Ultima atualização: 21 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

10Estudos avaliados

72Comentários coletados

É inevitável. Seja nos grandes escritórios, em bancos, lojas ou centros de distribuição, imprimir relatórios, documentos e etiquetas sempre está na ordem do dia. O volume é tanto que as impressões representam um grande impacto no orçamento, sem contar o prejuízo ambiental com gasto de papel e consumo de energia. A boa notícia é que há uma alternativa econômica e eficiente: a impressora térmica.

Você já ouviu falar dela? Se ainda não conhece esse equipamento, aqui é o lugar certo para saber mais sobre essa ferramenta que, apesar de muito utilizada, ainda não é de conhecimento geral. Nesse artigo, vamos guiar você por toda a informação necessária para conhecer as vantagens de adotar o uso da impressora térmica em seu local de trabalho.




O mais importante

  • A impressora térmica, também conhecida como "livre de impacto", é um dispositivo de impressão que usa o calor para gravar as informações em um papel termossensível.
  • Funciona sem cartucho ou injeção de tinta. Por isso, os custos de manutenção e suplementos são muito mais baixos.
  • O uso da impressora térmica é muito comum em caixas eletrônicos, nos supermercados, centros de distribuição e todos os empreendimentos que usam etiquetas em seus produtos.
  • A maioria utiliza energia elétrica, mas existem os modelos alimentados diretamente no computador ou com bateria de lítio. Costuma ser muito rápida e fácil de operar.
  • Se você considera adquirir uma impressora térmica, há alguns critérios que precisam ser avaliados antes da compra, como o design e suas medidas, a fonte de alimentação, a velocidade de impressão e a facilidade de uso. Vamos falar sobre eles ao longo deste guia.

Impressora térmica: nossa recomendação dos melhores produtos

Quando você compra uma entrada para o cinema, museu ou um show, recebe um ticket. Assim também é no supermercado, com o cupom fiscal, e no caixa eletrônico, onde você retira o recibo da operação. Percebe que a impressora térmica está em todos os lugares? E os modelos são tão numerosos quanto as utilidades! Por isso, preparamos uma seleção com as mais vendidas e inovadoras. Esperamos ajudar na sua escolha.

Outras Recomendações

A impressora térmica mais versátil e econômica

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A impressora térmica da Epson combina a tradição da marca com avanços que garantem versatilidade, como carga rápida de papel, funções básicas de manuseio, guilhotina integrada e compatibilidade com bobinas de 80mm ou 58mm de largura. Ela pode imprimir diversos padrões de código de barras bidimensional e QR Code, com velocidade de 150mm/s. Além disso, conta com o selo Energy Star, que atesta o uso racional de energia elétrica.

O modelo mais completo com impressão colorida

Ideal para uso diário, essa impressora térmica da Brother é compatível com os sistemas operacionais Windows e Macintosh e possui um pacote completo de impressão de códigos de barras e códigos com simbologia, como QR Code, além da possibilidade de formatação de texto. Compatível com arquivos de base de dados como CSV, Excel e Acces, ela imprime até 93 etiquetas de 62 mm por minuto, nas cores preto e vermelho.

Impressora térmica compacta e sem fio

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Prática, leve e portátil, essa impressora térmica é feita para acompanhar a agilidade dos seus negócios. Ela pode ser emparelhada via bluetooth com o seu smartphone ou tablet (compatível com Android e iOS). Pequena apenas no tamanho, ela surpreende na qualidade de impressão, com velocidade de até 90mm/s e baixo consumo de energia — fornecida pela bateria recarregável. A entrada USB permite que impressora seja conectada também ao computador.

Guia de compras: o que você precisa saber sobre impressoras térmicas

Por mais que a impressora térmica seja amplamente utilizada, muitas pessoas não conhecem suas características e vantagens. Se você trabalha com muitos recibos e etiquetas, certamente está interessado em saber mais sobre esse equipamento. Neste guia, vamos responder as questões mais comuns sobre esse tipo de impressora. Acompanhe a partir de agora.

caixa sorrindo

O uso da impressora térmica é muito frequente em caixas eletrônicos, supermercados e lojas, assim como em todos os empreendimentos que utilizam etiquetas e recibos. (Fonte: Rido: 59968299/ 123rf.com)

O que exatamente é uma impressora térmica?

A impressora térmica é uma máquina eletromecânica que se baseia no uso do calor para registrar informações em um papel. Basicamente, é composta por um sistema de agulhas quentes que atingem o papel termossensível e estimulam a liberação da cor, geralmente o preto. Esse tipo de impressora dispensa o uso de cartucho ou qualquer mecanismo de injeção de tinta.

Como funciona uma impressora térmica?

A impressora térmica é livre de impacto. Isso significa que não se baseia na força do impacto para transferir a tinta ao papel. Normalmente utilizada para impressões monocromáticas, ela conta, internamente, com um sistema de pinos e circuitos conectados ao computador do qual recebe os dados e comandos para impressão.

O cabeçote de uma impressora térmica é composto por uma série de agulhas que são aquecidas por uma resistência. De acordo com os dados recebidos, a impressora determina quais agulhas serão aquecidas para entrar em contato com o papel. O calor das agulhas faz a película termossensível do papel reagir, liberando a cor. Assim, a imagem ou o texto são transmitidos ao papel.

