Desde que os videogames invadiram a indústria do entretenimento, as principais marcas começaram disputar pela criação dos modelos mais atraentes, fáceis de usar e acessíveis para o ambiente familiar. E nenhum deles já teve uma aceitação universal que chegasse aos pés do PlayStation da Sony. Você já conhece?

Neste Guia, falaremos sobre as informações mais relevantes desse console que, geração por geração, criou uma história incrível e tornou-se o grande favorito do Brasil e do mundo. Vamos falar sobre seus recursos mais atraentes e relembrar os motivos pelos quais o PlayStation tornou-se o número um do mercado.

O mais importante

  • O PlayStation, também conhecido por PS, é um modelo incrivelmente popular de videogame que estourou desde seu lançamento na década de 90. Recorde de vendas desde a primeira versão, ele continua como o mais vendido até hoje.
  • Como todos os outros videogames, o PlayStation é um dispositivo que roda todos os tipos de jogos e é conectado a uma TV ou outro aparato que possua uma tela, bem como à energia elétrica (exceto pelos portáteis).
  • Suas características, funções e acessórios variam de versão para versão e evoluíram a cada novo modelo lançado. A versão mais recente oferece muito mais do que a experiência de jogos. O acesso à internet através do aparelho permite que você navegue em plataformas multimídia e acesse vários tipos de conteúdo virtual.

Ranking: As melhores versões do PlayStation no mercado

Embora possa parecer estranho, a versão mais recente do PlayStation não é a única que vale a pena levar em conta quando o assunto é experiência gamer. A Sony criou vários modelos desse videogame pensando nos vários tipos de jogadores presentes em todo o mundo.

Justamente por isso, nós preparamos uma seleção para você não ficar de fora de nenhuma novidade.

1º – PlayStation 4 – Slim 1TB – Bundle v4

O PS4 é o console dos videogames por excelência. Com um visual redesenhado, você pode continuar aproveitando as mesmas funcionalidades de sempre. Transmita seus jogos favoritos em um dispositivo muito fácil de manusear. Comece um jogo na sua TV e termine em qualquer outro dispositivo com o seu controlador sem fio DualShock 4, graças à função de uso remoto.

O PS4 apresenta cores vivas e brilhantes em gráficos HDR (imagens de alta faixa dinâmica). Você pode salvar todos os seus jogos e aplicativos em um disco rígido com capacidade de 1 TB. Além de jogar, você pode reproduzir músicas, filmes e acessar seus aplicativos favoritos. Esta versão acompanha um pacote com três jogos: God of War, Horizon Zero Dawn edição completa e Shadow of the Colossus.

2º – Playstation RV – Gran Turismo Sport Bundle

Embarque numa experiência como você nunca viu com o PlayStation RV (realidade virtual). Com lentes duplas e sensores de profundidade 3D, a câmera deste console segue a posição do capacete, do comando PlayStation Move e da barra de luz do DualShock 4 onde quer que ele esteja, para uma experiência totalmente imersiva no universo dos jogos em realidade virtual.

Com um sistema de áudio 3D inovador, você consegue perceber com precisão a direção e a distância dos sons originados acima ou abaixo de você, e também à sua volta. Use o microfone integrado para conversar com seus amigos online, discutir táticas de jogo e fortalecer sua imersão no mundo virtual. Esta versão acompanha o jogo Gran Turismo Sport.

3º – PlayStation Classic com 20 jogos

O PlayStation Classic é um novo console em versão mini, criado para celebrar o maravilhoso legado do PlayStation original, em sua primeira geração. Ele foi criado para se assemelhar ao máximo com o primeiro PlayStation e vem com 20 jogos pré-instalados de uma ampla variedade de gêneros. Ele tem praticamente metade do tamanho do console original.

Para ser fiel até o final, o PS Classic tem uma resolução de vídeo de 720p ou 480p. Portanto, sua TV precisa de algum tipo de função de redefinição de resolução, dependendo do modelo. Você deve ter em mente que os únicos controles compatíveis são aqueles incluídos no PlayStation Classic (não o Dualshock). Ele não tem uma unidade de disco.

4º – Playstation 3 Super Slim 500 Gb

O PlayStation 3 é um console que ainda dá o que falar. Essa é uma opção mais acessível para toda a família. Embarque em incríveis aventuras, assista a filmes em alta definição e mergulhe em um universo de entretenimento com acesso gratuito à PlayStation®Network e muito mais.

