Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Comprar um HD ou disco rígido para um computador de mesa ou notebook não se trata apenas de escolher um com boa capacidade de armazenamento. Para começar, é preciso decidir que tipo de armazenamento queremos, em um HDD ou em um SSD. Hoje em dia, os discos rígidos, ou HDD, seguem sendo muito eficazes e bastante utilizados, pois, oferecem uma série de importantes vantagens.

Dessa forma, enquanto a tecnologia SSD não resolve uma série de limitações, os HDD continuam sendo para muitos a primeira opção quando se pensa em montar um disco rígido.

O mais importante

  • O primeiro disco rígido mecânico foi criado pela IBM na década de 1950 e pesava nada mais nada menos do que uma tonelada.
  • Os HDDs possibilitam desfrutar de grandes capacidades de armazenamento a preços realmente econômicos.
  • Cada vez mais é comum combinar uma unidade SSD com um disco rígido HDD. Geralmente, o SSD é usado para instalar o sistema operacional, enquanto o HDD é utilizado na parte de armazenamento de arquivos de grande tamanho.

Os melhores HDDs: Nossas recomendações

Na seção a seguir você terá a oportunidade de conhecer as melhores opções de HDD disponíveis no mercado. Essa seleção foi preparado considerando a variação de artigos, mas sempre selecionando produtos que apresentam um bom custo-benefício.

A melhor capacidade de armazenamento

Esse modelo da Seagate é especial para os computadores de mesa e possui incríveis 4 TB de armazenamento. Além disso, o disco também possui uma rotação de 7.200 rpm, exemplificando ainda mais o motivo desse item ser capaz de fazer seu computador virar uma verdadeira máquina.

O HDD de melhor custo-benefício do mercado

A Western Digital foi capaz de pensar no usuário mais comum, aquele que não deseja pagar grandes quantias e nem possui afazeres profissionais, mas que mesmo assim pode energizar seu computador e fazê-lo performar melhor. Por isso esse item possui 1 TB, 7.200 rpm e 6Gb/s.

O melhor HDD portátil

Aproveitando a grande necessidade atual dos equipamentos em serem portáteis e flexíveis, esse modelo de HDD externo de 2 TB é ideal para quem deseja também armazenar seus arquivos em uma fonte que pode ser levada para qualquer lugar. Esse item ainda conta com entrada USB 3.0 e é aceito pelos principais sistemas operacionais do mercado.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o HDD

Chegada a hora da compra de um HDD é essencial que leve em consideração uma série de critérios muito importantes. Não se esqueça que existem diferentes modelos de HDD e que cada um oferece benefícios distintos. Por isso, na próxima seção algumas das questões mais relevantes sobre o tema serão sublinhadas e esclarecidas.

Homem trabalhando notebook.

O HHD é a opção ideal para aumentar a capacidade de armazenamento de seu computador.
(Fuente: Rido: 36168169 / 123rf.com)

O que é um HDD?

Os HDD, que na verdade é uma sigla para o nome em inglês Hard Drive Disk, ou disco rígido mecânico, são dispositivos que contém uma grande capacidade de memória. Basicamente, eles são unidades de armazenamento de informação compostas por um conjunto de partes mecânicas em seu interior e por uma série de discos magnéticos.

Os discos giram a uma grande velocidade sobre um mesmo eixo, permitindo que os cabeçotes de leitura e escrita gravem ou leiam os dados magnetizando a superfície. Sua principal vantagem em relação a outros dispositivos de armazenamento é que oferecem uma alta capacidade para guardar informação a um preço muito reduzido.

Armazenamento de dados.

Nunca foi tão fácil armazenar dados, os discos rígidos são uma opção prática e simples. (Fonte: Ronstik: 89327714 / 123rf.com)

Do que é composto um disco rígido HDD?

Um disco rígido é composto por um ou mais pratos (ou platters), que são discos de alumínio ou de cristal. Esses discos giram ao mesmo tempo sobre um mesmo eixo. Cada disco possui dois lados. O cabeçote é o dispositivo de leitura e também de escrita, sendo um conjunto de braços que fica alinhado em formato vertical.

