Fabricantes de celulares estão apostando cada vez mais em incluir câmeras de alta qualidade em seus aparelhos, proporcionando fotos com resultados muito semelhantes aos oferecidos por câmeras profissionais. Para melhorar sua experiência fotográfica, você pode ainda adquirir um tripé para celular, evitando imagens tremidas.

Embora possa parecer uma ferramenta simples, com poucas características para decidir entre uma opção ou outra, a verdade é que existem aspectos que, sim, devem ser levados em conta. Neste Guia, ajudaremos você a esclarecer todas as dúvidas que possam surgir ao procurar o modelo mais adequado para usar com seu celular.

O mais importante

  • Normalmente, os diferentes tipos de tripé para celular geralmente têm compatibilidade com quase qualquer aparelho.
  • Muitos deles, até mesmo alguns mais baratos, podem ser controlados remotamente via bluetooth para facilitar suas fotos mais distantes.
  • Você pode escolher os tripés tradicionais, com pernas extensíveis, mais rígidas e que nos permitem regular a altura, ou os do tipo “polvo”, nos quais sua flexibilidade nos permite prendê-los a materiais e áreas mais improváveis.

Ranking: Os melhores tipos de tripé para celular do mercado

Se o que você quer é aproveitar ao máximo o seu dispositivo, tanto para fotografia quanto para vídeo, o ideal é analisar qual tripé para celular mais lhe interessa, com base em seu modelo, conforto, uso e orçamento. No mercado, existem várias opções que podem ser ajustadas às suas necessidades. Vamos conhecer algumas delas.

1º – Tripé para celular flexível

Esse tripé para celular é barato, leve, pequeno e pode ser ajustado a qualquer lugar. Desenvolvido com plástico, borracha e alumínio de alta qualidade, é um dos modelos mais vendidos da Amazon Brasil por conta de seu preço baixo, qualidade e como supre as demandas dos usuários comuns que não precisam de tantos outros recursos.

2º – Mini Tripé e Pau de Selfie Benro Bk10

Interessante opção para quem também quiser um pau de selfie. Você pode usar da forma convencional, como um bastão ou transformá-lo em um tripé. Adapta-se muito bem a smartphone e câmeras GoPro. Tem altura ajustável de até 92 cm. Fechado, sua altura mínima é de 20 cm.

É um dos modelos que contam com controle bluetooth, compatível com iOS (5.0 e superior) e Android (4.2 e acima). Seu alcance é de até 10 metros de distância. Fique atento ao peso do aparelho para fazer um bom uso. O tripé suporta apenas o peso do smartphone.

3º – Tripé para celular Ring light

Este não é um tripé convencional, é um conjunto de equipamentos que fará você montar seu mini estúdio em sua própria casa. O Ring Light foi desenvolvido especialmente para profissionais de maquiagem e blogueiras.

Seu kit conta com iluminador em formato de círculo em volta do suporte da câmera ou celular, item ideal para melhorar a qualidade das fotos e vídeos – e ainda com ajuste de luz de 10% a 100% de iluminação. O tripé é feito em metal articulável e polipropileno.

4º – Mini Tripé Manfrotto

O tripé PIXI, da Manfrotto, tem um belo design e pode ser usado como um tripé de mesa ou um suporte de mão para smartphones, câmeras DSLR ou câmeras compactas. A vantagem, para quem quer trabalhar apenas com câmeras é que seu suporte para celulares é removível.

As curvas na parte externas das pernas do tripé garantem mais conforto ao segurá-lo. Os pés de borracha evitam que o acessório escorregue em superfícies mais lisas e também não risque materiais mais delicados. A altura máxima é de 13 cm.

5º – Tripé Gekko-Pod Flexível

Se você quer gastar pouco, mas procura um modelo de design alternativo pode conferir o tripé Gekko-Pod flexível. Ele é pequeno, prático e muito resistente e se destaca também pela sua universalidade: compatível com celulares e câmeras, substitui o pau de selfie e se agarra a qualquer superfície.

A segurança do seu aparelho também será garantida. O tripé é todo emborrachado. Assim, não há risco de derrapar. Ao comprar esse item, você receberá o suporte flexível para smartphones, um adaptador para celular e um parafuso para ajustar o acessório.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o tripé para celular

O tripé para celular é um acessório útil para tirar fotos de maneira mais eficiente ou, se desejar, gravar vídeos com maior estabilidade. Ele permite que você passe bons momentos com a família ou amigos e, na maioria das situações, são muito fáceis de transportar.