Este modelo inclui funções importantes, como o uso remoto e jogos entre plataformas. Você também pode acessar a internet e reproduzir filmes em Blu-Ray. Você também pode armazenar e reproduzir suas fotos com facilidade. A memória do console é de 500 GB.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o PlayStation

Consoles são dispositivos versáteis e cheios de características únicas, incluindo o PlayStation. O motivo disso é que a Sony e seus concorrentes tentam atender a uma grande variedade de estilos de jogadores. É daí que surgem as maiores dúvidas na hora de comprar seu videogame. Aqui, vamos tirar todas essas dúvidas.

Pai e filhos jogando playstation.

Embora o PS seja o modelo mais popular da Sony, a marca já lançou outros tipos de videogame no mercado. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 65429262 / 123rf.com)

O que é o PlayStation?

PlayStation, ou PS, é o nome de uma série de videogames vendida pela marca Sony, uma empresa de alcance mundial. O PlayStation possui um lugar de destaque na história dos videogames desde a aparição do primeiro modelo, em 1994.

foco

Você sabia que o PS 1 vendeu mais de 100 milhões de unidades?

Que tipo de console é o PlayStation?

Embora a Sony tenha desenvolvido uma variedade de modelos, o PS de mesa, que deve ser acoplado à TV, é o modelo mais popular da empresa. Até o momento, quatro versões do PlayStation foram lançadas, tornando-se os pilares de tudo que a Sony representa. O modelo mais recente, o PS4, chegou às lojas em 2013.

Como explicamos anteriormente, os consoles de mesa não foram os únicos tipos de PS lançados no mercado. Também há os modelos portáteis, um gravador digital (PSX), a TV Sony Bravia e um PS equipado para a experiência RV (realidade virtual). Embora nenhum desses produtos tenha alcançado a popularidade do PS tradicional, todos tiveram ótima aceitação do mercado.

John KoderaCEO de Sony

“É preciso repensar a forma tradicional de enxergar o ciclo de vida de um console. Hoje em dia, além do hardware que compõe o videogame, ele conta com produtos de software como redes e serviços. Já não vivemos mais em um mundo no qual um console e uma plataforma de rede são duas coisas totalmente diferentes.”

Como nasceram os consoles PlayStation?

O PS remonta a 1988, época em que Sony e a Nintendo trabalhavam em parceria no projeto de um Super Famicom (Super Nintendo) com uma unidade de CD-ROM. Já fazia mais de uma década que os videogames trabalhavam com cartuchos, que são caros de fabricar e ineficientes em matéria de armazenamento. O CD-ROM veio para revolucionar a indústria dos jogos, resolvendo os dois problemas de uma vez só.

Porém, durante esse processo, algo mudou a história dos videogames: A Nintendo começou a trabalhar com a Philips em um leitor próprio de CD, deixando a Sony com mas mãos vazias e um console inacabado. Foi aí que uma reunião entre o presidente da Sony, Norio Ohga, e os membros da diretoria mudaram a empresa para sempre.

No início, eles não queriam que a empresa entrasse na indústria de videogames. Mas no fim, prevaleceu a honra, a principal virtude que guia a cultura empresarial japonesa. A Sony foi afrontada pela traição corporativa da Nintendo e decidiu criar sem próprio console para defender sua honra. E foi assim que nasceu o PS.

Por que a chegada do primeiro PlayStation foi uma revolução?

Ken Kutaragi, considerado o pai dos consoles PS, aproveitou tudo que aprendeu durante a parceria com a Nintendo e desenvolveu seu próprio console, o Sony PlayStation, colocado à venda no Japão no dia 3 de dezembro de 1994. Em setembro de 1995, o PS propôs uma dupla revolução, ao mercado, adicionando uma unidade de CD-ROM e um chip gráfico 3D.

O PS foi o primeiro console da era moderna. Graças à sua capacidade de gerar gráficos 3D e ao maior espaço do CD, que permitiu adicionar vozes e sequências de filmes aos jogos, os primeiros títulos do PlayStation, como as corridas Wipeout futuristas, causaram um grande impacto nos usuários.

Jogo de playstation.

