Alguma vez já aconteceu com você de chegar em casa e não encontrar nenhuma tomada livre para poder colocar o seu celular para recarregar? Cada vez as pessoas têm mais aparelhos que precisam estar conectados à rede elétrica em casa, o que muitas vezes faz com que todas as suas tomadas acabem ficando ocupadas. É nessas horas que um filtro de linha se mostra como a solução.

Agora, depois que você percebe que precisa aumentar a quantidade de conexões com a rede elétrica na sua casa e resolve comprar um filtro de linha, acaba sendo bem comum escolher um modelo qualquer, sem prestar atenção às suas necessidades reais, ao uso que pretendem dar a esse objeto e às características do seu lar. Neste artigo queremos te ajudar a escolher o melhor produto de acordo com as suas necessidades.

O mais importante

  • Verifique se o filtro de linha conta com proteção contra sobrecarga, isso vai te ajudar a evitar que os seus aparelhos eletroeletrônicos conectados à régua possam ser danificados.
  • Se você tem crianças em casa, recomendamos que você escolha um filtro de linha que conte com proteção especial para evitar qualquer risco de choques.
  • Nem todos os filtros de linha são iguais. O ideal é você escolher um modelo que se adeque às suas necessidades. Na parte de “Critérios de Compra” vamos te ajudar a escolher o produto certo para você.

Ranking: Os melhores modelos de filtro de linha do mercado

Cada vez estão surgindo modelos mais variados de filtro de linha, eles se distinguem entre si devido a design, funções, avanços tecnológicos incorporados, medidas de segurança para as crianças ou para resistir à sobretensão. Aqui nesta seção nós separamos alguns dos melhores filtros de linha que você pode encontrar hoje em dia no mercado.

1º – Filtro De Linha Intelbras 8 Tomadas

Esse é um modelo clássico e econômico, que já pode te ajudar a resolver muitos problemas no escritório ou em casa. Ele conta com chave inteligente de liga/desliga com indicador luminoso de funcionamento e duas de suas oito tomadas são separadas para facilitar a conexão de dispositivos que ocupam mais espaço no filtro de linha.

Ele ainda conta com dupla proteção com a sua chave inteligente, feita para te proteger de curto-circuitos, sobrecargas e também contra surtos de tensão. A capacidade de absorção de energia em caso de surto elétrico desse aparelho é de 125 joules, sua potência máxima de operação é de 1.270 W (127 volts) e 2.200 W (220 volts). Fabricado em material antichamas que evita a propagação de incêndio, aumentando a segurança do ambiente.

2º – Filtro De Linha Powercube

Esse arrojado filtro de linha conta com um cabo de 1,5 metros e tem 4 tomadas bivolt e 2 entradas USB 2.4A de carga rápida, para você poder carregar o seu celular ou tablet num piscar de olhos. A estrutura compacta do PowerCube ELG o torna o menor adaptador múltiplo de tomadas do mundo em formato de cubo. Esse modelo ainda vem com uma base autoadesiva e removível sem deixar resíduos, que permite fixação em superfícies planas como paredes ou mesas.

Com todas as certificações necessárias, esse produto ainda vem com protetor de surtos de energia integrado, para prolonga a vida útil dos aparelhos eletrônicos, reduzindo interferências elétricas aos componentes internos dos equipamentos. Sua potência máxima é de 1270W em 127V ou 2200W em 220V (total de tomadas).

3º – Régua Filtro de Linha 16 tomadas

Esse filtro de linha conta com 16 tomadas Bivolt 110 / 220v para você poder conectar uma verdadeira panóplia contemporânea de eletrodomésticos! Seu cabo tem incríveis 5 metros de alcance, o que garante que você nunca vai precisar se preocupar com uma extensão.

É um modelo ótimo para quem quer segurança na hora de conectar os aparelhos, ajudando a controlar a dispersão de energia sem sobrecarregar ou aumentar o seu consumo de energia. Ele ainda conta com interruptores independentes para as suas cinco tomadas superiores, o que vai te ajudar na hora de controlar o seu gasto energético!

