A primeira webcam da qual se tem notícia surgiu em 1991, apenas um ano antes da aparição da primeira webcam comercial. Muita coisa aconteceu desde então. O desenvolvimento da Internet e novas tecnologias transformaram a sociedade e hoje as câmeras são onipresentes em nosso redor.

Hoje em dia, muitos dispositivos dispõem de sua própria câmera. São geralmente câmeras que cada vez mais oferecem melhores serviços. No entanto, as webcams seguem sendo bastante populares. Seu principal uso continua sendo a realização de videoconferências com amigos e familiares ou no ambiente de trabalho.

O mais importante

  • Sua principal finalidade é fazer chamadas de vídeo, seja pessoal ou profissional.
  • Em geral, não se diferenciam muito das demais câmeras digitais disponíveis no mercado.
  • Uma de suas grandes vantagens é que elas podem ser usadas em diferentes dispositivos. Além disso, por serem pequenas e leves, podem ser facilmente transportadas.

Ranking: As 5 melhores webcams do mercado

Criamos um ranking com as cinco melhores webcams disponíveis hoje no mercado. Cada modelo se destaca especialmente por algum motivo. Claro, todos oferecem um ótimo retorno para o seu investimento. Assim, você pode escolher qual deles melhor atende às suas necessidades.

1º – Webcam Logitech C920 Pro Full HD

A lista de benefícios e atributos desta webcam é enorme. Incluindo a gravação de vídeo em Full HD, 1080p a 30 qps (ou 720p a 60 qps) e captura de fotos com 15MP de resolução. Ela também conta com correção automática de luz HD, permitindo gravar vídeos nítidos mesmo em lugares com pouca luz.

Conta com dois microfones que podem captar áudio no modo estéreo. As lentes são de vidro em HD total, com cinco elementos que capturam imagens com mais nitidez. Possui um sistema de autofoco rápido e é altamente indicada tanto para videochamadas de alta qualidade quanto para transmissões ao vivo.

2º – Webcam HP 720 HD

Este modelo de webcam tem uma excelente relação custo-benefício, além de ser de uso fácil e rápido. Tem microfone direcional embutido e um sistema de rotação 360º, que facilita o uso tanto em ambientes corporativos quanto domésticos.

Tem botão de acesso rápido que compartilha a imagem diretamente nas redes sociais cadastradas. A câmera é compatível com os serviços de vídeochamadas mais populares, e tem resolução HD de 720p em formato panorâmico para que você possa conversar por chat e gravar vídeos com boa qualidade de imagem. A resolução das imagens é de 2MP.

3º – Razer Kiyo Full HD 

Esta webcam requer um alto investimento, mas em troca, entrega qualidade e resolução de nível profissional. Usada para transmissões ao vivo profissionais e muito indicada para jogos virtuais, grava em resolução de 720p a 60fps, e com uma resolução de 1080p a 30 fps. Bastante compacta, é facilmente transportada e pode ser fixada em praticamente todos os dispositivos.

O modelo tem a função de foco automático rápido e preciso para uma gravação clara, suave e ininterrupta. Um anel de luz multifásico fornece uma iluminação perfeita para gravações e transmissões. A câmera é compatível com o Open Broadcaster Software e o Xsplit.

4º – Webcam Microsoft LifeCam Cinema

A Microsoft aposta nesta webcam e dedicou esforços para proporcionar excelente qualidade tanto visual quanto sonora. Para as ligações de vídeo, grava em HD de 720p a 30 fps. Com o foco automático, as imagens ficam nítidas e cheia de detalhes, mesmo com o uso do zoom.

A câmera conta com a tecnologia TrueColor com rastreamento de rosto e tem rotação de 360°. Tem sistema de cancelamento de ruídos de som e correção de vídeo, e as lentes de vidro garantem nitidez e transparência, independente do ambiente.

5º – WebCam Logitech C270 HD

Projetada para ser multifunções, esta webcam da Logitech oferece qualidade de áudio e vídeo para transmissões ao vivo e videochamadas a um preço bastante justo. A qualidade de vídeo é HD 720p, com microfone integrado e sistema de brilho automático.

Não tem autofoco e tem baixo campo de visão, mas tem excelente conectividade e é compatível com diversos sistemas e dispositivos. O uso é simples e fácil, tanto para gravar em tempo real, quando para compartilhar os vídeos e imagens na internet.