Oscar VisuñaResponsável de sustentabilidade da Epson
"Com a impressora térmica, podemos ser energicamente eficientes e respeitar o meio ambiente. É uma tecnologia que reduz consideravelmente o consumo de energia, a geração de resíduos e as pegadas de carbono".

A impressora térmica pode imprimir em cores?

Historicamente, a impressora térmica é monocromática. Aliás, esse é um dos fatores que a tornam mais econômica. No entanto, já é possível encontrar modelos que permitem a impressão em duas ou três cores. Esta é uma função bastante requisitada no comércio, pois torna possível personalizar a etiqueta sem precisar dos serviços de uma gráfica, reduzindo os custos para o empreendedor.

O preto é a cor mais comum porque a principal utilização da impressora térmica é a impressão de códigos de barras.

O preto é a cor mais comum porque a principal utilização da impressora térmica, desde a sua criação e até hoje, é a impressão de códigos de barras. Atualmente, o vermelho também tem sido muito utilizado nas impressões e, em menor proporção, o azul. A diferença entre as cores, no momento da impressão, também é determinada pelo aquecimento das agulhas de impressão a temperaturas variadas.

Como é a estrutura de uma impressora térmica?

A impressora térmica tem design e estrutura muito diferentes se comparados aos de uma impressora convencional. A principal diferença está no tamanho, ela é bem menor. Esse fato conta a favor, pois pode ser acomodada em qualquer espaço. Isso faz grande diferença, principalmente no espaço corporativo, que já costuma ter uma série de dispositivos. A estrutura que compõe uma impressora térmica pode ser definida assim:

  • Depósito de bobina: Espaço designado para colocar a bobina de papel termossensível.
  • Tampa: Protege o interior da impressora do pó e agentes externos. Em alguns modelos, ela permite visualizar o processo de impressão.
  • Saída da impressão: Abertura por onde corre a lâmina de papel que acaba de ser impressa.
  • Painel: Costuma ter indicadores luminosos sobre o status da impressora (ligada, sem papel, imprimindo). Apresenta, também, botões para as funções básicas.
  • Portas de conexão: Entradas para cabos que vão permitir o recebimento dos dados enviados pelo computador.
  • Cabo de alimentação: Conecta a impressora à fonte de energia.

computador comercial e impressora

A impressora térmica é uma máquina eletromecânica com processo de impressão baseado em um sistema de agulhas quentes sobre um papel termossensível. (Fonte: Corciulo: 2880280/ Pixabay.com)

Qual a fonte de alimentação de uma impressora térmica?

A forma como um equipamento mantem sua autonomia energética faz diferença relevante nos gastos de uma empresa. A maioria dos modelos de impressora térmica costuma funcionar com alimentação direta na corrente elétrica, com opções bivolts, inclusive. Contudo, alguns fabricantes estão apostando em fontes alternativas, como alimentação por meio do computador, via USB ou com bateria de lítio, recarregável, como ocorre com os smartphones.

Quais as vantagens e desvantagens da impressora térmica?

Desde que chegou ao mercado, a impressora térmica tem revolucionado a indústria da impressão de etiquetas, recibos e códigos de barras. Sem dúvida, são muitas as vantagens deste equipamento para os empresários, a começar pela economia. No entanto, como todos os dispositivos eletrônicos, a impressora térmica também pode deixar a desejar em alguns aspectos. Veja o comparativo a seguir:

Vantagens
  • Econômica, pois além de não utilizar tinta, consome apenas a quantidade de papel necessária ao espaço da impressão, sem desperdício. O custo de manutenção é praticamente inexistente
  • Silenciosa e precisa, já que não possui mecanismo de injeção de tinta. Além disso, raramente ocorrem atolamentos de papel
  • Pequena e compacta
  • Confiável, simples e com impressão limpa
Desvantagens
  • É necessário adquirir um papel especial
  • Usualmente, a impressão térmica é apenas na cor preta
  • A impressão se apaga com o tempo. Além disso, se deixadas em altas temperaturas, pode borrar a escrita impressa, já que a película termossensível pode absorver o calor do ambiente e reagir por completo

Qual a diferença entre impressão térmica direta e impressão por transferência térmica?

Nem todos os modelos de impressora térmica funcionam da mesma forma. Basicamente, há dois tipos de impressão. Na impressão térmica direta, o cabeçote do equipamento possui uma resistência que aquece as agulhas de impressão, estimulando a reação do papel termossensível.

Já na impressão por transferência térmica, o processo se dá de forma diferente. O cabeçote de impressão, também aquecido, é colocado em contato com uma espécie de fita de tinta e, esta sim, estimulada pelo calor, dispensa a tinta sobre o papel. Neste modelo, a impressora dispensa o uso do papel termossensível.

Apesar de representar um custo maior pela necessidade de reposição do rolo de tinta, em algumas empresas, que precisam etiquetar materiais de longa duração ou arquivar comprovantes ao longo dos anos, esse tipo de impressão é o mais indicado. Isso porque a qualidade da impressão é resistente ao tempo e ao calor, o que permite manter o documento por tempo indeterminado.

