Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Nos tempos de hoje, os monitores têm um papel fundamental na atividade humana envolvendo os computadores, eles são um dos principais componentes de uma dessas máquinas e podem vir em diferentes modelos, tamanhos, resoluções e contar com as mais variadas tecnologias. Escolher um modelo já não é mais algo simplesmente estético, existe uma grande gama de conceitos que devem ser revisados, e em meio a isso vamos descobrir que os diferentes modelos de monitor HP são uma ótima opção no mercado.

Ao tratar do tema monitores você pode acabar escutando muitos termos que são expressos através de acrônimos e que não explicam nada para quem já não é entendido do assunto. Alguns exemplo são siglas como QHD, LCD, TFT, LED ou IPS, que são comuns na hora de descrever esse tipo de equipamento. Para escolher a melhor tecnologia para você, é preciso conhecê-la e entender as suas vantagens e funcionalidades específicas, é para te ajudar com isso que preparamos esse artigo.

O mais importante

  • Você deve saber as funções e características das quais você precisa para poder escolher um monitor que supra essas necessidades. Em primeiro lugar, é bom definir que tipo de monitor você está procurando, o que nem sempre pode ser fácil, devido ao fato de que cada modelo cobre uma grande gama de especificações, responsáveis por fazer com que ele ocupe melhor este ou aquele espaço dentro da vida cotidiana. Então não se esqueça, a primeira pergunta que você deve se fazer é: para que vou usar esse monitor?
  • Quando você for se informar sobre o monitor HP que está procurando, a melhor recomendação que podemos te dar é que você vá até uma revendedora oficial. Lá você vai poder olhar o monitor ao vivo, o que pode prevenir qualquer confusão causada pelos muitos modelos e tecnologias que existem no mercado. Evite erros e se lembre de que a iluminação também vai condicionar a sua primeira impressão do produto.
  • Pense no tamanho e comodidade da tela. A maioria dos usuários já ficarão satisfeitos com monitores que tenham entre 24 e 30 polegadas. Isso já permite aproveitar a vontade de bons níveis de definição, brilho, cor, resolução e taxa de atualização (refresh rate), que são as características mais importantes de um monitor. Mas, se você dispor de um espaço maior, não se acanhe na hora de ir atrás de modelos ainda maiores.

Ranking: Os melhores modelos de monitor HP no mercado

Preparamos aqui uma breve seleção com alguns dos melhores modelos de monitor HP que você pode encontrar no mercado. Falamos um pouco sobre suas características e principais funcionalidade, com o intuito de te ajudar na hora de escolher um modelo que seja eficiente e se adapte àquilo que você está precisando.

1º - Monitor HP 27" Full HD 27ER

Esse modelo da HP é irresistivelmente fino, feito para ser ao mesmo tempo prático e elegante. Seu tipo de display é o IPS, com retro iluminação LED na proporção 16:9. Sua resolução é a Full HD (1920 x 1080 @ 60 Hz), ele conta com tempo de resposta de 7ms e tem disponíveis uma conexão VGA, duas HDMI e ainda é compatível com HDCP.

Sua inclinação pode variar de -5 a até +25 graus, o que ajuda muito com os ângulos de visualização desse monitor. Ele ainda conta com modos de ajuste programáveis pelo usuário, 20 até 16, e 7 milhões de cores de exibição suportadas (através da tecnologia FRC).

2º - Monitor HP 27" Full HD 27EA

Similar ao item anterior, esse monitor HP também é de 27 polegadas e conta com um design super fino e elegante, e ele ainda conta também com áudio incorporado sem necessidade de usar alto-falantes externos. Seu tipo de display é o IPS, com retro iluminação LED na proporção 16:9 e ele conta com 7 milhões de cores de exibição suportadas (através da tecnologia FRC).

Sua resolução é a Full HD (1920 x 1080 @ 60 Hz) e seu tempo de resposta é de 7ms. Ele tem disponíveis uma conexão VGA, duas HDMI e ainda é compatível com HDCP, fora sua entrada de áudio multimídia com alto-falantes integrados de 1 W por canal. Sua inclinação pode variar de -5 a até +25 graus.

3º - Monitor HP Gamer 24,5"

Quer tirar o máximo proveito do seu mais novo jogo ou atualizar suas memórias de um antigo favorito? Mergulhe onde quer que seu console ou experiência com jogos de computador o leve com esse monitor HP de alta velocidade (144 Hz).