Guia de compras: o que você deve saber sobre as webcams

Na hora de comprar uma webcam, é fundamental que você leve em conta uma série de fatores importantes. Não se esqueça que existem muitos modelos de webcams, cada um com suas características específicas. Por esse motivo, nesta seção vamos levantar as principais questões e dúvidas que os compradores podem ter na hora de escolher o seu modelo.

Homem ao fundo e no primeiro plano uma mulher usa o computador e fone de ouvido para fazer uma chamada por vídeo

As webcams são o complemento ideal para suas videoconferências.
(Fonte: Guillem: 59307007 / 123rf.com)

O que é exatamente uma webcam?

Uma webcam é uma pequena câmera digital conectada a um computador com a qual você pode capturar um vídeo e compartilhá-lo na Internet. Estes vídeos podem ser transmitidos tanto através de uma página web, como diretamente para outro dispositivo através de diferentes programas ou aplicativos.

Em geral, as webcams são compostas de uma lente, um sensor de imagem e os circuitos eletrônicos necessários para seu funcionamento adequado. A grosso modo, elas não diferem muito do resto das câmeras digitais. Na verdade, muitas vezes, o que as diferencia de alguma forma e dá a elas esse nome é o software que os acompanha.

Quer saber um pouco sobre a história das webcams?

A primeira webcam da qual se tem notícia foi usada pelo Departamento de Informática e Ciências da Universidade de Cambridge, em 1991. Um ano depois, em 1992, surgiu a primeira webcam comercial, chamada XCam. Não há dúvida de que, desde então, seus benefícios melhoraram consideravelmente.

foco

Os fabricantes famosos e reconhecidos são a Microsoft, Papalook e Genius. Se você quiser uma webcam específica para jogos, recomendamos dar uma olhada nos modelos da Razer.

Quais são as principais funções das webcams?

O uso mais comum de uma webcam é fazer chamadas de vídeo pelo Skype ou programas similares. No entanto, como você pode imaginar, esta não seja sua única função. Ela também é usada com muita frequência para gravações de vídeos para o Youtube de uma maneira mais ou menos profissional, como câmera de vigilância ou para transmissão vídeo ao vivo.

No entanto, suas funções não param por aí. O uso de webcams em certas áreas da pesquisa científica, como astronomia, psicologia cognitiva ou neuromarketing é comum. E, claro, elas também são muito usadas no mundo dos videogames, a ponto de existirem modelos específicos para isso.

Imagem destaca uma webcam fixada na tela de um computador com o auxílio de um suporte

A maioria das webcams vem com algum acessório extra. Em geral, pelo menos, um suporte para fixá-las ao monitor ou à tela do laptop. (Fonte: Selznev: 16250302 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens das webcams?

Para começar, ter uma webcam de qualidade permite que você tenha uma câmera com recursos melhores do que a maioria das câmeras que vêm de fábrica com computadores portáteis. Além disso, como são dispositivos independentes, podem ser usadas com diferentes equipamentos e em locais diferentes.

Com as webcams você pode fazer chamadas de vídeo, transmitir vídeos ao vivo ou até mesmo usá-las como câmeras de segurança em casa ou no escritório. Nesse sentido, você pode escolher um modelo com os benefícios que combinam com você. As webcams oferecem muito mais flexibilidade do que as câmeras integradas em laptops, smartphones ou tablets.

Vantagens
  • Videoconferências
  • Boa qualidade de vídeo
  • Você pode usá-las com diferentes equipamentos e em lugares diferentes
Desvantagens
  • Podem colocar em risco a privacidade das pessoas

Como utilizar uma webcam?

Para começar, é conveniente que a câmera esteja fixa em alguma superfície. Se você for usá-la com um laptop, você pode colocá-la no centro ou em um dos lados da tela. Claro, conecte a câmera ao computador e ligue-a. Se a câmera requer um software específico, você deve instalá-lo antes de começar a usá-la.

Caso seja necessário, você vai precisar configurar alguns detalhes técnicos da webcam. No entanto, talvez você só precise ajustar parâmetros mais básicos, como brilho, contraste, nível de resolução ou o número de quadros por segundo (fps). É aconselhável, também, que você faça um teste antes de começar a usá-la.

Para quem uma webcam é recomendável?