4º – Filtro De Linha Profissional 12 Tomadas

Esse filtro de linha possui 12 tomadas seguindo todas as normas do novo padrão brasileiro de plugues e tomadas e tem um cabo de 1 metro aprovado pelo INMETRO. Conta com sistema elétrico com varistor, garantindo a real função de filtrar sobretensões.

Sua tensão é Bivolt 127V / 220V, com potência máxima de 127V-1270W / 220V-2200W. Conta com uma chave liga/desliga com indicador de funcionamento LED.

5º – Filtro de Linha com 6 Tomadas Intelbras

Esse filtro de linha é um protetor eletrônico com possibilidade de até seis conexões para seus equipamentos eletrônicos. Possui dupla proteção contra sobrecarga e surtos de tensão. Conta com uma chave liga/desliga com LED indicativo de funcionamento, suas conexões são Bivolt 100-240V, sua corrente máxima de operação é de 10 Ampères e a potência máxima de operação é de 1270W em 127v / 2200W em 220v.

Uma de suas seis tomadas é separada das outras para facilitar conexão com plugues que ocupam mais espaço e o modelo ainda é feito com material antichamas.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um filtro de linha

Quando você estiver pensando em adquirir um filtro de linha, conhecer bem as funcionalidades de cada modelo vai te ajudar a fazer uma decisão informada. Por isso é importante que você considere aquilo pelo que está procurando e o que você quer tirar do seu aparelho.

Nesta seção do artigo vamos tratar sobre alguns aspectos que podem te ajudar na hora de optar por este ou aquele modelo.

Imagem de filtro de linha com tomadas.

Conhecer bem as funcionalidades de cada modelo vai te ajudar a fazer uma decisão informada. (Fonte: Ronnarong Thanuthattaphong: 67079388 / 123rf.com)

Vale a pena comprar um filtro de linha de qualidade?

Sim, com certeza. As sobretensões, curto-circuitos e o ocasional fogo são contratempos comuns quando estamos falando de aparelhos elétricos. É por isso que adquirir um filtro de linha certificado, que tenha passado por um controle de segurança e que seja de qualidade pode te proteger de muita dor de cabeça.

Para garantir a qualidade do seu filtro de linha, recomendamos que você compre de um fabricante reconhecido, e sempre preste atenção à garantia de segurança. Além disso, ao fazer isso você vai garantir que os seus eletrodomésticos conectados ao filtro de linha vão ficar a salvo. Uma régua em mal estado, ou vulnerável a curto-circuitos, poderia danificá-los.

Que tipo de filtro de linha você deve escolher?

Existem vários parâmetros que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão. Em primeiro lugar, você deve se perguntar onde é que você vai instalar o filtro de linha e qual função ele terá de cumprir. Se ele for para um escritório ou refeitório, talvez seja melhor procurar por um produto com um design que passe despercebido em meio aos outros objetos que compõe o espaço.

Se, por outro lado, o que você está procurando é por algo com os mais recentes avanços tecnológicos,hoje em dia já existem modelos de filtro de linha que incorporam inovações e funcionalidade inteligentes, como controle a distância, via Wi-Fi, com regulação de potência, carga e muito mais.

Características Descrição
Elementos de proteção São perfeitos para lares com crianças pequenas, já que contam com uma capa de proteção que impede que seus filhos possam entrar em contato com a rede elétrica

Protegem contra aumentos de tensão

Economia de energia Um filtro de linha com interruptor permite que você a desconecte quando não estiver usando, o que vai permitir que você economize com os gastos de energia

Algumas funções mais avançadas permitem reduzir o gasto de energia até enquanto o aparelho está funcionando

Acessibilidade Permitem que você coloque o seu filtro de linha junto a móveis, estantes ou até na parede, através de fixadores

Conector giratório para reorientar a sua estrutura

Conexões Muitos filtros de linha já permitem conexão USB, e até mesmo via Wi-Fi

Você já pensou em optar por um filtro de linha retrátil?

Um filtro de linha retrátil costuma ser estreito e comprido, para poder ser colocado em qualquer espaço pequeno e discreto. Normalmente esse tipo de modelo costuma ser instalado em mesas de trabalho, para poder passar desapercebido em meio ao ambiente.

De um ponto de vista estético, ele é a melhor opção para quem quer manter um ambiente cleane você só vai lembrar dele na hora de conectar algum novo dispositivo.

Esses filtros de linha também podem ser feitos em um formato mais largo e curto, embora seja menos comum. Se você está procurando pela maior discrição, essa pode ser uma boa opção, mas só se você não precisar usar o filtro de linha toda hora.

Caso você tenha algum aparelho que precisa de uma conexão constante ao filtro, então talvez seja melhor você considerar um modelo mais convencional.

Você está em um lugar onde a oscilação de energia é algo comum?

Se você se preocupa com segurança, especialmente se for usar o filtro de linha em um local que sofre comumente de oscilação de energia, curto-circuitos, descargas de raios, riscos de incêndio ou outros eventos que podem afetar o seu funcionamento, recomendamos que você opte por um filtro de linha com proteção profissional.

É importante levar em consideração isso, já que os aparelhos eletroeletrônicos que estiverem conectados ao seu filtro de linha podem acabar sendo prejudicados caso aconteça algum dos acidentes mencionados, podendo chegar até a sofrer danos irreversíveis ou mesmo pegar fogo. Além disso, esse tipo de filtro de linha incorpora uma proteção extra para as crianças do lar.

foco

Sabia que um raio tem um potencial elétrico que vai de 1.000 a 10.000 milhões de watts? Com uma capacidade de corrente que vai desde 200.000 amperes até 100 milhões de volts, por raio.

Vale a pena comprar um filtro de linha com Wi-Fi?

Hoje em dia, muitos dos novos modelos de filtro de linha que estão saindo para o mercado vêm com uma opção de controle via Wi-Fi incorporada. Embora essa seja uma opção tentadora para os usuários mais avançados em termos tecnológicos, você deve considerar se é algo que vai realmente ser útil e que você vai usar em relação ao seu filtro de linha.

A sua função básica é poder conectar um telefone celular a um filtro de linha via Wi-Fi, para que você possa controlar com mais precisão e à distância as diferentes conexões do filtro. Alguns dos programas que podem ser usados para controlar esse tipo de modelo são o Google Home e o Amazon Echo, embora conforme essas tecnologias forem se expandindo, com certeza as opções serão ainda maiores.

Critérios de Compra

Na hora em que você está pensando em comprar um novo filtro de linha, é importante refletir sobre se você vai usar ele de maneira esporádica ou constante, de quantos conectores você precisa e se você quer que ele tenha funcionalidades mais avançadas.

Nesta seção vamos apresentar para você alguns dos aspectos mais relevantes que você deveria levar em conta antes de comprar o seu filtro de linha.

  • Filtros de linha acessíveis
  • Múltiplas conexões
  • Tamanho do cabo
  • Com interruptor
  • Número de saídas

Filtros de linha acessíveis

Esse tipo de filtro de linha oferece um design mais avançado para os casos em que você precisa instalá-la em no seu trabalho ou lar e quer que ele se misture bem ao resto da decoração. Podem ser verticais ou em forma de cubo ou em outros formatos, e assim eles rompem com aquele design mais clássico, baixo e longo.

Outro dos pontos fortes desse tipo de filtro de linha é que alguns modelos podem encaixar direitinho naquele lugar específico onde você quer colocá-lo. Por exemplo, pode ser que cada conector seja flexível e possa se mover para a esquerda ou a direita de forma quase independente. Podem ter um formato ideal para usar também em espaços reduzidos.

Imagem de filtros de linha.

Um filtro de linha de múltiplas conexões permite que você possa conectar vários dispositivos em um só filtro e de maneiras diferentes. (Fonte: Belchonock: 18072544 / 123rf.com)

Múltiplas conexões

Essa é uma outra opção que é cada vez mais querida pelos amantes da tecnologia e das inovações digitais. Um filtro de linha com múltiplas conexões permite que você possa conectar vários dispositivos a ele ao mesmo tempo e de jeitos diferentes.