Esse modelo conta com uma tela Widescreen de 24,5", resolução Full HD (1920 x 1080 @ 144 Hz), brilho: 400 Cd/m², contraste de 1000:1 estático e 10000000:1 dinâmico e ainda tem um tempo de resposta incrível de apenas 1ms, o que vai permitir que você jogue com tranquilidade sem ter que se preocupar com o temido lagSuas entradas são duas HDMI 1.4 e uma DisplayPort™ 1.2.

4º - Monitor HP 23" EliteDisplay E233

O monitor HP EliteDisplay E233 foi desenvolvido para que você trabalhe confortavelmente e tenha a melhor visualização, produtividade e ergonomia, com ajustes de inclinação, rotação e altura. Ele ainda possui entrada em HDMI para que você tenha a melhor experiencia de computação conectando-se facilmente aos dispositivos adicionais, fora as entradas VGA e DisplayPort.

A relação de aspecto desse monitor é 16:9, bem comum hoje em dia, e sua resolução máxima é a de 1920 x 1080 pixels. Conta com ângulo de inclinação de -5 a +23° e rotação de ±45°, rotação em pivô de 90°. Ainda tem seleção de idioma, sistema Plug and Play, e é programável pelo usuário.

5º - Monitor HP 18,5" V19B

Essa é uma opção mais simples e econômica, que vai ser perfeita para quem não quer ter que fazer um grande investimento, mas ainda quer tirar bons resultados da compra. Com uma tela LED de 18,5 polegadas, a dimensão compacta e as opções de montagem fornecem soluções eficientes que economizam espaço, o que pode ser perfeito para o seu local de trabalho.

Ele ainda conta com recursos de exibição nítidos com uma resolução HD de 1366 x 768 (@ 60Hz) e tempo de resposta de 5 ms. seu brilho é de 200 Cd/m² e seu contraste de 600:1.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um monitor HP

É provável que quando você for parar para pensar em comprar um bom monitor HP o primeiro que venha à sua mente seja a aparência ou o tamanho da tela do modelo. No entanto, existem outras características específicas que permitem que você se use de diferentes funções.

Uma boa decisão vai depender de conhecer estes elementos para conseguir uma experiência de alta definição.

Mulher utilizando computador.

Um monitor HP do tipo VA oferece cores mais vivas, um contraste melhor e um bom ângulo de visão. (Fonte: Roman Kosolapov: 104368106 / 123rf.com)

Que tipo de monitor HP escolher?

A compra de um monitor é um investimento a longo prazo, o que faz com que seja de vital importância saber qual o uso que você vai dar a ele no dia a dia. Você vai usar ele para design gráfico? Para jogos? Precisa de um monitor onde seja bom fazer um pouco de tudo?

Essas são algumas perguntas que você precisa responder antes de tomar a decisão e comprar um modelo, assim você garante que vai fazer uma boa compra e que vai ficar satisfeito com ela por muito tempo.

Devido a isso, convém conhecer as funções que queremos antes de escolher um monitor. Hoje em dia existem vários tipos de monitores no mercado, entre eles se destacam os LCD-LED, os DLP e os OLED, embora a maior diferença entre esses três tipos recaia sobre a forma que eles usam para iluminar a tela. Vamos detalhar suas especificações na lista a seguir:

  • LCD: Estas são as chamadas telas de cristal líquido. Sua estrutura é fina e seu funcionamento se baseia em uma série de pixels monocromáticos que assumem forma através da luz. Esse tipo de monitor costuma ser diferenciado daqueles do tipo LED, mas o seu funcionamento é basicamente o mesmo, a única coisa que muda é o sistema de retroiluminação. Nos modelos LCD a iluminação é composta por lâmpadas fluorescentes dispostas na borda da tela. Já nos monitores LED a iluminação fica a cargo de pequenos diodos que emitem luz. Tanto uns quanto os outros transmitem uniformidade à imagem na tela, o que faz com que se economize energia. Essas telas também estão livres de mercúrio, razão pela qual são tão populares hoje em dia.
  • DLP: Esses monitores contam com um chip DMD (Digital Micromirror Device, dispositivo digital de microespelhos). Ele consiste em milhões de espelhos microscópicos que representam um pixel, cada espelho reage à luz para criar tons claros ou escuros. É provavelmente o tipo de monitor com maior nível de definição, esse tipo de aparelho costuma ser a escolha ideal para quem quer jogar ou editar vídeos.
  • OLED: De maneira geral, as telas LCD-LED emitem uma luz de fundo para iluminar os pixels da tela. Já no caso da tecnologia OLED os pixels emitem sua própria luz, ou seja, o brilho da tela é controla através dos pixels. Além disso, essas são telas muito finas e com uma taxa de atualização inigualável (0.001 ms).

Que tipo de painel escolher em um monitor HP?

Embora existam modelos com painéis tipo CRT, com uma parte traseira mais volumosa, desde o começo do milênio o mercado foi tomado em sua maioria pelos monitores LCD, que oferecem maior qualidade em um tamanho menor. Na lista a seguir vamos focar nesse tipo de modelo para descrever os diferentes tipos de painéis que existem para ele.

  • TN: É o tipo mais comum. Ele é um painel que oferece uma boa qualidade gráfica e um tempo de resposta aceitável, é o ideal para o público gamerSuas fraquezas são em relação à cor, que ocasionalmente pode assumir uma aparência um pouco desgastada, e com os ângulos, que não costumam ser tão amplos. Costumam ter os preços mais acessíveis.
  • VA: Oferece cores vivas, contraste melhor e bons ângulos de visão, embora perca um pouco da luminosidade. Essa é a opção que encontramos numa faixa de preços intermediária e com boa taxa de atualização (144 Hz em boa parte dos modelos). Estes painéis acabam sendo ótimos para o design gráfico ou para quem quer se divertir assistindo à filmes e séries.
  • IPS: Cores vivas e precisas, alcançando a variação de 16,7 milhões de tons diferentes, o que dá a esse tipo de painel uma grande profundidade e realismo. Esse tipo é uma tentativa de melhorar os painéis TN, mas de uma maneira que acaba sendo muito mais cara. Os ângulos de visão são uma outra vantagem destes painéis, você pode olhar para a tela de qualquer lugar sem que ela perca qualidade. A sua principal desvantagem é o tempo de resposta mais lento (4 ms).
Imagem de computador sobre mesa de escritório.

Recomendamos que você escolha o monitor HP que vai se adeque às suas necessidades. (Fonte: Sanni Sahil / Unsplash.com)

Qual é a resolução recomendada em um monitor HP?

A resolução de um monitor HP tem a ver com o número de pixels que ele mostra ao mesmo tempo em sua tela. Esse é um elemento muito importante na hora de considerar qual modelo você vai querer comprar.

Hoje em dia existem modelos com capacidades muito variadas, mas é claro que quanto maior for a resolução, melhor vai ser o modelo, que vai oferecer a você melhor legibilidade e maior detalhamento da imagem, ou seja, uma visualização melhor e mais imersiva. Você pode acabar se deparando com diferentes resoluções:

  • 720 pixels. Também pode levar o nome de HD ou ser apresentado através da fórmula 1280 x 720, e é hoje em dia a mais baixa das resoluções compatíveis com alta definição. Geralmente essa é a capacidade dos modelos mais antigos ou menores em tamanho. Ainda assim, esse é o formato habitual usada por noticiários, devido à sua rápida velocidade de transmissão.
  • 1080 pixels. Essa é uma resolução que traz uma boa clareza de imagem e preços acessíveis, é ideal em monitores de até 24 polegadas. Essa é a primeira resolução que aproveita ao máximo as capacidade de alta definição e também é a resolução mais comum na maioria dos serviços, sejam eles jogos ou smartphones, dentre outros.
  • 1440 pixels. Geralmente conhecida como "Quah HD", pode-se dizer que ela quadriplica a capacidade 720p. Ainda não são muitos os modelos com essa resolução, mas é comum em equipamentos de tecnologia de ponta. Também é conhecido como resolução 2K e cobre até um máximo de 2560 x 1440 pixels. Oferece notáveis efeitos visuais sem precisar sobrecarregar a placa de vídeo.
  • 4K. É chamada assim devido ao número de pixels horizontais que ela contém (4000), o que quer dizer que ela é quatro vezes a resolução 1080p. Sua principal característica é que ela traz um enorme realismo às imagens que projeta. Esse nível de resolução é capaz até de preencher os espaços deixados por resoluções menores. Ela é a resolução mais popular hoje em dia e também é conhecida como Ultra HD.
  • 8K. Essa é a resolução mais alta que se conhece, ela mede 7680 x 4320 pixels. Apesar de ainda não ser muito comum, é uma tecnologia atrativa e impactante, que devido ao seu nível de realismo deve começar a ser implementada nos principais produtos comerciais.
Garoto jogando em computador.