Saberemos um pouco mais sobre eles para que você possa escolher o que melhor atende suas necessidades.

Pessoa segurando tripé para celular.

O tripé polvo, devido às suas características, é o que nos dá maior flexibilidade e leveza. (Fonte: Mayuree Moonhirun: 104871324 / 123rf.com)

O que é um tripé para celular e para que serve?

O tripé para celular é um acessório normalmente dobrável e articulável que tenta facilitar o trabalho da fotografia em todos os níveis. Embora, em suas primeiras impressões, se mostre simples em termos de uso, existem diferentes tipos que permitem várias customizações de acordo com as características.

Alguns deles são mais robustos, com pernas extensíveis que lhe dão uma altura maior. Além disso, em termos de compatibilidade, não servem apenas para smartphones, pois muitos também são adequados mesmo para câmeras fotográficas.

foco

Outros são mais flexíveis e pequenos em tamanho, de modo que são presos a diferentes tipos de superfícies, como galhos, tubos ou corrimões.

Quais as vantagens de comprar um bom tripé para celular?

Agora que conhecemos alguns dos melhores tripés para celular do mercado, podemos ver os pontos fortes que podem te convencer quando você for comprar um. Todos eles ajudarão você a melhorar sua experiência ao tirar fotos. Nós vemos isso na tabela a seguir:

Vantagens
  • Ajudam a estabilizar o celular ao tirar fotos ou vídeos
  • A altura pode ser ajustada
  • Permitem que você escolha rotação e ângulos
  • Muitos modelos contêm um controle remoto bluetooth
  • São fáceis de manusear e transportar
  • São compatíveis com câmeras convencionais
Desvantagens
  • Nem sempre são compatíveis com todos os smartphones
  • Tripés com pernas flexíveis não são extensíveis em altura

Quais tipos de tripé para celular existem?

É verdade que não temos um campo muito extenso em termos de variedade. No entanto, existem algumas diferenças que você precisa saber, uma vez que cada um deles possui características que são importantes ao decidir sobre uma opção ou outra. No final, embora poucas, também afetam a funcionalidade.

As diferenças estão principalmente no tipo de pernas do tripé, mas também há outras variantes. Existem com pernas extensíveis, que geralmente oferecem maior personalização em altura (tradicional). Também há outros com pernas que são flexíveis. Estes últimos são chamados de “polvo” porque permitem uma maior possibilidade de fixação a outros materiais.

Tripé tradicional Tripé polvo
Pernas extensíveis Pernas flexíveis
Altura ajustável Possibilidade de fixar o tripé a galhos, corrimões, etc
Fotos mais profissionais Fotos mais originais e casuais
Grande compatibilidade Preços mais acessíveis
Mais estáveis Mais leves

Qual tripé para celular nos dá maior estabilidade?

O tripé tradicional, devido às suas características, sua abertura nas pernas e sua rigidez, é o que nos dá maior estabilidade ao tirar fotos quando a situação ou o ambiente assim exige. Além disso, alguns oferecem um contrapeso entre as próprias pernas para deixar a fixação mais forte.

O tripé flexível, ou “polvo”, precisamente devido à sua natureza, não oferece a mesma estabilidade e pode comprometer algumas fotografias nas quais a exigência desse quesito é maior. Em troca, oferece-lhe a possibilidade de tirar fotos em situações de maior dinâmicas, algo que os rígidos não lhe oferecem.

Ansel AdamsFotógrafo americano

“A fotografia, como um poderoso meio de expressão e comunicação, oferece uma infinita variedade de opiniões, interpretações e execuções.”

O tamanho importa em um tripé para celular?

O tamanho é importante dependendo de como o tripé será usado. Se você quiser para aventura, para tirar fotos em viagens ou com seus amigos, o melhor é apostar nos modelos pequenos. Isso seria o ideal, considerando que você vai transportá-lo de um lado para outro. Lembre-se que há alguns com menos de 15 cm.

Se você está procurando fazer outro tipo de fotos, como dissemos antes, mais profissionais, e não se importaria que fosse um pouco maior, o ideal é que você aposte em um tradicional e rígido. São os mais adequados para superfícies mais ou menos planas.

Fazendo fotos do mar com celular em tripé.

Um dos fatores a considerar quando se procura um tripé para celular é o orçamento que temos. (Fonte: Vadzim Shubich: 112560715 / 123rf.com)

É possível encontrar um tripé para celular de qualidade por menos de R$ 10?

Dependendo da sua necessidade, sim, é possível. Na lista que elaboramos existe um modelo que fica nessa faixa de preço ou até mais barato, dependendo da loja (apenas fique atento ao frete).

Robert CapaCorrespondente de guerra e fotojornalista húngaro

“Você não precisa recorrer a truques para tirar fotos. Você não precisa posar ninguém antes da câmera. As fotos estão lá, esperando que você as faça. A verdade é a melhor fotografia, a melhor propaganda.”

Critérios de Compra

Ao escolher entre um ou outro tripé para celular, você deve levar em consideração vários fatores que farão com que a escolha seja mais bem-sucedida. Primeiramente, devido à simplicidade do mecanismo e suas características, a escolha não parece ser extremamente complexa. Contudo, existem fatores determinantes.

  • Orçamento
  • Compatibilidade com o smartphone
  • Qualidade da câmera do smartphone
  • Conexão com outros dispositivos
  • Tipo de fotografia

Orçamento

Um dos fatores a considerar quando se procura um tripé para celular é o orçamento que você tem. As diferenças são entre eles são várias e a oferta existente é muito ampla, no entanto, é necessário que você mantenha seus pés no chão, de modo a não depositar seu dinheiro em uma opção que é inutilizável ou mesmo excessiva para o que você está procurando.

Há certas diferenças que vão depender se você prefere um tradicional, que é geralmente mais completo, complexo e caro, ou um tipo flexível (“polvo”), modelo mais acessível e mais simples. A decisão depende de você, ainda que nas próximas seções você encontre o que precisa saber para fazer uma boa escolha.

Compatibilidade com smartphones

Outro aspecto importante é conferir se o tripé para celular que você escolheu é totalmente compatível. Em geral, quase todos eles são universais e geralmente não há problemas. Às vezes, dependendo das polegadas da tela do seu celular e da largura total da cabeça do tripé à qual ele está fixado, ele pode se agarrar bem.

Qualidade da câmera do smartphone

Pode parecer óbvio, mas também é importante conhecer bem seu smartphone para saber o desempenho que ele pode oferecer ao tirar fotos. Isso também mostrará até onde se pode avaliar as características de um tripé para celular que extrai o máximo dos recursos de seu aparelho móvel.

Não vale a pena gastar dinheiro em um tripé para celular, independentemente do estilo, com uma infinidade de compatibilidade, controle remoto bluetooth ou uma variedade de rotações e possibilidades angulares, se não tiver um mínimo de qualidade na lente que você está usando. Assim não haverá benefício fotográfico.

Conexão com outros dispositivos

Há a opção de tripés para celular que permitem não apenas conectar seu aparelho, mas também câmeras GoPro ou outras câmeras profissionais mais convencionais. Normalmente, aqueles que tendem a se ajustar mais a diferentes possibilidades são os tradicionais ou rígidos, já que muitos deles têm ainda vários suportes.

Tipo de fotografia

Esse é outro critério a se considerar. Depois de verificar a compatibilidade, sabendo que nunca é demais conhecer até onde a lente do seu smartphone pode ir, e que você também pode avaliar se o tripé é compatível com outros dispositivos. É conveniente saber que os tripés tradicionais são mais voltados para fotografia profissional.

Se o que você procura é um suporte que minimiza o movimento, mas lhe dá a oportunidade de fazer capturas mais casuais e brincalhonas, e um transporte muito mais confortável, a melhor opção é a do tripé do tipo “polvo”. Suas pernas flexíveis permitem que fixe o aparelho em vários lugares, além de ser menor e mais compacto.

Resumo

Como você viu ao longo deste Guia, sempre haverá um tripé para celular capaz de se ajustar às suas necessidades e às do seu smartphone. Não há muitos critérios que devam ser levados em conta. Naturalmente, aqueles que analisamos são importantes quando se trata de maximizar a experiência para criar suas melhores fotografias.

Lembre-se, é importante verificar a compatibilidade acima de tudo e, em seguida, decidir com base em suas necessidades, algo que depende de você. Só então você pode escolher sem erro entre as possibilidades do mercado, que, embora existam muitas, é preciso saber que suas características podem ser mais focadas em profissionalismo ou diversão.

A intenção deste Guia é que suas dúvidas tenham sido esclarecidas completamente e que você possa decidir agora com o conhecimento necessário. Compre agora seu tripé para celular e explore sua criatividade!

(Fonte da imagem em destaque: Piotr Piatrouski: 88556550 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...