Na ponta dos braços se encontram as cabeças de leitura e de escrita. De forma geral, é preciso uma cabeça para cada lado do disco. Além disso, o HDD também conta com um sistema eletromagnético e uma placa com um circuito impresso que é responsável por controlar o disco. Por último, todo esse conjunto está coberto por uma estrutura protetora.

Hd externo sobre notebook.

Escolher corretamente um HDD implica em conhecer alguns aspectos técnicos desses dispositivos. (Fonte: Boonyarattaphan: 59012854 / 123rf.com)

Como funciona um disco rígido HDD?

No disco rígido HDD os pratos ficam girando constantemente. Dessa forma, o tempo de transferência é diminuído. Assim, quando o sistema operacional solicita a leitura de um arquivo, o disco rígido determina em que disco e faixa se encontra o arquivo e move a cabeça de leitura até o determinado espaço.

A gravação dos dados é feita através da emissão de pulsões de corrente elétrica.

A gravação dos dados é feita através da emissão de pulsões de corrente elétrica por meio de um dispositivo que fica na cabeça magnética. Esses dados são gravados na superfície magnética através de linhas que perpassam toda a circunferência do disco. Quando uma linha é fechada, a cabeça se move para começar uma nova.

Quais são as diferenças entre um HDD e um SSD?

Há alguns anos já estão presentes também no mercado os SSDs (Solid State Drive). Eles são capazes de armazenar a informação em memória flash que se conectam entre si. Por não possuírem partes mecânicas, alcançam velocidades de leitura e de escrita muito superiores as oferecidas pelo disco HDD.

Outras vantagens interessantes que oferecem são seus menores consumos de energia e uma capacidade de funcionamento mais silenciosa. Entretanto, por se tratar de uma tecnologia ainda nova, apresenta alguns inconvenientes, como o preço mais elevado por gigabyte quando comparado ao disco rígido tradicional.

Unidade SSD Disco rígido HDD
Propenso a sofrer avarias? Menos propensos a sofrer avarias, pois, não possuem partes mecânicas Podem sofrer avarias causadas por batidas ou quedas
Barulho Outra vantagem de não possuir partes mecânicas é que são mais silenciosos, consomem menos energia e esquentam menos São um tanto mais barulhentos e consomem mais energia, pois, o disco gira de forma constante e, portanto, também aquece mais rapidamente
Armazenamento Contam com capacidades de armazenamento mais reduzidas Oferecem maiores capacidades de armazenamento
Velocidade de leitura Sua velocidade de leitura e de escrita é muito maior. É ideal para instalar sistemas operacionais Não alcançam velocidades de leitura e de escrita tão elevadas, especialmente quando precisa gerenciar arquivos grandes
Reescrever Só aceita reescrever um determinado número de vezes. De qualquer forma, um usuário comum dificilmente irá superar esse limite Aceita um número ilimitado de vezes
Preço Apesar de seu preço já ter sido consideravelmente reduzido, o preço por gigabyte ainda é muito elevado Seu preço por gigabyte é muito menor

Quais são as vantagens e as desvantagens do HDD?

Os HDDs possuem uma série de vantagens, por isso seu uso continua sendo tão popular. Para começar, eles oferecem uma grande capacidade de armazenamento e a um preço muito mais acessível. Além disso, permitem que você reescreva arquivos ilimitadamente. Por outro lado, sua velocidade de leitura e de escrita é muito menor.

Vantagens
  • Grande capacidade de armazenamento
  • É mais fácil recuperar os dados caso os perca
  • Pode reescrever o disco ilimitadamente
Desvantagens
  • Velocidade de leitura e de escrita de dados é mais reduzida
  • São mais suscetíveis a sofrer avarias por quedas ou batidas

Quem deve comprar um HDD?

Se você possui um computador, quer seja um notebook ou de mesa, certamente precisa de um HDD. Assim, a não ser que você queira uma capacidade de armazenamento reduzida ou mesmo disponha de um orçamento ilimitado, vai acabar optando por um disco rígido HDD, sendo ele a unidade principal ou a secundária.

No geral, para um usuário comum que não necessita de um equipamento que ofereça grandes avanços tecnológicos, um disco rígido HDD é realmente a melhor opção. Por isso mesmo, seu custo-benefício é excelente. Se você necessita de uma grande capacidade de armazenamento, como nos casos de sistemas de videovigilância, o HDD também será uma ótima alternativa.

Quais os tamanhos de um HDD?

As caixas dos HDD geralmente giram em torno entre 2,5" e 3,5". Considere que o tamanho da peça não interfere só no espaço que ocupa dentro da unidade, mas também oferece mais ou menos benefícios.

Disco rígido de 2,5 Disco rígido de 3,5
Uso São utilizados em equipamentos portáteis e nos videogames São geralmente usados nos computadores de mesa
Armazenamento Contam com uma menor capacidade de armazenamento e uma velocidade de rotação mais lenta. No geral, funcionam a 5.400 rpm Sua capacidade de armazenamento é sensivelmente superior e sua velocidade de rotação também é superior, geralmente atuando em torno dos 7.200 rpm
Memória cache Possui uma menor quantidade de memória cache Possui mais quantidade de memória cache

Qual é a origem dos discos rígidos HDD?

Sua origem data da década de 1950 quando a companhia de tecnologia dos Estados Unidos IBM criou o primeiro disco rígido mecânico. Naquela época, esse que foi o primeiro dispositivo desse tipo possuía uma capacidade de 5 MB. Com o tempo, seu desenvolvimento permitiu substituir as unidades de fita magnética que eram mais lentas.

Esse primeiro disco rígido pesava uma tonelada e era maior que um frigorífico. Desde então, a tecnologia desses dispositivos continua evoluindo para permitir maiores capacidades em espaços cada vez mais reduzidos. Assim, em 1992, foi alcançada a capacidade de 250 MB de armazenamento, que em 2002 já era de 40 GB, e hoje em dia supera as dezenas de TBs.

Critérios de Compra

Chegado o momento de comprar um HDD, é importante que você considere uma série de critérios. Para lhe ajudar nesse processo de escolha, foi selecionado aqueles que são considerados os mais importantes.

  • Tipo de uso
  • Capacidade de armazenamento
  • Velocidade de escrita e de leitura
  • Velocidade de rotação
  • Memória cache
  • Barramento de conexão

Tipo de uso

Na hora da compra de seu HDD, a primeira coisa que deve pensar é no tipo de uso que deseja fazer dele e juntamente a isso, em que equipamento irá colocá-lo, já que o HDD usado em um notebook não deve ser o mesmo usado em um computador de mesa. Portanto, para um notebook é melhor colocar um de 2,5" ao invés do tradicional de 3,5".

Da mesma forma, você também deve pensar se deseja fazer o uso do computador para fins profissionais, para tarefas básicas ou até mesmo para jogar jogos online, pois, para cada caso há um tipo de HDD a ser usado. Além disso, é bem possível que você opte por fazer um uso combinado entre um SSD e um HDD para conseguir usufruir de todas as vantagens possíveis que cada um oferece.

Peças HDD.

Os HDD possuem um baixo custo e uma grande capacidade de armazenamento. (Fonte: Jarochkin: 35798383 / 123rf.com)

Capacidade de armazenamento

Logicamente, a capacidade de armazenamento é a questão mais importante que impacta a decisão de compra de um HDD. Entretanto, como já foi dito anteriormente não é bom se deixar levar só por isso. Hoje em dia, os HDD oferecem capacidades de armazenamento mais que suficientes para cobrir total as necessidades dos usuários.

Atualmente, existem unidades HDD com capacidades que vão desde os 500 GB até os 12 TB. Para um usuário comum, possuir um disco de 1 TB já é mais que suficiente. Se você pensa em usar o computador para jogar online, pode ser interessante fazer uma combinação de 250 GB em uma unidade SSD e 2 TB, ou mais, em um disco HDD.

Velocidade de escrita e leitura

A velocidade de escrita e leitura de um disco rígido HDD é um aspecto fundamental em seu rendimento. Entretanto, nem sempre esses aspectos recebem toda a importância que merecem. Quanto maior for a velocidade de leitura, maior será o processo de iniciação do sistema, ainda mais relevante caso o sistema operacional esteja instalado no HDD.

Da mesma forma, a velocidade também pode influenciar no rendimento dos programas e aplicativos instalados. Porém, sua influência nesse aspecto já é bem menor. Na hora que você estiver jogando online, essa velocidade não será determinante para o rendimento do jogo, mas ela será responsável por diminuir o tempo de carregamento.

HDD.

Se você possui um computador, eventualmente, irá precisar de um HDD. (Fonte: Jipen: 30045007 / 123rf.com)

Velocidade de rotação

No caso dos HDD, a velocidade de leitura e de escrita vai depender, em grande parte, da velocidade de rotação dos discos, que é medida em rotações por minuto (rpm). Hoje em dia, o mais frequente é encontrar dispositivos com velocidade de 5.400 rpm e 7.200 rpm, embora também já existam os de 10.000 rpm.

Para um computador de mesa, caso você queira desfrutar de um bom rendimento, deve optar por um HDD que alcance no mínimo os 7.200 rpm. Porém, para os notebook, o mais comum é que a velocidade seja de até 5.400 rpm devido às limitações derivadas do menor tamanho do disco de 2,5".

Memória cache

O HDD possui duas áreas de memória. Em uma delas ficam armazenados os dados que não precisam de corrente elétrica para funcionar. Essa é a área principal e onde ficam armazenados os arquivos. A outra área é a memória cache e é onde estão guardadas as informações de forma passageira e só acessíveis quando o disco recebe energia elétrica.

A memória cache possibilita que o HDD acesse mais rapidamente os arquivos, pois, cada vez que o disco lê uma informação deixa também uma parte dela armazenada dentro da memória cache. Essas memórias são geralmente feitas com 64 MB. Obviamente, quanto maior capacidade elas tiverem, maior será a velocidade que o HDD encontrará os dados.

Barramento de conexão

Atualmente, os HDD podem possuir diferentes interfaces para se conectarem à placa-mãe: as principais são SATA, IDE, SAS ou SCSI. Sem dúvida, o padrão mais difundido e famoso é o SATA. Ele que é utilizado em praticamente todos os computadores de mesa e também todos os notebook de última geração.

Os atuais discos rígidos HDD se conectam mediante o padrão SATA-III. Esse é capaz de alcançar uma velocidade de 6 Gb/s, dando como resultado 750 MB/s de taxa de transferência máxima teórica. Porém, a nível prático essa se reduz para 600 MB/s.

foco

Você sabia que a velocidade máxima do SATA-II é de 300 MB/s e do SATA é de 150 MB?

Resumo

O HDD é um elemento imprescindível tanto para os computadores de mesa quanto para os notebook. Nos últimos anos, muitos usuários passaram a colocar unidades SSD em seus equipamentos; porém, devido seu baixo custo e grande capacidade de armazenamento, os discos HDD continuam sendo a melhor opção para a maioria dos casos.

Escolher corretamente um HDD implica conhecer alguns aspectos técnicos desses dispositivos que com frequência excedem os conhecimentos de um usuário comum. Portanto, é preciso contar com o máximo de novas informações que conseguir adquirir e por esse motivo elaboramos um completo Guia de Compras para você.

Se esse artigo foi útil para seu processo de escolha, deixe um comentário ou compartilhe em suas mídias sociais.

(Fonte da imagem destacada: Makarov: 11272846 / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Jaime Caballero Licenciado em Engenharia
Licenciado em Filologia e Engenharia de Minas, Jaime vê no Mago da Tecnologia a combinação perfeita para trabalhar com as palavras e a tecnologia. Muito atento aos detalhes, busca criar conteúdo que desperte interesse no leitor.