Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

53Comentários coletados

Em Cinema Paradiso, clássico do cinema italiano dos anos 80, o jovem Salvatore fica fascinado quando descobre os segredos da sétima arte. O que será que ele teria pensar se soubesse que hoje em dia podemos converter nossos lares em salas de cinema? Graças ao mini projetor podemos desfrutar das vantagens de uma grande tela sem termos que sair do sofá.

Se, ao contrário, você é daquelas pessoas que não param quietas, você também está com sorte. Graças a esse tipo de aparelho, você não terá que renunciar uma boa experiência audiovisual por causa do seu espírito nômade. Com este guia sobre os melhores modelos de mini projetor tentaremos te ajudar a criar o seu próprio Cinema Paradiso

O mais importante

  • O tamanho e o peso são aspectos fundamentais na hora de escolher um bom mini projetor. A facilidade de movê-lo de um lugar ao outro vai depender dessas características. Além disso, quanto menor ele for, mais fácil será instalá-lo em lugares com pouco espaço.
  • A conectividade será determinante em relação ao uso que você poderá dar ao seu novo mini projetor. É importante se assegurar de que o seu modelo disponha das entradas necessárias para que você possa conectar a ele os dispositivos que deseja. Existem projetores que contam com entradas USB e alguns até com bluetooth.
  • Um dos critérios básicos na hora de comprar um mini projetor é a sua qualidade de imagem. Você tem que levar em conta que um mini projetor, de maneira geral, não vai garantir uma resolução tão boa quanto um monitor. A maioria dos projetores dispõe de qualidade Full HD, mas alguns vão ficar um pouco aquém disso.

Os melhores modelos de mini projetor: Nossas sugestões

São muitos os usos que você pode dar a um mini projetor. Ele é um grande amigo do material audiovisual, com ele você pode ver filmes, séries, fotos, apresentações ou até jogar videogame. Sua versatilidade só é superada pela variedade de modelos disponíveis. No entanto, separamos aqui para você alguns ótimos modelos.

O mais completo

Com os seus 3800 lumens, esse mini projetor vai garantir uma ótima qualidade de imagem mesmo em ambientes que não estejam completamente escuros. Conta com proporção de imagem de 16:9, contraste 2000:1, resolução nativa de 1280 x 800 (HD) e entradas HDMI, VGA, AV, SD e USB. Pesa aproximadamente 4 kg e tem as seguintes dimensões: 26 x 35 x 14 cm.

O melhor custo-benefício

Esse mini projetor com WiFi é leve (1,3 kg) e compacto, ideal para você poder levá-lo aonde quiser. Com resolução Full HD (1920 x 1080) e 1800 lumens, ele vai garantir que você tenha uma imagem de qualidade e com nitidez. Tem contraste de 800:1, relação de aspecto de 4:3 / 16:9 e entradas de USB, cartão SD, HDMI, AV e VGA.

Um mini projetor de preço intermediário

Esse mini projetor é recomendado para uso em lugares escuros, para que você possa observar as imagens com maior nitidez, já que seu valor lumínico é de 1200 lumens. Sua resolução nativa é de 800x480 px, mas ele suporta 720 e 1080p também. Proporção da Tela de 4:3 / 16:9. Conta com entradas HDMI, VGA, AV (RCA) e USB, fora tecnologia Bluetooth.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um mini projetor

Um mini projetor é uma excelente opção para desfrutar dos seus filmes e séries favoritos em uma tela gigante onde quer que você esteja, ou até para ter uma experiência inesquecível ao jogar videogame. No entanto, antes de sair correndo para comprar o seu, é importante que você tire as possíveis dúvidas que pode ter sobre esse tipo de aparelho.

Nesta seção do artigo vamos tratar de trazer informações para você saber tudo o que precisa antes de partir para encontrar o seu.

Mini projetor ligado.

A maioria dos modelos de mini projetor dispõe de qualidade Full HD, mas alguns vão ficar um pouco aquém disso. (Fonte: Smith: 546377767 / 123rf.com)

A que distância da tela, ou parede, devo colocar um mini projetor?

A resposta para essa pergunta vai variar segundo a função de cada mini projetor. A maioria dos modelos têm uma distância de projeção que fica entre um e cinco metros. É importante que você tenha em mente que quanto mais distante o mini projetor estiver da parede ou da tela, maior será o tamanho da imagem que ele vai reproduzir.

Alguns modelos de mini projetor permitem a você modificar o tamanho da imagem sem que você precise afastar ou aproximá-lo da superfície de projeção. Mas, ao falarmos de mini projetores, isso é uma exceção e não a regra, especialmente no que se trata àqueles modelos mais econômicos.

A maioria dos projetores vai dizer em suas especificações qual é o tamanho de imagem que ele proporciona em relação à distância da tela. Consultar esse tipo de informação pode te ajudar a evitar surpresas desagradáveis.

Qual é a relação de projeção de um mini projetor?

A relação de projeção, chamada também de distância de projeção, se refere, exatamente, ao tamanho da imagem projetada em função da distância entre o seu projetor e a tela onde a imagem está sendo reproduzida.

Imagem de homem realizando palestra.

A maioria dos fabricantes de mini projetores recomendam que eles sejam usados em ambientes o mais escuro possíveis. (Fonte: Luckybusiness: 22631666 / 123rf.com)

Para usar um mini projetor devo garantir que o local esteja completamente escuro?

A maioria dos fabricantes de mini projetores recomendam que eles sejam usados em ambientes o mais escuro possíveis, já que a luz filtrada do exterior pode acabar reduzindo a qualidade da imagem, geralmente diminuindo o seu contraste.

Se o lugar onde você for usá-lo estiver completamente escuro, um projetor com uma intensidade luminosa de por volta de 1500 lumens já vai ser o suficiente.

Agora, no sentido inverso, quanto mais luz entrar no lugar onde a projeção vai acontecer, mais intensidade luminosa será necessária para obter uma imagem de boa qualidade. Em lugares como um escritório, onde você talvez precise de luz ambiente ao mesmo tempo em que a projeção é realizada, o ideal seria usar um projetor com 3000 lumens ou mais.

Ao realizar projeções no exterior, mesmo que durante a noite, a imagem pode ser afetada pela contaminação luminosa.

Preciso de alto falantes para usar um mini projetor?

Um mini projetor, ao menos a maioria dos modelos que existem, já vem de fábrica com um sistema de alto falante embutido, o que é ótimo, já que isso permite que você transporte o seu mini projetor sem ter que ficar carregando ainda mais equipamentos. É claro que a qualidade do som pode variar bastante de um modelo para o outro.

De maneira geral a qualidade do áudio não vai ser tão boa quanto se você usasse um equipamento externo exclusivamente para isso.

Vale a pena repassar cuidadosamente as características dos alto falantes inclusos no mini projetor que você está pensando em comprar. Se elas não forem adequadas ao que você quer talvez seja melhor você procurar por outro modelo, ou, ao menos, considerar que talvez você tenha que usar um equipamento de som externo conectado ao projetor ou à fonte do vídeo na hora que for realizar uma projeção.

David LynchDiretor de cinema

"O cinema foi realmente feito para as telonas e os grandes sistemas de som, para que assim a pessoa possa imergir em outro mundo e viver uma experiência".

Como se alimenta um mini projetor?

O principal sistema de alimentação de um mini projetor é através de um cabo conectado diretamente à corrente elétrica. É importante levar isso em conta na hora de viajar com o seu mini projetor. Ainda assim, alguns modelos incorporam uma bateria, o que pode ser uma característica muito interessante, já que vai garantir mais flexibilidade a você e o seu aparelho.

Quais outros dispositivos posso conectar a um mini projetor?

A resposta a essa pergunta pode variar de um modelo para outro. Ainda assim, é comum que os melhores modelos de mini projetor do mercado sejam bem versáteis. Muitos desses aparelhos são compatíveis com uma infinidade de outros dispositivos.

A maioria deles vai permitir que você os conecte a computadores, televisores, videogames, aparelhos de DVD ou blu-ray, celulares, tablets e cartões de memória USB ou SD, dentre outros.

Que tipos de material um mini projetor é capaz de reproduzir?

O tipo de material que você pode reproduzir com um projetor portátil depende do tipo de dispositivo que você vai conectar a ele. Se você conectar um computador ou aparelho de DVD, por exemplo, não vai ter que se preocupar muito com os diferentes formatos de mídia.

Neste caso, o projetor vai servir como se fosse uma tela para esse aparelho, por assim dizer. Vai ser o computador ou aparelho de DVD que se encarregará de reproduzir o material.

O problema poderia surgir ao reproduzir arquivos a partir de um pendrive ou um cartão de memória. Nesses casos será necessário que o formato da imagem seja compatível com o seu mini projetor.

A maioria dos modelos não deve apresentar nenhuma dificuldade na hora de reproduzir os tipos de arquivo mais comuns, como MP4, AVI ou MOV. Ainda assim, nunca faz mal checar as especificações oferecidas pelo fabricante.

Imagem de projetor ligado.

Alguns modelos de mini projetor permitem que você modifique o tamanho da imagem sem precisar mover o aparelho. (Fonte: Luckybusiness: 25151734 / 123rf.com)

Qual qualidade de imagem um mini projetor oferece?

A respostas rápida é que a grande maioria dos modelos de mini projetor oferece uma qualidade de imagem Full HD, mas a verdade é que não são todos. Por um lado você deve saber que um mini projetor, de modo geral, não vai garantir uma imagem com qualidade tão boa quanto a de um projetor tradicional.

O que você ganha em mobilidade e designalgumas vezes você vai estar perdendo em termos de resolução. Agora, uma outra coisa, é importante que você também saiba que a maioria dos mini projetores não alcançam a qualidade das telas mais modernas de televisão ou computador.

Projetor sobre mesa em sala de aula.

O principal sistema de alimentação de um mini projetor é através de um cabo conectado diretamente à corrente elétrica. (Fonte: Luckybusiness: 87159443 / 123rf.com)

A principal vantagem de um mini projetor está no fato que, por um preço econômico, você pode reproduzir a imagem em um tamanho muito maior do que o convencional. Enquanto uma TV de 80" ou mais polegadas não vai sair por menos de R$ 6.000, você pode conseguir um projetor que vai te proporcionar uma imagem ainda maior a partir de R$ 100 ou R$ 200.