Você sabia que o papel que garante a impressão térmica é chamado de termossensível. Ele possui uma fina película sensível às altas temperaturas. Quando estimulada com o calor, essa camada reage e libera a cor preta, que fica gravada no papel.

Em que setores se pode utilizar uma impressora térmica?

Apesar de toda versatilidade de aplicações, ainda é nos terminais de pontos de venda que o uso da impressora térmica se concentra. A junção da rapidez e a qualidade de impressão, somadas ao baixo custo de suplementos e manutenção, é o que leva à adoção desse equipamento em praticamente todos os terminais de comércios em todo o país.

Os parques de diversão, cinemas e teatros usam a impressão térmica para imprimir seus ingressos.

Além desse, outro setor que utiliza amplamente este sistema de impressão é o de logística. A praticidade e agilidade no processo de identificação de cargas e encomendas para transporte é um ponto a favor da utilização da impressora térmica. Ademais, além de economizar tempo, o sistema também reduz consideravelmente os custos de impressão das etiquetas que não exigem durabilidade estendida pois, assim que chegarem ao destino, serão descartadas.

Atualmente, todos os empreendimentos que utilizam bilhetes que não necessitam ser arquivados, adotam a impressora térmica. Sem dúvida, essa é uma forma de ganhar tempo e reduzir custos com reposição de suplementos ou  manutenção do equipamento.

A impressora térmica é sustentável?

As impressoras convencionais, a laser ou jato de tinta, geram muitos resíduos ao meio ambiente, seja pelo descarte dos cartuchos ou pelo desperdício de papel. Com isso, também aumentam a pegada de carbono. Nesse sentido, a grande vantagem da impressora térmica está na dispensa do uso de tinta e no uso racional do papel, pois apenas é utilizada a quantidade necessária à área de impressão.

Critérios de compra

Se o seu objetivo é complementar as ferramentas e dispositivos na sua empresa e, se você busca economia e sustentabilidade, sem dúvidas a impressora térmica será uma grande aquisição. Além disso, ela é simples de configurar e usar. No entanto, antes de finalizar sua compra, recomendamos que se atenha a alguns critérios importantes que podem fazer diferença no uso diário desse equipamento:

Velocidade

Caracterizadas pelo alto nível de produtividade, a impressora térmica costuma imprimir os documentos com agilidade e em grande quantidade. Se este é o seu objetivo, não deixe de observar a velocidade média de impressão que o modelo promete. O ideal, para os modelos convencionais, é que não fique abaixo dos 150mm/s. Os modelos ultra compactos costumam ter impressão mais lenta.

impressora comercial

A impressora térmica é silenciosa e precisa, já que não conta com mecanismos de injeção de tinta. (Fonte: Boonpong: 87163610/ 123rf.com)

Design e dimensões

Ao contrário das impressoras a jato de tinta ou as multifuncionais, a impressora térmica tem, como valor agregado, a vantagem de ocupar pouco espaço. Certamente, esse é um ponto que deve ser avaliado antes da compra, pois as medidas e o design da impressora precisam se encaixar no seu ambiente de trabalho. Procure conferir as medidas do produto e o espaço que você possui para acomodá-lo. Isso evitará transtornos futuros.

Fonte de alimentação

Mesmo com o surgimento dos modelos sem fio, a maioria das impressoras térmicas ainda é alimentada na corrente elétrica. Avalie qual modelo faz mais sentido para suas demandas. Um equipamento portátil pode ser útil para centros de distribuição ou para poucas impressões. Para utilizar por longos períodos, a alimentação diretamente na corrente elétrica costuma ser o mais viável.

impressora de recibos

O papel utilizado na impressora térmica é sensível ao calor e reage liberando a cor preta sobre o papel. (Fonte: Alexmx: 116480121/ 123rf.com)

Cor

Apesar de a maioria dos modelos de impressora térmica oferecer impressões monocromáticas, o mercado já traz opções com impressão em vermelho e, em alguns casos, em azul. Essa funcionalidade pode ser útil na rotina da sua empresa ou apenas ser um fator que vai encarecer o produto, sem vantagens no uso diário. Lembre-se de avaliar cada modelo de acordo com a sua necessidade.

Resumo

A impressora térmica é um dispositivo que pode representar ganho de tempo e redução de custos para a sua empresa. Por não contar com cartuchos de tinta e sistema de injeção, a necessidade de manutenção é praticamente nula. Por esses motivos, ela é hoje a impressora mais utilizada em comércios, bancos e empresas que necessitam emitir recibos, bilhetes ou etiquetas.

Apesar de normalmente oferecerem impressão monocromática, há modelos no mercado que garantem impressão colorida. Vale destacar que a impressora térmica permite imprimir textos, códigos de barras e em imagem, como o QR Code. Além disso, são de fácil utilização e geram impacto positivo na preservação ambiental.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus contatos para que saibam mais sobre as vantagens desse produto. Aproveite para nos deixar um comentário. Obrigado e até logo!

(Fonte da imagem destacada: Boonpong: 87163609/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas