
Como escolhemos
Explorar novas experiência é um dos maiores prazeres para qualquer pessoa com uma alma inquieta e inquisitiva. No entanto, os nossos olhos não tem capacidades ilimitadas e existe todo um mundo que normalmente não somos capazes de perceber. Para nos ajudar a desvelar os mistérios desse mundo escondido bem na nossa frente o tempo inteiro é que o microscópio foi criado, e ele logo se tornou nosso maior aliado para explorar aquilo que de tão pequeno outrora foi invisível!
Derivado dos conceitos de "micro" (pequeno) e "scopio" (observar), o microscópio nos permite realizar observações em níveis de aproximação quase que inimagináveis. Isso é possível graças a sua extensa aplicação e aos diferentes filtros que existem. Explorar o que existe nesse mundo minúsculo é apaixonante! Que tal se juntar a nós?
O mais importante
- Adquirir um microscópio permite a você explorar novos lugares, abrir sua mente e despertar curiosidade em relação à ciência.
- Hoje em dia existem microscópios fáceis de se usar e conectados digitalmente, o que permite que qualquer pessoa pode explorar as suas inquietações científicas.
- Existem diferentes características que devem ser levadas em conta antes de se comprar esse ou aquele modelo de microscópio. Na seção "Critérios de compra" desse artigo vamos explorá-las de uma maneira mais pormenorizada.
Microscópio: nossa recomendação dos melhores produtos
Os microscópios pode ter diferentes características e ser de diferentes tipos. Conhecer sobre isso e saber pelo que está procurando é algo que vai facilitar muito na hora de você achar o produto que está procurando. A seguir trazemos para você uma seleção com algumas boas e diferentes opções de microscópio, talvez uma delas seja a solução para a sua busca, talvez elas te ajudem a dar um ponta pé inicial nessa procura, seja como for, esperamos que a seleção te ajude.
Guia de compras: o que você precisa saber sobre microscópio
Começar a usar um microscópio pode gerar algumas dúvidas entre aquelas pessoas que não estão tão familiarizadas com esse instrumento. Embora inicialmente ele tenha sido criado para fins de pesquisa científica, hoje em dia o seu uso e o interesse por ele se expandiram. Nessa seção do guia vamos tratar sobre algumas das dúvidas mais frequentes relativas ao funcionamento desses fantásticos aparelhos.
Por que é uma boa ideia dar um microscópio de presente a alguém?
É recomendável que na hora de escolher você opte por um microscópio digital, já que eles são mais fáceis de usar e ficam conectados com o computador. Além disso, esses microscópios contam com um bom nível de ampliação, sem deixar muito a dever quando comparados com modelos mais avançados. O nível de ampliação, inclusive, será um dos critérios mais relevantes na hora de você escolher entre este ou aquele modelo.
O que a invenção do microscópio representou para o homem?
Mais pra frente, os avanços tecnológicos prosseguiram através das mãos de diversos pioneiros. Com o aumento do nível de ampliação dos microscópios, estudos cada vez mais completos sobre o comportamento de micro-organismos e a composição das células foram possibilitados. Esses avanços foram especialmente portentosos durante o século XVIII.
(Fonte: Ousa Chea: gKUC4TMhOiY/ Unsplash.com)
Quais são os diferentes tipos de microscópio que existem?
Microscópios segundo: | Tipos: | Descrição: |
---|---|---|
Sistema de iluminação | Óptico | Um foco de luz direcionado para a amostra, que é iluminada através de uma luz visível |
Sistema de iluminação | Eletrônico | A amostra não é iluminada com luz, mas sim através de elétrons. Eles se chocam dentre de uma câmara de vácuo |
Sistema de iluminação | Luz ultravioleta | Iluminam a amostra com luz ultravioleta, que permite alcançar uma resolução maior do que com luz visível convencional |
Sistema de iluminação | Luz polarizada | É um tipo de microscópio óptico ao qual foram adicionados polarizadores |
Sistema de iluminação | Fluorescência | Permite ao usuário observar substâncias que emitem luz própria quando são iluminados com uma longitude de onda específica |
Número de lentes | Simples | Dispõe de uma só lente e costumam ser conhecidos como lupas |
Número de lentes | Luz refletida | A luz ilumina a amostra e parte dela é refletida e dirigida ao objetivo |
Número de oculares | Monocular | Dispõe de um só ocular através do qual se pode observar a amostra |
Número de oculares | Binocular | Permite observar a amostra simultaneamente com os dois olhos. Esse é o método de observação mais utilizado nos laboratórios científicos |
Número de oculares | Trinocular | Permite observar a amostra também com um terceiro ocular, onde pode-se conectar uma câmera |
Que diferenças existem entre os microscópios digitais e os estereoscópios?
De um lado, os microscópios digitais são capazes de conectar uma câmera digital no lugar do ocular para capturar aquilo que está sendo visto através do aparelho.
Do outro, os microscópios estereoscópicos permitem que você observe a amostra de forma tridimensional, já que eles estão equipados com dois oculares e a imagem da amostra que chega a cada um deles é diferente, de modo que quando você combina os dois se obtém o efeito 3D.
Mas vale apontar também que o aumento que se consegue com esses aparelhos é inferior àquele que se consegue com um microscópio óptico convencional.
Como se utiliza um microscópio?
- Colocar a platina no porta objetos e ajustá-lo.
- Girar o parafuso macrométrico para começar a focar até que seja possível observar o objeto, para só então girar o parafuso micrométrico.
- Girar o parafuso micrométrico para ajustar a qualidade do enfoque já realizado.
- Analisar a focagem até o mínimo dos detalhes para verificar se ela está adequada.
- Ajustar outros fatores como a iluminação ou o contraste.
Quais são as partes de um microscópio?
- Lente ocular: é onde se coloca o olho para observar a amostra. A lente pode aumentar a imagem em até 10 ou 15 vezes em relação ao seu tamanho original.
- Tubo: ele é de fato um tubo largo de metal. O seu interior é escuro e serve para apoiar as lentes oculares e as lentes objetivas.
- Lentes objetivas: um agrupamento de 2 ou 3 lentes localizadas no revólver.
- Revólver: sistema que contém as lentes objetivas. Ele pode ter um sistema giratório que permite trocar entre as lentes.
- Parafuso macrométrico: mecanismo que ao ser girado serve para aproximar ou afastar o objeto sendo observado.
- Parafuso micrométrico: mecanismo que permite ajustar e enfocar corretamente a imagem, deixando ela mais nítida.
- Platina: plataforma de pinças onde se coloca o objeto que se pretende observar.
- Diafragma: serve para regular a quantidade de luz que passa através do objeto sendo observado.
- Condensador: serve para concentrar o feixe de luz durante a preparação do objeto.
- Fonte de luz: se encarrega de dirigir a luz até a platina.
Critérios de compra
Levando em conta os muitos avanços tecnológicos pelos quais os microscópios passaram ao longo dos anos, é importante prestar bastante atenção às características que cada modelo oferece.
Se mais acima mostramos algumas boas opções para te ajudar na sua procura por esses produtos, aqui vamos te explicar um pouco mais sobre algumas características nas quais você deve prestar atenção antes de realizar a sua compra.
Qualidade óptica
A qualidade é definida peloas lentes oculares e objetivas, embora essas últimas seja as mais importantes nesse caso, já que é onde se produz a maior parte do aumento no microscópio. Assegure-se de que as objetivas sejam acromáticas, isso vai permitir que você corrija algumas imprecisões visuais das lentes.
Dentre os muitos tipos de objetivas, existem outros dois tipos para além das acromáticas, dependendo de quanto você está querendo investir. Elas são as planas (alcançam um nível de correção quase que perfeito) ou as semi planas (não tão caras quanto as planas e com um nível de correção superior às objetivas acromáticas).
Aumento
Conforme o nível tecnológico da humanidade avançou, o aumento do microscópio também aumentou e sempre foi o responsável por definir a qualidade e o tipo de amostras que eram possíveis de se observar.
Hoje em dia o melhor é dispor de um modelo com um gatilho que permita mudar entre as lentes objetivas para que você tenha mais versatilidade na hora de observar. Nem todas as amostras precisam de um nível de aumento tão alto, que costuma variar entre 20 e 60 vezes o tamanho real do objeto.
O aumento total do microscópio óptico composto composto é alcançado através de duas etapas: primeiro com as lentes objetivas e depois com as lentes oculares. Assim, é preciso saber o aumento das duas partes do microscópio para que você possa saber o aumento total a ser obtido. O aumento total é igual ao aumento das objetivas multiplicado pelo aumento das oculares.
Tipo de iluminação
Existem quatro tipos diferentes de iluminação e você vai querer usar este ou aquele dependendo do seu objetivo. Os tipos são os seguintes: tungstênio, fluorescente, LED e halogênio. Esses dois últimos são os com maior brilho e qualidade e por serem de luz branca, o calor não afeta a amostra, o que os torna ideais para pesquisas e observações mais delicadas.
A iluminação fluorescente é outra que não causa nenhum dano a amostra. Já o tungstênio contém luz amarela e é recomendável que seja usado apenas com amostras que não são afetadas pelo calor. É importante que você leve em conta esses fatores na hora de comprar um microscópio, sabendo quais os tipos de amostras com as quais você pretende trabalhar e se elas serão mais ou menos delicadas.
Materiais
O material do qual é feito o seu microscópio será o responsável pela sua durabilidade. Ou seja, se você está procurando por um produto mais acessível, sem grandes pretensões, você pode optar por um modelo mais barato. Mas se esse for o caso, você precisa saber que o tempo de vida útil dele será bem menor do que o de outros modelos. Você prefere um modelo feito de plástico ou de metal?
Se você só vai usá-lo por diversão ou em atividades escolares, os de plástico serão o suficiente. Agora, se você quer o seu para fins científicos, usando ele para observações mais avançadas e profissionais, então os metálicos vão te permitir alcançar um nível de qualidade superior. Esses são os dois tipos principais de materiais que você vai encontrar nos microscópios a venda no mercado, os de plástico e os de metal.
Acessórios
Até agora falamos para você sobre os principais elementos a se considerar antes de adquirir um modelo específico de microscópio, mas também é recomendável se atentar aos acessórios que podem te ajudar a alcançar níveis superiores de qualidade nas suas observações. Isso é especialmente recomendável para quem está buscando por algo a mais para além do produto básico.
O maior ponto a favor é que os acessório podem te ajudar a alcançar resultados ainda mais preciso ao usar o seu microscópio. Ao falarmos de acessórios estamos nos referindo à possibilidade de agregar câmeras digitais, diferentes objetivas, espelhos refletores ou condensadores, entre outras opções.
Resumo
Comprar um microscópio sem que você se dedique a atividades científicas já não é mais algo para se estranhar. Hoje em dia, com todos os avanços tecnológicos pelos quais passamos, esse instrumento está ao alcance de qualquer pessoa com uma pulga atrás da orelha querendo conhecer mais sobre o mundo e observar aquilo que seus olhos são incapazes de ver normalmente. Mas e aí, você se vê como alguém curioso?
Se a resposta a essa pergunta for afirmativa, então você já tem motivo o suficiente para dar o passo inicial e mergulhar no mundo invisível que te cerca. Seja criança ou adulto, o microscópio pode ser ótimo para qualquer tipo de pessoa, é só saber o uso que você quer dar a ele, para assim poder comprar um modelo que se adeque às suas intenções.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais, quem sabe que outras pessoas não podem estar interessadas em conhecer o incrível mundo microscópico, não é mesmo?
(Fonte da imagem destacada: Lightfieldstudios: 77858052/ 123rf.com)