Critérios de Compra

Um mini projetor é uma ferramenta ideal para levar consigo e desfrutar de uma boa sessão de cinema onde quer que você esteja, ou quem sabe até para marcar de ver aquela partida de futebol com os seus amigos ou familiares. Porém, é importante se atentar a alguns aspectos importantes na hora de escolher um modelo adequado às suas necessidades.

  • Tamanho e peso
  • Qualidade da imagem
  • Conectividade
  • Uso
  • Som

Tamanho e peso

Um bom mini projetor deve ser, entre outras coisas, fácil de transportar. Para isso, é fundamental que ele não seja grande e pese pouco. O peso pode variar bastante de um modelo ao outro, mas o ideal é que eles sejam leves.

Para mostrar essas diferenças é só olhar para o nosso ranking, onde o maior e mais robusto, pesa 4 kg, enquanto o menor pesa apenas 1,3 kg. Essas são informações relevantes se você estiver pensando em levar frequentemente o seu mini projetor a outros lugares.

Imagem de projetor ligado.

Alguns mini projetores contam com entradas USB, dentre outras, e podem até ter tecnologia Bluetooth. (Fonte: Luckybusiness: 22631666 / 123rf.com)

Qualidade da imagem

Esse fator será determinante em relação a experiência de quem estiver assistindo. Muitos dos modelos de mini projetor disponíveis no mercado oferecem qualidade Full HD. Porém, alguns não vão chegar a tanto.

É importante que você tenha em mente que um mini projetor não vai oferecer a mesma qualidade que monitores e televisores.

Robert EnglundAtor e diretor de cinema

"Sempre existirão filmes pensados para as telonas, e é assim que elas deveriam ser vistas".

Conectividade

Essa característica vai determinar que outros aparelhos você pode conectar ao seu mini projetor. Hoje em dia, é comum que esses produtos disponham de múltiplas entradas onde você pode conectar computadores, videogames, celulares, sistemas de som e outros.

Algumas das entradas mais comuns são HDMI, AV, VGA e USB. Tenha em mente que nem todos os modelos vêm com os cabos necessários para todas as suas entradas.

É sempre bom verificar os detalhes técnicos oferecidos pelo fabricante, assim você garante que vai poder conectar o que estiver planejando. Além disso, alguns mini projetores também tem tecnologia bluetooth, uma característica muito útil se, por exemplo, você~e quer reproduzir imagens a partir do seu celular.

Uso

Na hora de adquirir o melhor projetor portátil em relação ao seu custo-benefício é importante que você considere o uso que vai querer dar a ele. Esse aparelho é ideal para ver filmes, séries, esportes ou até jogar videogame. Também serve para apresentar fotografias ou textos e trabalhos.

Agora com qual frequência você vai transportá-lo? Maior portabilidade muitas vezes vai querer dizer uma qualidade um pouco inferior na projeção, e encontrar um equilíbrio é algo fundamental.

Se quero... Devo comprar...
Uma boa qualidade de imagem Um projetor com qualidade Full HD
Um bom contraste Um projetor com relação de contraste de pelo menos 2000:1. Quanto maior for, melhor
Maior portabilidade Um projeto dimensões menores e leve. Existem modelos de menos de 1 kg
Não ter que depender de tomadas Um projetor com bateria interna

Som

A maioria dos mini projetores dispõe de um sistema incorporado para reproduzir som. Ainda assim, nem sempre eles serão da melhor qualidade, ou seja, pode ser que você queira um modelo que possa ser conectado a um alto falantes externo ou com entrada para fones de ouvido.

Também é possível deixar que uma TV ou computador conectados ao projetor se encarreguem de reproduzir o som.

Resumo

Se no final do século XIX, surgimento do cinema, você tivesse dito aos irmãos Lumiere, pais do cinematógrafo, que em 2020 você poderia desfrutar da sétima arte na sua casa, em tela grande, eles provavelmente te achariam louco. Ainda assim, cá estamos, graças ao mini projetor.

Mas não é só isso, graças a esse pequeno aparelho você pode assistir aonde quer que vá a sua série ou filme favoritos, ou até desfrutar de experiências inesquecíveis ao assistir uma partida de futebol com os amigos ou jogar videogame. Mas não se esqueça de encontrar o equilíbrio ideal para você entre tamanho e qualidade da projeção.

Se você achou esses conselho úteis, deixe para nós um comentário ou compartilhe o artigo através das suas redes sociais. Quem sabe você não pode acabar deixando uma outra pessoa feliz, que nem o jovem Salvatore em sua cabine de projeção.

(Fonte da imagem destacada: jeremy-yap-J39X2xX_8CQ / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Já trabalhou em diversos meios de comunicação, impressos e online. Apaixonado por leitura, cinema e música, escreve sobre muitos temas, mas especialmente sobre a tecnologia que envolve a fotografia e os vídeos, além de livros e instrumentos musicais.