Você pode precisar de uma webcam porque a câmera do seu laptop não oferece os recursos que você precisa. Ou porque você tem um computador que vêm sem uma câmera. Você também pode precisar de uma webcam se quiser gravar vídeos para o Youtube. Ou, até mesmo, para usá-la como câmera de vigilância e monitoramento.

Imagem destaca modelo moderno de webcam

As webcams ficaram muito mais modernas e compactas com o passar dos anos. (Fonte: Sudsawat: 26578293 / 123rf.com)

Quais são os tipos diferentes de webcam?

Você pode diferenciar as webcams em duas categorias principais. Por um lado, existem webcams indicadas principalmente para videoconferências. Por outro lado, há aqueles modelos voltados para transmissões ao vivo. Os primeiros são muito mais baratos, enquanto os segundos oferecem melhores benefícios.

Webcams para videoconferência Webcams para transmissões ao vivo
Preço São muito mais econômicas, já que são dispositivos mais básicos Seu preço é normalmente mais alto
Benefícios Oferecem menos benefícios Benefícios melhores. Especialmente, resoluções e qualidade de vídeo maiores

Quais são os melhores programas e aplicativos para webcams?

Existem muitos e variados programas para melhor aproveitar sua webcam. Claro, se você for fazer videoconferências com ela, certamente usará o Skype ou algum programa semelhante. Se você quiser gravar vídeos e tirar fotos, você pode usar o YouCam, devido ao grande número de recursos e efeitos que você pode aplicar.

Outro programa realmente interessante é o FLV Enconder. Com ele, você pode publicar na Internet os vídeos capturados com sua webcam.

Para vigilância e monitoramento, você pode usar Vitamin D. Claro, se você quiser editar o vídeo de forma mais profissional, você pode recorrer ao famoso Adobe Premiere, uma poderosa e completa ferramenta de edição.

Que cuidados você precisa ter com sua webcam?

Um dos principais pontos que você deve prestar muita atenção com as webcams é a segurança dos seus equipamentos de informática, seja computador pessoal, laptop, etc. É aconselhável que você tenha um bom antivírus para evitar ser hackeado e espionado pelo sinal da webcam. Da mesma forma, é conveniente que você ligue a câmera apenas quando for usá-la.

Critérios de compra

A partir de agora, vamos analisar uma série de critérios importantes que você deve levar em conta antes de comprar uma webcam. Alguns destes critérios são os mesmos usados quando vamos fazer qualquer tipo de compra. Outros, porém, são específicos para este tipo de dispositivo e são muitas vezes desconhecidos do público em geral.

  • Finalidade
  • Design e qualidade dos materiais
  • Resolução
  • Abertura (f)
  • Qualidade da lente e campo de visão
  • Foco automático
  • Quadros (frames) por segundo
  • Conectividade
  • Microfone
  • Compatibilidade

Finalidade

Certamente esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. Você não precisará da mesma câmera para fazer videoconferências e transmissões ao vivo. No primeiro caso, um modelo de baixo custo de alguma marca reconhecida é suficiente. Para o segundo, você deve escolher uma webcam mais avançada, e mais cara.

Para streaming e transmissões ao vivo, você vai precisar, pelo menos, de uma resolução Full HD, 1080p a 30 fps. Além disso, é interessante que a câmera tenha um campo de visão o mais amplo possível. Em qualquer caso, o ideal seria chegar a resoluções de 4K a 30 fps. De qualquer forma, como você pode imaginar, quanto mais benefícios, mais alto será o preço.

Infográfico mostra uma tela de computador e vários acessórios e dispositivos tecnológicos

Não é mais necessário ter tantos dispositivos, pois webcams trazem microfones de boa qualidade incluídos. (Fonte: Fad82 / 71714224 / 123rf.com)

Design e qualidade de materiais

Vivemos em tempos em que o aspecto visual se sobrepõe sobre muitos outros aspectos. No setor de tecnologia, esta tendência não é diferente. Pensando nisto, os fabricantes de webcams tentam cuidar do design de seus dispositivos. Eles procuram não apenas fazer algo prático e funcional, mas também atraentes aos olhos.

A qualidade dos materiais é outro aspecto que você não pode ignorar. Este fator vai influenciar especialmente na durabilidade da câmera que você está comprando. Lembre-se sempre do velho ditado: o barato sai caro. Nosso conselho é sempre se certificar de que você está escolhendo um produto de boa qualidade.