Por si só, o PS é um console fantástico, mas ainda precisava de alguns acessórios para mostrar todo o seu potencial. (Fonte: scyther5: 73651069 / 123rf.com)

Outros consoles, como o da Sega, tinham tecnologia semelhante, mas seus jogos tinham uma temática quase totalmente oriental. O triunfo do PlayStation foi o fato de que o console reuniu grandes jogos japoneses que possuíam temáticas capazes de atrair os ocidentais, tornando-se um sucesso de vendas nos Estados Unidos, Reino Unido e França.

Qual é a diferença entre os consoles do PlayStation?

A resposta mais curta é o passar do tempo. Todos os consoles já criados são classificados por gerações. Eles se encaixam em determinada geração pelo ano de fabricação e pela tecnologia disponível no momento (número de bits, processadores gráficos, etc). O primeiro PlayStation surgiu na quinta geração de videogames. A tabela a seguir compara todos os modelos.

Console PlayStation Geração Tecnologia Unidades vendidas
PS Quinta Acessórios similares aos de um PC. 32 ou 4 bits Ambientes 3D 104 milhões
PS 2 Sexta Joysticks ergonômicos e memória externa. Conexão com a internet. 128 bits Mais de 150 milhões
PS 3 Sétima Tecnologia de vários núcleos na unidade central de processamento. Integração de Formatos Blu-ray e controles sem fio. Jogos digitais Mais de 70 milhões
PS 4 Oitava Utilização da internet como recurso principal. Multimídia e uso de aplicativos. Streaming Mais de 82 milhões

O que é o DualShock e o que ele tem a ver com o PlayStation?

DualShock é o nome dos controles analógicos mais recentes do PlayStation. Os controles são o acessório mais fundamental de um videogame, o que não é diferente no caso do PS. E os controles DualShock são muito populares entre os jogadores.

Além de serem ergonômicos e terem tecnologia wireless, também contam com vibração interna e mais botões, que quando pressionados fazem a função do L3 (esquerda) e R3 (direita). Hoje em dia, o DualShock 4 tem botões exclusivos para navegar na internet e assistir filmes, por exemplo.

Jogando com óculos de realidade virtual.

Durante mais de uma década, os jogos de videogame vinham em cartuchos, que eram caros de fabricar e tinham pouco espaço de armazenamento. (Fonte: Kantver: 69949499 / 123rf.com)

O que é a PlaySation Store?

PlayStation Store (PS store virtual) é um serviço de compra de conteúdos online disponível para proprietários do PlayStation, 3, 4, e Vita (portátil) através da PSN, ou PlayStation Network. A loja oferece uma ampla variedade de conteúdo para download, parte gratuito e parte pago.

Para acessar o conteúdo da Playstation Store, é necessário ter uma conta na PSN. Cada usuário tem uma lista de downloads que registra todos os itens adquiridos até o momento. Um usuário convidado pode usar sua conta principal para baixar conteúdo gratuito ou comprar conteúdo de outro console.

Toshihiro NagoshiCriador da franquia Yakuza

“As próximas evoluções do console da Sony focarão na inteligência artificial e no aprendizado do hardware.”

Cada conta pode ser utilizada em dois consoles. Para acessar a PlayStation Store, é preciso ter o firmware mais recente, ou seja, a versão mais atualizada do software do PS. A PlayStation Store usa a moeda local de cada país para vender seu conteúdo.

O PlayStation pode ser usado para outras coisas além de jogar?

Claro! A boa notícia das últimas gerações do PS é que a chegada da Internet abriu um novo mundo de possibilidades. Agora que a maioria dos dispositivos têm conexão Wi-Fi, os fabricantes já não focam exclusivamente nos jogos. A tabela a seguir mostra que o PS não é uma exceção a essa regra.

Função dos PS Utilidade
Multimídia Pode reproduzir arquivos multimídia (música, fotos e vídeos de formatos compatíveis) armazenados em cartões de memória USB. Navegação na Internet. Graças aos teclados virtuais (compatíveis com os controles) é possível navegar pela internet, trocar mensagens e até mesmo participar de chats por voz com amigos e parentes
Aplicativos Além dos jogos, filmes e séries disponíveis na plataforma, você ainda pode assistir Netflix, Spotify, Rakuten TV, Filmin, RTVE, HBO e Amazon Prime Video, para mencionar apenas as plataformas mais importantes
Serviços de compras online Graças à loja online da PlayStation Store, os usuários podem comprar digitalmente uma grande variedade de conteúdos

Quais são os recursos oferecidos pelas versões portáteis?