Lembre de calibrar a sua tela de tempos em tempos, especialmente antes de fazer algum trabalho importante. (Fonte: Artush: 38483640 / 123rf.com)

Na tabela a seguir apresentamos para você um resumo das diferentes resoluções para monitor que existem. Ela inclui sua capacidade de pixel, assim como os termos que você pode encontrar na hora de olhar para as especificações técnicas de um produto, seja na caixa dele ou em um site na internet.

Resolução Pixels (X, Y) Referências
8K 7,680 x 4, 320 8K UHD
4K 4,096 x - Cinema 4K
UHD 3,840 x 2,160 4K, Ultra HD, Definição ultra alta
2K 2,048 x - -
1080p 1,980 x 1,020 Full HD, 2K, FHD
 720p 1,280 x 720 HD, Alta definição

Como dar uso correto a um monitor HP?

Pode ser que você já tenha conseguido encontrar um modelo de monitor HP adequado às suas necessidades. Ainda assim, ocasionalmente esses equipamentos podem apresentar alguma falha ou pequeno inconveniente na hora do uso. Por isso, preparamos aqui para você um compilado para tratar de algumas questões práticas que vão te ajudar a evitar dores de cabeça.

  • É recomendável procurar ter uma fonte de luz indireta e suave que esteja colocada atrás ou por cima do monitor. Além disso, se isso não causar reflexos na tela, vai te ajudar a perceber melhor a paleta de cores e, consequentemente, vai aumentar a qualidade da imagem.
  • Ocasionalmente é possível que aconteça um fenômeno onde a cor da sua tela sofre interferência devido ao entorno de onde ela está instalada. Uma opção prática é evitar objetos ou paredes pintados com cores brilhantes, pois isso vai melhorar o seu rendimento no espaço de trabalho. Inclusive, existem tintas especiais que diminuem esse efeito.
  • Se você se dedica a algum tipo de trabalho que requer a análise ou percepção detalhada de cores, é prudente que a cor de fundo do seu escritório seja de um tom cinza neutro. É provável que não fique tão bonito, mas você vai notar uma melhoria em relação à precisão da cor que você percebe na sua tela. Outra coisa que pode ajudar com essa percepção é trocar a cor de fundo do seu escritório de tempos em tempos.
  • Convém calibrar a sua tela de tempos em tempos, especialmente antes de realizar trabalhos importantes. De maneira geral, os monitores costumam mudar com o tempo, ou seja suas configurações vão variando, e é por isso que você deve recalibrar eles regularmente (idealmente, uma vez por mês).

Critérios de Compra

De maneira geral, é importante que você revise aspectos como tamanho de tela, resolução, quantidade de cores que pode mostrar, tempo de resposta e capacidade de conexões. Essas informações são vitais para você poder ter um critério sólido na hora de fazer a compra de um monitor HP.

Mas não se esqueça, o mais importante é ter clareza sobre o uso do monitor, o que você pretende realizar com ele.

  • Tamanho
  • Resolução
  • Brilho, contraste, cor e ângulos
  • Conectividade
  • Tempo de resposta
  • Taxa de atualização
  • Tipo de painel
  • Relação de aspecto

Tamanho

Esse é provavelmente o primeiro aspecto ao qual você vai dar atenção, e acho que os motivos são óbvios, né? A final de contas, estamos falando do tamanho da tela que você vai ter na sua frente na hora de trabalhar, estudar ou jogar.

Essa característica costuma ser definida pela distância diagonal entre os vértices da tela e é expressa em polegadas. É possível encontrar modelos que vão desde 15 polegadas até aqueles de 40 polegadas.

Dois monitores ligados.

No mercado você vai encontrar modelos que vão desde 15 polegadas até aqueles com 40 polegadas. (Fonte: Fotis Fotopoulos / Unsplash.com)

Resolução

É o número de pixels que a tela é capaz de mostrar simultaneamente, um dos fatores mais importantes a se considerar na hora de comprar um monitor HP. De maneira simples, a resolução é a responsável por definir a qualidade da imagem.