Resolução

É muito importante que sua webcam tenha uma alta resolução, pois quanto menor ela for, mais granulada será a imagem. Nossa recomendação é que você opte por uma resolução de captura de vídeo acima de 720p. Embora, para usos mais profissionais, você possa escolher modelos com resoluções de até 4K.

Abertura (f)

A abertura (f) da câmera é o caminho por onde a luz passa. Isto determina uma grande parte da luminosidade que acaba chegando ao sensor de uma câmera. Uma abertura maior, que é representada por um valor menor do número f, permitirá que mais luz passe. Assim como quanto menos aberto, menos luz passará.

Qualidade da lente e campo de visão

Obviamente, o tipo de lente afeta o desempenho e a qualidade da imagem da webcam. Embora você possa encontrar no mercado webcams com lentes de plástico, é aconselhável que você opte por uma de vidro. Desta forma, você vai ter um desempenho muito melhor, sem que isso implique em um grande aumento no preço da webcam.

O campo de visão da lente está relacionado à amplitude do plano que a câmera captura. Em geral, costuma estar entre 90º e 180º. Se você precisa da câmera para fazer ligações de vídeo com amigos e familiares, 90 graus será mais do que suficiente. No entanto, para gravar vídeos ao vivo, você precisará de um campo muito maior.

Foco automático

Normalmente, o foco das webcams é automático. No entanto, como você pode imaginar, alguns modelos oferecem melhor desempenho que outros. É importante que o foco seja rápido e preciso. Além disso, em dispositivos de última geração, você poderá configurá-lo, adaptando-o às suas necessidades.

Quadros (frames) por segundo

Na hora de gravar vídeos com sua webcam, é importante levar em conta o número de quadros por segundo. Nossa recomendação é que a webcam que você compre permita que você grave pelo menos 30 fps em 1080p. No entanto, não se esqueça de que, geralmente, em resolução mais alta, a taxa de quadros por segundo é menor.

Conectividade

Uma das grandes vantagens de uma webcam é poder usá-la em diferentes dispositivos. Por esse motivo, é importante que você tenha várias opções de conexão.

É especialmente interessante ter conexão por porta USB, pois isso permite uma velocidade de transferência muito alta.

Da mesma forma, uma câmera que tenha conexão via Wi-Fi e Bluetooth pode ser ainda mais especial. Embora sua velocidade de transferência seja claramente muito menor do que a da conexão através de USB, a verdade é que, em troca, eles permitirão que você conecte-a a computadores ou dispositivos que não usem USB.

Microfone

A presença do microfone está se tornando um padrão para webcams. Em todo caso, não custa se assegurar que o modelo escolhido vem com um microfone padrão e que você verifique suas especificações. Afinal, qualquer que seja o uso que você queira dar à webcam, é fato que você precisará de um microfone.

Compatibilidade

Antes de comprar uma webcam, verifique se ela é compatível com seu sistema operacional. E não apenas isso, verifique se suas especificações não estão limitadas pelo hardware ou software do seu computador. Você não vai gostar nem um pouco de comprar uma webcam de alta qualidade se o seu computador não puder aproveitar todas as suas possibilidades.

Ao mesmo tempo, os dispositivos Plug & Play são muito mais convenientes e permitem usá-los assim que você os conecta. Dessa forma, você se livra de ter que instalar drivers ou executar configurações chatas. Conecte e pronto! Claro, se você for usar a webcam profissionalmente, alguns ajustes terão que ser feitos.

Resumo

As câmeras são cada vez mais uma constante em nossas vidas. Em particular, as webcams são ideais para tarefas como ligações em vídeo com amigos, aulas à distância, organização de reuniões de trabalho por videoconferências ou transmissões ao vivo. E com a vantagem de poder conectá-las a diferentes dispositivos.

Desta forma, pode haver muitas razões para você precisar comprar uma webcam. No entanto, seja qual for o motivo, é importante que você tenha as informações necessárias para fazer uma compra bem-sucedida. Não esqueça de considerar aspectos técnicos como resolução, campo de visão, compatibilidade e conectividade.

Esperamos que este guia tenha sido útil para você. Se você gostou, fique à vontade para compartilhar com seus amigos e comentar abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Blasbike: 17127761/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
32 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...