Como já explicamos, embora os consoles sejam o carro chefe da Sony, a empresa também lançou modelos portáteis muito bem-sucedidos no mercado. Eles também revolucionaram a indústria ao oferecer diversas vantagens exclusivas. A seguir, falaremos um pouco sobre os portáteis da franquia PlayStation.

  • PS portátil: O PSP mudou o olhar da indústria sobre os portáteis, aparecendo com o primeiro deles a ter uma tela maior. Além da portabilidade, cada vez mais útil nos dias de hoje, o PSP também pode executar muitas das funções de um console ou de um smartphone.
  • PS RV (realidade virtual): O PlayStation RV é o membro mais recente da família PS4 e trouxe a experiência da realidade virtual para o console. Para uma imersão completa no mundo virtual, é só conectar seu RV a um PS4, ligar a câmera e pronto. Você terá uma tela OLED de 5,7 polegadas e uma visão de 360 graus do seu jogo.

Critérios de Compra

Caso você esteja pensando em comprar um console, o PlayStation é sua aposta mais segura. Isso se deve à sua história, prestígio e garantia de qualidade. É claro que é sempre importante levar em conta os aspectos do produto antes de escolher um modelo específico. Portanto, falaremos dos mais importantes nessa seção.

  • Memória e processadores
  • Conexão com a Internet
  • Controles DualShock
  • Funções multimídia
  • Compatibilidade com jogos

Memória e processadores

Seu PS, assim como qualquer console high-end, não pode ter uma memória inferior a 500 GB, garantindo que você possa armazenar todos os jogos que quiser. Os processadores também são fatores muito importantes, já que eles ditam o desempenho, qualidade gráfica e áudio.

Conexão com a internet

“O que não está conectado à internet não existe”. Assim são os dias de hoje. Já que praticamente todos os dispositivos eletrônicos já tem Wi-Fi, não é algo que possamos ignorar na hora de escolher um PS.

A rede permite que você acesse todo o tipo de conteúdo digital e se comunique com outros jogadores em partidas multijogador.

Lançamento oficial da Sony21 de maio de 2019

“O novo PlayStation contará com gráficos aprimorados e alta velocidade, graças às da computação e uma configuração personalizada de discos SSD para uma banda larga ultra rápida.”

Controles DualShock

O PS é um console fantástico, mas fica ainda melhor com acessórios que liberam todo o seu potencial. E nenhum desses acessórios é mais importante do que o controle DualShock.

Sendo assim, sua melhor aposta é comprar modelos compatíveis com essa tecnologia para tornar sua experiência gamer muito mais emocionante.

Funções multimídia

Jogos de videogame são apenas uma parcela da indústria do entretenimento. Foi pensando nisso que a Sony fez com que o PS entregasse uma experiência muito mais ampla.

Graças a vários aplicativos úteis como a PlayStore, redes sociais e plataformas de streaming e filmes, o PS tem uma integração incrível e ficou ainda mais na frente dos concorrentes nesse quesito.

Compatibilidade com jogos

Cada novo PS que é lançado é mais compatível com jogos das versões anteriores. Porém, comprar o PS mais novo não garante que você possa jogar todos os seus jogos favoritos dos modelos antigos.

Por isso, recomendamos que você tenha em mente quais jogos deseja jogar antes de comprar seu PS.

Resumo

O Playstation é um console da Sony que tomou a indústria de entretenimento na década de 90, tornando-se um sucesso de vendas imediato na quinta geração de videogames. Hoje, existem quatro modelos de console além dos portáteis e do óculos de realidade virtual.

Como ocorre com qualquer outro console, você precisa de uma TV e energia elétrica para jogar (o que não é necessário no caso dos portáteis). Hoje, além de jogar, é possível acessar a Internet, que oferece todos os tipos de serviços muito procurados nesses tempos de conexão máxima. Através do PS, por exemplo, já é possível ouvir música e assistir filmes.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos para outras pessoas também conhecerem mais sobre o PlayStation. Certamente, muita gente vai gostar de receber essas informações antes de uma compra. Muito obrigado!

(Fonte da imagem em destaque: Scyther5: 93002399 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...