Quanto maior for a quantidade de pixels disponíveis, mais detalhes o conteúdo sendo reproduzido vai apresentar, o que vai fazer com que ele fique mais realista e a qualidade das suas cores se projete ainda mais.

José KrutchEscritor

"Foi a tecnologia que possibilitou o surgimento das grandes populações; agora as grandes populações fazem com que a tecnologia seja indispensável."

Brilho, contraste, cor e ângulos

Essas são características técnicas, e com certeza são algumas das mais importantes para quem quer dar um fim profissional ao seu monitor. Convém saber que em todos esses casos "mais" é sinônimo de "melhor".

Em geral você avalia essas características da seguinte forma, o nível do brilho máximo, a taxa de contraste, a quantidade de graus dos ângulos de visão e a porcentagem das paletas de cor.

Conectividade

É comum que os monitores incluam um grande número de portas de entrada. Muitos modelos contam com as antigas conexões VGA, assim como as mais recentes HDMI e Displayportque são muito úteis para conectá-los a outros dispositivos.

Também é importante que eles contem com suportes gráficos, como sincronizadores NVIDIA ou AMD, para maximizar a experiência visual.

Miguel Ángel NavasTécnico superior em Administração de Sistemas Informáticos e Analista de Hardware

"Os painéis do tipo Vertical Alignment (VA), nos oferecem uma fusão das características dos painéis TN e dos IPS (...) embora não cheguem a ser tão rápidos quanto os TN nem tão bons para o designgráfico quanto os IPS, (...) sua combinação de características nos oferece uma boa experiência em ambos os campos, o que nos permite dizer que eles são muito equilibrados."

Tempo de resposta

Esse aspecto tem a ver com os saltos que a tela pode dar de vez em quando na hora que a conectamos com um dispositivo externo, e isso é justamente o tempo que leva para um pixel mudar de cor. Ou seja, se trata da transição de imagem.

Os painéis mais velozes não superam 1 milissegundo e os mais lentos chegam a até 4 ms de resposta.

Taxa de atualização

Ela é classificada em hertz (Hz) e se refere à frequência de tempo da tela para atualizar sua imagem a cada segundo.

A maioria dos modelos oferece 60 Hz, porém existem modelos que superam essa cifra e permitem à tela gerar movimentos mais suaves e suportar jogos mais velozes, por exemplo.

Tipo de painel

Apesar dos monitores clássicos CRT, os famosos monitores de tubo, e os mais modernos OLED, que estão revolucionando o mundo dos monitores, a opção mais comum ainda costuma ser pelos LCD, os mais populares em suas diferentes vertentes.

Você será capaz de encontrar no mercado painéis econômicos como TN, VA ou as versões melhoradas de IPS.

Imagem de escritório com monitores.

Os painéis tipo IPS mostram cores mais vivos e bem definidas. (Fonte: Dotshock: 65180398 / 123rf.com)

Relação de aspecto

Essa características se refere à proporção entre a largura e a altura da tela, ela costuma ser dada como "X:Y", mas também pode ser encontrada com nomes como "ultrawide". Apesar de existirem diferentes medidas, as mais comuns no mercado são 16:9, 16:10 e 21:9, e todas pertencem à categoria dos monitores panorâmicos.

Resumo

Comprar um monitor HP não é uma decisão simples, especialmente se você é dessas pessoas que querem tirar o maior proveito dos seus equipamentos. O mercado está cheio de modelos com diferentes características e funcionalidades que se adaptam a cada tipo diferente de necessidade. Dependendo da sua profissão ou gostos pessoais, você deve escolher um monitor que cumpra ao pé da letra aquilo que você quer e precisa.

Você pode optar por um monitor HP de tamanho médio (24 polegadas) com uma boa resolução (1920 x 1080 Full HD) se o que você quer é um monitor de PC completo. Ele costuma ser o suficiente para esses casos, mas se você quer usá-lo especialmente para jogos no computador, então é provável que você queira uma tela ainda maior e com uma resolução melhor, para aumentar a sua imersão na hora da diversão. Como sempre, a escolha fica a seu critério.

Até aqui, esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre aquilo que você precisa prestar atenção na hora de ir atrás do seu monitor HP. Sem dúvida vai ficar mais simples tomar uma decisão se você levar em conta as informações que trouxemos neste Guia. Se você gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe este texto com outras pessoas que possam se interessar por ele.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz: 43294422 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

A redação e edição são suas maneiras de expressão. Promover informações de qualidade é sua missão profissional.