives e carregamento de aparelhos eletrônicos, slot de cartão de memoria SD e bluetooth para você ouvir suas músicas da melhor maneira.

Para ligar o transmissor basta você conectá-lo ao cinzeiro do seu carro e navegar pelas estações de rádios ou pastas com músicas, acompanhado todas as informações através da tela LCD do aparelho. Ele inclui também um controle remoto para uma operação mais conveniente.

4º – Transmissor FM veicular + Fone de ouvido bluetooth

Ouça suas músicas favoritas no som do seu carro e ainda faça chamadas hands-free enquanto estiver na estrada. Este aparelho trabalha com bluetooth 4.0 para transmissão de dados sem atrasos e também reproduz áudio através de USB ou SD.

Basta abrir a biblioteca de músicas do seu celular, selecionar sua música favorita, pressionar play e pronto. Poderá sempre ouvir as suas faixas favoritas enquanto viaja. Com um alcance de 10 metros, ele permite que qualquer pessoa no carro controle a lista de reprodução através de seu smartphone. Suporta cartões SD e entradas USB.

5º – Transmissor FM veicular com controle Knup

Esse modelo da Knup traz conveniência ao usuário por permitir ativar suas funções através de um controle remoto.

Ele tem design de eixo giratório, facilitando seu uso, grava frequências e músicas automaticamente e evita falhas de energia. Suas conexões contam com leitor diretamente do USB e do cartão SD/MMC/TF.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um transmissor FM veicular

Como você pôde comprovar na classificação, a diversidade de opções pode satisfazer perfeitamente suas necessidades, mas também pode complicar a escolha do melhor dispositivo. É normal que você tenha dúvidas. A seguir, as mais frequentes delas serão respondidas.

Imagem de mulher mexendo no rádio dentro de carro.

O transmissor FM veicular te permite escutar música ou fazer ligações. (Fonte: Dan Grytsku: 107767091 / 123rf.com)

O que é um transmissor FM veicular?

Um transmissor FM veicular é um dispositivo tecnológico muito fácil de mexer. Serve para ser utilizado nas caixas de som do carro assim como seu celular ou pendrive. Você pode ouvir música ou fazer ligações com ele. Ele é especialmente útil para carros mais antigos, sem esse tipo de opção tão moderna.

Antes de tudo, é importante que, enquanto você dirige, mantenha sua concentração no volante. Mas isso não impede que você possa curtir a música que mais gosta. Assim, seu transmissor FM veicular será ideal se minimizar suas distrações, conseguir melhorar a usabilidade e as possibilidades sonoras do seu carro. Apenas é necessária uma antena FM para conectá-lo.

Veja na tabela a seguir os motivos fundamentais para sua decisão de compra:

Por que comprar? Preste atenção a
Aproveita as funcionalidades dos diferentes dispositivos tecnológicos, sobretudo música e ligações, no sistema sonoro do carro

Aumenta a atenção no volante graças à sua usabilidade

Agrupa em um só aparelho as funções de chamada e reprodução de música para carros de certa idade que não contem com essas funções

São dispositivos leves e ergonômicos, fáceis de transportar e adaptáveis ao design de diferentes carros

É um produto consolidado, com a maioria das opções oferecendo uma excelente relação custo-benefício

Podem gerar interferências nas chamadas

Você deve estar informado sobre sua bateria, caso não se conecte a nenhuma parte elétrica do carro

Quais são os principais usos de um transmissor FM veicular?

Como já dito, o transmissor FM veicular serve para você executar em seu carro uma série de funções próprias de dispositivos externos. Se o seu automóvel conta com um bom sistema de som, você poderá aproveitar bem suas músicas, que serão reproduzidas a partir da internet ou de onde você as baixou. No entanto, essa não é sua única funcionalidade.

Além disso, você também poderá escutar, por exemplo, as indicações do GPS que ligar no carro ou, ainda, o sistema de viva-voz do veículo. Alguns modelos incluem detectores disfuncionais. Dada sua leveza, autonomia e memória de alguns modelos, você pode se concentrar ao máximo no volante.

Imagem de mulheres dentro de carro.

Escolha o transmissor FM veicular que mais se encaixe a suas preferências e necessidades. (Fonte: Langstrup : 62819643 / 123rf.com)

Em que devo me concentrar quando adquirir um transmissor FM veicular?

Se você nunca teve um e esse vai ser seu primeiro transmissor FM veicular, é possível que você se sinta um pouco desorientado na hora de comprar um. Entre diversos modelos existentes e entre todas as características, pode-se destacar o seguinte:

  • Fidelidade do som. Pequenos complementos, como ter um dispositivo CVC, pode evitar sons no fundo da ligação, já que o microfone recebe um som muito melhor e depura a contaminação acústica de fundo. Do mesmo modo, um bluetooth 4.1 melhorará notavelmente a estabilidade de sua conexão, entre o celular e o transmissor FM veicular que escolher.
  • Design. Não pense apenas no transmissor FM veicular que você mais gostar, mas também se seu tamanho adaptará bem a seu carro, se prefere um ou vários botões para usar sem distrações ou se uma tela é necessária; talvez seja melhor diminuir as distrações se você for meio aéreo! O mesmo ocorre com as luzes ambiente. Elas podem te ajudar a usá-lo no escuro, mas também podem te distrair quando não forem necessárias.
  • Carga. Que seu carregador deve se adaptar às conexões do sistema elétrico do seu carro também é um fator a se levar em consideração. Assim, você poderá fazer viagens mais longas sem que seu entretenimento acabe no meio delas.

Quais são os principais modos de conexão de um transmissor FM veicular?

Você deve identificar dois tipos diferentes de conexão. Em primeiro lugar, há a conexão entre o transmissor FM e o sistema de som do veículo. É um sistema simples e compatível com qualquer modelo de automóvel, já que acontece através da antena de rádio dele. Normalmente, nos modelos modernos, fica localizada no parabrisas.

Em segundo lugar, você precisa conferir a conexão entre o transmissor FM veicular e o dispositivo cujas funcionalidades você quer usar. É normal que seja usada uma conexão por bluetooth, mas alguns modelos, por questão de ergonomia, também oferecem portas USB, cartões de memória ou inclusive o cabo AUX.

Dick ClarkEmpresário e apresentador de TV americano

“A música é a trilha sonora da minha vida.”

Como se carrega um transmissor FM veicular?

As baterias desses dispositivos oferecem cada vez mais autonomia que permite utilizá-los durante longas viagens e sem ter que carregá-las. Não importa se você usa o modo viva-voz constantemente, a função de reprodução de música ou ainda se você usa conexão USB ou bluetooth.

De qualquer forma, é importante contar com a possibilidade de carregá-lo na parte elétrica do carro. O isqueiro é o mais comum ainda que a maioria também conte com a opção de carregar por cabos USB. Nesses casos, também podem ser carregados em fontes de alimentação mais tradicionais através de um carregador, como qualquer outro dispositivo móvel.

Que características tem um transmissor FM veicular?

O ideal é que um transmissor FM veicular tenha um autonomia que te permita enfrentar longas viagens no caso de não poder carregá-lo. Contudo, melhor ainda, que ofereça distintas possibilidade de carga dentro do veículo. Da mesma maneira, que tenha um bom receptor de som que não interrompa as ligações com ruídos ao fundo e que também seja a prova de interferências.

Além disso, que seja compatível com diferentes tipos de conexão (USB, bluetooth) e aceite arquivos de vários formatos (WMA, MP3, FLAC, WAV) e uma ampla gama de dispositivos e sistema operacionais. Para uma melhor usabilidade, é conveniente contar com uma tela de dimensões adequadas e nunca é demais que possua uma capacidade de memória própria.

Homem ligando rádio dentro de carro.

O ideal é que seu transmissor FM veicular aceite qualquer tipo de sistema operacional ou de formato de áudio. (Fonte: Langstrup: 101742294 / 123rf.com)

Um transmissor FM veicular é útil para todo tipo de carro?

Como mencionado, é bom se concentrar no que você precisa. Normalmente, um transmissor FM veicular é útil para carros que não ofereçam diferentes opções para escutar música, dispor de GPS ou que não possibilitem a conexão de outros dispositivos como seu smartphone ou pendrive.

Portanto, você pode utilizá-lo em qualquer tipo de carro, mas talvez não te faça falta se você já possui um veículo que te oferece esses recursos, que costumam vir de fábrica nos automóveis mais modernos.

Por outro lado, apenas precisará que seu carro tenha um receptor de sinal FM (normalmente incluso no parabrisas ou em uma antena) e já estará pronto para instalar seu transmissor FM veicular. O manual de instruções indicará claramente como fazer sua instalação.

Critérios de Compra

Esperamos que suas dúvidas sobre os melhores modelos de transmissor FM veicular tenham sido esclarecidas, mas ainda não acabou. Agora que você já conhece a fundo esse acessório tão útil para o carro, como já antecipado no início do artigo, você precisa se concentrar como ele se adapta à sua necessidade e ao seu carro.