Entre as novidades mais populares está a possibilidade de fazer conexões via USB, para você poder recarregar diretamente no filtro o seu tablet ou smartphone.

Assim, conectando dispositivos diretamente através do USB você deixa livre o espaço de tomada de corrente para aqueles aparelhos que vão precisar delas. Uma outra novidade é que alguns modelos de múltiplas conexões USB incluem portas para recarga rápida, o que apresenta uma vantagem adicional para aquelas horas em que você não dispõe de muito tempo.

Tamanho do cabo

Esse aspecto muitas vezes pode passar desapercebido na hora da compra, mas com certeza ter um cabo suficientemente longo é uma das maiores facilidades que um filtro de linha pode oferecer. Caso na hora da compra você ainda não saiba aonde vai querer instalar o seu filtro de linha, ter um cabo mais comprido vai te dar mais margem de manobra.

Mas, mais importante, quando a tomada do seu lar ou trabalho está longe do lugar onde você precisa colocar a régua, ter um cabo com um ou dois metros de comprimento vai te ajudar a aproveitar ao máximo o espaço do qual você dispõe. Assim, você não vai ter que se preocupar em conseguir um extensor e ter que ficar se preocupando com ainda mais cabos.

foco

Sabia que a energia elétrica não pode ser armazenada em grandes quantidades? Devido a isso é preciso que ela seja gerada a cada momento na quantidade exata conforme é necessária.

Com interruptor

Um filtro de linha com interruptor é um modelo que, mesmo que já exista há anos no mercado, cada vez incorpora mais utilidades. Embora as versões mais tradicionais contem com um interruptor de liga e desliga geral, que permite a você reduzir o seu consumo de energia, existem modelos mais recentes sendo lançados com funções ainda mais avançadas.

Dentro dessa nova tipologia se encontram os modelos de filtro de linha com múltiplos interruptores. Além de um interruptor geral para todo o filtro, assim você tem um controle ainda maior sobre o uso da sua régua e o seu consumo de energia. Com esses interruptores você também vai proteger às crianças que brincam perto desse tipo de aparelho.

Número de saídas

O número de tomadas do seu filtro de energia é um outro aspecto muito importante na hora de escolher esse ou aquele modelo. Nesse caso, existem muitas opções diferentes, desde filtros menores e com menos saídas até outros muito maiores. Pense bem sobre o uso que você vai dar para ele e saiba quantos aparelhos eletrônicos você pretende conectar ao filtro.

Frequentemente as pessoas acabam comprando um filtro de linha mais limitado, mas, com o passar do tempo e os avanços tecnológicos que não param nunca, é cada vez mais comum que você precise conectar mais e mais aparelhos ao seu filtro de linha para poder fornecer energia a todos eles. Celulares, televisores, ventiladores, lâmpadas e computadores, esses são só alguns dos eletrodomésticos mais comuns que vamos ver em qualquer casa ou escritório.

Resumo

Antes de escolher por esse ou aquele filtro de linha, pense onde é que você vai usá-lo e quais aparelhos pretende conectar. Você também deveria considerar se é interessante para você procurar por um modelo mais avançado ou se um convencional já será o suficiente. Você quer um filtro de linha com um belo design ou simplesmente que cumpra com o que você precisa?

Levar em conta estes fatores vai te ajudar a definir qual filtro é o mais adequado para você. Outros aspectos que devem ser considerados é se você tem crianças pequenas, fora a segurança contra sobretensões e raios da qual você precisa, dependendo de como são esses eventos onde você mora ou trabalha. Mas vale lembrar que quando se trata de eletricidade, proteção é sempre algo muito importante! Então compre um bom filtro de linha, que te permita ficar tranquilo e seguro.

Se esse artigo foi útil para você, aproveite para deixar um comentário aqui na página ou compartilhar com os seus contatos nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Weerapat Wattanapichayakul: 30602604 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...