Se você precisa fazer medições e não quer recorrer à fita métrica ao longo da vida, não hesite e atualize sua caixa de ferramentas com uma trena a laser. Este equipamento não é apenas muito mais preciso e simples de manusear do que as ferramentas de medição tradicionais, como também pode fazer medições com distâncias muito maiores.

Estes dispositivos são muito apreciados em esportes como o golfe, em que as bolas viajam longos metros. Algumas trenas a laser para uso profissional têm a capacidade de medir distâncias superiores a dois quilômetros. Para que você não tenha problemas ao escolher, apresentaremos abaixo uma lista completa das melhores, para que você possa escolher sua trena a laser com mais facilidade.

O mais importante

  • Uma trena a laser é uma ferramenta altamente precisa. Possui diferentes faixas de medição, algumas tão largas que permitem aos astronautas da estação espacial medir a distância que os separa da Terra.
  • As trenas medem a distância que as separa de um objeto específico. Para fazer isso, elas concentram um feixe de laser que enviam para o objeto, aí ele salta e retorna para a lente. O tempo que leva para chegar é o cálculo da distância.
  • Uma trena a laser é altamente valorizada em esportes ao ar livre, como golfe, tiro ao alvo e arco e flecha. Essas ferramentas não apenas medem a distância, mas a velocidade de um objeto. As mais modernas também têm a capacidade de ler área, volume e comprimento direto e indireto, usando o Teorema de Pitágoras.

Ranking: Os melhores modelos de trena a laser do mercado

Uma trena a laser pode ser muito variada e no mercado há inúmeros modelos à venda. Algumas são projetadas para o trabalho profissional e são capazes de medir distâncias superiores a 10 quilômetros. Outras são compactas e perfeitas para trabalho interno. A escolha nem sempre é fácil, por isso preparamos essa lista com as melhores do mercado.

1º – Trena a laser Bosch Profissional GLM 50 C

A trena a laser Bosch GLM Profissional conta com uma margem de erro de +/- 1,5 m. É um das trenas a laser mais precisas que você poderá encontrar no mercado. Com uma capacidade de até 50 m e conectividade Bluetooth 4.0, você armazena todas as medições feitas.

Tem um nível de bolha digital muito fácil de usar com apenas um botão. Também inclui uma função para medir ângulos, muito útil para projetos de construção. Pode ser usada para medir superfícies e fazer medições indiretas de comprimentos e alturas. É à prova d’água e protegida contra poeira, com IP 54.

2º – Trena a laser Stanley 9 m

A Stanley oferece ao mercado a menor trena a laser do mundo, facilitando a vida de arquitetos, engenheiros civis, projetistas, instaladores de planejados (móveis, vidros ou ambientes), pedreiros, marceneiros, carpinteiros ou quaisquer profissionais que necessitem tirar medidas de forma rápida e precisa.

É compacta, possui lateral emborrachada para maior conforto, bateria de Íon-Lítio recarregável via cabo USB, acesso a todas as funções em um único botão. É muito fácil de usar e os consumidores se dizem satisfeitos com esse produto de excelente custo-benefício.

3º – Trena a laser 40 m, Best Tecnologie

A trena a laser da Best Tecnologie faz medições precisas de forma rápida e fácil. Conta com display LCD para medição, fácil operação de adição e subtração, pode calcular metros, polegadas e pés e chega a uma distância máxima de 40 m. Faz ainda medição indireta por Teorema de Pitágoras e cálculo automático de área e volume.

Os consumidores se dizem satisfeitos com essa trena a laser que conta com um ótimo custo-benefício.

4º – Trena a laser GLM 40

Mais um produto da Bosch, este conta com uma faixa de medição 0,15 – 40, possui mostrador iluminado, com três linhas, que maximiza a legibilidade, carcaça robusta, à prova de impactos, com classe de proteção IP54 (proteção contra respingos e poeira).

Única na categoria que contém memória de 10 medições. Faz medição contínua, cálculo de área, cálculo de volume, Pitágoras simples, adição e subtração. Conta com uma precisão de medição de mais ou menos 1,5 mm. Os consumidores elogiam o produto.

5º – Trena a laser ultrassônica 18 m, Xtrad

Essa trena a laser transmite ondas ultrassônicas até o ponto em que você quer medir. Depois, ela mede o tempo levado pelas ondas para refletir e, então, calcula e a distância. Possui LCD com luz de fundo, mede a distância de cerca de 0,5 a 18 metros, calcula área e volume, faz adição e subtração.

A precisão de medição desse produto é de 99,5%, erro na faixa de 1 a 2 cm, dependendo do alvo e objetos que estejam no mesmo ambiente que podem interferir no eco do ultrassom usado para fazer a medida. Conta ainda com 3 memórias para registros de medições de área e volume e, também, desliga automaticamente após 30 segundos sem uso.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma trena a laser

Uma trena a laser é um equipamento altamente preciso, ideal para substituir sua fita métrica, mas também para outros projetos maiores. Essas ferramentas são usadas em esportes ao ar livre como o golfe e são muito apreciadas pelos entusiastas da caça. Para ajudá-lo a escolher a melhor do mercado, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre elas.

Homem segurando trena a laser.

Uma poderosa trena a laser pode medir até 20 km, quando montada em um tripé com um suporte angular. (Fonte: Stylephotographs: 124333700 / 123rf.com)

O que é uma trena a laser?

Uma trena a laser é um dispositivo de medição que utiliza um feixe de laser para determinar a distância desde sua posição até um ponto específico, geralmente determinado por um objeto. O tipo mais comum de trena a laser funciona pelo princípio de “tempo de voo”, que envia um estreito feixe de laser em direção ao alvo.

Devido à alta velocidade da luz, esta técnica não é adequada para medições submilimétricas de alta precisão, onde a triangulação e outras técnicas são frequentemente utilizadas. Uma poderosa trena a laser pode medir até 20 km, quando montada em um tripé com um suporte angular.

foco

Uma trena a laser pode medir altura e “azimute” (um tipo de ângulo).

O que é azimute e qual sua relação com a trena a laser?

O azimute é o ângulo formado entre a direção de referência e uma linha entre o observador e um ponto de interesse no mesmo plano da direção. Refere-se a um ângulo de orientação na superfície de uma esfera real ou virtual. O significado preciso do termo tem particularidades, de acordo com a disciplina em que é usado.

Na astronomia, o azimute é o ângulo ou comprimento do arco medido no horizonte celeste, que forma o ponto cardeal setentrional e a projeção vertical da estrela no horizonte em latitude. Também é usado em náutica, onde pode ser magnético ou bússola. E finalmente, também é usado em cartografia, onde é medido a partir do ponto cardeal Norte.

Qual é o alcance de uma trena a laser?

Mesmo que o feixe seja estreito, ele se espalha por uma longa distância devido à divergência do feixe de laser. Os modelos compactos, projetados para medições internas e similares aos medidores de distância a laser, podem alcançar até 50 metros sem problemas. Os modelos de trena a laser para uso ao ar livre têm capacidades muito maiores, de 600 metros a 20 km de distância, desde que não haja obstruções.

Imagem de pessoa utilizando trena a laser.

Elas são mais precisas e simples de manusear do que as ferramentas de medição tradicionais e também podem fazer medições com distâncias muito maiores. (Fonte: Vitaliy Makarov: 75250942 / 123rf.com)

O que é sincronia?

A sincronia é o fenômeno pelo qual a vara de um feixe de laser se espalha. Isso ocorre quando o raio laser atinge uma bolsa de ar que o fragmenta. Também pode acontecer quando os lasers são usados sob a luz do sol, se ela cair diretamente no feixe, que se espalhará causando a perda de sua força.

Quais tecnologias uma trena a laser utiliza?

Uma trena a laser é capaz de realizar medições complicadas e de distâncias muito longas. Ao contrário de outras ferramentas, elas não apenas medem distâncias, mas também podem medir comprimentos, volumes e áreas diretas e indiretas, tudo de uma maneira muito simples. Para isso, elas utilizam algumas das tecnologias que detalharemos abaixo:

  • Tempo de voo: Mede o tempo que leva para um pulso de luz viajar até o alvo e retornar. Conhecendo a velocidade da luz e com uma medição precisa do tempo decorrido, é possível calcular a distância. Vários pulsos são acionados sequencialmente e a resposta média é a mais utilizada. Essa técnica requer circuitos de temporização de sub nanosegundos muito precisos.
  • Mudança de fase de múltiplas frequências: Esta tecnologia é usada para medir a mudança de fase de múltiplas frequências quando refletidas, e então simultaneamente resolve algumas equações para dar uma medida final.
  • Interferometria: Trata-se da técnica mais precisa e útil para medir mudanças de distância em vez de distâncias absolutas.

Qual a utilidade de uma trena a laser?

Uma trena a laser pode ter várias utilidades. Como mencionamos anteriormente, os modelos compactos são usados para bricolagem ou construção. Frequentemente também são usadas para cartografia, modelagem 3D, esportes como golfe e tiro ao lavo, caça e em todos os tipos de processos de produção industrial.

Aqui está uma lista detalhada dos usos mais comuns de uma trena a laser.

  • Militar: Uma trena a laser oferece uma distância exata entre os alvos, além do alcance efetivo da artilharia. Elas também são usadas para delimitar áreas e para o trabalho de engenharia militar. As trenas para uso militar têm alcance de até 25 km. Elas medem o azimute, a inclinação, a altura e o comprimento.
  • Modelagem 3D: Elas são usadas no reconhecimento e modelagem de objetos 3D e em outras áreas relacionadas à visão artificial. Essa tecnologia é um pouco superior, pois geralmente inclui scanners 3D com visão 360°. Possuem algoritmos que mesclam os dados de distância de um único objeto, obtidos de vários ângulos.
  • Engenharia florestal: As trenas a laser especiais são utilizadas nesta tarefa. Possuem filtros antifolhas e trabalham com retrorrefletores. O feixe de laser só é refletido em seu retrorrefletor, portanto a medida exata da distância é garantida. Uma trena a laser com filtro antifolhas é utilizada para inventários florestais.
  • Esportes: Uma trena a laser pode ser muito eficaz para esportes que exijam medições de longa distância muito precisas. São usadas principalmente no golfe, caça e arco e flecha. Muitas dessas ferramentas vêm com recursos avançados, como CAD (compensação de ângulo de distância) e capacidade multi distância.
  • Topografia: Uma trena a laser pode ser usada na construção de estradas e em medições especializadas para projetos também de construção. São muito parecidas com os modelos de engenharia de montanha.
  • Processos de produção industrial: É utilizada para automação de sistemas de gerenciamento de matéria-prima e em processos de produção da indústria siderúrgica.
  • Ferramentas de medição a laser: São usadas em muitas tarefas, como construção, bricolagem e reformas. É uma boa alternativa às fitas métricas, são mais precisas e práticas, pois medem ângulos e áreas. Armazenam as informações e sua tela permite ler facilmente os resultados.

Que tipos de trena a laser existem?

Uma trena a laser é um dispositivo capaz de medir distâncias remotamente. São usadas até mesmo por astronautas da estação espacial internacional, para medir a distância entre a Terra e a órbita. Existem diferentes tipos de trena a laser disponíveis no mercado, elas diferem pelo princípio da operação e em seus usos.

Tipos Princípio de funcionamento Usos
Ótica Calcula a distância do objeto a partir da longitude da base e dos ângulos subtendidos entre o eixo e a linha de base Medição de objetos situados a uma distancia muito longa, por exemplo, no espaço
Mórfica Calcula a distância a partir do uso da trigonometria Utilizadas em sistemas de pontaria, topografia e fotografia
Ultrassônicas Calcula a distância pelo tempo transcorrido e a fase de eco É muito utilizada em câmeras fotográficas (Polaroid)
Laser Mede a distância de forma automática, como a ultrassônica, mas com maior exatidão Utilizada em teodolitos e em ferramentas industriais

Qual a precisão de uma trena a laser?

A precisão do instrumento será determinada pelo tempo de subida ou descida do pulso do laser e pela velocidade do receptor. Uma trena a laser que usa pulsos muito nítidos e possui um detector de luz muito rápido, pode determinar a distância de objeto com uma margem de erro de alguns milímetros, entre 1 e 5 mm.

Como utilizar uma trena a laser?

As trenas a laser são utilizadas para medir distâncias sem que seja necessário ter contato físico com os pontos a serem medidos. Uma trena a laser consegue determinar a extensão entre dois pontos com um nível muito alto de precisão. É um dispositivo é amplamente utilizado no setor industrial, mas também em carpintaria, construção, serralharia e design de interiores.

Abaixo, mostraremos passo a passo como usar uma trena a laser.

  • Colocar em funcionamento: A primeira coisa que você deve fazer é ler as instruções de uso, conhecer os acessórios, instalar as baterias e, então, pressionar o botão de energia.
  • Interface de tela: Cumpre um papel muito importante, pois mostra os resultados das medições, além de fornecer informações sobre o modo como o equipamento está sendo utilizado.
  • Depois de ligar o dispositivo, você pode verificar todos os detalhes e guiá-lo pela interface.
  • Tipos da medição: Use a interface da tela para escolher o tipo de medição que você deseja executar.
  • A maioria dos modelos tem opções para medir comprimentos, áreas e volumes diretos e indiretos.
  • Medições: Coloque a trena a laser na posição e faça as medições. Essas ferramentas incorporam “bolhas de nível” para que você coloque o equipamento em posição correta. Uma vez posicionada, pressione o botão para iniciar a medição e espere os resultados aparecerem na tela.

Critérios de Compra

Ao escolher uma trena a laser, é essencial que você avalie alguns aspectos do produto. A seguir, apresentaremos um guia com os critérios de compra mais importantes. Não se apresse, há muitos modelos de trenas a laser e muitas marcas no mercado. Se você quiser escolher uma trena a laser de qualidade, siga estes critérios:

  • Uso
  • Funções
  • Tamanho e peso
  • Bateria
  • Alcance
  • Distância de medição
  • Tela
  • Design
  • Manuseio
  • Transmissão de dados
  • Memória

Uso

A primeira coisa que você precisa saber é para o que você planeja utilizá-la. Se você pretende utilizar uma trena a laser em ambientes internos, observe o tamanho mínimo necessário e certifique-se de escolher um dispositivo compatível. Uma trena a laser compacta, para uso em bricolagem e construção, costuma ter a capacidade de realizar medições entre 10 e 40 m.

Para uso externo, seja para caça ou para esportes como golfe, escolha equipamentos de maior capacidade. Além disso, para este tipo de uso também deve haver uma opção para realizar leituras de velocidade e, acima de tudo, observar a precisão e a faixa de medição que você precisa.

Funções

Muitos modelos permitem que você trabalhe com diferentes medidas métricas e, com apenas um botão, você pode alternar entre elas. Na Brasil, por exemplo, o sistema métrico é usado, mas você pode precisar executar outros tipos de medições usando o sistema imperial ou qualquer outro. A maioria dos modelos permite que você escolha o sistema desejado.

Elas também executam funções para medir a distância, a área, o volume, a medição contínua, a medição de várias superfícies, estaca, ângulo e velocidade. Quanto mais opções você tiver, melhor. Recomendamos que ela tenha todas as funções necessárias para você poder realizar seu trabalho.

Tamanho e peso

O tamanho e o peso são fatores muito importantes na escolha de uma trena a laser. Se você vai usá-la de forma doméstica ou profissional influenciará na sua escolha. Quanto mais leve e compacta for, melhor. Desta forma, você será capaz de lidar melhor com isso e será muito mais fácil trabalhar com ela, já que você não ficará muito cansativo de manusear o equipamento.

Bateria

Outro fator que você deve levar em conta ao fazer a compra, será a bateria e o modo como ela é carregada. Você deve estar claro que nem todas as baterias têm a mesma autonomia, então você deve comprar um modelo que coloque à sua disposição uma boa bateria, para assim desfrutar de uma grande autonomia, especialmente para uso profissional.

Alcance

Mesmo que o feixe seja estreito, ele tem um grande alcance. Quanto mais concentrado o feixe, maior a distância que ele alcançará. O receptor deve ter uma leitura rápida, porque esse fator também influencia a precisão da medição. Os modelos profissionais têm lentes de alta capacidade, embora geralmente ao ar livre sejam prejudicados devido ao sol.

foco

Os modelos para trabalhos de bricolagem e de interiores, têm um alcance entre 20 e 50 metros. Uma trena a laser para trabalhos profissionais têm alcance superior a 20 quilômetros.

Distância de medição

Um dos indicadores diretos da qualidade de uma trena a laser é seu alcance de medição. Este recurso permite que você saiba qual é a distância máxima que você pode ficar, em relação a um objeto específico, para que a trena a laser possa completar o processo de medição. Não há medida padrão recomendada, pois depende do uso.

O que tem que ficar claro é que existem modelos no mercado com faixas de medição de 5, 10, 50, 100, 150 e 200 metros. Os modelos para esportes e atividades ao ar livre podem ter faixas de medição maiores que 1 km. Como referência, recomendamos que você escolha modelos com as maiores distâncias de medição possível.

Tela

Os modelos para áreas externas não têm tela, o alcance e as medidas aparecem dentro da lente. Esses sistemas podem ser mais complexos e, se você não estiver acostumado com o uso deles, pode levar um tempo para entendê-los. O equipamento compacto possui telas de LCD que mostram todas as medidas com bastante precisão.

Design

Embora não pareça, o design é um fator importante. Ele determinará a portabilidade da trena a laser e influenciará diretamente o tamanho e o peso do equipamento. Os modelos usados em interiores são compactos e cabem no bolso, enquanto os modelos para serem utilizados ao ar livre são mais volumosos e exigem um tripé para que a medição seja feita.

Manuseio

No que se refere ao manuseio, você deve verificar se a trena a laser possui botões de acesso rápido às funções, o que permitirá usá-la mais facilmente. Observe também se as funções são fáceis de serem entendidas. Lembre-se de que esses equipamentos são complexos e exigem algum conhecimento de sua parte. Quanto mais simples for o equipamento, melhor para você num primeiro momento.

Transmissão de dados

A transmissão de dados da trena a laser é o processo pelo qual o dispositivo envia os dados de medição para outro dispositivo. Atualmente, existem muitos modelos que incorporam tecnologias sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth. Os modelos mais básicos ainda precisam que o usuário anote os diferentes dados de medição.

Memória

Em alguns casos, você encontrará modelos que permitem gravar todas as medições realizadas. Isso é muito útil para medir grandes superfícies sem ter que parar para anotar ou ter que medir novamente, se você esquecer algum dado. Esta função é muito valiosa se você planeja usar sua trena a laser para construção.

Resumo

Meça duas vezes, corte apenas uma. A medição é uma das partes mais importantes de qualquer trabalho, por isso é conveniente que você tenha uma ferramenta prática e precisa para realizar essa tarefa para você. Uma trena a laser permite que você meça grandes distâncias sem ter que se mover e é exatamente isso que elas fazem, o que tornará sua vida mais fácil.

São dispositivos complexos que são utilizados para uma ampla variedade de tarefas, desde a topografia até a prática de esportes, como o golfe. Existem muitos fatores que você deve observar, como precisão, intervalo de medição e memória. Agora é a sua vez, siga o nosso Guia de Compras e escolha a melhor trena a laser do mercado.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também saibam qual é a melhor trena a laser do mercado.

(Fonte da imagem destacada: Alexlmx: 92620035 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...