  • Tela e tamanho
  • Usabilidade: iluminação externa e botões
  • Autonomia e modo de carga
  • Compatibilidades
  • Qualidade das funções

Tela e tamanho

Esse é um dos diferenciais. Seu tamanho padrão é de 1,4 polegadas. Enquanto os modelos de 1,8 podem ser um impedimento para encontrar espaço no painel ou no porta-luvas de carros pequenos, aqueles que não contam com uma tela não te permitirão ver as informações.

Sem dúvida, é melhor poder ler com clareza que música está tocando ou quem está ligando, mas sem que isso te distraia ou tira o espaço necessário para dirigir!

Amigos passeando com carro conversível vermelho.

O transmissor FM veicular é ergonômico e leve. (Fonte: Dolgachov: 68710005 / 123rf.com)

Usabilidade: iluminação externa e botões

Alguns dos modelos incluem sistema de iluminação periférica que facilita seu uso no escuro. Entretanto é muito importante que você saiba que tipo de distribuição de botões você mais gosta: do tipo joystick multifuncional ou vários botões com função fixa. Pode ser um diferencial para não ter que desviar o olhar da estrada.

Autonomia e modo de carga

Ainda que a maioria desses dispositivos possam ser carregados através do isqueiro do carro, confira se poderá recarregar a bateria quando estiver em viagens longas. Você agradacerá por não ficar sem seus recursos enquanto dirige.

Do mesmo modo, alguns modelos de transmissor FM veicular têm mais autonomia que outros, sendo o máximo em torno de 15 horas.

Compatibilidades

Além das modalidades de conexão com outros dispositivos (bluetooth, USB ou AUX, que são os mais comuns), garanta que seu transmissor FM veicular aceite qualquer tipo de sistema operacional de celulares.

Da mesma maneira, se você for inserir um pendrive ou um cartão de memória, pense em que formatos podem ser lidos pelo transmissor FM veicular (MP3, WAM, FLAC, WAV, entre outros).

Imagem de pessoa ajustando volume de som.

Um fator a se levar em contar é que o carregador se adapte às conexões do sistema elétrico de seu carro. (Fonte: Asawin Klabma: 73815907 / 123rf.com)

Qualidade das funções

Normalmente, a mesma função pode ser executada com qualidade diferencial. Esse é o caso da conexão bluetooth. E, sobretudo, você ouvirá com clareza as ligações: se o dispositivo conta com um sistema CVC, a diferença será notada. Assim, os detalhes do design podem se adequar mais ou menos aos seus gostos. Não os subestime.

Na tabela a seguir, você pode ver uma seleção de todos os prós e contras de cada um dos critérios que foram anteriormente expostos. Eles foram agrupados para que você possa avaliar de acordo com suas necessidades, já que uma tela grande pode ser ideal para alguns usuários e automóveis, mas serem inconvenientes para outros por seu alto consumo de bateria.

Prós Contras
Tela Uma tela grande permite melhor visibilidade Se adapta menos ao espaço do carro e consome mais bateria
Usabilidade Um só botão multifuncional pode ser mais intuitivo Precisará se acostumar a utilizá-lo
Autonomia Uma autonomia prolongada facilita que o transmissor não tenha que estar conectado constantemente É conveniente que você possa conectá-lo ao sistema elétrico de seu carro, mas nem todos permitem isso
Compatibilidades O ideal é que seu transmissor FM veicular aceite qualquer tipo de sistema operacional ou de formato de áudio Quanto maiores suas compatibilidades, mais alto será seu preço
Funções Um bom sistema bluetooth ou microfone podem melhorar a qualidade das ligações Esses pequenos complementos podem encarecer o produto

Resumo

A música pode fazer a diferença para que uma viagem pela estrada se torne agradável ou não. Ou pode ser o motivo para alegrar sua vida mesmo em um congestionamento. Da mesma forma, ser capaz de atender a ligações enquanto dirige pode economizar muito tempo se você passa muitas horas ao volante. E não se esqueça da segurança.

Essa é uma necessidade que foi perfeitamente identificada por várias marcas, que têm investido seus esforços em tecnologia e desenvolvido produtos de alta qualidade a preços bem competitivos. Pense em suas necessidades e encontre o equilíbrio perfeito entre todas as variáveis que oferece cada um dos produtos do mercado.

Que este Guia tenha sido útil e te ajudado em sua escolha. Se gostou, compartilhe com seus amigos e conhecidos.

(Fonte da imagem destacada: Epicstockmedia: 44182157 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...